Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Conteúdo Patrocinado
image 59

Plano de Aula Tipos de Moradia: Educação Infantil

Para elaborar um plano de aula sobre tipos de moradia na educação infantil, é importante seguir alguns procedimentos e planejamentos. O primeiro passo é definir os objetivos da aula, que devem estar alinhados com a BNCC. Em seguida, é preciso escolher as atividades pedagógicas e os recursos didáticos que serão utilizados, levando em conta a faixa etária dos alunos e o tempo disponível para a aula. Por fim, é necessário avaliar o desempenho dos alunos, verificando se os objetivos da aula foram alcançados e identificando possíveis pontos de melhoria. Vamos saber mais?

O assunto sobre moradias é importante porque permite que as crianças conheçam as diferentes formas de habitação existentes no mundo, bem como as características de cada uma delas.

Conteúdo Patrocinado

Pacotes de Planos de Aula

Planos Prontos e Editáveis com Códigos da BNCC

 

Além disso, o estudo dos tipos de moradia pode ser relacionado a outros temas, como a história, a geografia e a cultura de diferentes regiões do mundo.

Para trabalhar esse tema, a elaboração do plano de aula é uma das tarefas mais importantes para os professores da educação infantil.

Com ele, é possível planejar as atividades pedagógicas, definir os objetivos da aula, escolher os recursos didáticos e avaliar o desempenho dos alunos.

Além disso, o plano de aula deve estar alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos em cada etapa da educação básica.

Pensando nisso, deixaremos ao final deste artigo um plano de aula pronto para você seguir, ou simplesmente para você se inspirar e adaptar para seus alunos.

atividades ingles espanhol 600 webp

Inglês e Espanhol: 350 Atividades até 08 anos

350 atividades de inglês e espanhol para crianças de até 08 (oito) anos. Atividades lúdicas e divertidas para gravar palavras dos idiomas.

Conteúdo Patrocinado
uma rua com 3 casas de estilos arquitetônicos diferentes

Pontos Principais

  • O plano de aula é uma ferramenta importante para os professores da educação infantil, permitindo que eles planejem as atividades pedagógicas, definam os objetivos da aula, escolham os recursos didáticos e avaliem o desempenho dos alunos.
  • O estudo dos tipos de moradia é um tema relevante para a educação infantil, permitindo que as crianças conheçam as diferentes formas de habitação existentes no mundo e suas características.
  • Para elaborar um plano de aula sobre tipos de moradia na educação infantil, é importante seguir alguns procedimentos e planejamento, como definir os objetivos da aula, escolher as atividades pedagógicas e os recursos didáticos e avaliar o desempenho dos alunos.

Objetivos da Aula

Os objetivos da aula na Educação Infantil devem estar alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos em cada etapa da educação básica.

Na aula sobre tipos de moradia, os objetivos podem variar de acordo com a idade das crianças. Para crianças de 4 a 5 anos, por exemplo, os objetivos podem incluir:

  • Identificar diferentes tipos de moradia, como casas, apartamentos, chalés, entre outros;
  • Compreender as diferenças entre os diferentes tipos de moradia em relação ao tamanho, forma, cor, materiais utilizados, entre outros aspectos;
  • Desenvolver a capacidade de observação e percepção, identificando detalhes e características dos diferentes tipos de moradia;
  • Estimular a criatividade e a imaginação, promovendo a criação de desenhos, maquetes, entre outras atividades.

Já para crianças de 6 a 7 anos, os objetivos podem ser mais complexos, incluindo:

  • Compreender a importância da moradia como um direito humano fundamental;
  • Identificar as diferentes formas de moradia em diferentes regiões do Brasil e do mundo, levando em conta aspectos culturais, econômicos e sociais;
  • Analisar as vantagens e desvantagens de diferentes tipos de moradia em relação à qualidade de vida, conforto, segurança, entre outros aspectos;
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e reflexão crítica, discutindo sobre as desigualdades sociais relacionadas à moradia e possíveis soluções para esses problemas.

Os objetivos da aula devem ser claros, específicos e alinhados com a BNCC, levando em conta a idade e o nível de desenvolvimento das crianças. A aula deve ser planejada de forma a estimular o interesse e a curiosidade dos alunos, promovendo a aprendizagem de forma lúdica e prazerosa.

Tipos de Moradia

Na educação infantil, é importante ensinar às crianças sobre os diferentes tipos de moradia que existem. Isso ajuda a desenvolver a noção de espaço, além de estimular a imaginação e a criatividade dos pequenos.

Casa de Palha

A casa de palha é um tipo de moradia que tem origem na pré-história. Ela é construída com materiais naturais, como palha, bambu e barro. Na época, era a forma mais comum de construção, pois os materiais eram facilmente encontrados na natureza.

Hoje em dia, a casa de palha é muito rara, mas ainda pode ser encontrada em algumas regiões do Brasil, principalmente em áreas rurais. É importante ensinar às crianças sobre esse tipo de moradia para que elas possam entender como as pessoas viviam antigamente.

image 84

5000 Páginas de Atividades Educativas – Pacote Completo!

Conheça este combo incrível com mais de 5000 páginas de conteúdo digital de Atividades Educativas!

Conteúdo Patrocinado

Casa de Madeira

A casa de madeira é um tipo de moradia muito comum no Brasil. Ela é construída com madeira de árvores de reflorestamento, como eucalipto e pinus. Esse tipo de construção é mais sustentável do que a construção com concreto, pois a madeira é um material renovável.

Além disso, a casa de madeira é mais aconchegante e tem um charme especial. É importante ensinar às crianças sobre esse tipo de moradia para que elas possam entender como a arquitetura pode ser adaptada de acordo com o clima e a cultura de cada região.

Casa de Tijolo

A casa de tijolo é um tipo de moradia muito comum nas cidades. Ela é construída com tijolos de barro cozido e cimento. Esse tipo de construção é mais resistente e durável do que a construção com madeira, por exemplo.

Além disso, a casa de tijolo é mais segura e oferece mais proteção contra os elementos naturais, como chuva, vento e sol. É importante ensinar às crianças sobre esse tipo de moradia para que elas possam entender como a arquitetura evoluiu ao longo do tempo e como as pessoas se adaptaram às mudanças na sociedade e no meio ambiente.

image 58

Atividades Pedagógicas

As atividades pedagógicas são fundamentais para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil, e devem ser planejadas com base na BNCC e considerando a faixa etária dos alunos. Nesse sentido, o plano de aula sobre tipos de moradia pode ser enriquecido com diversas atividades que estimulam a criatividade, a socialização e o aprendizado.

Conversa e Contação de Histórias

A conversa é uma atividade importante para estimular a comunicação e o pensamento crítico das crianças. No contexto do plano de aula sobre tipos de moradia, pode-se promover uma roda de conversa para que os alunos possam falar sobre suas próprias casas e as diferenças que existem entre elas. Além disso, a contação de histórias é uma forma lúdica de abordar o tema, e pode ser utilizada para apresentar diferentes tipos de moradia e suas características.

Desenho e Colagem

O desenho e a colagem são atividades que estimulam a criatividade e a coordenação motora das crianças. No plano de aula tipos de moradia, pode-se propor que os alunos desenhem suas próprias casas, ou que recortem e colem imagens de diferentes tipos de moradia em um mural. Essa atividade pode ser complementada com a conversa sobre as características de cada tipo de moradia.

atividades bercario maternal 600 webp

Berçário e Maternal: 350 Atividades para Imprimir

Estas atividades cuidadosamente elaboradas para o berçário e maternal são a chave para criar uma base sólida para o desenvolvimento infantil.

Conteúdo Patrocinado

Música e Dramatização

A música e a dramatização são atividades que estimulam a expressão corporal e a imaginação das crianças. No contexto do plano de aula sobre tipos de moradia, pode-se utilizar músicas e brincadeiras que abordem o tema da moradia, como a música “A Casa” de Vinicius de Moraes. Além disso, pode-se propor que os alunos dramatizem situações do cotidiano em diferentes tipos de moradia, como uma casa, um apartamento, uma tenda, entre outros.

Assim, temos que as atividades pedagógicas são fundamentais para o aprendizado e o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. No plano de aula sobre tipos de moradia, é possível utilizar diversas atividades, como a conversa, a contação de histórias, o desenho, a colagem, a música e a dramatização, para abordar o tema de forma lúdica e estimulante.

Recursos Didáticos

Os recursos didáticos são importantes ferramentas para o ensino na educação infantil, e devem ser utilizados de forma adequada para auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos. Dentre os recursos disponíveis, destacam-se revistas e jornais, que podem ser utilizados para trabalhar a leitura e a escrita, além de estimular a curiosidade e o interesse das crianças.

Outro recurso muito utilizado na educação infantil é o papel cartão, que pode ser utilizado para a confecção de diversas atividades, como dobraduras, colagens e desenhos. Além disso, os palitos de churrasco são muito úteis para a construção de maquetes e outras atividades que envolvam a criação de objetos tridimensionais.

É importante ressaltar que os recursos didáticos devem estar em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos em cada etapa da educação básica. Dessa forma, é fundamental que os recursos utilizados estejam alinhados com os objetivos pedagógicos do plano de aula.

Em resumo, os recursos didáticos são importantes aliados no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. É preciso escolher os recursos adequados para cada atividade, levando em consideração a faixa etária dos alunos e os objetivos pedagógicos do plano de aula.

Avaliação

A avaliação é uma etapa importante em qualquer plano de aula, pois permite verificar se os objetivos foram alcançados e se os alunos compreenderam o conteúdo proposto. Na educação infantil, a avaliação deve ser realizada de forma lúdica e participativa, para que as crianças não se sintam pressionadas ou desmotivadas.

image 84

5000 Páginas de Atividades Educativas – Pacote Completo!

Conheça este combo incrível com mais de 5000 páginas de conteúdo digital de Atividades Educativas!

Conteúdo Patrocinado

Uma das formas de avaliação é por meio da participação dos alunos nas atividades propostas. É importante observar se as crianças estão envolvidas e interessadas nas atividades, se estão interagindo com os colegas e se estão compreendendo o conteúdo.

Outra forma de avaliação é por meio da escrita e interpretação. É possível pedir para que as crianças desenhem ou escrevam sobre o que aprenderam, o que pode ajudar a identificar os pontos que precisam ser reforçados.

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a avaliação é vista como um processo contínuo e formativo, que deve ser realizado ao longo de todo o processo de ensino-aprendizagem. Por isso, é importante que o professor esteja sempre atento aos avanços e dificuldades dos alunos, para que possa adaptar o plano de aula e garantir que todos estejam aprendendo de forma significativa.

BNCC e Educação Infantil

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece as aprendizagens essenciais que todos os estudantes brasileiros devem desenvolver ao longo da Educação Básica. Na Educação Infantil, a BNCC traz cinco campos de experiência para o planejamento dos conteúdos. São eles: 1) o eu, o outro e o nós; 2) corpo, gestos e movimentos; 3) traços, sons, cores e formas; 4) oralidade e escrita; e 5) espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

A BNCC na Educação Infantil busca promover o desenvolvimento integral das crianças, valorizando suas especificidades e o respeito às diferenças. Para isso, é necessário que os professores conheçam as características e necessidades dos alunos, para que possam planejar atividades que estimulem o desenvolvimento cognitivo, socioemocional e físico.

Além disso, a BNCC na Educação Infantil destaca a importância das relações entre as crianças e entre elas e os adultos. O documento ressalta que é fundamental criar um ambiente acolhedor e seguro, que favoreça a expressão das emoções e do pensamento das crianças, e que promova a construção de vínculos afetivos e a cooperação entre elas.

Por fim, a BNCC na Educação Infantil reconhece a importância do brincar como uma atividade fundamental para o desenvolvimento das crianças. O documento destaca que é por meio do brincar que as crianças aprendem a explorar o mundo, a lidar com as emoções, a desenvolver a imaginação e a criatividade, entre outras habilidades e competências.

1 e1708610269306

Educação Infantil + Ensino Fundamental 1: Pacote Completo

Pacote de Planos de Aula Prontos, Editáveis e com Brindes de Atividades para Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, de acordo com a BNCC.

Conteúdo Patrocinado

Procedimentos e Planejamento

O planejamento de aulas é um procedimento fundamental para a prática docente de professores de educação infantil. Com a implementação da BNCC, é importante que os professores se atentem às competências e habilidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos em cada etapa da educação básica.

Para elaborar um plano de aula eficaz, é importante que o professor leve em consideração os objetivos de aprendizagem, as atividades que serão realizadas, a metodologia utilizada, os materiais necessários e a avaliação das aprendizagens. Além disso, é importante que o professor considere as características e necessidades individuais de cada aluno.

Na elaboração do plano de aula, é importante que o professor utilize uma linguagem clara e objetiva, de forma a facilitar a compreensão dos alunos. Também é importante que o plano de aula seja flexível, permitindo que o professor faça ajustes conforme a necessidade.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

Objetivo Geral:

  • Proporcionar às crianças o conhecimento sobre diferentes tipos de moradia, estimulando a valorização da diversidade cultural e o respeito às diferenças.

Objetivos Específicos:

  • Identificar diferentes tipos de moradia.
  • Reconhecer a importância de respeitar e valorizar as diferentes formas de morar.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística das crianças ao desenhar suas próprias casas.
  • Promover a socialização e o trabalho em grupo.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós

  • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
  • (EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

Campo de Experiências: Traços, Sons, Cores e Formas

  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Tipos de moradia: casa, apartamento, choupana, iglu, entre outros.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre os diferentes tipos de moradia, estimulando a participação e a expressão das crianças.
  • Apresentar imagens e exemplos de diferentes tipos de moradia para enriquecer o repertório visual das crianças.
  • Propor uma atividade de desenho, onde as crianças poderão criar e desenhar suas próprias casas, estimulando a criatividade e a expressão artística.

ATIVIDADES:

  1. Roda de conversa: Iniciar a aula conversando sobre os diferentes tipos de moradia, perguntando às crianças onde moram e se conhecem outros tipos de casas.
  2. Apresentação de imagens: Mostrar imagens de diferentes tipos de moradia, como casas, apartamentos, choupanas, iglus, entre outros, e explicar suas características.
  3. Atividade de desenho: Fornecer materiais para que as crianças desenhem suas próprias casas, estimulando a criatividade e a expressão artística.
  4. Socialização: Ao final da atividade, as crianças poderão compartilhar seus desenhos com os colegas, promovendo a socialização e o respeito às diferentes formas de morar.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Imagens de diferentes tipos de moradia
  • Papel, lápis de cor, giz de cera e outros materiais de desenho

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação durante a participação na roda de conversa e na atividade de desenho, levando em consideração a expressão das crianças, a criatividade e o respeito às diferenças.
  • Registro fotográfico dos desenhos para análise posterior e acompanhamento do desenvolvimento das crianças.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Roda de conversa sobre tipos de moradia e apresentação de imagens.
  • 2ª aula: Atividade de desenho das casas.
  • 3ª aula: Socialização dos desenhos e reflexão

Perguntas Frequentes sobre este Assunto

Atividade lúdica para ensinar sobre tipos de moradia na Educação Infantil

Existem diversas atividades lúdicas que podem ser utilizadas para ensinar sobre tipos de moradia na Educação Infantil. Uma opção é a construção de maquetes de casas, apartamentos, chalés, entre outras moradias, utilizando materiais como papelão, palitos de sorvete, massinha de modelar, entre outros. Outra opção é a utilização de jogos educativos que abordem o tema, como quebra-cabeças e jogos da memória.

Projeto Os três porquinhos: como trabalhar o tema moradia na Educação Infantil?

O projeto Os três porquinhos é uma excelente forma de trabalhar o tema moradia na Educação Infantil. Além de ensinar sobre diferentes tipos de moradia, o projeto também permite abordar temas como trabalho em equipe, planejamento e construção. É possível utilizar materiais como papelão, palitos de sorvete e massinha de modelar para construir as casinhas dos porquinhos.

Plano de aula sobre o bairro para Educação Infantil: como abordar o tema moradia?

Ao elaborar um plano de aula sobre o bairro para a Educação Infantil, é possível abordar o tema moradia de diversas formas. Uma opção é realizar uma caminhada pelo bairro, observando os diferentes tipos de moradia e conversando sobre as características de cada uma. Outra opção é a realização de atividades de desenho e pintura, em que as crianças possam representar as moradias que conhecem.

Imagens de tipos de moradia para ensinar na Educação Infantil

A utilização de imagens é uma forma eficiente de ensinar sobre tipos de moradia na Educação Infantil. É possível utilizar livros ilustrados, cartazes e fotografias para mostrar às crianças diferentes tipos de moradia, como casas, apartamentos, chalés, entre outras. As imagens também podem ser utilizadas para incentivar a imaginação das crianças, permitindo que elas criem suas próprias moradias.

Como trabalhar o tema moradia dos animais na Educação Infantil?

O tema moradia dos animais pode ser trabalhado na Educação Infantil de diversas formas. Uma opção é a realização de atividades de observação e pesquisa, em que as crianças possam conhecer os diferentes tipos de moradia dos animais. Também é possível utilizar materiais como papelão, palitos de sorvete e massinha de modelar para construir as moradias dos animais.

Projeto Onde eu moro: como ensinar sobre tipos de moradia na Educação Infantil?

O projeto Onde eu moro é uma forma criativa de ensinar sobre tipos de moradia na Educação Infantil. A ideia é que cada criança possa criar uma maquete da sua própria casa, utilizando materiais como papelão, palitos de sorvete e massinha de modelar. Além de ensinar sobre diferentes tipos de moradia, o projeto também permite que as crianças aprendam sobre planejamento e organização.

5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima