Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Conteúdo Patrocinado
Planos de Aula Traços Sons e Cores: educação infantil

05 Planos de Aula Traços, Sons, Cores e Formas: ed. infantil

Se você é professor(a) da Educação Infantil em busca de ideias criativas para planos de aula que explorem traços, sons, cores e formas, está no lugar certo! Neste artigo, vamos apresentar 5 ideias incríveis e divertidas de planos de aula que vão ajudar a estimular o desenvolvimento cognitivo e criativo dos pequenos.

05 Ideias de Planos de Aula para Explorar Traços, Sons, Cores e Formas na Educação Infantil

Conteúdo Patrocinado

Pacotes de Planos de Aula

Planos Prontos e Editáveis com Códigos da BNCC

 

Em nosso primeiro plano de aula, vamos explorar os traços e a coordenação motora fina das crianças, através de atividades que envolvem desenhos e pinturas.

Em seguida, vamos nos aventurar em explorar os sons através de atividades musicais, como batucar em objetos reais e descobrir diferentes sons produzidos por instrumentos.

Na terceira ideia, vamos mergulhar no mundo das cores! Vamos ajudar as crianças a desenvolverem a percepção das cores primárias e secundárias, através de jogos e brincadeiras.

Em seguida, exploraremos as formas, através de atividades que envolvem recortes, encaixes e construções com materiais diversos.

Estas ideias de planos de aula foram especialmente elaboradas para garantir a diversão e a aprendizagem dos pequenos, de forma lúdica e envolvente.

atividades bercario maternal 600 webp

Berçário e Maternal: 350 Atividades para Imprimir

Estas atividades cuidadosamente elaboradas para o berçário e maternal são a chave para criar uma base sólida para o desenvolvimento infantil.

Conteúdo Patrocinado

Então, prepare-se para muita criatividade e descobertas incríveis nesta jornada pelo mundo dos traços, sons, cores e formas na Educação Infantil!

rabiscos e desenhos de uma criança

A importância de explorar traços, sons, cores e formas na educação infantil

A exploração de traços, sons, cores e formas desempenha um papel fundamental no desenvolvimento infantil.

Esses elementos estimulam diferentes áreas do cérebro das crianças, promovendo o desenvolvimento cognitivo, criativo e sensorial.

Ao explorar os traços por meio de atividades de desenho e pintura, as crianças aprimoram suas habilidades motoras finas, a coordenação olho-mão e a capacidade de expressar suas ideias e emoções de forma visual.

Além disso, o desenho permite que elas desenvolvam sua criatividade e imaginação, criando seus próprios mundos através do papel e do lápis.

Os sons também desempenham um papel importante no desenvolvimento das crianças. Ao explorar diferentes sons produzidos por objetos e instrumentos musicais, as crianças desenvolvem sua percepção auditiva e aprendem a identificar e diferenciar os sons ao seu redor.

Ainda, a música estimula a expressão criativa, o ritmo e a coordenação motora.

60 jogos pedagogicos 600 webp

60 Jogos Pedagógicos para Habilidades Cognitivas

Desperte o Gênio Interior de cada criança com estes Super Jogos Pedagógicos para Habilidades Cognitivas!

Conteúdo Patrocinado

As cores são uma parte essencial do mundo visual das crianças. Ao explorar as cores primárias e secundárias por meio de jogos e brincadeiras, as crianças aprendem a identificar, nomear e combinar as cores, desenvolvendo assim sua percepção visual e habilidades de classificação.

Além disso, a experimentação com cores permite que elas expressem suas preferências e emoções de forma visualmente estimulante.

As formas também estão presentes em nosso mundo cotidiano. Ao explorar as formas por meio de atividades de recorte, encaixe e construção, as crianças desenvolvem suas habilidades de reconhecimento e classificação de formas, além de aprimorar sua coordenação motora e habilidades de resolução de problemas.

As atividades que envolvem formas também estimulam a criatividade, a imaginação e a capacidade de construir e transformar o mundo ao seu redor.

Plano nº 1: Explorando traços e formas por meio da pintura

desenho de criança com diversas formas

Neste plano de aula, vamos explorar os traços e formas das crianças por meio de atividades de pintura.

A pintura é uma forma divertida e criativa de expressão que permite que as crianças desenvolvam suas habilidades motoras finas e sua capacidade de representar o mundo ao seu redor.

Atividade 1: Pintura com os dedos

fundamental2 600 webp

Ensino Fundamental 2: Pacote de Planos de Aula Completo

Desenvolva a aula perfeita em apenas alguns minutos com estes Planos de Aula Prontos para Alunos do Ensino Fundamental 2

Conteúdo Patrocinado

Materiais necessários: Tinta guache de várias cores, papel branco, pratos de papel ou bandejas de plástico.

Instruções:

  1. Coloque diferentes cores de tinta guache em pratos de papel ou bandejas de plástico.
  2. Peça às crianças que mergulhem os dedos na tinta e façam traços e formas no papel branco.
  3. Incentive-os a experimentar diferentes movimentos e pressões para criar diferentes efeitos.
  4. Deixe que as obras de arte sequem e exponha-as na sala de aula.

Essa atividade permite que as crianças explorem diferentes traços e formas usando seus dedos como pincéis. Elas podem experimentar diferentes pressões e movimentos para criar linhas retas, curvas, círculos e outras formas interessantes. Além disso, essa atividade também ajuda a desenvolver a coordenação motora fina e a percepção visual.

Atividade 2: Explorando formas com pincéis

Materiais necessários: Tinta guache de várias cores, papel branco, pincéis de diferentes tamanhos, copos com água para limpar os pincéis.

Instruções:

  1. Coloque diferentes cores de tinta guache em pratos de papel ou bandejas de plástico.
  2. Forneça pincéis de diferentes tamanhos e copos com água para limpar os pincéis entre as cores.
  3. Peça às crianças que usem os pincéis para criar formas e padrões no papel branco.
  4. Incentive-os a experimentar diferentes tipos de pincéis e a combinar cores para criar efeitos interessantes.
  5. Deixe que as obras de arte sequem e exponha-as na sala de aula.

Essa atividade permite que as crianças explorem diferentes formas e padrões usando pincéis. Elas podem experimentar diferentes tipos de pincéis, como pincéis finos, pincéis largos e pincéis com texturas diferentes, para criar formas e padrões interessantes.

cards

KIT Comunicação Alternativa Método PECS

Transforme a Comunicação dos seus Alunos com o Kit de Comunicação Alternativa Método PECS. Ideal para Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Conteúdo Patrocinado

Além disso, essa atividade também ajuda a desenvolver a coordenação motora fina, a percepção visual e a criatividade das crianças.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver a coordenação motora fina através da pintura com os dedos e da exploração de formas com pincéis.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística das crianças.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, ampliando seus saberes sobre a cultura.
  • Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Pintura com os dedos
  • Exploração de formas com pincéis

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula explicando para as crianças o que é a pintura com os dedos e a exploração de formas com pincéis.
  • Demonstrar como realizar cada atividade de forma simples e criativa.
  • Permitir que as crianças experimentem livremente as técnicas, sem pressão por resultados perfeitos.

ATIVIDADES:

  1. Pintura com os dedos:
    • Disponibilize tintas de cores variadas em potes rasos.
    • Peça para as crianças molharem os dedos na tinta e fazerem desenhos livres em folhas de papel.
    • Estimule a exploração de cores e texturas.
  2. Explorando formas com pincéis:
    • Ofereça pincéis de diferentes tamanhos e formas.
    • Mostre às crianças como podem criar formas geométricas simples, como círculos, quadrados e triângulos.
    • Deixe que as crianças experimentem pintar com os pincéis e criar suas próprias formas.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Tintas de cores variadas
  • Potes rasos
  • Pincéis de diferentes tamanhos e formas
  • Folhas de papel

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observar a participação e o envolvimento das crianças nas atividades.
  • Verificar a criatividade e a expressão artística de cada aluno.
  • Não focar em resultados finais, mas sim no processo de experimentação e aprendizagem.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Pintura com os dedos
  • 2ª aula: Explorando formas com pincéis

Plano nº 2: Descobrindo sons e ritmos através da música

Descobrindo sons e ritmos através da música

A música é uma forma poderosa de estimular os sentidos e o desenvolvimento das crianças. Neste plano de aula, vamos explorar sons e ritmos através de atividades musicais divertidas e envolventes.

Atividade 1: Sons do cotidiano

Materiais necessários: Objetos do cotidiano que produzam sons, como uma colher, uma lata vazia, uma garrafa com grãos, etc.

Instruções:

  1. Reúna uma variedade de objetos do cotidiano que produzam sons quando batidos ou sacudidos.
  2. Apresente os objetos às crianças e explique que eles produzem sons diferentes.
  3. Peça às crianças que experimentem os objetos, batendo-os ou sacudindo-os para descobrir os sons que eles produzem.
  4. Incentive-os a compartilhar o que descobriram e a descrever os sons usando palavras, como alto, baixo, agudo, grave, etc.

Essa atividade ajuda as crianças a desenvolver sua percepção auditiva e a aprender a identificar e diferenciar os sons ao seu redor. Também estimula a curiosidade e a exploração sensorial.

Atividade 2: Criando ritmos com instrumentos musicais

Materiais necessários: Instrumentos musicais simples, como tambor, chocalho, pandeiro, etc.

Instruções:

fundamental2 600 webp

Ensino Fundamental 2: Pacote de Planos de Aula Completo

Desenvolva a aula perfeita em apenas alguns minutos com estes Planos de Aula Prontos para Alunos do Ensino Fundamental 2

Conteúdo Patrocinado
  1. Forneça uma variedade de instrumentos musicais simples às crianças.
  2. Explique como tocar cada instrumento e demonstre diferentes ritmos e sons que podem ser produzidos.
  3. Peça às crianças que experimentem os instrumentos e criem seus próprios ritmos.
  4. Incentive-as a tocar juntas em um ritmo coordenado.

Essa atividade ajuda as crianças a desenvolver sua coordenação motora, percepção auditiva, senso de ritmo e trabalho em equipe.

Além disso, a música também estimula a expressão criativa e emocional das crianças.

1-OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Explorar os sons do cotidiano e criar ritmos com instrumentos musicais, estimulando a percepção auditiva e a criatividade dos alunos.
  • Objetivos Específicos:
    1. Identificar e reconhecer diferentes sons presentes no ambiente.
    2. Experimentar a criação de ritmos utilizando instrumentos musicais.
    3. Estimular a coordenação motora e a expressão corporal por meio da música.

2-OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • Campo de Experiências: Traços, Sons, Cores e Formas
    • (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
    • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

3-DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades.
  • BRINCAR: Cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros, ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, conhecimentos, imaginação, criatividade, experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

4-CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • Traços, Sons, Cores e Formas

5-CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Sons do cotidiano e criação de ritmos com instrumentos musicais.

6-METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A metodologia utilizada será a ludopedagogia, com foco em atividades lúdicas e musicais para estimular a percepção auditiva e a criatividade dos alunos.

7-ATIVIDADES:

  • Atividade 1: Sons do cotidiano: Os alunos serão levados a um espaço onde poderão ouvir diferentes sons do cotidiano, como o som de um relógio, de um carro passando, de um pássaro cantando, entre outros. Após a audição, os alunos serão incentivados a identificar e descrever os sons ouvidos.
  • Atividade 2: Criando ritmos com instrumentos musicais: Em seguida, os alunos terão a oportunidade de experimentar a criação de ritmos utilizando instrumentos musicais simples, como chocalhos, tambores de brinquedo, entre outros. Eles serão encorajados a explorar os sons produzidos pelos instrumentos e a criar ritmos de forma livre e criativa.

8-RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Instrumentos musicais simples (chocalhos, tambores de brinquedo, etc.)
  • Objetos do cotidiano para produção de sons
  • Espaço adequado para as atividades

9-METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação dos alunos nas atividades, sua capacidade de identificar e descrever os sons do cotidiano, bem como sua criatividade na criação de ritmos com os instrumentos musicais.

10-CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Atividade 1 – Sons do cotidiano
  • Aula 2: Atividade 2 – Criando ritmos com instrumentos musicais

Plano nº 3: Brincando com cores e formas através de jogos e quebra-cabeças

Brincando com cores e formas através de jogos e quebra-cabeças

As cores e formas estão presentes em nosso mundo cotidiano. Neste plano de aula, vamos explorar cores e formas através de jogos e quebra-cabeças divertidos e desafiadores.

Atividade 1: Jogo de classificação de cores

Materiais necessários: Cartelas com diferentes cores, objetos ou cartões coloridos.

Instruções:

  1. Forneça cartelas com diferentes cores e objetos ou cartões coloridos às crianças.
  2. Explique que elas devem classificar os objetos ou cartões de acordo com a cor correspondente.
  3. Incentive-as a nomear as cores e a discutir suas descobertas.
  4. Varie a dificuldade do jogo, adicionando mais cores ou objetos para classificar.

Essa atividade ajuda as crianças a desenvolver sua percepção visual, habilidades de classificação e vocabulário relacionado às cores. Também estimula o raciocínio lógico e a concentração.

Atividade 2: Quebra-cabeça de formas

Materiais necessários: Quebra-cabeças com peças de diferentes formas e cores.

Instruções:

corujinha

Kit Corujinha fonológica: Atividades Educativas

São mais de 500 atividades em WORD e PDF que trabalham todos os níveis da consciência fonológica

Conteúdo Patrocinado
  1. Forneça quebra-cabeças com peças de diferentes formas e cores às crianças.
  2. Explique que elas devem encaixar as peças de acordo com a forma e cor correspondentes.
  3. Incentive-as a trabalhar juntas para resolver o quebra-cabeça.
  4. Varie a dificuldade do quebra-cabeça, adicionando mais peças ou formas diferentes.

Essa atividade ajuda as crianças a desenvolver sua coordenação motora, habilidades de resolução de problemas, percepção visual e habilidades de classificação. Também estimula a paciência e a persistência.

PLANO DE AULA: Explorando Cores, Formas e Movimentos

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Despertar o interesse das crianças pelas cores, formas e movimentos.
  • Estimular a coordenação motora e a percepção visual das crianças.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções.
  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura.
  • (EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras e atividades artísticas.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens.
  • Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos.
  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras.
  • Expressar suas necessidades, emoções e sentimentos por meio de diferentes linguagens.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Cores, formas e movimentos.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A aula será dividida em momentos de exploração livre e momentos guiados.
  • Serão utilizadas atividades lúdicas e artísticas para estimular a criatividade e a expressão das crianças.

ATIVIDADES:

  • Atividade 1: Jogo de classificação de cores: Disponibilize diversos objetos coloridos e peça para as crianças separarem por cores.
  • Atividade 2: Quebra-cabeça de formas: Ofereça quebra-cabeças com diferentes formas geométricas para as crianças montarem.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Objetos coloridos
  • Quebra-cabeças de formas
  • Materiais de desenho e pintura

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será feita de forma contínua, observando a participação e o desenvolvimento das crianças nas atividades propostas.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 10 minutos: Apresentação do tema e dos objetivos da aula.
  • 20 minutos: Atividade 1 – Jogo de classificação de cores.
  • 20 minutos: Atividade 2 – Quebra-cabeça de formas.
  • 10 minutos: Roda de conversa para compartilhar as experiências e aprendizados do dia.

Plano nº 4: Criando formas e construindo com diferentes materiais

Criando formas e construindo com diferentes materiais

As formas estão presentes em nosso mundo cotidiano e podem ser exploradas através de atividades práticas de construção e criação.

Neste plano de aula, vamos explorar formas através de atividades que envolvem corte, encaixe e construção com diferentes materiais.

Atividade 1: Construindo com blocos de encaixe

Materiais necessários: Blocos de encaixe de diferentes formas e cores.

Instruções:

  1. Forneça blocos de encaixe de diferentes formas e cores às crianças.
  2. Explique que elas devem usar os blocos para construir diferentes formas e estruturas.
  3. Incentive-as a experimentar combinações de formas e cores para criar construções interessantes.
  4. Deixe que as crianças compartilhem suas criações e discutam as diferentes formas que construíram.

Essa atividade ajuda as crianças a desenvolver sua coordenação motora, habilidades de resolução de problemas, percepção visual e criatividade. Além disso, também estimula o trabalho em equipe e a comunicação.

Atividade 2: Criando formas com materiais recicláveis

Materiais necessários: Materiais recicláveis, como caixas de papelão, tampas de garrafa, rolos de papel higiênico, etc.

consciencia fonologica 600 webp

Consciência Fonológica: 350 Atividades para Imprimir

Desperte o Potencial dos Alunos com Atividades de Consciência Fonológica!

Conteúdo Patrocinado

Instruções:

  1. Forneça materiais recicláveis às crianças, como caixas de papelão, tampas de garrafa, rolos de papel higiênico, etc.
  2. Explique que elas devem usar os materiais para criar diferentes formas e objetos.
  3. Incentive-as a experimentar diferentes combinações e a usar sua imaginação para criar objetos interessantes.
  4. Deixe que as crianças compartilhem suas criações e discutam as diferentes formas que construíram.

Essa atividade estimula a criatividade, a imaginação, o trabalho manual, o pensamento espacial e a habilidade de transformar materiais simples em objetos interessantes. Também promove a consciência ambiental ao incentivar o uso de materiais recicláveis.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver a criatividade e a imaginação das crianças através da construção e criação de formas com materiais diversos.
  • Estimular a coordenação motora fina e a concentração durante as atividades propostas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
  • (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • BRINCAR cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
  • EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Construção e criação de formas com materiais recicláveis e blocos de encaixe.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre a importância da criatividade e da construção de formas.
  • Demonstrar como utilizar os materiais disponíveis para a atividade.
  • Permitir que as crianças explorem livremente os materiais e criem suas próprias formas.

ATIVIDADES:

  • Atividade 1: Construindo com blocos de encaixe: As crianças poderão construir diferentes formas e estruturas utilizando os blocos de encaixe disponíveis.
  • Atividade 2: Criando formas com materiais recicláveis: As crianças poderão utilizar materiais recicláveis (como caixas, rolos de papelão, tampas, etc.) para criar suas próprias formas e esculturas.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Blocos de encaixe
  • Materiais recicláveis
  • Espaço adequado para as atividades

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação da participação e engajamento das crianças nas atividades.
  • Verificação da capacidade de criação e exploração de formas com os materiais disponíveis.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Introdução ao tema e exploração dos materiais.
  • 2ª aula: Atividade de construção com blocos de encaixe.
  • 3ª aula: Atividade de criação com materiais recicláveis e avaliação das produções das crianças.

Plano nº 5: Explorando traços, sons, cores e formas na natureza

Explorando traços, sons, cores e formas na natureza

A natureza é uma fonte rica de estímulos visuais e sonoros. Neste plano de aula, vamos explorar traços, sons, cores e formas na natureza através de atividades ao ar livre.

Atividade 1: Observação de traços e formas na natureza

Materiais necessários: Papel, lápis ou giz de cera.

Instruções:

  1. Leve as crianças para um ambiente natural, como um parque ou jardim.
  2. Peça-lhes que observem as diferentes formas que encontram na natureza, como árvores, folhas, flores, pedras, etc.
  3. Incentive-as a desenhar ou fazer traços das formas que observaram no papel.
  4. Incentive-as a compartilhar suas observações e desenhos com os colegas.

Essa atividade estimula a observação atenta, a percepção visual, a habilidade de representar o mundo através do desenho e a apreciação da natureza.

Atividade 2: Explorando sons da natureza

Materiais necessários: Nenhum.

Instruções:

1 e1708610269306

Educação Infantil + Ensino Fundamental 1: Pacote Completo

Pacote de Planos de Aula Prontos, Editáveis e com Brindes de Atividades para Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, de acordo com a BNCC.

Conteúdo Patrocinado
  1. Leve as crianças para um ambiente natural, como um parque ou jardim.
  2. Peça-lhes que fechem os olhos e ouçam os diferentes sons da natureza, como o canto dos pássaros, o som do vento nas árvores, o barulho de um riacho, etc.
  3. Incentive-as a compartilhar o que ouviram e a descrever os sons usando palavras, como suave, alto, melódico, etc.
  4. Discuta como os sons da natureza podem ser diferentes dos sons da cidade.

Essa atividade estimula a percepção auditiva, a conexão com a natureza e a apreciação dos sons do ambiente natural.

1-OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Estimular a observação e a apreciação da natureza, desenvolvendo a sensibilidade estética e a curiosidade das crianças.
  • Objetivos Específicos:
    • Observar e identificar diferentes traços e formas presentes na natureza.
    • Explorar os sons da natureza, reconhecendo suas características e possibilidades.
    • Estimular a expressão artística e a criatividade por meio da observação e experimentação.

2-OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • Campo de Experiências: Traços, Sons, Cores e Formas
    • (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
    • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

3-DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Valorização das características de seu corpo e respeito às características dos outros.
  • BRINCAR: Ampliação do acesso a produções culturais e experiências emocionais.
  • EXPLORAR: Movimentos, gestos, formas, texturas, cores, elementos da natureza.
  • EXPRESSAR: Expressão de sentimentos, emoções, descobertas por meio de diferentes linguagens.
  • CONHECER-SE: Construção da identidade pessoal, social e cultural.

4-CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Traços, Sons, Cores e Formas

5-CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Observação de traços e formas na natureza.
  • Exploração dos sons da natureza.

6-METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre a natureza e a importância de observar e respeitar suas formas e sons.
  • Realizar uma caminhada ao ar livre para observação de traços e formas na natureza.
  • Promover uma atividade de coleta de materiais naturais para posterior criação artística.
  • Explorar os sons da natureza por meio de brincadeiras e experimentações.

7-ATIVIDADES:

  • Atividade 1: Observação de traços e formas na natureza:
    • Levar as crianças para uma área externa e incentivá-las a observar as formas das folhas, galhos, flores, etc.
    • Distribuir materiais para desenho e pedir que desenhem as formas que observaram.
  • Atividade 2: Explorando sons da natureza:
    • Realizar uma caminhada silenciosa na natureza e pedir que as crianças identifiquem e imitem os sons que ouvem.
    • Promover uma roda de conversa sobre os sons observados e experimentados.

8-RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Materiais para desenho.
  • Materiais naturais para coleta.
  • Instrumentos musicais simples.

9-METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do interesse e participação das crianças nas atividades.
  • Análise do desenvolvimento da capacidade de observação e expressão artística.
  • Registro fotográfico das produções e das interações das crianças.

10-CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Introdução ao tema e observação de traços e formas na natureza.
  • Aula 2: Exploração dos sons da natureza e atividade artística com materiais coletados.
  • Aula 3: Roda de conversa sobre as experiências e exposição das produções artísticas.

Dicas para implementar planos de aula

  • Planeje as atividades de acordo com a idade e o nível de desenvolvimento das crianças.
  • Adapte as atividades de acordo com os recursos disponíveis na sala de aula.
  • Incentive a participação ativa das crianças, permitindo que elas façam escolhas e compartilhem suas ideias.
  • Promova um ambiente de aprendizado seguro, respeitoso e inclusivo.
  • Encoraje a experimentação, a curiosidade e a criatividade das crianças.
  • Valorize e exponha as criações das crianças, promovendo uma cultura de apreciação e respeito pelo trabalho de cada um.

Recursos e materiais para aulas explorando traços, sons, cores e formas

  • Tinta guache de várias cores
  • Papel branco
  • Pincéis de diferentes tamanhos
  • Copos com água
  • Objetos do cotidiano que produzam sons
  • Instrumentos musicais simples, como tambor, chocalho, pandeiro, etc.
  • Cartelas com diferentes cores
  • Quebra-cabeças com peças de diferentes formas e cores
  • Blocos de encaixe de diferentes formas e cores
  • Materiais recicláveis, como caixas de papelão, tampas de garrafa, rolos de papel higiênico, etc.
  • Papel, lápis ou giz de cera para desenho

Conclusão

Explorar traços, sons, cores e formas na educação infantil é uma forma divertida e eficaz de estimular o desenvolvimento cognitivo, criativo e sensorial das crianças.

As atividades apresentadas nesse artigo permitem que as crianças desenvolvam suas habilidades motoras finas, percepção visual, percepção auditiva, criatividade e habilidades de resolução de problemas, enquanto se divertem e aprendem através da experimentação e da exploração lúdica.

Esperamos que essas ideias de planos de aula inspirem você a criar experiências educacionais enriquecedoras para os pequenos em sua sala de aula!

5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima