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Início » Planos de Aula e Conteúdos para Educação Infantil » Plano de Aula sobre o Olfato: Educação Infantil

Plano de Aula sobre o Olfato: Educação Infantil

Confira o Plano de Aula Pronto ao Final

Neste artigo, exploraremos métodos eficazes e criativos para introduzir o conceito do olfato para crianças pequenas, enfatizando como essa percepção sensorial é fundamental no cotidiano e no aprendizado. Além de abordar as habilidades específicas que serão desenvolvidas conforme a BNCC, compartilharemos também atividades práticas que podem ser implementadas em sala de aula. Por fim, deixaremos um exemplo de plano de aula pronto para você seguir ou adaptar.

Seja você um educador em busca de inspiração ou um coordenador pedagógico procurando inovar o currículo escolar, aqui você encontrará dicas valiosas e adaptáveis para ensinar sobre o olfato de maneira divertida e educativa.

Acompanhe e descubra como tornar o aprendizado sobre os sentidos uma aventura excitante e informativa para os pequenos!

Isso me cheira a um ótimo conteúdo! Vamos conferir?

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Uma sala de aula colorida com vários objetos perfumados como flores e frutas, uma mesa sensorial com diferentes itens cheirosos e crianças explorando e discutindo seu olfato

Naturalmente, para elaborar um plano de aula sobre o olfato para a educação infantil, é necessário levar em consideração as orientações da BNCC.

A BNCC estabelece que as aulas devem ser planejadas de forma a desenvolver a capacidade das crianças de observar, comparar, classificar e comunicar suas observações.

Além disso, a BNCC define as habilidades e competências que as crianças devem desenvolver em cada faixa etária, o que deve ser levado em consideração ao elaborar o plano de aula.

O objetivo de um plano de aula sobre o olfato para a educação infantil é desenvolver a capacidade das crianças de identificar e descrever diferentes odores, bem como compreender a importância do olfato para a percepção do mundo ao seu redor.

O plano de aula deve incluir atividades que envolvam a exploração de diferentes odores, como cheiros de alimentos, flores, perfumes e produtos de limpeza, por exemplo.

Além disso, é preciso que o plano de aula inclua atividades que estimulem a comunicação e a expressão das crianças, como a criação de um mural com desenhos de diferentes odores e a descrição dos mesmos.

Compreendendo a BNCC e o Desenvolvimento Infantil

Uma sala de aula colorida e interativa com diversos objetos perfumados, como flores, frutas e especiarias, dispostos sobre uma mesa para as crianças explorarem e identificarem diferentes cheiros

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que define os conhecimentos, habilidades e competências que devem ser desenvolvidos pelos estudantes em cada etapa da Educação Básica.

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Estrutura e Objetivos da BNCC

A BNCC é dividida em duas partes: a primeira apresenta uma introdução e um conjunto de dez competências gerais que devem ser desenvolvidas pelos estudantes ao longo da Educação Básica.

Já a segunda parte apresenta as habilidades específicas para cada área do conhecimento.

A BNCC tem como objetivo garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade, que os prepare para a vida em sociedade e para o mercado de trabalho.

Para isso, a BNCC define as habilidades e competências que os estudantes devem desenvolver em cada etapa da Educação Básica.

Importância do Olfato no Desenvolvimento das Crianças

O olfato é um dos cinco sentidos humanos e tem um papel importante no desenvolvimento das crianças.

Além de ser responsável pela identificação de cheiros, o olfato está diretamente ligado ao paladar e à memória.

Na Educação Infantil, é importante que os professores desenvolvam atividades que estimulem o olfato das crianças.

Isso pode ser feito através de jogos, brincadeiras e experimentos que envolvam o sentido do olfato. Veremos isso mais de perto à frente.

Planejamento do Plano de Aula

Uma sala de aula colorida com diversos objetos perfumados espalhados sobre uma mesa, como flores, frutas e temperos. Um grupo de crianças curiosas está reunido, farejando e discutindo os diferentes aromas

Ao elaborar um plano de aula sobre o olfato para a Educação Infantil, é importante seguir as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e definir objetivos e competências específicas para a atividade.

Definição de Objetivos e Competências

O primeiro passo para elaborar um plano de aula sobre o olfato é definir os objetivos de ensino. O objetivo geral pode ser, por exemplo, “desenvolver a percepção olfativa das crianças”.

Já os objetivos específicos devem ser mais detalhados e claros, como “identificar diferentes odores” ou “diferenciar cheiros agradáveis e desagradáveis”.

Além disso, é importante definir as competências que serão desenvolvidas durante a atividade.

A BNCC define as competências gerais que devem ser trabalhadas em todas as etapas da Educação Básica, como a capacidade de argumentação, a empatia e a responsabilidade socioambiental.

Para o plano de aula sobre o olfato, as competências específicas podem ser relacionadas à percepção sensorial e à identificação de odores.

Seleção de Conteúdos e Metodologia

Após definir os objetivos e competências, é necessário selecionar os conteúdos que serão trabalhados durante a atividade.

Escolha conteúdos que sejam relevantes para o desenvolvimento da percepção olfativa das crianças, como a identificação de diferentes cheiros e a relação entre o olfato e a memória.

A metodologia deve ser adequada às características das crianças e aos objetivos da atividade.

É possível utilizar jogos, brincadeiras e experiências sensoriais para estimular a percepção olfativa.

Também é importante promover a participação ativa das crianças e estimular a troca de ideias e experiências.

Organização dos Espaços e Tempos

A organização dos espaços e tempos é fundamental para o sucesso da atividade.

Escolha um ambiente adequado e seguro para a realização da atividade, com espaço suficiente para as crianças se movimentarem e explorarem diferentes odores.

O tempo deve ser bem planejado, levando em consideração a duração da atividade e o tempo necessário para a preparação dos materiais e recursos didáticos.

É importante também estabelecer um cronograma para a atividade, com momentos de introdução, desenvolvimento e avaliação.

Escolha de Materiais e Recursos Didáticos

A escolha dos materiais e recursos didáticos também é fundamental para o sucesso do plano de aula.

É possível utilizar diferentes materiais, como frutas, flores, temperos e essências, para estimular a percepção olfativa das crianças.

Também é importante utilizar recursos didáticos adequados, como livros, vídeos e jogos, para enriquecer a atividade e promover a aprendizagem.

A escolha dos materiais e recursos deve ser feita com base nos objetivos, competências e conteúdos definidos no planejamento do plano de aula sobre o olfato.

Atividades Práticas

Uma sala de aula colorida com vários objetos perfumados como flores, frutas e temperos dispostos sobre uma mesa. Um grupo de crianças curiosas se reúne, farejando e discutindo os diferentes cheiros

Para que as crianças possam explorar e aprender sobre o olfato, realize atividades práticas que permitam a elas experimentar diferentes cheiros e sensações.

As atividades práticas são uma forma lúdica e eficaz de ensinar conceitos complexos de forma simples e divertida.

Brincadeiras e Jogos Sensoriais

As brincadeiras e jogos sensoriais são uma forma divertida de ensinar as crianças sobre o olfato.

Algumas ideias de atividades incluem a caça ao tesouro de cheiros, onde as crianças devem encontrar objetos com diferentes odores, e o jogo do cheiro, onde as crianças devem adivinhar o que está dentro de uma caixa apenas pelo cheiro.

Exploração de Objetos e Alimentos

A exploração de objetos e alimentos é uma forma de permitir que as crianças experimentem diferentes cheiros e texturas.

Algumas ideias de atividades incluem a criação de um jardim de ervas aromáticas, onde as crianças podem cheirar e identificar diferentes plantas, e a degustação de alimentos com diferentes aromas, como frutas, especiarias e ervas.

Atividades Artísticas e Criativas

As atividades artísticas e criativas são uma forma de incentivar a criatividade e a imaginação das crianças, enquanto aprendem sobre o olfato.

Algumas ideias de atividades incluem a criação de pinturas com diferentes cores e texturas, inspiradas em diferentes cheiros, e a criação de perfumes e aromatizadores caseiros, utilizando diferentes essências e óleos essenciais.

Integração com Outros Campos de Experiência

A integração com outros campos de experiência é uma forma de ampliar o aprendizado das crianças sobre o olfato.

Algumas ideias de atividades incluem a criação de histórias e brincadeiras que envolvam o sentido do olfato, a exploração de diferentes texturas e formas, e a realização de atividades físicas que envolvam o corpo, gestos e movimentos, como danças e jogos.

Avaliação e Acompanhamento

Uma sala de aula com cartazes coloridos e atividades interativas focadas no olfato, incluindo objetos etiquetados e uma estação de exploração prática

A avaliação e o acompanhamento são processos fundamentais para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças na educação infantil.

Conforme a BNCC, a avaliação deve ser realizada mediante o acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem aplicação de testes formais.

Observação e Registro do Desenvolvimento

A observação é uma ferramenta importante para avaliar o desenvolvimento das crianças.

Os professores devem observar as crianças durante as atividades e registrar as suas observações em um diário de bordo.

O diário de bordo é um registro que permite acompanhar a evolução do desenvolvimento da criança, identificar as suas habilidades e dificuldades, e planejar as atividades de acordo com as suas necessidades.

Feedback e Diálogo com as Famílias

O feedback é uma forma de fornecer informações sobre o desenvolvimento da criança para as famílias.

Os professores devem fornecer feedbacks regulares sobre o progresso da criança e o seu comportamento durante as atividades.

Além disso, o diálogo com as famílias é fundamental para o acompanhamento do desenvolvimento da criança. Ainda mais no caso de crianças especiais.

Os professores devem manter um diálogo aberto com as famílias para entender as suas expectativas e necessidades, e adaptar as atividades de acordo com as suas demandas.

Para garantir uma avaliação e acompanhamento efetivos, é importante que os educadores tenham flexibilidade e sejam adaptáveis às necessidades das crianças.

A avaliação e acompanhamento devem ser um processo contínuo e dinâmico, que acompanha o desenvolvimento da criança ao longo do tempo.

Adaptações para Necessidades Específicas

Uma sala de aula colorida com diversos objetos perfumados como flores e frutas, crianças empenhadas em cheirar e identificar diferentes aromas e uma professora facilitando a atividade

As crianças podem apresentar necessidades específicas que requerem adaptações no plano de aula.

A inclusão e diversidade na educação infantil são princípios básicos para garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade.

Inclusão e Diversidade na Educação Infantil

A inclusão é um processo que visa garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de suas necessidades específicas.

A diversidade é um elemento importante na educação infantil, pois permite que as crianças aprendam sobre diferentes culturas e realidades.

Para garantir a inclusão e diversidade na educação infantil, é preciso que o plano de aula seja adaptado às necessidades específicas de cada criança.

Isso pode incluir a utilização de materiais adaptados, a criação de atividades específicas para cada criança e a utilização de estratégias pedagógicas diferenciadas.

Estratégias para Crianças com Dificuldades Sensoriais

Algumas crianças podem apresentar dificuldades sensoriais, como problemas de visão, audição ou olfato.

Para essas crianças, mais do que nunca, é necessário adaptar o plano de aula para garantir que elas possam participar das atividades de forma adequada.

Algumas estratégias que podem ser utilizadas incluem:

  • Utilização de materiais adaptados, como livros em braile ou com fontes ampliadas;
  • Utilização de recursos audiovisuais, como vídeos e áudios, para auxiliar no aprendizado;
  • Adaptação das atividades para utilizar outros sentidos, como o tato ou o paladar;
  • Utilização de jogos e brincadeiras que estimulem a percepção sensorial.

PLANO DE AULA: Explorando o Olfato

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Proporcionar experiências sensoriais que estimulem o desenvolvimento da percepção olfativa das crianças.
  • Objetivos Específicos:
    1. Desenvolver a capacidade de identificar e diferenciar diferentes odores.
    2. Estimular a curiosidade e a exploração sensorial.
    3. Promover a linguagem oral e a expressão de sentimentos e sensações relacionados aos odores.
    4. Incentivar a interação e a cooperação entre as crianças durante as atividades.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

  • Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós
    • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
    • (EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
    • (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Exploração e identificação de diferentes odores.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Roda de conversa para introdução do tema.
  • Atividades práticas de identificação de odores.
  • Jogo de adivinhação de odores.
  • Confecção de materiais sensoriais com diferentes aromas.

ATIVIDADES:

  1. Roda de Conversa: Iniciar a aula perguntando às crianças sobre o que sabem a respeito dos cheiros e o que acham sobre eles.
  2. Atividade de Identificação de Odores: Preparar potes com diferentes odores (ex: café, baunilha, limão) e pedir para as crianças identificarem cada um.
  3. Jogo de Adivinhação: Colocar um pano com um odor específico em um pote e pedir para as crianças adivinharem qual é o cheiro.
  4. Confecção de Materiais Sensoriais: Criar sachês perfumados com diferentes essências para as crianças explorarem.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Potinhos com diferentes odores
  • Panos com odores variados
  • Essências aromáticas
  • Materiais para confecção de sachês

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do envolvimento e participação das crianças nas atividades propostas.
  • Verificação da capacidade de identificação e diferenciação de odores.
  • Avaliação do nível de cooperação e interação durante as atividades em grupo.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1:
    • Roda de conversa sobre o tema.
    • Atividade de identificação de odores.
  • Aula 2:
    • Jogo de adivinhação de odores.
    • Confecção de materiais sensoriais.
  • Aula 3:
    • Revisão dos odores trabalhados.
    • Atividade de expressão oral sobre os odores explorados.

Passo a Passo para Implementar o Plano de Aula sobre o Olfato na Educação Infantil

Passo 1: Preparação Inicial

  • Revisão do Plano: Antes de iniciar as aulas, o professor deve revisar detalhadamente o plano de aula, incluindo objetivos, conteúdos programáticos e atividades planejadas.
  • Recolhimento de Materiais: Organize todos os recursos didáticos necessários, como potinhos, panos, essências aromáticas e materiais para confecção de sachês. Certifique-se de que todos os itens estejam seguros e adequados para uso infantil.

Passo 2: Introdução do Tema

  • Roda de Conversa: Comece a aula com uma roda de conversa. Pergunte às crianças o que elas já sabem sobre o olfato e os diferentes cheiros que conhecem. Use esta atividade para avaliar o conhecimento prévio e despertar o interesse pelo tema.

Passo 3: Atividades Práticas

  • Identificação de Odores: Apresente os potes com diferentes odores. Oriente as crianças a cheirarem um de cada vez e tentarem identificar ou descrever o cheiro. É importante dar tempo para que cada criança explore à sua maneira.
  • Jogo de Adivinhação de Odores: Utilize panos com odores para um jogo de adivinhação. Cubra os potes e peça às crianças para adivinharem os cheiros sem visualizar os conteúdos. Esse jogo pode ser tanto uma atividade de grupo quanto individual.

Passo 4: Atividade Criativa

  • Confecção de Materiais Sensoriais: Guiar as crianças na confecção de sachês perfumados. Mostre como colocar as essências em materiais absorventes e como amarrar os sachês. Esta atividade ajuda no desenvolvimento das habilidades motoras finas e permite que as crianças levem para casa uma lembrança da experiência olfativa.

Passo 5: Avaliação e Feedback

  • Observação Ativa: Durante as atividades, observe como as crianças interagem com os materiais e entre si. Note quais odores atraem mais atenção e quais são mais desafiadores para identificar.
  • Discussão: Após as atividades, reúna as crianças novamente em uma roda de conversa para discutir o que aprenderam. Encoraje-as a expressar como se sentiram ao cheirar os diferentes odores e o que mais gostaram na atividade.

Passo 6: Revisão e Encerramento

  • Revisão dos Odores: Na aula seguinte, faça uma breve revisão dos odores trabalhados anteriormente para reforçar a aprendizagem.
  • Atividade de Expressão Oral: Conclua o módulo com uma atividade onde as crianças possam falar sobre os odores explorados, compartilhando suas experiências e o que aprenderam sobre o sentido do olfato.

Passo 7: Reflexão Profissional

  • Autoavaliação: Após a conclusão do módulo, reserve um momento para refletir sobre o sucesso das atividades. Considere o que funcionou bem e o que pode ser melhorado para futuras aulas.
  • Feedback dos Pais: Se possível, obtenha feedback dos pais sobre a reação das crianças em casa. Isso pode oferecer insights valiosos sobre o impacto das atividades fora do ambiente escolar.

Implementar este plano de aula não apenas atende aos objetivos de aprendizagem da BNCC, mas também oferece uma experiência enriquecedora que pode estimular o desenvolvimento integral das crianças na educação infantil.

Para complementar o plano de aula sobre o sentido do olfato na educação infantil, é interessante incorporar atividades que envolvam outros sentidos, incentivem a investigação científica e integrem conhecimentos de outras áreas.

Aqui estão algumas atividades complementares que podem ser integradas:

1. Jardim de Aromas:

  • Descrição: Criar um pequeno jardim ou usar vasos com plantas aromáticas como menta, alecrim, manjericão e lavanda. Permita que as crianças explorem os diferentes aromas tocando e cheirando as plantas.
  • Objetivo: Associar odores a objetos naturais e desenvolver a consciência ecológica.

2. Cozinha Experimental:

  • Descrição: Organize uma atividade de cozinha onde as crianças possam usar ingredientes com odores fortes, como canela, limão e alho, para preparar receitas simples, como biscoitos ou limonada.
  • Objetivo: Explorar a relação entre o olfato e o paladar e entender como os odores influenciam a percepção dos sabores.

3. Arte com Aromas:

  • Descrição: Utilize materiais como tintas perfumadas ou massinha de modelar caseira com essências para criar obras de arte que podem ser apreciadas tanto visual quanto olfativamente.
  • Objetivo: Estimular a criatividade e a expressão artística, integrando o olfato no processo criativo.

4. Histórias Perfumadas:

  • Descrição: Durante a leitura de histórias, use objetos ou essências que imitem os odores descritos nos livros para tornar a experiência mais imersiva.
  • Objetivo: Melhorar a compreensão textual e estimular a imaginação através do olfato.

5. Ciência do Olfato:

  • Descrição: Realize experimentos simples para explicar como o nariz e o cérebro trabalham juntos para identificar cheiros. Por exemplo, mostrar como o nariz percebe os odores e como o cheiro pode mudar se o nariz está bloqueado.
  • Objetivo: Introduzir noções básicas de biologia e ciências naturais relacionadas ao corpo humano.

6. Caça ao Tesouro Olfativo:

  • Descrição: Organize uma caça ao tesouro onde as crianças devem seguir pistas baseadas em odores para encontrar um “tesouro” escondido, como um sachê perfumado ou uma cesta de frutas.
  • Objetivo: Desenvolver habilidades de raciocínio, memória olfativa e trabalho em equipe.

7. Diário de Odores:

  • Descrição: Encoraje as crianças a manterem um diário de odores onde elas possam colar pequenas amostras de tecidos ou materiais impregnados com diferentes aromas e escrever sobre suas experiências e sentimentos relacionados a esses cheiros.
  • Objetivo: Reforçar a linguagem escrita e oral, além de promover a autoexpressão.

Essas atividades não só diversificam a experiência de aprendizagem como também ajudam a reforçar os conceitos ensinados sobre o olfato, tornando o aprendizado mais dinâmico e integrado.

Perguntas Frequentes

Uma sala de aula com cartazes coloridos e atividades interativas sobre o sentido do olfato, incluindo potes rotulados com diferentes aromas e uma mesa de exploração sensorial

Quais atividades lúdicas podem ser aplicadas para ensinar sobre o olfato na Educação Infantil?

Existem diversas atividades lúdicas que podem ser aplicadas para ensinar sobre o olfato na Educação Infantil.

Uma atividade interessante é o jogo dos cheiros, onde as crianças devem identificar diferentes odores.

Outra atividade é a criação de um jardim de cheiros, onde as crianças plantam diferentes ervas e flores com o objetivo de identificar seus diferentes aromas.

Como posso integrar o ensino do olfato com outras áreas do conhecimento na Educação Infantil?

O ensino do olfato pode ser integrado com outras áreas do conhecimento de diversas maneiras.

Na área de ciências, é possível abordar a química dos odores e como eles são percebidos pelo corpo humano.

Na área de literatura, é possível trabalhar com histórias que exploram o sentido do olfato.

Já na área de artes, é possível criar obras inspiradas em diferentes cheiros.

Qual a importância do ensino do olfato no desenvolvimento infantil segundo a BNCC?

Segundo a BNCC, o ensino do olfato é importante para o desenvolvimento infantil, pois permite que as crianças explorem o mundo ao seu redor de uma maneira mais completa.

Além disso, o ensino do olfato pode contribuir para o desenvolvimento da percepção sensorial e da memória.

Quais estratégias pedagógicas são eficazes para introduzir o tema do olfato para crianças na Educação Infantil?

Algumas estratégias pedagógicas eficazes para introduzir o tema do olfato para crianças na Educação Infantil são:

  • a realização de experimentos simples para explorar diferentes odores,
  • a criação de um vocabulário específico para descrever cheiros e
  • a discussão sobre a importância dos odores no nosso dia a dia.

De que forma o plano de aula sobre o olfato pode contribuir para o cumprimento das habilidades EI03TS02 da BNCC?

O plano de aula sobre o olfato pode contribuir para o cumprimento das habilidades EI03TS02 da BNCC. Essa habilidade diz respeito à exploração e ao conhecimento do corpo.

Isso porque ele permite que as crianças conheçam melhor o seu próprio sentido do olfato e como ele funciona. Além disso, o ensino do olfato pode contribuir para o desenvolvimento da percepção sensorial e da memória, habilidades também contempladas pela BNCC.

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