Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Conteúdo Patrocinado
Plano de Aula para Volta às Aulas

Plano de Aula Volta às Aulas: Educação Infantil

O plano de aula para volta às aulas na educação infantil é um assunto de grande importância, não só para professores, mas também para pais e alunos. É fundamental que os educadores estejam preparados para planejar um retorno seguro e eficiente, proporcionando um ambiente acolhedor e de aprendizado para as crianças. No artigo de hoje veremos como estruturar e aplicar um plano de aula de volta às aulas.

A preparação para o retorno às aulas na educação infantil deve incluir a elaboração de um plano de aula que contemple questões como a adaptação das crianças ao ambiente escolar, atividades de socialização e convivência, avaliação e adaptação.

Conteúdo Patrocinado

Pacotes de Planos de Aula

Planos Prontos e Editáveis com Códigos da BNCC

 

Além disso, é importante que os professores estejam preparados para lidar com as emoções das crianças, que podem estar ansiosas ou inseguras com o retorno às aulas.

No primeiro dia de aula, é fundamental que os educadores criem um ambiente acolhedor e seguro para as crianças.

É importante que elas se sintam à vontade e seguras para compartilhar suas emoções e sentimentos.

Os professores podem utilizar atividades lúdicas e divertidas para ajudar as crianças a se adaptarem ao ambiente escolar e a se conhecerem melhor.

Veja ao final deste artigo um plano de aula pronto sobre o retorno às aulas.

image 1

Curso Avançado de Contação de Histórias

Este curso é perfeito para educadores, contadores de histórias, pais e qualquer pessoa que queira aprimorar suas habilidades narrativas.

Conteúdo Patrocinado
Plano de Aula para Volta às Aulas

Pontos Principais

  • A preparação para o retorno às aulas na educação infantil deve incluir a elaboração de um plano de aula que contemple questões como adaptação e socialização.
  • É importante que os educadores estejam preparados para lidar com as emoções das crianças, que podem estar ansiosas ou inseguras com o retorno às aulas.
  • No primeiro dia de aula, é fundamental que os educadores criem um ambiente acolhedor e seguro para as crianças, utilizando atividades lúdicas e divertidas para ajudá-las a se adaptarem ao ambiente escolar e a se conhecerem melhor.

Preparação para o Retorno

A preparação para o retorno às aulas na educação infantil é extremamente importante para garantir a segurança e o bem-estar das crianças.

Planejamento e Organização

Antes do retorno às aulas, é importante que os professores e a equipe escolar realizem um planejamento detalhado de como será o retorno. Isso inclui a organização das salas de aula, a definição de horários, a preparação de atividades e materiais de ensino, entre outros aspectos.

Os professores devem se preparar para receber os alunos de forma acolhedora e segura. É importante que eles estejam preparados para lidar com as emoções das crianças, que podem estar ansiosas ou inseguras com o retorno às aulas.

Ambiente Escolar

Além do planejamento e organização, é importante que o ambiente escolar esteja preparado para receber os alunos. Isso inclui a limpeza e desinfecção das salas de aula e demais espaços da escola, a organização do mobiliário de forma a garantir o distanciamento social, a disponibilização de álcool em gel em locais estratégicos, entre outros aspectos.

A decoração das salas de aula também pode ser uma forma de acolher os alunos e tornar o ambiente mais agradável e convidativo. Os professores podem utilizar materiais didáticos coloridos e lúdicos, além de incluir desenhos e trabalhos dos próprios alunos na decoração.

Primeiro Dia de Aula

O primeiro dia de aula é um momento muito importante para as crianças da educação infantil. É um dia de expectativas, ansiedade e também de muita alegria. Para que esse dia seja especial, é importante que a professora planeje uma acolhida calorosa e uma apresentação que gere interesse nos alunos.

Acolhida

A acolhida é o momento em que a professora recebe os alunos na sala de aula. É importante que a professora esteja presente na porta da sala para recebê-los com um sorriso e um abraço. Essa atitude demonstra que a professora está feliz em recebê-los e que eles são bem-vindos.

1500 atividades alfabetizacao 600 webp

1500 Atividades Infantis para Alfabetização

Junte Alegria e Aprendizagem com este maravilhoso Pacote de Atividades Infantis para Imprimir!

Conteúdo Patrocinado

Além disso, a professora pode preparar um ambiente agradável e acolhedor para os alunos. É possível decorar a sala com cartazes, balões e outros elementos que chamem a atenção das crianças. A professora também pode preparar uma mesa com lanches e sucos para que os alunos possam se sentir mais à vontade.

Apresentação

A apresentação é o momento em que a professora se apresenta aos alunos e vice-versa. É importante que a professora se apresente de forma clara e objetiva, explicando quem é, qual é sua formação e quais serão as atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano.

Ao mesmo tempo, a professora deve se interessar pelos alunos e suas histórias. É importante que a professora saiba o nome de cada aluno e tente conhecê-los um pouco melhor. Uma boa forma de fazer isso é pedindo que cada aluno se apresente e conte um pouco sobre si mesmo.

Atividades

As atividades são uma parte fundamental do plano de aula para a volta às aulas na educação infantil. Elas devem ser divertidas, educativas e envolventes para manter a atenção das crianças e ajudá-las a desenvolver habilidades importantes.

Atividades Lúdicas

As atividades lúdicas são uma ótima maneira de envolver as crianças e ajudá-las a aprender enquanto se divertem. Algumas opções incluem:

  • Jogos de tabuleiro que ensinam habilidades matemáticas, como contar e reconhecer números.
  • Brincadeiras ao ar livre, como pular corda, que ajudam as crianças a desenvolver habilidades motoras e de coordenação.
  • Atividades de dramatização que incentivam a criatividade e a imaginação.

Música e Arte

A música e a arte podem ser usadas para ajudar as crianças a se expressarem e a desenvolverem habilidades criativas. Algumas atividades incluem:

  • Pintura e desenho, que ajudam as crianças a desenvolver habilidades motoras finas e a expressar suas emoções.
  • Dança e movimento, que ajudam as crianças a desenvolver habilidades motoras e a se divertir ao mesmo tempo.
  • Cantar e tocar instrumentos, que ajudam as crianças a desenvolver habilidades musicais e a trabalhar em equipe.

Leitura e Matemática

A leitura e a matemática são habilidades fundamentais que as crianças devem desenvolver desde cedo. Algumas atividades incluem:

atividades ingles espanhol 600 webp

Inglês e Espanhol: 350 Atividades até 08 anos

350 atividades de inglês e espanhol para crianças de até 08 (oito) anos. Atividades lúdicas e divertidas para gravar palavras dos idiomas.

Conteúdo Patrocinado
  • Leitura em voz alta, que ajuda as crianças a desenvolver habilidades de leitura e a se familiarizar com diferentes histórias e personagens.
  • Jogos de matemática, como contar objetos ou combinar números, que ajudam as crianças a desenvolver habilidades matemáticas básicas.
  • Atividades de escrita, como escrever letras e números, que ajudam as crianças a desenvolver habilidades de escrita e a se preparar para a alfabetização.

As atividades são uma parte importante do plano de aula para a volta às aulas na educação infantil. Elas devem ser divertidas, educativas e envolventes para ajudar as crianças a desenvolver habilidades importantes enquanto se divertem. As atividades lúdicas, música e arte, leitura e matemática são algumas opções que podem ser incluídas no plano de aula.

Socialização e Convivência

Na educação infantil, a socialização e a convivência são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Durante as aulas, é importante que os alunos aprendam a conviver em grupo, respeitando as diferenças e as regras de convivência estabelecidas.

Regras de Convivência

Para que a convivência em grupo seja saudável e produtiva, é essencial que sejam estabelecidas regras de convivência claras e objetivas. Essas regras devem ser definidas em conjunto com os alunos, de modo que todos se sintam parte do processo e compreendam a importância de respeitá-las.

Algumas das regras que podem ser estabelecidas incluem: respeitar os colegas e os professores, não agredir física ou verbalmente os colegas, não danificar o material escolar, não comer durante as aulas, entre outras. É importante que as regras sejam simples e de fácil compreensão para que os alunos possam segui-las com facilidade.

Além das regras de convivência uma boa ideia é trabalhar as palavras mágicas logo no inicio do ano letivo: Plano de Aula para Trabalhar as Palavras Mágicas Educação Infantil

Interação e Participação

Além das regras de convivência, é fundamental que os alunos aprendam a interagir e participar das atividades em grupo. Durante as aulas, os professores devem estimular a participação de todos os alunos, promovendo a igualdade de oportunidades e o respeito às diferenças.

Para que a interação e a participação sejam efetivas, os professores podem utilizar diferentes estratégias, como trabalhos em grupo, jogos cooperativos, debates, entre outros. Essas atividades permitem que os alunos aprendam a se comunicar, a compartilhar ideias e a respeitar as opiniões dos colegas.

datas comemorativas 600 webp

Datas Comemorativas: 700 Páginas de Atividades

Explore a magia das Datas Comemorativas com o Pacote de Atividades que vai transformar cada momento especial em uma experiência inesquecível!

Conteúdo Patrocinado

Avaliação e Adaptação

A avaliação e adaptação são elementos essenciais para o sucesso do plano de aula voltas as aulas na educação infantil. É importante que os professores observem e avaliem constantemente o desempenho dos alunos para que possam adaptar o plano de aula de acordo com as necessidades e habilidades de cada um.

Observação e Avaliação

A observação e avaliação devem ser feitas de forma contínua e sistemática, permitindo que o professor identifique quais são as necessidades dos alunos em relação ao conteúdo, metodologia e materiais utilizados. Para isso, é importante que o professor esteja atento a diferentes aspectos, como:

  • Comportamento dos alunos em sala de aula;
  • Participação e interesse nas atividades propostas;
  • Desempenho nas avaliações e tarefas;
  • Habilidades e dificuldades específicas em relação ao conteúdo.

Com base nessas observações, o professor pode adaptar o plano de aula e utilizar diferentes estratégias pedagógicas para atender às necessidades específicas dos alunos.

Adaptação

A adaptação do plano de aula deve ser feita de forma cuidadosa e planejada, levando em consideração as necessidades e habilidades dos alunos. Algumas estratégias que podem ser utilizadas incluem:

  • Utilização de diferentes recursos didáticos, como jogos, brincadeiras e atividades lúdicas;
  • Variação na metodologia utilizada, permitindo que os alunos aprendam de forma mais ativa e participativa;
  • Adaptação do conteúdo, tornando-o mais acessível e compreensível para os alunos com dificuldades específicas;
  • Flexibilidade na organização das atividades, permitindo que os alunos tenham mais tempo para se adaptar e se familiarizar com as novas rotinas.

Ao adaptar o plano de aula de acordo com as necessidades dos alunos, o professor pode garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver de forma plena e satisfatória.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver a empatia e o respeito em relação às emoções dos colegas;
  • Estimular a expressão de sentimentos e emoções de forma saudável;
  • Promover a integração e o acolhimento entre os alunos.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • (EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • EXPRESSAR, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Identificação e expressão de emoções;
  • Compreensão da importância de lidar com as emoções de forma saudável;
  • Desenvolvimento da empatia e do respeito pelas emoções alheias.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Roda de conversa para compartilhar sentimentos e emoções;
  • Atividades lúdicas que estimulem a expressão de emoções, como dramatizações e desenhos;
  • Contação de histórias que abordem o tema das emoções.

ATIVIDADES:

  1. Roda de conversa: Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre como os alunos se sentem no primeiro dia de aula. Cada criança terá a oportunidade de compartilhar suas emoções.
  2. Dramatização: Dividir os alunos em grupos e propor que criem pequenas cenas representando diferentes emoções (alegria, tristeza, raiva, medo, etc.).
  3. Desenho das emoções: Após a dramatização, cada aluno poderá desenhar a emoção que mais se identificou durante a atividade.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Cartões com expressões faciais representando diferentes emoções;
  • Material de desenho (lápis de cor, papel, etc.);
  • Livros infantis que abordem o tema das emoções.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação participativa durante as atividades, considerando a capacidade de expressão emocional dos alunos e a interação com os colegas.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Roda de conversa sobre as emoções;
  • Aula 2: Dramatização das emoções;
  • Aula 3: Desenho das emoções e discussão em grupo.

Conclusão

Nesta seção, foi possível observar a importância de um plano de aula bem estruturado para a Educação Infantil, especialmente no início do ano letivo. Através de um planejamento adequado, os professores podem garantir que as atividades sejam desenvolvidas de forma mais eficiente, contribuindo para o aprendizado das crianças.

Além disso, um plano de aula bem elaborado permite que o professor tenha uma visão mais clara das metas e objetivos a serem alcançados durante o ano letivo, o que facilita a avaliação do desempenho dos alunos e possibilita ajustes no processo de ensino.

É importante destacar que o plano de aula deve ser flexível e adaptável às necessidades dos alunos, levando em consideração suas características individuais e o ritmo de aprendizagem de cada um. Dessa forma, é possível garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver de forma plena.

Por fim, é fundamental ressaltar que um plano de aula bem elaborado não é uma garantia de sucesso no processo de ensino, mas sim uma ferramenta que pode contribuir significativamente para o aprendizado das crianças. O sucesso do processo de ensino depende também do comprometimento e dedicação dos professores, da participação dos pais e da qualidade do ambiente escolar.

Perguntas Frequentes

Como elaborar um plano de aula para o retorno das férias de julho na Educação Infantil?

Para elaborar um plano de aula para o retorno das férias de julho na Educação Infantil, é importante considerar o tempo de adaptação das crianças, que podem estar um pouco desacostumadas com a rotina escolar. É recomendado que o professor planeje atividades lúdicas e interativas, que estimulem a socialização e a criatividade dos alunos.

Quais atividades são recomendadas para o primeiro dia de aula na Educação Infantil?

No primeiro dia de aula na Educação Infantil, é importante que o professor planeje atividades que estimulem a socialização e a integração dos alunos. Jogos cooperativos, brincadeiras em grupo e atividades artísticas são algumas opções que podem ser exploradas.

Como trabalhar a adaptação escolar na volta às aulas na Educação Infantil?

Para trabalhar a adaptação escolar na volta às aulas na Educação Infantil, é importante que o professor crie um ambiente acolhedor e seguro para os alunos. Além disso, é recomendado que sejam realizadas atividades que estimulem a interação entre as crianças, como jogos cooperativos e brincadeiras em grupo.

Quais são os principais objetivos a serem alcançados na volta às aulas na Educação Infantil?

Os principais objetivos a serem alcançados na volta às aulas na Educação Infantil são a adaptação escolar das crianças, a integração dos alunos e a criação de um ambiente acolhedor e seguro para todos. Além disso, é importante que sejam trabalhadas habilidades sociais e emocionais dos alunos.

fundamental2 600 webp

Ensino Fundamental 2: Pacote de Planos de Aula Completo

Desenvolva a aula perfeita em apenas alguns minutos com estes Planos de Aula Prontos para Alunos do Ensino Fundamental 2

Conteúdo Patrocinado

Como preparar o ambiente escolar para receber as crianças na volta às aulas na Educação Infantil?

Para preparar o ambiente escolar para receber as crianças na volta às aulas na Educação Infantil, é importante que o professor crie um espaço acolhedor e seguro para os alunos. É recomendado que sejam utilizados materiais didáticos coloridos e lúdicos, que estimulem a criatividade e a imaginação dos alunos.

Quais atividades podem ser desenvolvidas para estimular a socialização na volta às aulas na Educação Infantil?

Para estimular a socialização na volta às aulas na Educação Infantil, o professor pode desenvolver atividades em grupo, como jogos cooperativos, brincadeiras em equipe e atividades artísticas. Além disso, é importante que sejam trabalhadas habilidades sociais e emocionais dos alunos, como a empatia e a cooperação.

5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima