A noção espacial é uma habilidade fundamental para o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças na educação infantil. Compreender conceitos como grande/pequeno, dentro/fora, direita/esquerda e em cima/embaixo é essencial para a exploração do ambiente, a resolução de problemas e a comunicação efetiva. Neste artigo, apresentamos 5 planos de aula que utilizam atividades práticas e interativas para ensinar noção espacial na educação infantil.
Esses planos de aula foram desenvolvidos com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em pesquisas sobre o desenvolvimento infantil, garantindo que as atividades sejam não apenas divertidas, mas também eficazes na promoção da aprendizagem.
Pacotes de Planos de Aula
Planos Prontos e Editáveis com Códigos da BNCC
Plano de Aula Nº 1 – Conceituando Grandezas
Este plano de aula contribui para o desenvolvimento integral da criança, estimulando não apenas a noção espacial, mas também a coordenação motora, a criatividade e as interações sociais.
Ao vivenciar atividades que envolvem a comparação de tamanhos, as crianças começam a construir uma compreensão básica de medidas e proporções.
Elas aprendem a diferenciar objetos grandes e pequenos, estabelecendo relações entre eles e desenvolvendo a capacidade de classificação.
Além disso, as atividades propostas neste plano de aula estimulam a linguagem e a expressão oral. Ao descrever e compartilhar suas observações sobre os objetos, as crianças ampliam seu vocabulário e aprimoram suas habilidades comunicativas.
Plano de Aula Pronto: Conceitos de Grande e Pequeno
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:
Ensino Fundamental 1 – 2000 Atividades (1º ao 5º ano)
São 2000 Atividades do 1º ao 5º ano, o recurso definitivo para transformar suas práticas pedagógicas!
Conteúdo PatrocinadoObjetivo Geral: Desenvolver a capacidade de compreensão dos conceitos de grande e pequeno, por meio de atividades lúdicas e interativas.
Objetivos Específicos:
- Identificar e comparar objetos grandes e pequenos.
- Utilizar corretamente os conceitos de grande e pequeno em situações do cotidiano.
- Desenvolver a coordenação motora fina ao manipular objetos de diferentes tamanhos.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes. Torne-se Assinante para Ver: Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano! Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós Campo de Experiências: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações DIREITOS DE APRENDIZAGEM: CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: METODOLOGIA PEDAGÓGICA: Para abordar o tema dos conceitos de grande e pequeno, uma metodologia lúdica e interativa será utilizada. Serão propostas atividades que envolvam a manipulação de objetos de diferentes tamanhos, jogos de associação e classificação, além de músicas e histórias que abordem o tema. ATIVIDADES: RECURSOS DIDÁTICOS: METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação dos alunos nas atividades propostas, sua capacidade de identificar e comparar objetos grandes e pequenos, bem como sua utilização dos conceitos aprendidos em situações do cotidiano. CRONOGRAMA DE AULAS: Ao incentivar as crianças a identificarem e nomearem os diferentes espaços e objetos da sala, este plano de aula não apenas facilita a familiarização com o ambiente escolar, mas também estimula a curiosidade e a exploração, fundamentais nesta fase do desenvolvimento. Além disso, este plano de aula está alinhado com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), abordando o campo de experiência “Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações”. OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS: OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes. Torne-se Assinante para Ver: Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano! DIREITOS DE APRENDIZAGEM: CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: METODOLOGIA PEDAGÓGICA: ATIVIDADES: RECURSOS DIDÁTICOS: METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: CRONOGRAMA DE AULAS: Ao explorar as direções básicas (direita, esquerda, em cima, embaixo) de forma lúdica e interativa, este plano de aula promove o aprendizado de maneira significativa e divertida. As atividades propostas, como o jogo com comandos verbais e o desenho das direções, estimulam a participação ativa dos alunos, permitindo que eles experimentem e apliquem os conceitos de forma prática. Essa abordagem hands-on é fundamental para a construção do conhecimento nesta fase do desenvolvimento, pois as crianças aprendem melhor quando podem interagir diretamente com o conteúdo. OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS: OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes. Torne-se Assinante para Ver: Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano! DIREITOS DE APRENDIZAGEM: CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: METODOLOGIA PEDAGÓGICA: ATIVIDADES: Jogo das Direções com Comandos Verbais: Desenho das Direções: RECURSOS DIDÁTICOS: METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: CRONOGRAMA DE AULAS: Este é um plano de aula que se baseia em uma atividade clássica que estimula não apenas o desenvolvimento motor, mas também a socialização e a cooperação entre os alunos, alinhando-se perfeitamente aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ao dançar ao redor das cadeiras e buscar um lugar para sentar quando a música parar, as crianças aprendem a se movimentar com consciência espacial, evitando esbarrar nos colegas e respeitando os limites do ambiente. Essa habilidade é fundamental para o desenvolvimento da coordenação motora e da percepção corporal, essenciais para a realização de atividades físicas e a exploração do mundo ao seu redor. PLANO DE AULA: Dança das Cadeiras OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS: OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes. Torne-se Assinante para Ver: Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano! DIREITOS DE APRENDIZAGEM: CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: METODOLOGIA PEDAGÓGICA: ATIVIDADES: RECURSOS DIDÁTICOS: METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: CRONOGRAMA DE AULAS: Ao explorar os conceitos de dentro e fora de forma lúdica e interativa, este plano de aula promove o aprendizado de maneira significativa e engajadora. As atividades propostas, como a roda de conversa, a atividade prática com objetos e a brincadeira dirigida, estimulam a participação ativa dos alunos, permitindo que eles compreendam e apliquem os conceitos em diferentes contextos. OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS: OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes. Torne-se Assinante para Ver: Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano! DIREITOS DE APRENDIZAGEM: CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: METODOLOGIA PEDAGÓGICA: ATIVIDADES: RECURSOS DIDÁTICOS: METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: CRONOGRAMA DE AULAS: Os planos de aula apresentados neste artigo destacam a importância de ensinar a noção espacial na educação infantil de maneira lúdica e interativa. Ao explorar conceitos como dentro/fora, grande/pequeno, e as direções, os educadores não apenas facilitam a compreensão desses temas, mas também promovem o desenvolvimento integral das crianças. As atividades propostas, que vão desde brincadeiras clássicas até explorações práticas do ambiente escolar, permitem que os alunos se envolvam ativamente no processo de aprendizagem, estimulando a curiosidade, a criatividade e a socialização. Boa aula!
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
Plano de aula N° 2 – Exploração Espacial
Plano de aula Pronto: Explorando os Espaços da Sala de Aula
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
Plano de Aula Nº 3 – Aprendendo sobre Direções Espaciais
Plano de Aula Pronto: Jogo das Direções
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
Plano de Aula Nº 4 – Noção de Espaço Através de uma Atividade Lúdica
Plano de Aula Pronto: A Dança das Cadeiras
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
Plano de Aula Nº 5 – Trabalhando Conceitos de Dentro e Fora
Plano de Aula Pronto: Esta Dentro ou ou Está Fora?
* Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
* Direitos de Aprendizagem
* Campos de Experiência
* Conteúdo Programático
* Metodologia Pedagógica
* Atividades
* Recursos Didáticos
* Metodologia de Avaliação
* Cronograma de Aulas
Conclusão