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Plano de aula vogais educação infantil

Plano de Aula Vogais: Educação Infantil

Bem-vindos ao universo encantador da Educação Infantil, onde cada traço, cada som e cada descoberta moldam o futuro brilhante das mentes mais jovens. Hoje, veremos um passo a passo de como fazer um plano de aula sobre vogais. Mergulharemos em um dos alicerces fundamentais da alfabetização. E não se trata apenas de ensinar as letras A, E, I, O, U. É sobre abrir as portas para um mundo de possibilidades linguísticas, criativas e cognitivas, tudo isso alinhado com as diretrizes essenciais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Neste artigo, discutiremos os principais objetivos de aprendizagem tanto geral quanto específicos, além de ideias de atividades para trabalhar as vogais com alunos da educação infantil.

Ao final do artigo deixaremos um plano de aula pronto com os códigos da BNCC para você utilizar. É fundamental aprender as vogais e nosso plano de aula pode contribuir muito com este aprendizado.

A BNCC é o documento que estabelece as competências e habilidades que os alunos devem adquirir em cada etapa da educação básica no Brasil.

Dessa forma, o plano de aula para o ensino das vogais na educação infantil deve estar alinhado com as orientações da BNCC. O plano de aula sugerido neste artigo segue à risca estas diretrizes.

Vamos lá saber mais?

Veja também:

Objetivos do Plano de Aula

Plano de aula vogais educação infantil

O ensino das vogais é uma das primeiras etapas da alfabetização e, portanto, deve ser trabalhado de forma lúdica e prazerosa para as crianças.

Por isso, o plano de aula deve incluir atividades que estimulem a percepção visual e auditiva das vogais, como jogos, músicas e histórias. Nosso plano de aula inclui estas atividades.

Além disso, é importante que o plano de aula esteja adaptado às necessidades e características de cada turma, levando em consideração o ritmo de aprendizagem e as particularidades de cada criança (Não podemos esquecer dos alunos da educação especial).

Objetivo Geral deste Planejamento

O objetivo principal do plano de aula de vogais para a educação infantil é iniciar o processo de alfabetização dos alunos, utilizando as vogais como ponto de partida.

Através deste plano de aula, os alunos serão capazes de identificar, reconhecer e diferenciar as vogais, bem como aprender a pronunciá-las corretamente.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), este plano de aula visa desenvolver habilidades de leitura e escrita, além de estimular a oralidade e a compreensão dos alunos.

A BNCC também destaca a importância de promover o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, através de atividades lúdicas e interativas.

Objetivos Específicos para Trabalhar as Vogais

Além disso, o plano de aula sobre vogais para a educação infantil tem como objetivos específicos:

  • Identificar as vogais em palavras simples;
  • Diferenciar as vogais entre si;
  • Aprender a pronunciar corretamente as vogais;
  • Compreender a importância das vogais na formação das palavras;
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita a partir das vogais.

Para alcançar esses objetivos, o plano de aula precisa incluir atividades lúdicas e interativas, como jogos, músicas, histórias e brincadeiras que estimulam a participação ativa dos alunos e tornam o aprendizado mais divertido e envolvente.

Direitos de Aprendizagem

Os Direitos de Aprendizagem relacionados ao tema das Vogais na Educação Infantil estão diretamente associados aos objetivos pedagógicos que buscam promover o desenvolvimento integral das crianças.

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil, os Direitos de Aprendizagem na Educação Infantil são organizados em cinco áreas de experiência.

Abaixo, estão alguns dos direitos de aprendizagem que se relacionam ao tema:

1. O Eu, o Outro e o Nós:

  • Direito de Aprender sobre a Linguagem Oral e Escrita:
    • Desenvolver a consciência fonológica, explorando sons e ritmos da linguagem, incluindo as vogais.
    • Compreender a função social da escrita e começar a perceber a relação entre a escrita e a oralidade.

2. Corpo, Gestos e Movimentos:

  • Direito de Explorar e Conhecer os Objetos:
    • Relacionar as vogais a objetos do cotidiano por meio de atividades práticas e manipulativas.
    • Utilizar o corpo e os gestos para expressar-se ao aprender as vogais por meio de movimentos, danças ou dramatizações.

3. Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação:

  • Direito de Conhecer e Participar de Práticas de Linguagem Oral e Escrita:
    • Participar de situações de leitura, histórias e atividades que destaquem as vogais.
    • Desenvolver a capacidade de produção oral, expressando-se ao falar sobre objetos ou palavras que contenham as vogais.

Estes direitos de aprendizagem fornecem a base para o planejamento de atividades que promovem a exploração e compreensão das vogais, considerando o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças na Educação Infantil.

Conhecendo as Vogais

Vogais do Alfabeto

As vogais são as letras do alfabeto que representam os sons produzidos pela voz humana sem a obstrução do fluxo de ar.

No alfabeto português, existem cinco vogais: A, E, I, O e U. Cada vogal tem sua própria pronúncia e pode ser representada por diferentes símbolos em outras línguas.

História das Vogais

As vogais são a base da linguagem e foram descobertas pelos antigos gregos. Eles criaram um sistema de escrita que incluía apenas vogais e, posteriormente, adicionaram as consoantes.

A palavra “alfabeto” vem das duas primeiras letras do alfabeto grego, alfa e beta.

Na educação infantil, as vogais são uma parte fundamental do processo de alfabetização. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que as crianças devem conhecer as vogais antes de aprender as consoantes.

Isso porque as vogais são mais fáceis de pronunciar e formam a base para a construção de palavras.

Teatrinho das Vogais

Uma maneira divertida de ensinar as vogais para as crianças é através do teatrinho das vogais. Nessa atividade, cada vogal é representada por um personagem com características únicas.

Por exemplo, o personagem da letra A pode ser um astronauta, já que a letra A se assemelha a uma nave espacial. O personagem da letra E pode ser um elefante, já que a letra E lembra as orelhas de um elefante.

Cada personagem tem uma história e uma personalidade diferentes, o que ajuda as crianças a memorizar as vogais de forma lúdica e divertida.

Além disso, o teatrinho das vogais pode ser adaptado para diferentes idades e níveis de conhecimento, tornando-o uma atividade versátil e eficaz na educação infantil.

Atividades para Identificar e Reconhecer Vogais

As vogais são as primeiras letras que as crianças aprendem na escola. Elas são fundamentais para a formação do alfabeto e para a construção da leitura e escrita.

Por isso, é importante que as atividades para identificar e reconhecer vogais sejam lúdicas e divertidas, para que as crianças se interessem e aprendam de forma prazerosa.

Traçado das Vogais

Uma das atividades para identificar e reconhecer vogais é o traçado das letras. É importante que as crianças aprendam a forma correta de escrever cada vogal, para que não tenham dificuldades no futuro.

Para isso, o professor pode utilizar folhas de atividades com as letras para que as crianças possam copiá-las. Além disso, é possível utilizar massinha de modelar para que as crianças possam formar as letras com as mãos.

Identificando as Vogais

Outra atividade para identificar e reconhecer vogais é a identificação das letras em palavras. O professor pode criar jogos com palavras e figuras, para que as crianças identifiquem as vogais em cada palavra.

Por exemplo, o professor pode criar um jogo de memória com figuras e palavras, onde as crianças devem identificar as vogais em cada palavra para formar um par.

O professor também pode utilizar músicas e rimas para que as crianças identifiquem as vogais. Por exemplo, o professor pode cantar uma música com as vogais e pedir para que as crianças identifiquem cada letra na música.

Além disso, é possível utilizar jogos de caça-palavras, onde as crianças devem identificar as vogais em cada palavra para formar uma frase.

Assim, as atividades para identificar e reconhecer vogais devem ser lúdicas e divertidas, para que as crianças aprendam de forma prazerosa.

O traçado das vogais e a identificação das letras em palavras são duas atividades que podem ser utilizadas pelo professor para ajudar as crianças a aprenderem as vogais de forma eficiente.

Outras Atividades Lúdicas sobre Vogais


1. Brinquedo Magnético das Vogais:

  • Use letras magnéticas e objetos magnéticos. As crianças devem associar os objetos às vogais em um quadro magnético, criando conexões sensoriais e visuais.

2. História Coletiva das Vogais:

  • Inicie uma história e, a cada parágrafo, destaque uma vogal. As crianças devem contribuir para a história, incluindo palavras que começam com a vogal destacada.

3. Pista Sensorial de Vogais:

  • Crie pistas sensoriais com materiais diferentes para cada vogal (areia para A, gel para E, etc.). As crianças exploram as pistas, associando a sensação ao som e forma da vogal.

4. Arte com Alimentos:

  • Utilize alimentos para criar as vogais em uma atividade de arte comestível. Por exemplo, moldar a letra “U” com macarrão ou a letra “O” com rodelas de frutas.

5. Vogais em Movimento:

  • Associe movimentos físicos a cada vogal. Por exemplo, pular para a vogal “A”, girar para a vogal “O”. As crianças aprendem enquanto se movem, estimulando a aprendizagem cinestésica.

6. Vogais no Espaço:

  • Transforme a sala em um “espaço” com estrelas, planetas e vogais flutuantes. As crianças devem “capturar” as vogais enquanto exploram o espaço imaginário.

7. Caixa Surpresa das Vogais:

  • Coloque objetos surpresa em uma caixa para cada vogal. As crianças escolhem uma caixa, exploram o objeto e relacionam-no à vogal correspondente.

8. Jogo de Som das Vogais:

  • Grave diferentes sons de objetos ou animais que começam com cada vogal. As crianças ouvem os sons e associam à vogal correta, tornando o aprendizado auditivo mais dinâmico.

9. Vogais na Horta:

  • Associe cada vogal a uma planta ou legume. As crianças plantam e cuidam dessas “vogais vivas”, fazendo conexões visuais e táteis.

10. Escultura de Vogais: – Use massinha ou argila para criar esculturas das vogais. As crianças moldam as letras e associam o formato tátil à visualização da vogal.

Estas atividades buscam inovar ao incorporar elementos sensoriais, movimento e criatividade, proporcionando uma abordagem mais envolvente e estimulante para o aprendizado das vogais na Educação Infantil.

Recursos Didáticos Utilizados

Ao planejar uma aula sobre vogais para a Educação Infantil, é importante pensar em recursos didáticos que possam ajudar as crianças a compreender o conteúdo de forma lúdica e interativa.

Alguns dos recursos didáticos mais utilizados incluem Vogais em Eva, Caixa de Areia e Vídeos Ensinando.

Vogais em Eva

As Vogais em Eva são uma excelente opção para ajudar as crianças a aprender as vogais de forma visual e tátil.

Essas letras são feitas de EVA, um material macio e flexível, que permite que as crianças manipulem e brinquem com as letras enquanto aprendem.

Caixa de Areia

A Caixa de Areia é um recurso didático que pode ser usado para ajudar as crianças a aprender as vogais de forma sensorial.

Nesse método, as letras são escritas na areia e as crianças podem traçá-las com os dedos, sentindo a textura da areia enquanto aprendem.

Vídeos Ensinando

Os Vídeos Ensinando são uma ótima opção para ajudar as crianças a aprender as vogais de forma lúdica e divertida.

Existem muitos vídeos educativos disponíveis na internet que ensinam as vogais de forma interativa, com músicas e animações que ajudam as crianças a fixar o conteúdo de forma mais fácil e eficaz.

Avaliação e Registro

A avaliação é uma ferramenta importante para acompanhar o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil e garantir que as atividades propostas estejam adequadas às suas necessidades.

O registro dessas avaliações é fundamental para que o professor possa ter um histórico do progresso de cada aluno e planejar atividades futuras de forma mais eficiente.

Participação e Interesse

Durante as atividades de plano de aula sobre vogais para a educação infantil, é fundamental que o professor observe a participação e o interesse das crianças nas atividades propostas.

O registro dessas observações pode ser feito de forma simples, por meio de anotações em um caderno ou planilha.

Ao avaliar a participação e o interesse das crianças nas atividades, o professor pode identificar quais são os pontos fortes e fracos de cada aluno e planejar atividades que estimulem o aprendizado de forma mais eficiente.

Realização das Atividades

Outro aspecto importante a ser avaliado durante as atividades do plano de aula sobre vogais é a realização das atividades propostas.

O educador deve observar se as crianças estão conseguindo realizar as atividades de forma autônoma e se estão alcançando os objetivos propostos.

O registro dessas observações pode ser feito por meio de uma tabela ou checklist, que permita ao professor avaliar de forma clara e objetiva o desempenho de cada aluno.

Esses registros podem ser usados posteriormente para planejar atividades que atendam às necessidades de cada criança e para monitorar o progresso ao longo do tempo.

Como visto, a avaliação e o registro são ferramentas essenciais para garantir que as atividades do plano de aula estejam adequadas às necessidades das crianças e que o professor possa acompanhar o progresso de cada aluno de forma eficiente.

Planilha Plano de Aula: Vogais

TÓPICOSDESCRIÇÃO
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOSGeral: Introduzir as vogais (A, E, I, O, U) para as crianças, reconhecendo sua importância na construção das palavras.
Específico: Identificar cada vogal visual e auditivamente; Diferenciar vogais de consoantes; Associar vogais com palavras e imagens.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO(EI03EF05) Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito; (EI03EF06) Produzir histórias orais e escritas; (EI03CG02) Demonstrar controle do uso de seu corpo em atividades diversas.
DIREITOS DE APRENDIZAGEMConviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA“Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação” e “Corpo, Gestos e Movimentos”.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICOReconhecimento das vogais A, E, I, O, U; Diferenciação de vogais e consoantes; Associação das vogais com palavras e imagens correspondentes.
METODOLOGIA PEDAGÓGICAAprendizagem baseada em jogos e atividades interativas, com ênfase na participação ativa das crianças. Utilização de recursos visuais e auditivos para facilitar o reconhecimento das vogais.
ATIVIDADES1. Caça às Vogais: Espalhar letras pelo espaço e pedir para as crianças encontrarem apenas as vogais. 2. Cantinho da Leitura: Disponibilizar livros infantis e pedir para as crianças identificarem as vogais nas palavras. 3. Oficina de Arte: Criar cartazes das vogais usando diferentes materiais.
RECURSOS DIDÁTICOSLetras móveis, livros infantis, cartazes, materiais para artes (papel, cola, glitter, etc.), caixas de som para músicas educativas.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃOObservação direta das interações das crianças com as atividades; Diálogos informais para verificar a compreensão do conteúdo; Análise dos trabalhos produzidos nas oficinas de arte.
CRONOGRAMA DE AULASAula 1: Introdução às vogais e atividade “Caça às Vogais”. Aula 2: Leitura dirigida no “Cantinho da Leitura”. Aula 3: “Oficina de Arte” para criação dos cartazes das vogais.

Implementação do Plano de Aula

Para implementar o plano de aula sobre “Vogais” na educação infantil, siga este passo-a-passo detalhado, assegurando que cada atividade esteja alinhada com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento conforme as diretrizes da BNCC.

Passo 1: Preparação

  • Preparar o Material: Reúna todos os materiais necessários para as atividades, como letras móveis, livros infantis, materiais de arte, etc.
  • Organizar o Espaço: Arranje a sala de aula de forma que facilite a movimentação para as atividades práticas e de grupo.
  • Planejar a Introdução: Prepare uma breve introdução sobre as vogais, destacando sua importância na formação das palavras.

Passo 2: Introdução

  • Apresentar o Tema: Comece a aula apresentando o tema “Vogais”, utilizando recursos visuais para atrair a atenção das crianças.
  • Discussão Inicial: Faça perguntas para verificar o conhecimento prévio das crianças sobre o assunto e para estimular a curiosidade.

Passo 3: Desenvolvimento

  • Atividade “Caça às Vogais”:
  • Espalhe letras pelo espaço da sala.
  • Peça às crianças para encontrarem apenas as vogais e trazê-las até você.
  • Discuta sobre cada vogal encontrada, falando sobre o som que ela faz e palavras que começam com essa vogal.
  • Cantinho da Leitura:
  • Direcione as crianças para o cantinho da leitura onde livros infantis estão disponíveis.
  • Incentive-as a identificar as vogais nas palavras dos livros.
  • Leia pequenos trechos juntos, destacando as vogais.
  • Oficina de Arte:
  • Forneça materiais diversos para que as crianças criem cartazes das vogais.
  • Oriente-as a desenhar objetos ou animais que começam com cada vogal.
  • Exponha os trabalhos na sala de aula para reforço visual.

Passo 4: Interação e Brincadeiras Musicais

  • Músicas Educativas: Use músicas e rimas sobre vogais para reforçar o aprendizado de forma lúdica e interativa.
  • Dancinha das Vogais: Crie uma pequena coreografia para cada som de vogal para ajudar na memorização.

Passo 5: Avaliação e Feedback

  • Observação Ativa: Durante as atividades, observe como as crianças interagem com o material e entre si, notando o reconhecimento das vogais.
  • Diálogo Reflexivo: Ao final da aula, converse com as crianças sobre o que aprenderam. Pergunte qual vogal gostaram mais de descobrir e por quê.
  • Feedback Positivo: Forneça feedback positivo, reforçando os sucessos e encorajando a melhoria contínua.

Passo 6: Reflexão e Registro

  • Registro Individual: Faça anotações sobre o progresso individual, destacando conquistas e áreas para desenvolvimento futuro.
  • Planejamento de Seguimento: Com base nas observações e feedbacks, planeje atividades de seguimento para reforçar o aprendizado ou abordar dificuldades específicas.

Passo 7: Comunicação com Famílias

  • Informar os Pais: Comunique-se com os pais sobre o que foi abordado na aula e sugira atividades simples para fazerem em casa, reforçando o aprendizado das vogais.

Este plano de aula deve ser flexível, adaptando-se às necessidades e ao ritmo de aprendizado das crianças, mantendo sempre uma abordagem lúdica e interativa.

Outras Atividades Sugeridas

Para trabalhar o tema das vogais de forma interessante e engajadora na Educação Infantil, além das atividades já mencionadas, você pode incluir uma variedade de outras atividades lúdicas e educativas. Aqui estão algumas sugestões adicionais:

  1. Mural das Vogais: Crie um mural na sala de aula onde cada vogal seja representada. As crianças podem colar imagens ou objetos que iniciem com cada vogal. Isso ajuda na associação da letra com o som e aumenta o vocabulário.
  2. Teatro de Fantoches: Use fantoches para contar histórias que enfatizam o som de cada vogal. As crianças podem ajudar a criar os fantoches e participar da história, promovendo a interação e a expressão oral.
  3. Cantinho da Leitura Vogal: Organize um espaço de leitura com livros que tenham um foco especial em histórias que destacam as vogais. Isso pode incluir livros de alfabetização, rótulos de objetos, entre outros. A leitura compartilhada pode ser guiada pelo educador, destacando as vogais durante a leitura.
  4. Jogo da Memória das Vogais: Crie cartões de memória que combinem imagens com a vogal inicial correspondente. Por exemplo, um cartão com uma imagem de “avião” e outro com a letra “A”. As crianças devem encontrar os pares correspondentes, reforçando a associação entre som e letra.
  5. Pescaria das Vogais: Faça uma “pescaria” onde cada peixe tenha uma vogal ou imagem que comece com uma vogal. As crianças “pescam” e identificam a vogal ou dizem uma palavra que comece com aquela vogal. Isso torna a aprendizagem interativa e divertida.
  6. Vogais com Massinha de Modelar: As crianças usam massinha para formar as vogais. Isso ajuda no desenvolvimento motor fino e na familiarização com a forma de cada vogal.
  7. Bingo das Vogais: Crie cartelas de bingo que incluam imagens ou vogais. O educador chama as vogais ou palavras que começam com determinada vogal, e as crianças marcam em suas cartelas. Isso ajuda na escuta ativa e no reconhecimento das vogais.
  8. Caça ao Tesouro das Vogais: Organize uma caça ao tesouro onde as pistas estejam associadas às vogais. Por exemplo, “Encontre algo que comece com a vogal A”. Esta atividade estimula a exploração, o raciocínio lógico e o trabalho em equipe.

Incorporando essas atividades no plano de aula, você oferece diversas oportunidades para as crianças explorarem o mundo das vogais de maneira significativa, prazerosa e com múltiplas abordagens de aprendizagem.

É importante adaptar as atividades ao contexto e às necessidades de cada grupo de crianças, mantendo o processo de aprendizagem dinâmico e engajador.

Conclusão

No que diz respeito ao ensino das vogais, é fundamental que os professores utilizem metodologias lúdicas e que incentivem a participação ativa dos alunos.

Dessa forma, é possível tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e prazeroso, além de contribuir para o desenvolvimento de outras habilidades, como a socialização e a criatividade.

Por fim, é importante destacar que o plano de aula deve ser adaptado de acordo com as necessidades e características de cada turma.

Cabe ao professor avaliar constantemente o desempenho dos alunos e fazer os ajustes necessários para garantir que todos estejam aprendendo de forma adequada e satisfatória.

Com isso, é possível contribuir para a formação de indivíduos críticos, autônomos e capazes de lidar com os desafios do mundo contemporâneo.

Perguntas Frequentes

  1. O que são vogais?
    • Resposta: Vogais são letras do alfabeto que representam sons abertos, produzidos sem obstrução no trato vocal. São fundamentais na formação de palavras.
  2. Quantas vogais existem na língua portuguesa?
    • Resposta: Na língua portuguesa, há cinco vogais: A, E, I, O, U.
  3. Por que é importante conhecer as vogais?
    • Resposta: Conhecer as vogais é fundamental para a formação da base da escrita e leitura. Elas são os elementos sonoros essenciais na composição das palavras.
  4. Como podemos identificar as vogais em uma palavra?
    • Resposta: Para identificar as vogais em uma palavra, é necessário observar as letras que produzem sons abertos. As letras A, E, I, O, U são as principais vogais.
  5. Existe uma ordem específica para as vogais no alfabeto?
    • Resposta: Não, as vogais não seguem uma ordem específica no alfabeto. A ordem é A, E, I, O, U, mas ela não influencia na sua utilização em palavras.
  6. Como podemos associar as vogais a objetos do cotidiano?
    • Resposta: Podemos associar vogais a objetos do cotidiano pensando em palavras que começam com cada vogal. Por exemplo, A de “abacaxi”, E de “elefante”, I de “iglu”, O de “olho” e U de “urso”.
  7. Qual a importância da consciência fonológica no aprendizado das vogais?
    • Resposta: A consciência fonológica, a capacidade de perceber e manipular os sons da fala, é crucial no aprendizado das vogais, pois ajuda na identificação e diferenciação dos sons.
  8. Como podemos tornar o aprendizado das vogais mais divertido para as crianças?
    • Resposta: Utilizando atividades lúdicas, como jogos, músicas, histórias e atividades práticas. O uso de recursos visuais e interativos pode tornar o aprendizado mais envolvente.
  9. Além da leitura, de que outras maneiras as crianças podem aprender sobre as vogais?
    • Resposta: As crianças podem aprender sobre as vogais através de atividades práticas, como construir palavras com letras móveis, participar de jogos interativos e explorar objetos que iniciam com cada vogal.
  10. Quais são as principais estratégias para reforçar o reconhecimento das vogais em casa?
    • Resposta: Promover jogos educativos, ler histórias que destaquem as vogais, incentivar a formação de palavras simples e criar situações em que as crianças identifiquem vogais em seu ambiente são estratégias eficazes.
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