Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Conteúdo Patrocinado
plano de aula sobre o conto dos 3 porquinhos

Plano de Aula Os Três Porquinhos: Educação Infantil

Neste artigo, vamos explorar como o “Plano de Aula: Os Três Porquinhos” pode ser adaptado à BNCC, oferecendo uma experiência de aprendizado significativa e prazerosa para os alunos. A partir de atividades lúdicas e desafiadoras, os estudantes poderão desenvolver habilidades importantes para a vida, como a resolução de problemas, a criatividade e a colaboração. Veremos como elaborar e aplicar o plano de aula sobre o conto dos Três Porquinhos.

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento que visa orientar as escolas brasileiras na elaboração de seus currículos. Ela define o que os alunos devem aprender em cada etapa da educação básica. Com a implementação da BNCC, os planos de aula precisam ser revistos para atender aos novos critérios.

Conteúdo Patrocinado

Pacotes de Planos de Aula

Planos Prontos e Editáveis com Códigos da BNCC

 

Nesse contexto, o conto infantil “Os Três Porquinhos” pode ser uma excelente ferramenta para o ensino de diversos temas, como contagem e matemática, desenvolvimento da linguagem oral, personagens e enredo, entre outros. Além disso, as atividades práticas relacionadas à história podem ser muito divertidas e envolventes para as crianças.

Confira ao final deste artigo um plano de aula pronto sobre este famoso conto da literatura mundial. Use e adapte livremente com seus alunos.

plano de aula sobre o conto dos 3 porquinhos

Pontos Principais

  • Os Três Porquinhos é uma história que pode ser utilizada para ensinar diversos temas, como matemática, linguagem e literatura.
  • As atividades práticas relacionadas à história podem ser muito divertidas e envolventes para as crianças, ajudando a desenvolver habilidades importantes para a vida.
  • Ao adaptar o Plano de Aula sobre Os Três Porquinhos à BNCC, é possível oferecer uma experiência de aprendizado significativa e prazerosa para os alunos.

Letramento Científico na Educação Infantil

O Plano de Aula sobre Os Três Porquinhos além de uma ferramenta de ensino é também uma forma lúdica e eficiente de trabalhar o letramento científico na Educação Infantil, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A história dos Três Porquinhos é uma narrativa conhecida e amada pelas crianças, o que torna a atividade mais atrativa e envolvente.

O plano de aula deve ser elaborado de forma a contemplar os objetivos de aprendizagem estabelecidos pela BNCC. É importante que os professores planejem atividades que trabalhem os campos de experiência (CE) de forma integrada, a fim de propiciar uma aprendizagem significativa e completa para as crianças.

A BNCC destaca a importância de se trabalhar os CE de forma lúdica e alinhada às necessidades e interesses das crianças. Dessa forma, o Plano de Aula sobre o conto “Os Três Porquinhos” é uma excelente opção para os professores que desejam trabalhar o letramento científico de forma prática e divertida.

ensino medio 600 webp

Novo Ensino Médio: Pacote Completo de Planos de Aula

Pacote de Planos de Aula super completo, com todas as disciplinas do Novo Ensino Médio, alinhado às diretrizes da BNCC.

Conteúdo Patrocinado

Existem diversos recursos disponíveis para auxiliar os professores na elaboração do Plano de Aula, como materiais em PDF, PPT, login e cadastro gratuito em plataformas educacionais, entre outros. É importante que os professores pesquisem e selecionem os recursos mais adequados para suas turmas e objetivos de aprendizagem.

Assim, temos que o Plano de Aula sobre Os Três Porquinhos é uma atividade que pode ser desenvolvida de forma lúdica e eficiente, contemplando os objetivos de aprendizagem estabelecidos pela BNCC. Os professores devem planejar as atividades de forma integrada, utilizando recursos adequados e alinhados às necessidades e interesses das crianças.

Contagem e Matemática

Acolhida e Calendário

O plano de aula sobre Os Três Porquinhos pode ter como objetivo trabalhar a literatura infantil em conjunto com a matemática, utilizando a contagem como ferramenta para o desenvolvimento de conceitos matemáticos. A aula deve começar com uma acolhida, onde o professor pode apresentar a história dos Três Porquinhos e perguntar aos alunos qual é a sua parte favorita da história. Em seguida, é importante fazer uma revisão do calendário, perguntando aos alunos qual é o dia da semana, o mês e a data. Essa revisão ajuda a desenvolver o conceito de tempo e a compreensão da passagem dos dias.

Conceitos Matemáticos

A partir da história dos Três Porquinhos, é possível trabalhar diversos conceitos matemáticos, como a contagem, os números e a geometria. Durante a leitura da história, o professor pode pedir aos alunos que contem quantos porquinhos aparecem em cada cena, quantas vezes o lobo aparece, quantas casas são construídas e assim por diante. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade de contar e a compreensão dos números.

Além disso, é possível trabalhar a geometria a partir da construção das casas dos porquinhos. O professor pode pedir aos alunos que desenhem as casas e identifiquem as formas geométricas presentes em cada uma delas. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade de identificar e nomear as formas geométricas.

Por fim, é importante destacar que o plano de aula sobre Os Três Porquinhos deve estar alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prevê o desenvolvimento de habilidades matemáticas desde a educação infantil. Ao utilizar a literatura infantil como ferramenta para o ensino da matemática, o professor pode tornar a aprendizagem mais lúdica e significativa para os alunos.

Desenvolvimento da Linguagem Oral

A linguagem oral é um dos aspectos mais importantes a serem desenvolvidos na educação infantil, e o conto “Os Três Porquinhos” é uma ótima ferramenta para trabalhar essa habilidade com as crianças. A BNCC destaca a importância da linguagem oral para a formação das crianças, e o plano de aula deve ser planejado de forma a estimular a capacidade de falar e ouvir dos alunos.

educacao especial 600 webp

Educação Especial: 350 Atividades para Imprimir

Liberte o potencial único de cada aluno com as melhores Atividades para Educação Especial.

Conteúdo Patrocinado

Rodinha de Conversa

Uma das atividades que pode ser realizada para desenvolver a linguagem oral é a “rodinha de conversa”. Nela, as crianças se sentam em círculo e compartilham suas ideias e experiências sobre o conto “Os Três Porquinhos”. O professor pode fazer perguntas abertas para estimular a discussão, como “Qual personagem você mais gostou?” ou “O que você faria se fosse um dos porquinhos?”.

Leitura do Conto

Outra atividade importante é a leitura do conto em si. O professor pode ler o conto em voz alta e pedir para as crianças acompanharem a história. É importante que o professor faça pausas e explique o significado de palavras desconhecidas para as crianças. Além disso, é interessante que o professor faça perguntas sobre a história para estimular a compreensão das crianças.

Durante a leitura do conto, é possível utilizar recursos visuais para ajudar na compreensão da história. O professor pode exibir imagens dos personagens da história, por exemplo, para que as crianças possam associar as palavras à imagem correspondente. Além disso, é possível utilizar música para criar um ambiente mais lúdico e atrativo para as crianças.

O desenvolvimento da linguagem oral é fundamental para a formação das crianças, e o conto “Os Três Porquinhos” é uma excelente ferramenta para trabalhar essa habilidade. Através da “rodinha de conversa” e da leitura do conto, é possível estimular a capacidade de falar e ouvir dos alunos, além de desenvolver a compreensão e a interpretação de histórias.

image 66

Personagens e Enredo

O conto popular “Os Três Porquinhos” é uma história que conta a jornada de três irmãos porquinhos que decidem construir suas próprias casas. Cada um escolhe um material diferente para construir sua casa: palha, madeira e tijolos. O enredo da história é centrado na luta dos porquinhos contra o lobo mau, que tenta derrubar suas casas para comê-los.

Os personagens principais da história são os três porquinhos e o lobo mau. Cada porquinho é retratado com uma personalidade distinta: o primeiro é preguiçoso e escolhe construir sua casa com palha, o segundo é um pouco mais trabalhador e escolhe construir sua casa com madeira, e o terceiro é o mais trabalhador e escolhe construir sua casa com tijolos. O lobo mau é retratado como um vilão astuto e malvado, que tenta enganar os porquinhos para derrubar suas casas.

A história dos três porquinhos é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento do letramento literário na educação infantil, pois permite que as crianças se identifiquem com os personagens e se envolvam na história. Além disso, a história pode ser utilizada para trabalhar diversos temas importantes, como a importância do trabalho árduo, a importância da escolha de materiais adequados e a importância da união em momentos difíceis.

60 jogos pedagogicos 600 webp

60 Jogos Pedagógicos para Habilidades Cognitivas

Desperte o Gênio Interior de cada criança com estes Super Jogos Pedagógicos para Habilidades Cognitivas!

Conteúdo Patrocinado

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o uso de histórias infantis, com seus enredos, personagens, paisagens e situações, pode contribuir para o desenvolvimento de diversas habilidades e competências, como a capacidade de compreender e interpretar diferentes tipos de texto, a capacidade de produzir textos escritos e orais, a capacidade de trabalhar em equipe e a capacidade de tomar decisões de forma consciente e responsável. Portanto, o uso da história dos três porquinhos como base para um plano de aula pode ser uma excelente forma de contribuir para o desenvolvimento integral das crianças na educação infantil.

Atividades Práticas

As atividades práticas são uma parte importante do plano de aula dos Três Porquinhos alinhado com a BNCC. Elas envolvem uma série de exercícios sensoriais e criativos que ajudam no desenvolvimento das crianças.

Hora da História

A hora da história é um momento chave do plano de aula dos Três Porquinhos. Durante esse momento, o professor lê o livro para as crianças e utiliza imagens para ajudá-las a visualizar a história. Isso ajuda a acolhida das crianças e as prepara para as atividades práticas que virão a seguir.

Atividades Sensoriais e Criativas

As atividades sensoriais e criativas são uma parte importante do plano de aula. Elas ajudam no desenvolvimento das crianças, estimulando sua imaginação e criatividade, além de melhorar sua coordenação motora fina.

Algumas atividades que podem ser realizadas incluem:

  • Colagem com palitos de picolé para construir a casa dos porquinhos. Isso ajuda no desenvolvimento do movimento e atenção visual das crianças.
  • Recorte de papel cartão para construir os personagens da história. Isso ajuda a desenvolver a concentração e coordenação motora fina das crianças.
  • Atividades sensoriais, como explorar diferentes texturas e materiais para construir a casa dos porquinhos. Isso ajuda a estimular os sentidos das crianças e sua criatividade.

No geral, as atividades práticas do plano de aula dos Três Porquinhos são uma maneira divertida e eficaz de ajudar as crianças a aprenderem e se desenvolverem. O uso de materiais sensoriais e criativos ajuda a tornar a experiência de aprendizado mais envolvente e memorável para as crianças.

Avaliação e Participação

A avaliação do plano de aula sobre Os Três Porquinhos é um processo contínuo que deve ser realizado em todas as atividades propostas. O professor deve observar a participação dos estudantes e seu desempenho durante as atividades, a fim de identificar possíveis dificuldades e planejar intervenções pedagógicas para saná-las.

fundamental1 600 webp

Ensino Fundamental 1: Pacote de Planos de Aula Prontos

Desperte o Brilho no Aprendizado com Estes Planos de Aula Incríveis para o Ensino Fundamental 1!

Conteúdo Patrocinado

Para avaliar a participação dos estudantes, o professor pode utilizar diferentes estratégias, como a observação direta, a realização de questionamentos, a aplicação de atividades individuais e em grupo, entre outras. É importante que o professor compartilhe com os estudantes os critérios de avaliação, para que eles possam compreender o que está sendo avaliado e como podem melhorar seu desempenho.

Além disso, é fundamental que o professor avalie não apenas o resultado final das atividades, mas também o processo de aprendizagem. Ou seja, é importante que o professor observe como os estudantes estão aprendendo, quais estratégias estão utilizando, quais são suas dúvidas e dificuldades, entre outros aspectos.

Para avaliar o desempenho dos estudantes, o professor pode utilizar diferentes instrumentos, como provas, trabalhos individuais e em grupo, apresentações, entre outros. É importante que o professor utilize diferentes instrumentos de avaliação, para que possa obter uma visão mais completa do desempenho dos estudantes.

Por fim, é importante que o professor incentive a participação dos estudantes durante as atividades propostas, para que possam aprender de forma mais significativa. O professor pode utilizar diferentes estratégias para incentivar a participação dos estudantes, como a realização de atividades em grupo, a utilização de recursos audiovisuais, entre outras.

Rotina e Organização

Para que o plano de aula esteja alinhado com a BNCC, é importante que a rotina e organização do tempo e espaço na educação infantil sejam bem planejadas. As crianças precisam de uma rotina estruturada para se sentirem seguras e confiantes em sua aprendizagem.

Chamada Interativa

Uma das atividades que pode ser incluída na rotina é a chamada interativa. Ela pode ser feita utilizando um quadro de rotina com fotos das crianças e seus nomes. O professor pode chamar cada criança pelo nome e pedir que ela responda com uma ação ou um gesto, como bater palmas ou fazer uma careta engraçada. Isso ajuda a criar um ambiente descontraído e alegre, além de incentivar a participação de todos.

Escolha do Ajudante do Dia

Outra atividade que pode ser incluída na rotina é a escolha do ajudante do dia. O professor pode escolher uma criança para ser o ajudante do dia e dar a ela algumas tarefas simples, como ajudar a distribuir os materiais ou organizar a sala. Isso ajuda a desenvolver a responsabilidade e a autonomia das crianças, além de promover a cooperação e a solidariedade entre elas.

relatorios maternal 600 webp

Maternal: Relatórios de Desenvolvimento

Aprimore o Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil com Relatórios Especializados para o Maternal!

Conteúdo Patrocinado

Vimos que a rotina e organização são elementos fundamentais para o sucesso do plano de aula na educação infantil. A chamada interativa e a escolha do ajudante do dia são algumas das atividades que podem ser incluídas na rotina para tornar o ambiente mais acolhedor e estimulante para as crianças.

Prazer em Ouvir Histórias

A hora da história é um momento muito aguardado pelas crianças na educação infantil. O prazer de ouvir histórias é uma das principais motivações para que as crianças se interessem pela leitura e desenvolvam habilidades linguísticas e cognitivas.

Segundo este estudo, ouvir histórias é associado a momentos de prazer e diversão para as crianças. Através da história “Os três porquinhos”, por exemplo, as crianças podem aprender sobre valores como a importância do trabalho em equipe e da perseverança.

Além disso, a BNCC destaca a importância de desenvolver habilidades de leitura e escrita desde cedo, e a leitura de histórias é uma maneira lúdica e eficaz de alcançar esse objetivo. De acordo com este artigo, a leitura literária pode ser um espaço para a construção de sentidos e para a ampliação do vocabulário das crianças.

Portanto, incluir a leitura de histórias em sala de aula, como a história dos três porquinhos, pode ser uma estratégia eficaz para desenvolver o gosto pela leitura e aprimorar as habilidades linguísticas e cognitivas das crianças.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Despertar o interesse das crianças pelo universo dos contos de fadas;
  • Estimular a criatividade e a imaginação das crianças;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita por meio da contação de histórias.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
  • (EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
  • (EI03EF05) Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros, ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Conto dos Três Porquinhos

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula contando o conto dos Três Porquinhos de forma lúdica e interativa;
  • Estimular a participação das crianças fazendo perguntas sobre a história e incentivando a expressão de ideias e sentimentos;
  • Propor atividades práticas relacionadas ao conto, como desenhos dos personagens, dramatização da história, entre outras.

ATIVIDADES:

  1. Contação do Conto dos Três Porquinhos de forma interativa, utilizando recursos visuais e sonoros para prender a atenção das crianças.
  2. Roda de conversa sobre a história, incentivando as crianças a expressarem suas opiniões e sentimentos em relação aos personagens e acontecimentos.
  3. Atividade de desenho dos personagens do conto, estimulando a criatividade e a coordenação motora das crianças.
  4. Dramatização da história, dividindo as crianças em grupos para representarem os personagens e encenarem a história.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Livro do Conto dos Três Porquinhos
  • Figuras dos personagens do conto
  • Papel e lápis de cor para atividade de desenho
  • Fantoches ou acessórios para a dramatização

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação da participação e envolvimento das crianças durante a contação da história e as atividades propostas;
  • Análise dos desenhos e da interação das crianças na dramatização do conto.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Contação do Conto dos Três Porquinhos e roda de conversa
  • Aula 2: Atividade de desenho dos personagens
  • Aula 3: Dramatização da história
  • Aula 4: Avaliação e encerramento do projeto.

Perguntas Frequentes

Como trabalhar a história dos três porquinhos em sala de aula?

Para trabalhar a história dos três porquinhos em sala de aula, é importante que o professor faça uma leitura compartilhada da história com as crianças, utilizando recursos visuais e sonoros para tornar a experiência mais interessante. Além disso, é possível explorar a história em diferentes áreas do conhecimento, como Linguagem, Matemática, Artes e Ciências.

Quais atividades podem ser desenvolvidas para trabalhar valores morais com a história dos três porquinhos?

A história dos três porquinhos é rica em valores morais, como a importância do trabalho, da união e da coragem. Para trabalhar esses valores com as crianças, o professor pode propor atividades como dramatizações, produção de textos, jogos e brincadeiras que explorem esses temas.

Qual é o objetivo de se trabalhar a história dos três porquinhos na educação infantil?

O objetivo de se trabalhar a história dos três porquinhos na educação infantil é estimular o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, por meio da exploração dos valores morais presentes na história e do desenvolvimento de habilidades como a criatividade, a comunicação e a resolução de problemas.

Quais são os benefícios de trabalhar a história dos três porquinhos com as crianças?

Os benefícios de trabalhar a história dos três porquinhos com as crianças são diversos, como o desenvolvimento da imaginação, da criatividade e da capacidade de análise e interpretação de textos. Além disso, a história pode ser utilizada como uma ferramenta para o ensino de valores morais e para a promoção da socialização e da cooperação entre as crianças.

Como elaborar uma sequência didática para trabalhar a história dos três porquinhos?

Para elaborar uma sequência didática para trabalhar a história dos três porquinhos, o professor deve definir objetivos claros e específicos para cada atividade, selecionar os recursos e materiais necessários, organizar as atividades em uma sequência lógica e progressiva e avaliar o processo e os resultados do trabalho.

Quais recursos podem ser utilizados para tornar o aprendizado da história dos três porquinhos mais lúdico e interativo?

Para tornar o aprendizado da história dos três porquinhos mais lúdico e interativo, o professor pode utilizar recursos como jogos, brincadeiras, dramatizações, produção de textos e atividades de artes visuais. Além disso, é possível utilizar recursos tecnológicos, como vídeos, animações e jogos educativos, para enriquecer a experiência de aprendizagem das crianças.

5/5 - (2 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima