×
🔒

Conteúdo Exclusivo para Assinantes!

Assine agora e tenha acesso completo para copiar textos, imagens e muito mais!

Conheça as Vantagens

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

criança pequena com chapéu de cozinheira, preparando pratos saudáveis

5 Planos de Aula Alimentação Saudável: educação infantil

Pré-escola

Compre este Plano de Aula Pronto
Receba Imediatamente!

Procurando por planos de aula que incentivem uma alimentação saudável para crianças na educação infantil? Você veio ao lugar certo! Neste artigo, compartilharemos 5 planos de aula incríveis que são perfeitos para ensinar os pequenos sobre a importância de uma alimentação equilibrada.

Os planos de aula sugeridos têm como objetivo educar de forma lúdica e divertida, aproveitando o interesse natural das crianças em aprender.

Eles incorporam atividades práticas, jogos, música e artes, todos voltados para despertar o interesse dos pequenos e ensiná-los sobre os benefícios dos alimentos saudáveis.

Ao seguir esses planos de aula, você estará incentivando as crianças a fazerem escolhas conscientes quando se trata de alimentação, ajudando-as a desenvolver hábitos saudáveis desde cedo. Além disso, também estará fornecendo a elas as ferramentas necessárias para cuidar de sua saúde ao longo da vida.

Então, prepare-se para se surpreender com esses 5 planos de aula incríveis sobre alimentação saudável para a educação infantil.

Suas aulas nunca mais serão as mesmas e as crianças vão adorar aprender sobre nutrição de um jeito divertido e envolvente!

Mesa com diversos alimentos saudáveis

Plano nº 1: Conhecendo os grupos de alimentos

O primeiro plano de aula tem como objetivo ensinar as crianças sobre os diferentes grupos de alimentos e a importância de consumir uma variedade deles para obter todos os nutrientes necessários.

O educador pode apresentar imagens ou objetos que representem cada grupo de alimentos e explicar suas características e benefícios.

Em seguida, as crianças podem participar de uma atividade prática, como classificar alimentos em grupos ou montar um prato equilibrado.

Uma ideia divertida para essa atividade é criar um jogo de memória com cartas representando os diferentes alimentos.

As crianças devem encontrar os pares correspondentes, associando cada alimento ao seu grupo. Essa atividade estimula o raciocínio lógico, a memória e o aprendizado sobre os alimentos.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Promover o conhecimento sobre a importância de uma alimentação saudável, incentivando a escolha de alimentos adequados para uma vida saudável.
  • Objetivos Específicos:
  1. Identificar e diferenciar alimentos saudáveis de não saudáveis.
  2. Reconhecer a importância de consumir alimentos saudáveis para manter a saúde.
  3. Estimular a autonomia na escolha de alimentos saudáveis.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

🔒 Conteúdo Exclusivo para Assinantes

O Plano de Aula Completo, com Códigos da BNCC, está disponível apenas para assinantes. Torne-se assinante e desbloqueie todos os recursos!

📚 O que você vai receber:
Todos os Planos de Aula completos com Códigos da BNCC

  • ✔️ Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
  • ✔️ Direitos de Aprendizagem
  • ✔️ Campos de Experiência
  • ✔️ Conteúdo Programático
  • ✔️ Metodologia Pedagógica
  • ✔️ Atividades Práticas
  • ✔️ Recursos Didáticos
  • ✔️ Metodologia de Avaliação
  • ✔️ Cronograma de Aulas

🎁 Bônus: Assine agora e receba Milhares de Atividades para Imprimir!

👉 Por apenas R$ 89,90 por ano, você tem acesso completo a todos os recursos.

Garantia de 7 dias: Se não gostar, devolvemos seu dinheiro!

  • Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós
    • (EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
    • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
  • Campo de Experiências: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
    • (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Alimentos saudáveis e não saudáveis
  • Importância de uma alimentação equilibrada
  • Escolha de alimentos saudáveis

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Para abordar o tema de separar alimentos saudáveis de não saudáveis, sugere-se uma abordagem lúdica e interativa. Utilize recursos visuais, como cartazes, imagens e alimentos reais. Promova atividades práticas e sensoriais, como degustação de frutas e legumes, classificação de alimentos em saudáveis e não saudáveis, e jogos educativos.

ATIVIDADES:

  1. Atividade Lúdica: Jogo da Memória de alimentos saudáveis e não saudáveis. As crianças devem encontrar os pares corretos e depois classificar em duas categorias.
  2. Atividade de Escrita: Desenho ou colagem de alimentos saudáveis e não saudáveis em um cartaz. As crianças podem escrever o nome dos alimentos ao lado de cada imagem.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Cartazes com imagens de alimentos
  • Alimentos reais para degustação
  • Jogos educativos
  • Papel, lápis de cor, cola e tesoura

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação e o interesse das crianças nas atividades propostas, bem como a capacidade de identificar e diferenciar alimentos saudáveis e não saudáveis.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Apresentação do tema e conceitos básicos de alimentação saudável.
  • Aula 2: Atividades práticas de classificação de alimentos.
  • Aula 3: Degustação de alimentos saudáveis e não saudáveis.
  • Aula 4: Elaboração de um cartaz com alimentos saudáveis e não saudáveis.

Plano nº 2: Explorando alimentos saudáveis

Criança pequena com venda nos olhos comendo uma banana

O segundo plano de aula tem como objetivo incentivar as crianças a explorarem diferentes alimentos saudáveis e conhecerem suas características, como sabor, textura, cor e cheiro.

O educador pode trazer uma variedade de frutas, legumes e verduras para a sala de aula e convidar as crianças a experimentarem cada um deles.

Durante essa atividade, é importante estimular as crianças a descreverem suas percepções sobre os alimentos, incentivando-as a expressar suas opiniões e sensações.

O educador também pode aproveitar para explicar os benefícios nutricionais de cada alimento e como eles contribuem para o bom funcionamento do corpo.

Para tornar essa atividade ainda mais divertida, o educador pode propor uma brincadeira de “adivinhar o alimento”, onde as crianças são vendadas e devem utilizar os sentidos do tato, olfato e paladar para adivinhar qual alimento estão experimentando.

Essa brincadeira estimula a percepção sensorial e a curiosidade das crianças em relação aos alimentos.

1-OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Promover o conhecimento sobre alimentos saudáveis e a importância de uma alimentação equilibrada.
  • Objetivos Específicos:
    • Identificar alimentos saudáveis através dos sentidos do tato, olfato e paladar.
    • Estimular a curiosidade e a experimentação de novos alimentos.
    • Desenvolver a consciência sobre a importância de uma alimentação saudável.

2-OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

🔒 Conteúdo Exclusivo para Assinantes

O Plano de Aula Completo, com Códigos da BNCC, está disponível apenas para assinantes. Torne-se assinante e desbloqueie todos os recursos!

📚 O que você vai receber:
Todos os Planos de Aula completos com Códigos da BNCC

  • ✔️ Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
  • ✔️ Direitos de Aprendizagem
  • ✔️ Campos de Experiência
  • ✔️ Conteúdo Programático
  • ✔️ Metodologia Pedagógica
  • ✔️ Atividades Práticas
  • ✔️ Recursos Didáticos
  • ✔️ Metodologia de Avaliação
  • ✔️ Cronograma de Aulas

🎁 Bônus: Assine agora e receba Milhares de Atividades para Imprimir!

👉 Por apenas R$ 89,90 por ano, você tem acesso completo a todos os recursos.

Garantia de 7 dias: Se não gostar, devolvemos seu dinheiro!

  • Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós
    • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
    • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

3-DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

4-CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós

5-CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Alimentos saudáveis e a importância de uma alimentação equilibrada.

6-METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A metodologia utilizada será a experimentação sensorial, onde as crianças serão vendadas e terão que identificar alimentos saudáveis através dos sentidos do tato, olfato e paladar.

7-ATIVIDADES:

  • Atividade 1: Roda de conversa sobre alimentos saudáveis e a importância de uma alimentação equilibrada.
  • Atividade 2: Experimentação sensorial: as crianças serão vendadas e experimentarão diferentes alimentos saudáveis, tentando identificá-los pelos sentidos do tato, olfato e paladar.

8-RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Alimentos saudáveis para a experimentação.
  • Vendas para os olhos das crianças.

9-METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será feita de forma contínua, observando a participação e o interesse das crianças durante as atividades propostas, bem como a capacidade de identificar e compreender a importância dos alimentos saudáveis.

10-CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Roda de conversa sobre alimentos saudáveis.
  • 2ª aula: Experimentação sensorial com os alimentos saudáveis.

Plano nº 3: Preparando receitas saudáveis

criança pequena com chapéu de cozinheira

O terceiro plano de aula tem como objetivo ensinar as crianças sobre a importância de preparar suas próprias refeições saudáveis.

O educador pode escolher receitas simples e saudáveis, como saladas de frutas, sanduíches naturais ou sucos naturais, e convidar as crianças a participarem do processo de preparação.

Durante essa atividade, o educador pode explicar os passos necessários para a preparação da receita, como lavar as mãos, higienizar os alimentos e utilizar utensílios de forma segura.

As crianças podem auxiliar na lavagem e corte dos alimentos, bem como na montagem dos pratos.

Além de ensinar sobre alimentação saudável, essa atividade também incentiva a autonomia das crianças, estimula o trabalho em equipe e promove a valorização do alimento preparado por elas mesmas.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Promover o conhecimento sobre alimentação saudável e a importância de consumir frutas diariamente.
  • Objetivos Específicos:
  1. Identificar diferentes tipos de frutas;
  2. Reconhecer a importância das frutas para a saúde;
  3. Estimular o consumo de frutas diariamente;
  4. Desenvolver habilidades motoras ao preparar uma salada de frutas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

🔒 Conteúdo Exclusivo para Assinantes

O Plano de Aula Completo, com Códigos da BNCC, está disponível apenas para assinantes. Torne-se assinante e desbloqueie todos os recursos!

📚 O que você vai receber:
Todos os Planos de Aula completos com Códigos da BNCC

  • ✔️ Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
  • ✔️ Direitos de Aprendizagem
  • ✔️ Campos de Experiência
  • ✔️ Conteúdo Programático
  • ✔️ Metodologia Pedagógica
  • ✔️ Atividades Práticas
  • ✔️ Recursos Didáticos
  • ✔️ Metodologia de Avaliação
  • ✔️ Cronograma de Aulas

🎁 Bônus: Assine agora e receba Milhares de Atividades para Imprimir!

👉 Por apenas R$ 89,90 por ano, você tem acesso completo a todos os recursos.

Garantia de 7 dias: Se não gostar, devolvemos seu dinheiro!

  • Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós
    • (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
    • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
  • Campo de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos
    • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções.
    • (EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados à alimentação.
  • Campo de Experiências: Traços, Sons, Cores e Formas
    • (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais durante brincadeiras de faz de conta.
    • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura e escultura.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver com outras crianças e adultos, respeitando as diferenças e culturas;
  • Brincar de diversas formas, explorando diferentes experiências;
  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Explorar movimentos, gestos e formas;
  • Expressar suas necessidades e emoções;
  • Conhecer-se e construir sua identidade pessoal e social.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós;
  • Corpo, Gestos e Movimentos;
  • Traços, Sons, Cores e Formas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Tipos de frutas;
  • Importância das frutas para a saúde;
  • Habilidades motoras ao preparar uma salada de frutas.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

Utilização de histórias, músicas e brincadeiras para introduzir o tema. Em seguida, os alunos participarão ativamente do preparo de uma salada de frutas, explorando texturas, cores e sabores.

ATIVIDADES:

  1. Roda de conversa sobre a importância das frutas para a saúde;
  2. Identificação e exploração sensorial de diferentes frutas;
  3. Preparação de uma salada de frutas em grupo;
  4. Desenho livre das frutas preferidas dos alunos.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Frutas diversas;
  • Facas sem ponta (para os professores);
  • Pratos e talheres;
  • Material para desenho.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

Observação do envolvimento dos alunos nas atividades, participação na preparação da salada de frutas e expressão de ideias e sentimentos durante a roda de conversa.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Roda de conversa e exploração de frutas;
  • Aula 2: Preparação da salada de frutas em grupo;
  • Aula 3: Desenho livre das frutas preferidas;
  • Aula 4: Avaliação e conclusão do tema.

Plano nº 4: Aprendendo sobre os benefícios dos alimentos saudáveis

mural de alimentos saudáveis

O quarto plano de aula tem como objetivo ensinar as crianças sobre os benefícios dos alimentos saudáveis para o corpo e a mente.

O educador pode utilizar recursos visuais, como cartazes e imagens, para apresentar os diferentes nutrientes encontrados nos alimentos e como eles contribuem para o funcionamento do organismo.

Uma atividade interessante para essa aula é a criação de um mural coletivo, onde as crianças podem desenhar e escrever sobre os alimentos que mais gostam e como eles as fazem se sentir.

O professor pode orientá-las a pensar em aspectos como energia, disposição, crescimento saudável e bom humor.

Esse mural serve como um lembrete visual dos benefícios dos alimentos saudáveis e pode ser exposto na sala de aula para que as crianças o vejam diariamente.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Despertar o interesse das crianças pelos alimentos e suas emoções relacionadas a eles.
  • Estimular a expressão artística e a escrita das crianças.
  • Promover a interação e cooperação entre os alunos na criação de um mural coletivo.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

🔒 Conteúdo Exclusivo para Assinantes

O Plano de Aula Completo, com Códigos da BNCC, está disponível apenas para assinantes. Torne-se assinante e desbloqueie todos os recursos!

📚 O que você vai receber:
Todos os Planos de Aula completos com Códigos da BNCC

  • ✔️ Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
  • ✔️ Direitos de Aprendizagem
  • ✔️ Campos de Experiência
  • ✔️ Conteúdo Programático
  • ✔️ Metodologia Pedagógica
  • ✔️ Atividades Práticas
  • ✔️ Recursos Didáticos
  • ✔️ Metodologia de Avaliação
  • ✔️ Cronograma de Aulas

🎁 Bônus: Assine agora e receba Milhares de Atividades para Imprimir!

👉 Por apenas R$ 89,90 por ano, você tem acesso completo a todos os recursos.

Garantia de 7 dias: Se não gostar, devolvemos seu dinheiro!

  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
  • (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Respeitar as diferenças entre as pessoas e valorizar a cultura.
  • BRINCAR: Utilizar a imaginação, criatividade e emoções nas atividades lúdicas.
  • PARTICIPAR: Colaborar e interagir ativamente na construção do mural.
  • EXPLORAR: Conhecer e expressar emoções relacionadas aos alimentos.
  • EXPRESSAR: Comunicar suas emoções e preferências de forma criativa.
  • CONHECER-SE: Reconhecer suas preferências alimentares e emoções associadas.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Alimentos preferidos das crianças
  • Emoções associadas aos alimentos
  • Desenho e escrita criativa

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre alimentos e emoções.
  • Apresentar o objetivo de criar um mural coletivo sobre os alimentos preferidos das crianças.
  • Distribuir materiais de desenho e escrita para as crianças.
  • Orientar e incentivar as crianças a desenharem e escreverem sobre seus alimentos favoritos e como eles as fazem se sentir.
  • Incentivar a cooperação e interação entre os alunos na criação do mural.

ATIVIDADES:

  1. Roda de conversa sobre alimentos e emoções.
  2. Distribuição de materiais de desenho e escrita.
  3. Cada criança desenha e escreve sobre seu alimento favorito e como se sente ao comê-lo.
  4. Montagem do mural coletivo com os desenhos e escritas das crianças.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Papel pardo para o mural
  • Lápis de cor
  • Canetinhas coloridas
  • Giz de cera
  • Tesoura
  • Cola

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação da participação e colaboração das crianças na criação do mural.
  • Avaliação da expressão artística e escrita das crianças.
  • Verificação do entendimento das emoções associadas aos alimentos.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Roda de conversa e início da criação do mural.
  • Aula 2: Continuação da criação do mural e finalização.
  • Aula 3: Apresentação do mural aos colegas e discussão sobre os alimentos e emoções representadas.

Plano nº 5: Criando uma horta de ervas e temperos

O quinto plano de aula tem como objetivo ensinar as crianças sobre o cultivo de ervas e temperos em uma horta.

O educador pode iniciar a aula explicando a importância dos temperos naturais para dar sabor aos alimentos, substituindo o uso de temperos artificiais que podem ser prejudiciais à saúde.

Em seguida, as crianças podem participar da criação de uma horta de ervas e temperos na escola. O educador pode ensiná-las sobre os cuidados necessários para o plantio e manutenção das plantas, como regar, adubar e colher as ervas.

Essa atividade não apenas ensina sobre a importância dos temperos naturais, mas também estimula o contato com a natureza, incentiva a responsabilidade e o cuidado com o meio ambiente, além de proporcionar a oportunidade de as crianças experimentarem os temperos frescos em suas refeições.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Despertar o interesse das crianças pela natureza e pela alimentação saudável;
  • Estimular a autonomia e responsabilidade das crianças no cuidado com as plantas;
  • Promover a interação e cooperação entre os alunos no cultivo da horta.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

🔒 Conteúdo Exclusivo para Assinantes

O Plano de Aula Completo, com Códigos da BNCC, está disponível apenas para assinantes. Torne-se assinante e desbloqueie todos os recursos!

📚 O que você vai receber:
Todos os Planos de Aula completos com Códigos da BNCC

  • ✔️ Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
  • ✔️ Direitos de Aprendizagem
  • ✔️ Campos de Experiência
  • ✔️ Conteúdo Programático
  • ✔️ Metodologia Pedagógica
  • ✔️ Atividades Práticas
  • ✔️ Recursos Didáticos
  • ✔️ Metodologia de Avaliação
  • ✔️ Cronograma de Aulas

🎁 Bônus: Assine agora e receba Milhares de Atividades para Imprimir!

👉 Por apenas R$ 89,90 por ano, você tem acesso completo a todos os recursos.

Garantia de 7 dias: Se não gostar, devolvemos seu dinheiro!

  • (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos.
  • (EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro;
  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza;
  • Participar ativamente do planejamento e realização das atividades propostas.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Conhecimento sobre as plantas e a importância das ervas e temperos na alimentação;
  • Cuidados necessários para o cultivo de uma horta;
  • Importância da cooperação e responsabilidade no cuidado com as plantas.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula explicando a importância das ervas e temperos na alimentação e como elas podem ser cultivadas em uma horta;
  • Realizar uma roda de conversa para que as crianças possam compartilhar suas experiências com plantas e hortas;
  • Organizar as crianças em grupos para participarem ativamente do plantio e cuidado da horta.

ATIVIDADES:

  1. Atividade lúdica: Jogo da memória com imagens de diferentes ervas e temperos.
  2. Atividade prática: Plantio das ervas e temperos na horta da escola, com a participação ativa das crianças.
  3. Atividade de escrita: Registro em um diário de bordo das atividades realizadas na horta, com desenhos e escrita espontânea.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Sementes de ervas e temperos;
  • Vasos ou canteiros para o plantio;
  • Terra e ferramentas de jardinagem;
  • Diário de bordo para registro das atividades.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do envolvimento e participação das crianças durante o plantio e cuidado da horta;
  • Análise dos registros feitos pelas crianças no diário de bordo;
  • Feedback individual e coletivo sobre a importância da cooperação e responsabilidade no cuidado com as plantas.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Introdução sobre a importância das ervas e temperos na alimentação e preparação da horta;
  • Aula 2: Plantio das ervas e temperos na horta da escola;
  • Aula 3: Cuidado diário com as plantas e registro das atividades no diário de bordo;
  • Aula 4: Avaliação e conclusão do projeto da horta.

Dicas para envolver os pais no processo de alimentação saudável

A parceria entre escola e família é fundamental para incentivar uma alimentação saudável nas crianças. Os pais desempenham um papel importante na formação dos hábitos alimentares dos filhos e podem colaborar com o trabalho realizado na escola.

Uma forma de envolver os pais nesse processo é por meio de atividades conjuntas, como oficinas de culinária saudável ou palestras sobre alimentação equilibrada.

A escola pode convidar nutricionistas ou profissionais da área de saúde para compartilharem dicas e informações sobre alimentação saudável com os pais.

Outra estratégia é enviar materiais educativos para casa, como cartilhas, receitas saudáveis e dicas de lanches nutritivos.

Esses materiais podem ser compartilhados pelos pais com as crianças, estimulando a conversa sobre alimentação saudável em família.

Recursos e materiais educativos sobre alimentação saudável

Para enriquecer ainda mais o trabalho realizado na sala de aula, é importante contar com recursos e materiais educativos que abordem o tema da alimentação saudável. Existem diversos livros, jogos, vídeos e aplicativos voltados para o público infantil que podem auxiliar na aprendizagem sobre nutrição.

Além disso, é possível utilizar recursos visuais, como cartazes, murais e flashcards, para criar um ambiente educativo e atrativo para as crianças. Esses recursos podem ser utilizados durante as aulas, reforçando os conceitos aprendidos e estimulando o interesse das crianças pelo tema.

O papel do educador na promoção da alimentação saudável

O educador desempenha um papel fundamental na promoção da alimentação saudável na educação infantil. Além de planejar e executar os planos de aula, é importante que o educador seja um exemplo de hábitos saudáveis para as crianças.

O educador pode incentivar a experimentação de alimentos saudáveis durante as refeições na escola, oferecendo um ambiente acolhedor e encorajando as crianças a provar novos alimentos. É essencial que o educador esteja atualizado sobre os conceitos de nutrição e possa transmitir informações confiáveis às crianças.

Além disso, o educador pode incentivar a prática de atividades físicas, como jogos ao ar livre e atividades recreativas, promovendo um estilo de vida ativo e saudável.

Conclusão

A educação alimentar é um tema fundamental na educação infantil, pois contribui para o desenvolvimento saudável das crianças e para a formação de hábitos alimentares adequados.

Os planos de aula apresentados neste artigo oferecem uma abordagem lúdica e envolvente para ensinar as crianças sobre a importância da alimentação saudável.

Ao seguir esses planos de aula, os educadores estarão proporcionando às crianças a oportunidade de aprenderem de forma divertida e prática sobre os diferentes grupos de alimentos, os benefícios dos alimentos saudáveis, a preparação de receitas nutritivas e o cultivo de ervas e temperos.

Lembre-se de envolver os pais nesse processo, promovendo a parceria entre escola e família, e aproveite os recursos e materiais educativos disponíveis para enriquecer o trabalho realizado na sala de aula.

Com essas estratégias, você estará contribuindo para a formação de hábitos alimentares saudáveis nas crianças, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para cuidarem da própria saúde ao longo da vida.

A alimentação saudável é um aprendizado que vai além da sala de aula, é um investimento para o futuro das crianças.

5/5 - (1 voto)

Compre este Plano de Aula Pronto
Receba Imediatamente!

🎯 Chega de Perder Tempo!

Já imaginou nunca mais perder horas e horas criando Planos de Aula do zero?

  • ✅ Planos de Aula Prontos;
  • ⚙️ Gerador Automático de Planos de Aula;
  • 🖨️ Milhares de Atividades para Imprimir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Compre este Plano de Aula
R$ 9,90 – Receba imediatamente!