Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Conteúdo Patrocinado
Planos de Aula Traços Sons e Cores: educação infantil

05 Planos de Aula Traços, Sons, Cores e Formas: ed. infantil

Se você é professor(a) da Educação Infantil em busca de ideias criativas para planos de aula que explorem traços, sons, cores e formas, está no lugar certo! Neste artigo, vamos apresentar 5 ideias incríveis e divertidas de planos de aula que vão ajudar a estimular o desenvolvimento cognitivo e criativo dos pequenos.

05 Ideias de Planos de Aula para Explorar Traços, Sons, Cores e Formas na Educação Infantil

Conteúdo Patrocinado

Pacotes de Planos de Aula

Planos Prontos e Editáveis com Códigos da BNCC

 

Em nosso primeiro plano de aula, vamos explorar os traços e a coordenação motora fina das crianças, através de atividades que envolvem desenhos e pinturas.

Em seguida, vamos nos aventurar em explorar os sons através de atividades musicais, como batucar em objetos reais e descobrir diferentes sons produzidos por instrumentos.

Na terceira ideia, vamos mergulhar no mundo das cores! Vamos ajudar as crianças a desenvolverem a percepção das cores primárias e secundárias, através de jogos e brincadeiras.

Em seguida, exploraremos as formas, através de atividades que envolvem recortes, encaixes e construções com materiais diversos.

Estas ideias de planos de aula foram especialmente elaboradas para garantir a diversão e a aprendizagem dos pequenos, de forma lúdica e envolvente.

atividades bercario maternal 600 webp

Berçário e Maternal: 350 Atividades para Imprimir

Estas atividades cuidadosamente elaboradas para o berçário e maternal são a chave para criar uma base sólida para o desenvolvimento infantil.

Conteúdo Patrocinado

Então, prepare-se para muita criatividade e descobertas incríveis nesta jornada pelo mundo dos traços, sons, cores e formas na Educação Infantil!

rabiscos e desenhos de uma criança

A importância de explorar traços, sons, cores e formas na educação infantil

A exploração de traços, sons, cores e formas desempenha um papel fundamental no desenvolvimento infantil.

Esses elementos estimulam diferentes áreas do cérebro das crianças, promovendo o desenvolvimento cognitivo, criativo e sensorial.

Ao explorar os traços por meio de atividades de desenho e pintura, as crianças aprimoram suas habilidades motoras finas, a coordenação olho-mão e a capacidade de expressar suas ideias e emoções de forma visual.

Além disso, o desenho permite que elas desenvolvam sua criatividade e imaginação, criando seus próprios mundos através do papel e do lápis.

Os sons também desempenham um papel importante no desenvolvimento das crianças. Ao explorar diferentes sons produzidos por objetos e instrumentos musicais, as crianças desenvolvem sua percepção auditiva e aprendem a identificar e diferenciar os sons ao seu redor.

Ainda, a música estimula a expressão criativa, o ritmo e a coordenação motora.

atividades ingles espanhol 600 webp

Inglês e Espanhol: 350 Atividades até 08 anos

350 atividades de inglês e espanhol para crianças de até 08 (oito) anos. Atividades lúdicas e divertidas para gravar palavras dos idiomas.

Conteúdo Patrocinado

As cores são uma parte essencial do mundo visual das crianças. Ao explorar as cores primárias e secundárias por meio de jogos e brincadeiras, as crianças aprendem a identificar, nomear e combinar as cores, desenvolvendo assim sua percepção visual e habilidades de classificação.

Além disso, a experimentação com cores permite que elas expressem suas preferências e emoções de forma visualmente estimulante.

As formas também estão presentes em nosso mundo cotidiano. Ao explorar as formas por meio de atividades de recorte, encaixe e construção, as crianças desenvolvem suas habilidades de reconhecimento e classificação de formas, além de aprimorar sua coordenação motora e habilidades de resolução de problemas.

As atividades que envolvem formas também estimulam a criatividade, a imaginação e a capacidade de construir e transformar o mundo ao seu redor.

Plano nº 1: Explorando traços e formas por meio da pintura

desenho de criança com diversas formas

Neste plano de aula, vamos explorar os traços e formas das crianças por meio de atividades de pintura.

A pintura é uma forma divertida e criativa de expressão que permite que as crianças desenvolvam suas habilidades motoras finas e sua capacidade de representar o mundo ao seu redor.

Atividade 1: Pintura com os dedos

datas comemorativas 600 webp

Datas Comemorativas: 700 Páginas de Atividades

Explore a magia das Datas Comemorativas com o Pacote de Atividades que vai transformar cada momento especial em uma experiência inesquecível!

Conteúdo Patrocinado

Materiais necessários: Tinta guache de várias cores, papel branco, pratos de papel ou bandejas de plástico.

Instruções:

  1. Coloque diferentes cores de tinta guache em pratos de papel ou bandejas de plástico.
  2. Peça às crianças que mergulhem os dedos na tinta e façam traços e formas no papel branco.
  3. Incentive-os a experimentar diferentes movimentos e pressões para criar diferentes efeitos.
  4. Deixe que as obras de arte sequem e exponha-as na sala de aula.

Essa atividade permite que as crianças explorem diferentes traços e formas usando seus dedos como pincéis. Elas podem experimentar diferentes pressões e movimentos para criar linhas retas, curvas, círculos e outras formas interessantes. Além disso, essa atividade também ajuda a desenvolver a coordenação motora fina e a percepção visual.

Atividade 2: Explorando formas com pincéis

Materiais necessários: Tinta guache de várias cores, papel branco, pincéis de diferentes tamanhos, copos com água para limpar os pincéis.

Instruções:

  1. Coloque diferentes cores de tinta guache em pratos de papel ou bandejas de plástico.
  2. Forneça pincéis de diferentes tamanhos e copos com água para limpar os pincéis entre as cores.
  3. Peça às crianças que usem os pincéis para criar formas e padrões no papel branco.
  4. Incentive-os a experimentar diferentes tipos de pincéis e a combinar cores para criar efeitos interessantes.
  5. Deixe que as obras de arte sequem e exponha-as na sala de aula.

Essa atividade permite que as crianças explorem diferentes formas e padrões usando pincéis. Elas podem experimentar diferentes tipos de pincéis, como pincéis finos, pincéis largos e pincéis com texturas diferentes, para criar formas e padrões interessantes.

consciencia fonologica 600 webp

Consciência Fonológica: 350 Atividades para Imprimir

Desperte o Potencial dos Alunos com Atividades de Consciência Fonológica!

Conteúdo Patrocinado

Além disso, essa atividade também ajuda a desenvolver a coordenação motora fina, a percepção visual e a criatividade das crianças.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver a coordenação motora fina através da pintura com os dedos e da exploração de formas com pincéis.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística das crianças.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, ampliando seus saberes sobre a cultura.
  • Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Pintura com os dedos
  • Exploração de formas com pincéis

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula explicando para as crianças o que é a pintura com os dedos e a exploração de formas com pincéis.
  • Demonstrar como realizar cada atividade de forma simples e criativa.
  • Permitir que as crianças experimentem livremente as técnicas, sem pressão por resultados perfeitos.

ATIVIDADES:

  1. Pintura com os dedos:
    • Disponibilize tintas de cores variadas em potes rasos.
    • Peça para as crianças molharem os dedos na tinta e fazerem desenhos livres em folhas de papel.
    • Estimule a exploração de cores e texturas.
  2. Explorando formas com pincéis:
    • Ofereça pincéis de diferentes tamanhos e formas.
    • Mostre às crianças como podem criar formas geométricas simples, como círculos, quadrados e triângulos.
    • Deixe que as crianças experimentem pintar com os pincéis e criar suas próprias formas.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Tintas de cores variadas
  • Potes rasos
  • Pincéis de diferentes tamanhos e formas
  • Folhas de papel

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observar a participação e o envolvimento das crianças nas atividades.
  • Verificar a criatividade e a expressão artística de cada aluno.
  • Não focar em resultados finais, mas sim no processo de experimentação e aprendizagem.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Pintura com os dedos
  • 2ª aula: Explorando formas com pincéis

Plano nº 2: Descobrindo sons e ritmos através da música

Descobrindo sons e ritmos através da música

A música é uma forma poderosa de estimular os sentidos e o desenvolvimento das crianças. Neste plano de aula, vamos explorar sons e ritmos através de atividades musicais divertidas e envolventes.

Atividade 1: Sons do cotidiano

Materiais necessários: Objetos do cotidiano que produzam sons, como uma colher, uma lata vazia, uma garrafa com grãos, etc.

Instruções:

  1. Reúna uma variedade de objetos do cotidiano que produzam sons quando batidos ou sacudidos.
  2. Apresente os objetos às crianças e explique que eles produzem sons diferentes.
  3. Peça às crianças que experimentem os objetos, batendo-os ou sacudindo-os para descobrir os sons que eles produzem.
  4. Incentive-os a compartilhar o que descobriram e a descrever os sons usando palavras, como alto, baixo, agudo, grave, etc.

Essa atividade ajuda as crianças a desenvolver sua percepção auditiva e a aprender a identificar e diferenciar os sons ao seu redor. Também estimula a curiosidade e a exploração sensorial.

Atividade 2: Criando ritmos com instrumentos musicais

Materiais necessários: Instrumentos musicais simples, como tambor, chocalho, pandeiro, etc.

Instruções:

fundamental1 600 webp

Ensino Fundamental 1: Pacote de Planos de Aula Prontos

Desperte o Brilho no Aprendizado com Estes Planos de Aula Incríveis para o Ensino Fundamental 1!

Conteúdo Patrocinado
  1. Forneça uma variedade de instrumentos musicais simples às crianças.
  2. Explique como tocar cada instrumento e demonstre diferentes ritmos e sons que podem ser produzidos.
  3. Peça às crianças que experimentem os instrumentos e criem seus próprios ritmos.
  4. Incentive-as a tocar juntas em um ritmo coordenado.

Essa atividade ajuda as crianças a desenvolver sua coordenação motora, percepção auditiva, senso de ritmo e trabalho em equipe.

Além disso, a música também estimula a expressão criativa e emocional das crianças.

1-OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Explorar os sons do cotidiano e criar ritmos com instrumentos musicais, estimulando a percepção auditiva e a criatividade dos alunos.
  • Objetivos Específicos:
    1. Identificar e reconhecer diferentes sons presentes no ambiente.
    2. Experimentar a criação de ritmos utilizando instrumentos musicais.
    3. Estimular a coordenação motora e a expressão corporal por meio da música.

2-OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • Campo de Experiências: Traços, Sons, Cores e Formas
    • (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
    • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

3-DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades.
  • BRINCAR: Cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros, ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, conhecimentos, imaginação, criatividade, experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

4-CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • Traços, Sons, Cores e Formas

5-CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Sons do cotidiano e criação de ritmos com instrumentos musicais.

6-METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A metodologia utilizada será a ludopedagogia, com foco em atividades lúdicas e musicais para estimular a percepção auditiva e a criatividade dos alunos.

7-ATIVIDADES:

  • Atividade 1: Sons do cotidiano: Os alunos serão levados a um espaço onde poderão ouvir diferentes sons do cotidiano, como o som de um relógio, de um carro passando, de um pássaro cantando, entre outros. Após a audição, os alunos serão incentivados a identificar e descrever os sons ouvidos.
  • Atividade 2: Criando ritmos com instrumentos musicais: Em seguida, os alunos terão a oportunidade de experimentar a criação de ritmos utilizando instrumentos musicais simples, como chocalhos, tambores de brinquedo, entre outros. Eles serão encorajados a explorar os sons produzidos pelos instrumentos e a criar ritmos de forma livre e criativa.

8-RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Instrumentos musicais simples (chocalhos, tambores de brinquedo, etc.)
  • Objetos do cotidiano para produção de sons
  • Espaço adequado para as atividades

9-METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação dos alunos nas atividades, sua capacidade de identificar e descrever os sons do cotidiano, bem como sua criatividade na criação de ritmos com os instrumentos musicais.

10-CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Atividade 1 – Sons do cotidiano
  • Aula 2: Atividade 2 – Criando ritmos com instrumentos musicais

Plano nº 3: Brincando com cores e formas através de jogos e quebra-cabeças

Brincando com cores e formas através de jogos e quebra-cabeças

As cores e formas estão presentes em nosso mundo cotidiano. Neste plano de aula, vamos explorar cores e formas através de jogos e quebra-cabeças divertidos e desafiadores.

Atividade 1: Jogo de classificação de cores

Materiais necessários: Cartelas com diferentes cores, objetos ou cartões coloridos.

Instruções:

  1. Forneça cartelas com diferentes cores e objetos ou cartões coloridos às crianças.
  2. Explique que elas devem classificar os objetos ou cartões de acordo com a cor correspondente.
  3. Incentive-as a nomear as cores e a discutir suas descobertas.
  4. Varie a dificuldade do jogo, adicionando mais cores ou objetos para classificar.

Essa atividade ajuda as crianças a desenvolver sua percepção visual, habilidades de classificação e vocabulário relacionado às cores. Também estimula o raciocínio lógico e a concentração.

Atividade 2: Quebra-cabeça de formas

Materiais necessários: Quebra-cabeças com peças de diferentes formas e cores.

Instruções:

atividades educacao infantil 600 webp

Educação Infantil: 400 Atividades com Códigos da BNCC

Cada atividade foi projetada para estimular o desenvolvimento integral das crianças, promovendo habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais

Conteúdo Patrocinado
  1. Forneça quebra-cabeças com peças de diferentes formas e cores às crianças.
  2. Explique que elas devem encaixar as peças de acordo com a forma e cor correspondentes.
  3. Incentive-as a trabalhar juntas para resolver o quebra-cabeça.
  4. Varie a dificuldade do quebra-cabeça, adicionando mais peças ou formas diferentes.

Essa atividade ajuda as crianças a desenvolver sua coordenação motora, habilidades de resolução de problemas, percepção visual e habilidades de classificação. Também estimula a paciência e a persistência.

PLANO DE AULA: Explorando Cores, Formas e Movimentos

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Despertar o interesse das crianças pelas cores, formas e movimentos.
  • Estimular a coordenação motora e a percepção visual das crianças.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções.
  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura.
  • (EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras e atividades artísticas.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens.
  • Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos.
  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras.
  • Expressar suas necessidades, emoções e sentimentos por meio de diferentes linguagens.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Cores, formas e movimentos.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A aula será dividida em momentos de exploração livre e momentos guiados.
  • Serão utilizadas atividades lúdicas e artísticas para estimular a criatividade e a expressão das crianças.

ATIVIDADES:

  • Atividade 1: Jogo de classificação de cores: Disponibilize diversos objetos coloridos e peça para as crianças separarem por cores.
  • Atividade 2: Quebra-cabeça de formas: Ofereça quebra-cabeças com diferentes formas geométricas para as crianças montarem.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Objetos coloridos
  • Quebra-cabeças de formas
  • Materiais de desenho e pintura

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será feita de forma contínua, observando a participação e o desenvolvimento das crianças nas atividades propostas.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 10 minutos: Apresentação do tema e dos objetivos da aula.
  • 20 minutos: Atividade 1 – Jogo de classificação de cores.
  • 20 minutos: Atividade 2 – Quebra-cabeça de formas.
  • 10 minutos: Roda de conversa para compartilhar as experiências e aprendizados do dia.

Plano nº 4: Criando formas e construindo com diferentes materiais

Criando formas e construindo com diferentes materiais

As formas estão presentes em nosso mundo cotidiano e podem ser exploradas através de atividades práticas de construção e criação.

Neste plano de aula, vamos explorar formas através de atividades que envolvem corte, encaixe e construção com diferentes materiais.

Atividade 1: Construindo com blocos de encaixe

Materiais necessários: Blocos de encaixe de diferentes formas e cores.

Instruções:

  1. Forneça blocos de encaixe de diferentes formas e cores às crianças.
  2. Explique que elas devem usar os blocos para construir diferentes formas e estruturas.
  3. Incentive-as a experimentar combinações de formas e cores para criar construções interessantes.
  4. Deixe que as crianças compartilhem suas criações e discutam as diferentes formas que construíram.

Essa atividade ajuda as crianças a desenvolver sua coordenação motora, habilidades de resolução de problemas, percepção visual e criatividade. Além disso, também estimula o trabalho em equipe e a comunicação.

Atividade 2: Criando formas com materiais recicláveis

Materiais necessários: Materiais recicláveis, como caixas de papelão, tampas de garrafa, rolos de papel higiênico, etc.

60 jogos pedagogicos 600 webp

60 Jogos Pedagógicos para Habilidades Cognitivas

Desperte o Gênio Interior de cada criança com estes Super Jogos Pedagógicos para Habilidades Cognitivas!

Conteúdo Patrocinado

Instruções:

  1. Forneça materiais recicláveis às crianças, como caixas de papelão, tampas de garrafa, rolos de papel higiênico, etc.
  2. Explique que elas devem usar os materiais para criar diferentes formas e objetos.
  3. Incentive-as a experimentar diferentes combinações e a usar sua imaginação para criar objetos interessantes.
  4. Deixe que as crianças compartilhem suas criações e discutam as diferentes formas que construíram.

Essa atividade estimula a criatividade, a imaginação, o trabalho manual, o pensamento espacial e a habilidade de transformar materiais simples em objetos interessantes. Também promove a consciência ambiental ao incentivar o uso de materiais recicláveis.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver a criatividade e a imaginação das crianças através da construção e criação de formas com materiais diversos.
  • Estimular a coordenação motora fina e a concentração durante as atividades propostas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
  • (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • BRINCAR cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
  • EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Construção e criação de formas com materiais recicláveis e blocos de encaixe.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre a importância da criatividade e da construção de formas.
  • Demonstrar como utilizar os materiais disponíveis para a atividade.
  • Permitir que as crianças explorem livremente os materiais e criem suas próprias formas.

ATIVIDADES:

  • Atividade 1: Construindo com blocos de encaixe: As crianças poderão construir diferentes formas e estruturas utilizando os blocos de encaixe disponíveis.
  • Atividade 2: Criando formas com materiais recicláveis: As crianças poderão utilizar materiais recicláveis (como caixas, rolos de papelão, tampas, etc.) para criar suas próprias formas e esculturas.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Blocos de encaixe
  • Materiais recicláveis
  • Espaço adequado para as atividades

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação da participação e engajamento das crianças nas atividades.
  • Verificação da capacidade de criação e exploração de formas com os materiais disponíveis.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Introdução ao tema e exploração dos materiais.
  • 2ª aula: Atividade de construção com blocos de encaixe.
  • 3ª aula: Atividade de criação com materiais recicláveis e avaliação das produções das crianças.

Plano nº 5: Explorando traços, sons, cores e formas na natureza

Explorando traços, sons, cores e formas na natureza

A natureza é uma fonte rica de estímulos visuais e sonoros. Neste plano de aula, vamos explorar traços, sons, cores e formas na natureza através de atividades ao ar livre.

Atividade 1: Observação de traços e formas na natureza

Materiais necessários: Papel, lápis ou giz de cera.

Instruções:

  1. Leve as crianças para um ambiente natural, como um parque ou jardim.
  2. Peça-lhes que observem as diferentes formas que encontram na natureza, como árvores, folhas, flores, pedras, etc.
  3. Incentive-as a desenhar ou fazer traços das formas que observaram no papel.
  4. Incentive-as a compartilhar suas observações e desenhos com os colegas.

Essa atividade estimula a observação atenta, a percepção visual, a habilidade de representar o mundo através do desenho e a apreciação da natureza.

Atividade 2: Explorando sons da natureza

Materiais necessários: Nenhum.

Instruções:

atividades fundamental1 600 webp

Ensino Fundamental 1 – 2000 Atividades (1º ao 5º ano)

São 2000 Atividades do 1º ao 5º ano, o recurso definitivo para transformar suas práticas pedagógicas!

Conteúdo Patrocinado
  1. Leve as crianças para um ambiente natural, como um parque ou jardim.
  2. Peça-lhes que fechem os olhos e ouçam os diferentes sons da natureza, como o canto dos pássaros, o som do vento nas árvores, o barulho de um riacho, etc.
  3. Incentive-as a compartilhar o que ouviram e a descrever os sons usando palavras, como suave, alto, melódico, etc.
  4. Discuta como os sons da natureza podem ser diferentes dos sons da cidade.

Essa atividade estimula a percepção auditiva, a conexão com a natureza e a apreciação dos sons do ambiente natural.

1-OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Estimular a observação e a apreciação da natureza, desenvolvendo a sensibilidade estética e a curiosidade das crianças.
  • Objetivos Específicos:
    • Observar e identificar diferentes traços e formas presentes na natureza.
    • Explorar os sons da natureza, reconhecendo suas características e possibilidades.
    • Estimular a expressão artística e a criatividade por meio da observação e experimentação.

2-OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • Campo de Experiências: Traços, Sons, Cores e Formas
    • (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
    • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

3-DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Valorização das características de seu corpo e respeito às características dos outros.
  • BRINCAR: Ampliação do acesso a produções culturais e experiências emocionais.
  • EXPLORAR: Movimentos, gestos, formas, texturas, cores, elementos da natureza.
  • EXPRESSAR: Expressão de sentimentos, emoções, descobertas por meio de diferentes linguagens.
  • CONHECER-SE: Construção da identidade pessoal, social e cultural.

4-CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Traços, Sons, Cores e Formas

5-CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Observação de traços e formas na natureza.
  • Exploração dos sons da natureza.

6-METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre a natureza e a importância de observar e respeitar suas formas e sons.
  • Realizar uma caminhada ao ar livre para observação de traços e formas na natureza.
  • Promover uma atividade de coleta de materiais naturais para posterior criação artística.
  • Explorar os sons da natureza por meio de brincadeiras e experimentações.

7-ATIVIDADES:

  • Atividade 1: Observação de traços e formas na natureza:
    • Levar as crianças para uma área externa e incentivá-las a observar as formas das folhas, galhos, flores, etc.
    • Distribuir materiais para desenho e pedir que desenhem as formas que observaram.
  • Atividade 2: Explorando sons da natureza:
    • Realizar uma caminhada silenciosa na natureza e pedir que as crianças identifiquem e imitem os sons que ouvem.
    • Promover uma roda de conversa sobre os sons observados e experimentados.

8-RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Materiais para desenho.
  • Materiais naturais para coleta.
  • Instrumentos musicais simples.

9-METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do interesse e participação das crianças nas atividades.
  • Análise do desenvolvimento da capacidade de observação e expressão artística.
  • Registro fotográfico das produções e das interações das crianças.

10-CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Introdução ao tema e observação de traços e formas na natureza.
  • Aula 2: Exploração dos sons da natureza e atividade artística com materiais coletados.
  • Aula 3: Roda de conversa sobre as experiências e exposição das produções artísticas.

Dicas para implementar planos de aula

  • Planeje as atividades de acordo com a idade e o nível de desenvolvimento das crianças.
  • Adapte as atividades de acordo com os recursos disponíveis na sala de aula.
  • Incentive a participação ativa das crianças, permitindo que elas façam escolhas e compartilhem suas ideias.
  • Promova um ambiente de aprendizado seguro, respeitoso e inclusivo.
  • Encoraje a experimentação, a curiosidade e a criatividade das crianças.
  • Valorize e exponha as criações das crianças, promovendo uma cultura de apreciação e respeito pelo trabalho de cada um.

Recursos e materiais para aulas explorando traços, sons, cores e formas

  • Tinta guache de várias cores
  • Papel branco
  • Pincéis de diferentes tamanhos
  • Copos com água
  • Objetos do cotidiano que produzam sons
  • Instrumentos musicais simples, como tambor, chocalho, pandeiro, etc.
  • Cartelas com diferentes cores
  • Quebra-cabeças com peças de diferentes formas e cores
  • Blocos de encaixe de diferentes formas e cores
  • Materiais recicláveis, como caixas de papelão, tampas de garrafa, rolos de papel higiênico, etc.
  • Papel, lápis ou giz de cera para desenho

Conclusão

Explorar traços, sons, cores e formas na educação infantil é uma forma divertida e eficaz de estimular o desenvolvimento cognitivo, criativo e sensorial das crianças.

As atividades apresentadas nesse artigo permitem que as crianças desenvolvam suas habilidades motoras finas, percepção visual, percepção auditiva, criatividade e habilidades de resolução de problemas, enquanto se divertem e aprendem através da experimentação e da exploração lúdica.

Esperamos que essas ideias de planos de aula inspirem você a criar experiências educacionais enriquecedoras para os pequenos em sua sala de aula!

5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima