Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Conteúdo Patrocinado
Plano de Aula sobre Sequência Numérica

Plano de Aula sobre Sequência Numérica: Educação Infantil

A sequência numérica é um dos primeiros conceitos matemáticos que as crianças aprendem na educação infantil. É uma habilidade fundamental que ajuda os alunos a desenvolverem sua capacidade de contar, ordenar e comparar números. Por isso, um plano de aula bem elaborado é indispensável. No artigo de hoje, veremos elaborar e aplicar um plano de aula sobre sequência numérica para alunos da educação infantil.

Além disso, a sequência numérica é uma das habilidades exigidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação infantil.

Conteúdo Patrocinado

Pacotes de Planos de Aula

Planos Prontos e Editáveis com Códigos da BNCC

 

No andar deste conteúdo vamos explorar minuciosamente o conceito de sequência numérica com foco na educação infantil, bem como, os campos de experiência e objetivos para elaboração do plano de aula.

Veremos também algumas ideias de atividades e responderemos as perguntas mais frequentes sobre este assunto.

Por fim, deixaremos um plano de aula pronto para você se inspirar e seguir como exemplo.

Plano de Aula sobre Sequência Numérica

Compreender a sequência numérica é um processo gradual que começa com a contagem de números de 1 a 10 e, em seguida, progride para a contagem de números maiores.

É importante que os alunos tenham a oportunidade de praticar a contagem oralmente e também de forma escrita. Ambas as formas fazem parte da alfabetização de forma fundamental.

relatorios pre escola 600 webp

Pré-Escola: Relatórios de Desenvolvimento

Facilite o Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil com Relatórios Especializados para Pré-Escola!

Conteúdo Patrocinado

Além disso, nunca é demais lembrar que as atividades propostas precisam ser lúdicas e adequadas à faixa etária das crianças, para que elas possam aprender de forma divertida e significativa.

Pontos Principais

  • A sequência numérica é uma habilidade fundamental na educação infantil que ajuda os alunos a desenvolverem sua capacidade de contar, ordenar e comparar números.
  • Compreender a sequência numérica é um processo gradual que começa com a contagem de números de 1 a 10 e, em seguida, progride para a contagem de números maiores.
  • As atividades propostas para ensinar a sequência numérica devem ser lúdicas e adequadas à faixa etária das crianças, para que elas possam aprender de forma divertida e significativa.

Compreendendo a Sequência Numérica

v2 1vgcq qz10i

O conceito de sequência numérica é fundamental para o desenvolvimento da matemática na educação infantil. A sequência numérica é uma lista de números em ordem crescente ou decrescente, que segue um padrão lógico. Ela é composta por números naturais, que são os números inteiros positivos (1, 2, 3, 4, 5, etc.).

Ao trabalhar com sequências numéricas na educação infantil, os professores devem apresentem aos alunos o sistema numérico, que é a forma como os números são organizados e representados. Isso ajudará as crianças a compreenderem melhor a sequência numérica e a realizarem operações matemáticas básicas.

Uma forma de apresentar o sistema numérico é por meio de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras. Por exemplo, o professor pode pedir que as crianças organizem cartões com números em ordem crescente ou decrescente, ou ainda, que completem sequências numéricas faltantes.

Ao compreenderem a sequência numérica e o sistema numérico, as crianças estarão mais preparadas para lidar com operações matemáticas mais complexas no futuro.

O trabalho com sequências numéricas é, portanto, uma etapa importante no desenvolvimento da matemática na educação infantil.

cards

KIT Comunicação Alternativa Método PECS

Transforme a Comunicação dos seus Alunos com o Kit de Comunicação Alternativa Método PECS. Ideal para Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Conteúdo Patrocinado

Importância da Sequência Numérica na Educação Infantil

v2 1vgd0

Matemática – A sequência numérica é um dos conceitos mais importantes a serem ensinados na Educação Infantil. Ela permite que as crianças desenvolvam habilidades essenciais para a matemática, como a contagem, a identificação de padrões e a compreensão de operações básicas.

Além disso, a sequência numérica também é fundamental para o desenvolvimento do pensamento lógico e abstrato dos educandos, ajudando-os a entender como os números se relacionam entre si e como eles podem ser usados em diferentes contextos.

Ao trabalhar com sequências numéricas em sala de aula, os professores podem incentivar a interação e a participação das crianças, criando um ambiente de aprendizado dinâmico e divertido.

Isso pode ajudar a aumentar o interesse dos alunos pela matemática e a promover um aprendizado mais efetivo.

Precisamos ressaltar que o ensino de sequências numéricas deve ser feito de forma gradual e progressiva, levando em consideração as habilidades e o ritmo de aprendizado de cada criança.

Os professores devem buscar estratégias pedagógicas que sejam adequadas para cada aluno e que permitam uma aprendizagem significativa e duradoura.

Plano de Aula

v2 1vgd8 aqgeo

O plano de aula deve ter como um de seus principais objetivos estimular o raciocínio lógico e matemático das crianças, além de desenvolver a capacidade de contar, identificar números e reconhecer suas respectivas quantidades.

educacao infantil 600 webp

Educação Infantil: Planos de Aula Prontos

Planos de Aula Prontos, Editáveis e com Brindes de Atividades para Educação Infantil, de acordo com a BNCC.

Conteúdo Patrocinado

Campos de Experiência

O plano de aula deve abordar os seguintes Campos de Experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” e “Traços, sons, cores e formas”.

Através da exploração de sequências numéricas, as crianças poderão desenvolver habilidades em relação ao raciocínio lógico-matemático, bem como em relação à percepção visual e auditiva.

Objetivos Principais

Os objetivos principais deste plano de aula são:

  • Estimular o raciocínio lógico e matemático das crianças;
  • Desenvolver a capacidade de contar, identificar números e reconhecer suas respectivas quantidades;
  • Explorar a percepção visual e auditiva das crianças;
  • Estimular a curiosidade e o interesse das crianças em relação à matemática.

Objetivos Secundários

Além dos objetivos principais, este plano de aula também pode visar os seguintes objetivos secundários:

  • Desenvolver a coordenação motora fina das crianças através de atividades como pintura e recorte;
  • Estimular a socialização e o trabalho em equipe das crianças através de atividades em grupo;
  • Desenvolver a capacidade de concentração e atenção das crianças através de atividades lúdicas.

Estes objetivos podem ser alcançados através de atividades como brincadeiras, pintura e recorte, que visam tornar o aprendizado mais lúdico e divertido para as crianças. A ideia é que elas aprendam de forma natural e prazerosa, sem se sentirem pressionadas ou sobrecarregadas.

Atividades Propostas

v2 1vgdj erzwe

Algumas atividades impressas em folhas podem ser utilizadas, como por exemplo, jogos de ligar os números em sequência ou de completar a sequência numérica faltante.

Além disso, é possível utilizar materiais manipuláveis, como blocos de encaixe ou fichas, para que as crianças possam construir as sequências numéricas de forma concreta.

ensino medio 600 webp

Novo Ensino Médio: Pacote Completo de Planos de Aula

Pacote de Planos de Aula super completo, com todas as disciplinas do Novo Ensino Médio, alinhado às diretrizes da BNCC.

Conteúdo Patrocinado

Outra opção é o uso de brincadeiras, como a “corrida numérica”, onde as crianças devem pegar um número e correr até encontrar o número seguinte para formar a sequência. Também é possível utilizar músicas e rimas que ajudem as crianças a memorizar a sequência numérica.

É importante ressaltar que as atividades propostas devem ser adequadas à idade das crianças e ao nível de desenvolvimento em que se encontram.

Ainda, é fundamental que o professor acompanhe e oriente as atividades, de forma a garantir que o aprendizado seja efetivo e que as crianças estejam seguras durante as atividades.

Recursos Necessários

v2 1vgdr 6mwnm

Para a elaboração do plano de aula de sequência numérica para educação infantil, são necessários alguns recursos didáticos que auxiliam no processo de aprendizagem das crianças. Dentre eles, destacam-se:

Cartazes

Os cartazes são importantes recursos visuais que ajudam na fixação dos conceitos ensinados em sala de aula. Eles podem conter números, figuras geométricas, animais, entre outros elementos que facilitem a compreensão das crianças.

Palitos

Os palitos são úteis para a realização de atividades práticas que envolvam a contagem numérica. Com eles, é possível ensinar as crianças a contar, a identificar números pares e ímpares, entre outras habilidades.

Borracha

A borracha é um recurso simples, mas importante para o processo de aprendizagem das crianças. Ela é utilizada para apagar e corrigir erros, permitindo que as crianças possam refazer as atividades sem dificuldades.

atividades ingles espanhol 600 webp

Inglês e Espanhol: 350 Atividades até 08 anos

350 atividades de inglês e espanhol para crianças de até 08 (oito) anos. Atividades lúdicas e divertidas para gravar palavras dos idiomas.

Conteúdo Patrocinado

Quadro e Lousa

O quadro e a lousa são recursos essenciais para o professor poder escrever e desenhar, mostrando aos alunos como resolver as atividades propostas. Eles também permitem que as crianças possam praticar a escrita dos números e outras habilidades.

Integrando a Matemática com Leitura e Escrita

v2 1vgdz j1ivw

A integração da Matemática com a leitura e a escrita é uma prática pedagógica que tem se mostrado eficaz no processo de ensino e aprendizagem da Matemática para crianças na educação infantil.

Através da leitura de histórias e atividades de escrita, as crianças são estimuladas a compreender e representar os números de forma mais concreta e significativa.

A leitura de histórias pode ser uma estratégia interessante para ensinar conceitos matemáticos, como a sequência numérica.

Ao contar histórias que envolvam números e suas relações, as crianças podem compreender melhor a ordem dos números e a relação entre eles.

Por exemplo, ao ler uma história que envolve uma contagem regressiva, as crianças podem compreender melhor a sequência numérica de forma lúdica e divertida.

Além disso, a escrita de números também é uma atividade importante para a compreensão dos conceitos matemáticos.

atividades ingles espanhol 600 webp

Inglês e Espanhol: 350 Atividades até 08 anos

350 atividades de inglês e espanhol para crianças de até 08 (oito) anos. Atividades lúdicas e divertidas para gravar palavras dos idiomas.

Conteúdo Patrocinado

As crianças devem ser estimuladas a escrever os números de forma correta e a representá-los em diferentes contextos, como em jogos e atividades matemáticas. Dessa forma, a escrita de números pode ser uma forma de fixar os conceitos aprendidos em sala de aula.

Por fim, a representação de números até 100 também é uma atividade importante para a compreensão dos conceitos matemáticos.

As crianças devem ser estimuladas a representar os números de forma visual, utilizando materiais concretos, como blocos e palitos. Dessa forma, elas podem compreender melhor a relação entre os números e suas representações visuais.

Certamente a integração da Matemática com a leitura e a escrita é uma prática pedagógica interessante para o ensino e aprendizagem da Matemática para crianças na educação infantil.

Utilizando da leitura de histórias, da escrita de números e da representação visual de números, as crianças podem compreender melhor os conceitos matemáticos apresentados.

BNCC e a Sequência Numérica

v2 1vge8 qg1nq

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que define as habilidades e competências que os alunos devem adquirir em cada etapa da Educação Básica.

No que se refere ao ensino de Matemática, a BNCC estabelece que os alunos devem ser capazes de compreender e utilizar a sequência numérica.

ensino medio 600 webp

Novo Ensino Médio: Pacote Completo de Planos de Aula

Pacote de Planos de Aula super completo, com todas as disciplinas do Novo Ensino Médio, alinhado às diretrizes da BNCC.

Conteúdo Patrocinado

A habilidade EF01MA04, presente na BNCC, diz que os alunos devem ser capazes de “compreender e utilizar os números naturais (identificação, comparação, ordenação e representação) e suas diferentes representações (numéricas, por extenso e em situações-problema), em diferentes contextos, inclusive no cotidiano e nas culturas indígena, africana e afro-brasileira”.

Para que os alunos possam desenvolver essa habilidade, é importante que os professores elaborem um plano de aula que contemple a sequência numérica de forma lúdica e divertida.

Dessa forma, é possível utilizar jogos, brincadeiras e atividades que envolvam a contagem de objetos, a identificação de números e a realização de operações simples com números naturais.

Ainda, é preciso que o professor esteja atento às diferentes formas de representação dos números, como a numérica e a por extenso, para que os alunos possam compreender as diferentes formas de expressão numérica.

PLANO DE AULA: Sequência Numérica – Identificando Sequências

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Desenvolver o raciocínio lógico-matemático dos alunos por meio da identificação de sequências numéricas.
  • Objetivos Específicos:
    1. Identificar e completar sequências numéricas de forma crescente e decrescente.
    2. Reconhecer a importância da sequência numérica no cotidiano.
    3. Desenvolver a capacidade de observação e concentração dos alunos.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • Campo de Experiências: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
    • (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Valorizar as diferentes formas de pensar e agir dos colegas.
  • BRINCAR: Explorar a matemática de forma lúdica e prazerosa.
  • PARTICIPAR: Contribuir ativamente nas atividades propostas.
  • EXPLORAR: Observar e identificar padrões numéricos.
  • EXPRESSAR: Comunicar ideias matemáticas de forma clara e objetiva.
  • CONHECER-SE: Reconhecer suas habilidades matemáticas.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Identificação e completamento de sequências numéricas.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A aula será desenvolvida de forma lúdica e interativa, utilizando jogos, brincadeiras e materiais manipulativos para facilitar a compreensão dos conceitos matemáticos. Serão realizadas atividades em grupo e individuais para estimular a participação de todos os alunos.

ATIVIDADES:

  1. Jogo da Sequência Numérica: Os alunos serão divididos em grupos e terão que completar sequências numéricas de forma crescente e decrescente. O professor irá fornecer cartões com números faltantes para que os alunos completem a sequência.
  2. Caça aos Números: Os alunos terão que encontrar números espalhados pela sala e organizá-los em sequências corretas.
  3. Atividade Escrita: Cada aluno terá que escrever sequências numéricas em seu caderno, seguindo as orientações do professor.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Cartões com números.
  • Números espalhados pela sala.
  • Cadernos e lápis.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação dos alunos nas atividades, o entendimento dos conceitos abordados e a capacidade de completar sequências numéricas corretamente.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Introdução ao tema e explicação dos conceitos.
  • Aula 2: Atividades práticas em grupo.
  • Aula 3: Atividades individuais e avaliação do aprendizado.

Avaliação do Aprendizado

Plano de Aula sobre Sequência Numérica
Plano de Aula sobre Sequência Numérica

A avaliação do aprendizado é uma parte importante do processo de ensino e aprendizagem.

No contexto de plano de aula sequência numérica para educação infantil, a avaliação deve ser realizada de forma contínua e sistemática para verificar se os objetivos de aprendizagem estão sendo alcançados e para identificar áreas que precisam de mais atenção.

Existem várias maneiras de avaliar o aprendizado dos alunos, incluindo testes, trabalhos em grupo, projetos individuais, apresentações orais e avaliações formativas. O uso de diferentes métodos de avaliação pode ajudar a garantir que os alunos sejam avaliados de forma justa e completa.

Além disso, a avaliação não deve ser vista apenas como uma forma de medir o conhecimento dos alunos, mas também como uma ferramenta para promover a aprendizagem.

Os professores podem usar a avaliação para fornecer feedback aos alunos e ajudá-los a identificar áreas em que precisam melhorar.

No contexto de plano de aula sequência numérica para educação infantil, os professores podem avaliar o aprendizado dos alunos observando como eles trabalham em atividades relacionadas à sequência numérica, como contar, identificar números e completar padrões numéricos.

Os educadores também podem usar jogos educativos e outras atividades lúdicas para avaliar o aprendizado dos alunos de forma mais descontraída.

Conclusão

v2 1vges uomrm

A partir da elaboração do plano de aula sobre sequência numérica para a educação infantil, é possível concluir que o ensino de sequências numéricas é fundamental para o desenvolvimento cognitivo das crianças.

atividades fundamental1 600 webp

Ensino Fundamental 1 – 2000 Atividades (1º ao 5º ano)

São 2000 Atividades do 1º ao 5º ano, o recurso definitivo para transformar suas práticas pedagógicas!

Conteúdo Patrocinado

Através das atividades propostas, as crianças são capazes de aprender conceitos como ordenação, comparação, quantidades e adição de forma lúdica e prazerosa.

Ao trabalhar com sequências numéricas, o professor pode estimular a criatividade e a imaginação dos alunos, além de desenvolver habilidades como concentração, raciocínio lógico e resolução de problemas.

Usando o plano de aula como ferramenta pedagógica, os educadores ajudam seus alunos a aprender a contar de forma mais eficiente, além de compreender a relação entre os números e a ordem em que eles aparecem.

Com isso, as crianças podem desenvolver habilidades importantes para a vida escolar e para o seu futuro, como a capacidade de interpretar e resolver problemas matemáticos.

Assim, vimos que o ensino de sequências numéricas é fundamental para a educação infantil, pois permite o desenvolvimento cognitivo dos alunos de forma lúdica e prazerosa.

Com o plano de aula adequado, o professor pode estimular a criatividade e a imaginação das crianças, além de desenvolver habilidades importantes para a vida escolar e para o futuro dos alunos.

Perguntas Frequentes

Qual o objetivo de trabalhar a sequência dos números?

O objetivo de trabalhar a sequência dos números é desenvolver o raciocínio lógico-matemático das crianças, permitindo que elas compreendam a organização dos números e sua relação com o mundo ao seu redor. A partir do conhecimento da sequência numérica, as crianças podem desenvolver habilidades de contagem, cálculo, resolução de problemas e outras habilidades importantes para a vida.

ensino medio 600 webp

Novo Ensino Médio: Pacote Completo de Planos de Aula

Pacote de Planos de Aula super completo, com todas as disciplinas do Novo Ensino Médio, alinhado às diretrizes da BNCC.

Conteúdo Patrocinado

Qual o objetivo de trabalhar sequência numérica na Educação Infantil?

O objetivo de trabalhar a sequência numérica na Educação Infantil é permitir que as crianças desenvolvam habilidades matemáticas básicas, como a contagem, a identificação de números e a compreensão da organização dos números. Além disso, o trabalho com a sequência numérica também pode ajudar as crianças a desenvolver habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico.

Qual habilidade da BNCC trabalha a sequência numérica?

A habilidade da BNCC que trabalha a sequência numérica é a habilidade de Matemática, que envolve a compreensão das relações numéricas, a identificação de padrões e a resolução de problemas matemáticos.

Qual habilidade da BNCC trabalha os números na Educação Infantil?

A habilidade da BNCC que trabalha os números na Educação Infantil é a habilidade de Matemática, que envolve a identificação e a contagem de objetos, a compreensão da organização dos números e a resolução de problemas simples envolvendo números e quantidades.

Quais são os objetivos de um plano de aula sobre números e quantidades?

Os objetivos de um plano de aula sobre números e quantidades são permitir que as crianças desenvolvam habilidades matemáticas básicas, como a contagem, a identificação de números e a compreensão da organização dos números. Além disso, um plano de aula sobre números e quantidades também pode ajudar as crianças a desenvolver habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico.

Como desenvolver um plano de aula sobre sequência numérica para crianças da Educação Infantil?

Para desenvolver um plano de aula sobre sequência numérica para crianças da Educação Infantil, é importante considerar as habilidades e necessidades específicas de cada criança. O plano de aula deve incluir atividades que permitam que as crianças trabalhem com a sequência numérica de forma lúdica e interativa, como jogos, brincadeiras e atividades em grupo. O plano de aula também deve incluir avaliações regulares para monitorar o progresso das crianças e identificar áreas que precisam de mais atenção e desenvolvimento.

5/5 - (2 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima