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Cuca, personagem folclórico

Plano de Aula sobre Folclore para Maternal: Criando o Plano

Despertar o encanto do folclore desde a infância é fundamental para a preservação e valorização das tradições culturais. Com um plano de aula adequado, os alunos do maternal podem ser introduzidos de maneira lúdica e envolvente ao mundo do folclore brasileiro. Neste artigo, além de explicar como fazer um plano de aula sobre folclore, deixaremos um exemplo pronto para você usar e adaptar livremente.

Despertando o Encanto do Folclore: Como Criar um Plano de Aula para Alunos do Maternal?

Hoje, veremos como criar um plano de aula que desperte o interesse e a curiosidade das crianças pelo folclore.

Vamos apresentar atividades e recursos didáticos que ajudarão os alunos a conhecer lendas, personagens folclóricos e manifestações culturais típicas do Brasil.

Ao mergulharem nesse universo mágico, as crianças desenvolvem habilidades de linguagem, imaginação, criatividade e respeito pela diversidade cultural.

Além disso, conhecer as tradições folclóricas contribui para a formação de identidade e senso de pertencimento dos alunos.

Se você é professor(a) do maternal e deseja despertar o encanto do folclore em seus alunos, acompanhe este artigo e descubra como criar um plano de aula enriquecedor e divertido.

Juntos, podemos preservar e valorizar o tesouro cultural que é o folclore brasileiro. Vamos lá!

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Benefícios de ensinar o folclore para alunos da pré-escola

Ensinar o folclore para alunos da pré-escola traz uma série de benefícios para o seu desenvolvimento. Vamos conhecer alguns deles:

Desenvolvimento da linguagem

Ao ouvir e contar histórias folclóricas, as crianças são expostas a diferentes vocabulários, enriquecendo seu repertório linguístico.

Além disso, a contação de histórias estimula a compreensão oral, a expressão verbal e a capacidade de criar narrativas.

Estimulação da imaginação e criatividade

O folclore é cheio de personagens fantásticos e histórias mágicas, o que desperta a imaginação das crianças.

Ao explorar essas histórias, elas são encorajadas a criar suas próprias narrativas, inventar personagens e desenvolver a criatividade.

Valorização da cultura local

Ao conhecer o folclore de seu país ou região, as crianças aprendem a valorizar sua cultura e a respeitar as tradições de seu povo.

Isso contribui para o desenvolvimento de uma identidade cultural forte e para a construção do senso de pertencimento.

Desenvolvimento social e emocional

Ao participar de atividades folclóricas em grupo, as crianças aprendem a trabalhar em equipe, a respeitar as diferenças e a compartilhar experiências.

Além disso, o folclore traz elementos que despertam diferentes emoções nas crianças, ajudando-as a desenvolver habilidades socioemocionais.

Estímulo à pesquisa e investigação

Ao estudar o folclore, as crianças são incentivadas a pesquisar e investigar, seja através de livros, internet ou entrevistas com pessoas mais velhas da comunidade.

Esse processo de busca por informações estimula a curiosidade e o espírito investigativo das crianças.

Esses são apenas alguns dos muitos benefícios que o ensino do folclore pode proporcionar aos alunos da pré-escola.

Agora, vamos explorar algumas atividades e jogos folclóricos adequados para crianças dessa faixa etária.

dança folclórica típica alemã

Atividades e jogos folclóricos para a pré-escola

Ensinar o folclore para alunos da pré-escola requer atividades e jogos adequados à idade e ao desenvolvimento das crianças.

Vejamos algumas sugestões:

  1. Caça ao tesouro folclórico: Organize uma caça ao tesouro folclórica na sala de aula ou no pátio da escola. Esconda personagens do folclore brasileiro, como o Saci-Pererê, a Iara e o Curupira, e forneça pistas para que as crianças os encontrem. Essa atividade estimula a curiosidade, a cooperação e o aprendizado sobre os personagens folclóricos.
  2. Teatro de fantoches: Crie um teatro de fantoches com personagens do folclore brasileiro. As crianças podem criar suas próprias histórias e encená-las utilizando os fantoches. Essa atividade desenvolve a expressão verbal, a criatividade e a habilidade de contar histórias.
  3. Jogos de memória folclóricos: Crie um jogo de memória com imagens de personagens do folclore brasileiro. As crianças devem encontrar os pares correspondentes, exercitando a memória e o reconhecimento visual. Essa atividade é divertida e ajuda a fixar o conhecimento sobre os personagens folclóricos.
  4. Danças folclóricas: Ensine danças folclóricas brasileiras, como o frevo, o bumba-meu-boi e o carimbó. As crianças podem aprender os passos e dançar em grupo. Essa atividade estimula a coordenação motora, o ritmo e a socialização.
  5. Contação de histórias: Reserve um momento especial para a contação de histórias folclóricas. Você pode utilizar livros, vídeos ou até mesmo convidar um contador de histórias para visitar a escola. Essa atividade desperta a imaginação, a concentração e o gosto pela leitura.

Essas são apenas algumas das muitas atividades e jogos que podem ser realizados para ensinar o folclore para alunos da pré-escola. Agora, vamos ver como criar um plano de aula focado no folclore.

Cuca, personagem folclórico

Como criar um plano de aula focado no folclore

Para criar um plano de aula focado no folclore, é importante seguir algumas etapas. Vejamos o passo a passo:

Objetivos da aula

Defina quais são os objetivos que você deseja alcançar com o ensino do folclore.

Por exemplo, você pode querer que as crianças conheçam os personagens do folclore brasileiro, compreendam as principais lendas e desenvolvam habilidades de pesquisa.

Aqui estão alguns exemplos de objetivos gerais e específicos para um plano de aula sobre folclore brasileiro voltado para alunos da creche.

Objetivos Gerais

  1. Introduzir as crianças ao folclore brasileiro: Apresentar elementos do folclore brasileiro de maneira lúdica e envolvente, promovendo o interesse e a valorização das tradições culturais.
  2. Desenvolver a compreensão cultural: Incentivar o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural presente no folclore brasileiro.
  3. Estimular a criatividade e a imaginação: Utilizar histórias, músicas e brincadeiras do folclore para fomentar a imaginação e a expressão criativa das crianças.

Objetivos Específicos

  1. Identificar personagens folclóricos: Levar as crianças a reconhecerem personagens do folclore brasileiro, como o Saci-Pererê, a Iara, o Curupira, entre outros.
  2. Recontar histórias folclóricas: Promover a recontagem de histórias do folclore, ajudando as crianças a desenvolverem habilidades de narração e compreensão oral.
  3. Participar de brincadeiras folclóricas: Envolver as crianças em brincadeiras tradicionais, como a ciranda, cantigas de roda e outras atividades lúdicas associadas ao folclore brasileiro.
  4. Expressar-se artisticamente: Incentivar a criação de desenhos, pinturas ou colagens baseadas em personagens e histórias do folclore, promovendo a expressão artística.
  5. Aprender cantigas folclóricas: Ensinar músicas folclóricas brasileiras, ajudando no desenvolvimento da memória auditiva e da coordenação motora ao acompanhar as canções com gestos.
  6. Desenvolver habilidades sociais: Promover atividades em grupo que incentivem a colaboração, a socialização e o respeito mútuo através do compartilhamento de histórias e brincadeiras folclóricas.

Esses objetivos ajudam a criar um plano de aula enriquecedor e divertido, que não só apresenta o folclore brasileiro às crianças, mas também contribui para o desenvolvimento de diversas habilidades essenciais na educação infantil.

Seleção de conteúdos

Escolha quais lendas, personagens e manifestações folclóricas serão abordados na aula.

É importante selecionar conteúdos adequados à faixa etária das crianças e que sejam representativos da cultura brasileira.

Atividades e jogos

Selecione as atividades e jogos que serão realizados durante a aula. Lembre-se de escolher atividades variadas, que estimulem diferentes habilidades e que sejam adequadas ao desenvolvimento das crianças.

Recursos e materiais

Liste os recursos e materiais que serão utilizados na aula, como livros, vídeos, fantoches, músicas e instrumentos musicais.

Certifique-se de que todos os materiais estejam disponíveis e em bom estado.

Sequência didática

Organize a sequência didática da aula, definindo o tempo para cada atividade e como elas serão conectadas.

É preciso garantir uma transição suave entre as atividades e promover a participação ativa das crianças.

Avaliação e acompanhamento

Defina como será feita a avaliação do aprendizado das crianças e o acompanhamento de seu progresso.

Pode-se utilizar diferentes estratégias, como observação direta, registro fotográfico ou produções individuais das crianças.

Ao seguir essas etapas, você estará preparando um plano de aula focado no folclore, que irá despertar o interesse e a curiosidade das crianças sobre as tradições culturais brasileiras.

No entanto, para enriquecer ainda mais o plano de aula, é importante contar com recursos e materiais adequados. Vamos ver algumas sugestões.

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Recursos e materiais para enriquecer o plano de aula

Os recursos e materiais utilizados em um plano de aula sobre folclore podem contribuir significativamente para o aprendizado das crianças.

Vejamos algumas sugestões de recursos e materiais:

Livros: Utilize livros infantis que abordem o folclore brasileiro. Existem diversas opções disponíveis, com belas ilustrações e histórias adaptadas para a faixa etária das crianças. Os livros podem ser utilizados tanto para a contação de histórias quanto para a leitura individual ou em grupo.

Vídeos: Utilize vídeos que apresentem personagens do folclore brasileiro e contem suas histórias. Os vídeos podem ser exibidos em sala de aula ou enviados como atividade complementar para ser assistida em casa. Certifique-se de escolher vídeos adequados à faixa etária das crianças e que sejam de qualidade.

Fantoches: Os fantoches são excelentes recursos para a contação de histórias e para a criação de encenações. Utilize fantoches representando os personagens do folclore brasileiro e incentive as crianças a criar suas próprias histórias e diálogos.

Músicas e instrumentos musicais: Utilize músicas folclóricas brasileiras e instrumentos musicais para explorar a cultura musical do país. As crianças podem aprender as canções, cantar e tocar instrumentos simples, como o reco-reco, o pandeiro e o chocalho.

Jogos e quebra-cabeças: Utilize jogos e quebra-cabeças temáticos do folclore brasileiro. Esses recursos ajudam a fixar o conhecimento sobre os personagens e estimulam o raciocínio lógico e a coordenação motora das crianças.

Dicas para tornar as aulas de folclore mais envolventes e interativas

As aulas de folclore podem ser ainda mais envolventes e interativas se você seguir algumas dicas. Vejamos:

Estimule a participação ativa das crianças: Promova atividades em que as crianças possam participar ativamente, seja através da criação de histórias, da dança, da música ou da dramatização. Incentive-as a compartilhar suas ideias e opiniões sobre o folclore.

Crie um ambiente lúdico e acolhedor: Transforme a sala de aula em um ambiente lúdico, utilizando decorações temáticas, como murais com desenhos dos personagens do folclore brasileiro. Crie um clima acolhedor, onde as crianças se sintam à vontade para explorar e experimentar.

Utilize recursos audiovisuais: Além dos livros e vídeos, utilize recursos audiovisuais, como imagens, fotografias e músicas. Esses recursos ajudam a despertar a curiosidade e a estimular a imaginação das crianças.

Promova a interação entre as crianças: Crie atividades que estimulem a interação entre as crianças, como jogos em grupo, brincadeiras e trabalhos em equipe. Essas atividades ajudam a desenvolver habilidades sociais, como a cooperação e a resolução de conflitos.

Faça conexões com a realidade das crianças: Sempre que possível, faça conexões entre o folclore e a realidade das crianças, relacionando as histórias e personagens com o contexto em que vivem. Isso ajuda as crianças a compreenderem melhor o folclore e a valorizarem sua própria cultura.

Seguindo essas dicas, você estará proporcionando aulas de folclore ainda mais envolventes e interativas, despertando o encantamento das crianças pelo mundo do folclore brasileiro.

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O papel dos pais no aprendizado do folclore para os alunos da pré-escola

Os pais desempenham um papel fundamental no aprendizado do folclore para os alunos da pré-escola. Vejamos algumas formas de envolver os pais nesse processo:

Envolvimento na pesquisa: Os pais podem auxiliar as crianças na pesquisa sobre o folclore, fornecendo materiais de leitura, pesquisando junto com elas e compartilhando suas próprias experiências sobre o folclore brasileiro.

Contação de histórias: Os pais podem contar histórias folclóricas para as crianças em casa, compartilhando com elas suas próprias lembranças e experiências. Isso ajuda a fortalecer os laços familiares e a criar um ambiente propício para o aprendizado do folclore.

Participação em atividades escolares: Os pais podem participar de atividades escolares relacionadas ao folclore, como apresentações teatrais, festas temáticas e exposições. Isso fortalece a parceria entre a escola e a família e valoriza a participação dos pais na educação dos filhos.

Compartilhamento de músicas e danças: Os pais podem compartilhar com as crianças músicas e danças folclóricas que fazem parte de sua própria cultura. Isso ajuda as crianças a compreenderem a diversidade cultural e a valorizarem a cultura de sua família.

Visitas a locais folclóricos: Os pais podem levar as crianças para visitar locais relacionados ao folclore brasileiro, como festas populares, museus e centros culturais. Essas visitas proporcionam experiências enriquecedoras e ajudam as crianças a vivenciarem o folclore de forma mais concreta.

Envolvendo os pais no aprendizado do folclore, você estará fortalecendo a parceria entre a escola e a família, ampliando as experiências das crianças e valorizando a cultura de seu país.

Avaliação e acompanhamento do progresso dos alunos no aprendizado do folclore

A avaliação e o acompanhamento do progresso dos alunos no aprendizado do folclore são importantes para verificar se os objetivos propostos estão sendo alcançados e para identificar possíveis dificuldades de aprendizagem. Vejamos algumas estratégias de avaliação e acompanhamento:

  1. Observação direta: Observe as interações das crianças durante as atividades e jogos folclóricos. Observe se elas estão demonstrando interesse, participando ativamente e se estão compreendendo as histórias e personagens do folclore.
  2. Registro fotográfico e audiovisual: Faça registros fotográficos e audiovisuais das atividades folclóricas realizadas em sala de aula. Esses registros ajudam a documentar o progresso das crianças e podem ser utilizados como evidências de aprendizagem.
  3. Produções individuais das crianças: Peça para as crianças produzirem desenhos, escritas ou outras manifestações artísticas relacionadas ao folclore. Essas produções individuais podem ser utilizadas como instrumentos de avaliação do aprendizado.
  4. Conversas individuais e em grupo: Converse individualmente com cada criança, perguntando sobre o que elas aprenderam, quais personagens e histórias gostaram mais e como se sentiram durante as atividades folclóricas. Além disso, promova discussões em grupo, estimulando a troca de experiências e o aprofundamento do conhecimento.
  5. Portfólio do aluno: Crie um portfólio para cada aluno, onde serão armazenados os registros de suas produções, observações e avaliações. O portfólio pode ser compartilhado com os pais, permitindo que eles acompanhem o progresso de seus filhos.

Ao avaliar e acompanhar o progresso dos alunos no aprendizado do folclore, você estará identificando possíveis dificuldades e adaptando as atividades de acordo com as necessidades individuais de cada criança.

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Parcerias com a comunidade local para enriquecer o ensino do folclore

As parcerias com a comunidade local são fundamentais para enriquecer o ensino do folclore. Vejamos algumas formas de estabelecer parcerias:

Visita de contadores de histórias

Convide contadores de histórias da comunidade para visitarem a escola e contarem histórias folclóricas para as crianças.

Essa parceria ajuda a fortalecer os laços entre a escola e a comunidade, valoriza os saberes locais e proporciona experiências enriquecedoras para as crianças.

Participação de artistas e grupos folclóricos

Convide artistas e grupos folclóricos da comunidade para realizarem apresentações na escola ou para participarem de atividades folclóricas.

Essa parceria proporciona às crianças a oportunidade de vivenciarem o folclore de forma mais concreta e autêntica.

Parceria com museus e centros culturais

Estabeleça parcerias com museus e centros culturais da região, promovendo visitas e atividades conjuntas.

Essas parcerias ampliam o repertório cultural das crianças e proporcionam experiências enriquecedoras.

Participação dos pais na sala de aula:

Convide os pais para compartilharem suas experiências e conhecimentos sobre o folclore brasileiro.

Eles podem realizar apresentações, contar histórias, tocar instrumentos musicais ou ensinar danças folclóricas.

Essa parceria valoriza a participação dos pais na educação dos filhos e enriquece o ensino do folclore.

Ao estabelecer parcerias com a comunidade local, você estará ampliando as experiências das crianças, valorizando a cultura local e enriquecendo o ensino do folclore.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Geral: Promover o conhecimento e valorização do folclore brasileiro nas crianças, estimulando a criatividade, imaginação e respeito às tradições culturais.
  • Específicos:
  1. Conhecer as principais lendas e personagens do folclore brasileiro.
  2. Explorar os elementos culturais presentes nas manifestações folclóricas.
  3. Estimular a expressão artística e criativa das crianças através de atividades relacionadas ao folclore.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

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Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós

(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

Campo de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos

(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.

Campo de Experiências: Traços, Sons, Cores e Formas

(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

Campo de Experiências: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações e acompanhando com orientação do adulto-leitor a direção da leitura.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza.
  • Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Lendas do folclore brasileiro
  • Personagens folclóricos (ex: Saci-Pererê, Curupira, Iara)
  • Expressão artística folclórica

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Contação de histórias
  • Atividades de pintura e modelagem
  • Músicas folclóricas
  • Brincadeiras e jogos relacionados ao folclore

ATIVIDADES:

  1. Contação de história de um personagem folclórico.
  2. Atividade de pintura de um personagem folclórico em argila.
  3. Roda de música com cantigas folclóricas.
  4. Brincadeiras como “corre cutia” e “ciranda cirandinha”.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Livros de contos folclóricos
  • Material de pintura e modelagem
  • Instrumentos musicais
  • Espaço para as brincadeiras

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do envolvimento e participação das crianças nas atividades.
  • Registro de expressões artísticas e criativas relacionadas ao folclore.
  • Feedback informal durante as interações.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Contação de história e atividade de pintura
  • Aula 2: Roda de música folclórica e brincadeiras
  • Aula 3: Finalização das atividades e exposição dos trabalhos artísticos.

Passo a Passo para Implementar o Plano de Aula: Folclore Brasileiro

Aula 1: Contação de História e Atividade de Pintura

1. Preparação:

  • Materiais Necessários: Livros de contos folclóricos, papel e lápis para desenho, argila e tintas.
  • Ambiente: Organizar um espaço confortável para a contação de histórias e a atividade de pintura.

2. Início da Aula:

  • Boas-vindas: Receba as crianças com alegria e explique o tema da aula: Folclore Brasileiro.
  • Introdução ao Tema: Converse brevemente sobre o que é folclore e pergunte se as crianças conhecem alguma lenda ou personagem.

3. Contação de História:

  • Escolha da Lenda: Selecione uma lenda popular, como a do Saci-Pererê ou da Iara.
  • Contação: Narre a história de forma envolvente, usando entonações diferentes e expressões faciais para prender a atenção das crianças.
  • Interação: Faça perguntas ao longo da história para engajar as crianças (ex.: “O que vocês acham que vai acontecer agora?”).

4. Atividade de Pintura:

  • Introdução à Atividade: Explique que as crianças vão pintar um personagem da história que ouviram.
  • Distribuição de Materiais: Entregue papel, lápis, argila e tintas para as crianças.
  • Execução: Deixe as crianças explorarem sua criatividade na pintura e modelagem. Circule pela sala oferecendo ajuda e elogios.

5. Encerramento:

  • Exposição das Obras: Peça para as crianças mostrarem seus trabalhos para a turma.
  • Reflexão: Converse sobre o que aprenderam e o que mais gostaram na aula.

Aula 2: Roda de Música Folclórica e Brincadeiras

1. Preparação:

  • Materiais Necessários: Instrumentos musicais simples (pandeiros, tambores), espaço amplo para brincadeiras.
  • Ambiente: Organizar o espaço de forma segura para as brincadeiras e roda de música.

2. Início da Aula:

  • Boas-vindas: Receba as crianças e recapitulam brevemente o que foi feito na aula anterior.
  • Introdução às Músicas: Explique que vão aprender e cantar cantigas folclóricas.

3. Roda de Música:

  • Apresentação das Cantigas: Ensine algumas cantigas folclóricas como “Ciranda Cirandinha” e “Escravos de Jó”.
  • Canto e Dança: Forme uma roda e cante as músicas com as crianças, incentivando-as a acompanhar com movimentos e instrumentos.

4. Brincadeiras:

  • Escolha das Brincadeiras: Explique as regras de brincadeiras tradicionais como “Corre Cutia” e “Ciranda Cirandinha”.
  • Execução: Organize as crianças e conduza as brincadeiras, participando ativamente para manter o entusiasmo.

5. Encerramento:

  • Reflexão: Pergunte às crianças o que mais gostaram na roda de música e nas brincadeiras.
  • Preparação para a Próxima Aula: Informe que na próxima aula finalizarão as atividades e haverá uma exposição dos trabalhos.

Aula 3: Finalização das Atividades e Exposição dos Trabalhos

1. Preparação:

  • Materiais Necessários: Trabalhos das aulas anteriores, espaço para exposição, cartazes ou murais para exibição.
  • Ambiente: Organizar um espaço para a exposição dos trabalhos das crianças.

2. Início da Aula:

  • Boas-vindas: Receba as crianças e explique o objetivo da aula: finalizar os trabalhos e preparar a exposição.
  • Recapitulação: Converse sobre as atividades feitas até agora e o que aprenderam sobre o folclore.

3. Finalização das Atividades:

  • Últimos Toques: Dê tempo para as crianças finalizarem seus trabalhos de pintura e modelagem, se necessário.
  • Organização da Exposição: Ajude as crianças a preparar a exposição dos trabalhos. Cada criança pode escolher onde e como expor suas obras.

4. Exposição dos Trabalhos:

  • Visitação: Organize um momento para que as crianças visitem a exposição, apreciem os trabalhos dos colegas e façam comentários.
  • Reflexão Coletiva: Reúna as crianças para conversar sobre o que mais gostaram de fazer e o que aprenderam sobre o folclore brasileiro.

5. Encerramento:

  • Feedback: Dê feedback positivo sobre a participação e criatividade de cada criança.
  • Despedida: Encerre a aula com uma cantiga folclórica e agradeça pela participação ativa de todos.

Seguindo esses passos, você criará uma experiência rica e envolvente para as crianças, promovendo o conhecimento e a valorização do folclore brasileiro.

Boa aula!

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