Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

5 Planos de Aula sobre Formas Geométricas para Educação Infantil

5 Planos de Aula sobre Formas Geométricas: Educação Infantil

Bem-vindo ao nosso guia prático onde exploramos 5 Planos de Aula sobre Formas Geométricas para Educação Infantil, perfeito para professores e educadores que buscam inspiração e métodos inovadores para introduzir conceitos matemáticos em sala de aula. Sabemos que a base da aprendizagem eficaz na primeira infância é criar um ambiente educacional estimulante e interativo. Por isso, elaboramos este conteúdo especialmente para ajudar você a transformar a maneira como seus pequenos alunos percebem e interagem com as formas geométricas.

Os Planos de Aula Explorados neste Artigo são:

  • Plano de Aula 1: Explorando o Círculo
  • Plano de Aula 2: Descobrindo Quadrados e Retângulos
  • Plano de Aula 3: Triângulos e Suas Propriedades
  • Plano de Aula 4: Identificação e Classificação de Formas Geométricas
  • Plano de Aula 5: Formas Geométricas no Ambiente

Descubra Como Ensinar Formas Geométricas de Maneira Divertida e Eficaz na Educação Infantil

Aqui, você encontrará planos de aula detalhados, cada um com atividades criativas e envolventes que são perfeitas para crianças em fase pré-escolar.

Desde jogos educativos até artes e oficinas de construção, nossas estratégias são projetadas para capturar a atenção dos alunos e promover uma compreensão profunda dos conceitos matemáticos essenciais.

Esses planos foram cuidadosamente desenvolvidos para garantir que cada criança possa participar, aprender e se divertir ao mesmo tempo.

Continue lendo para descobrir como você pode implementar esses planos de aula garantir que suas aulas de formas geométricas sejam as mais aguardadas da semana!

Cinco planos de aula sobre formas geométricas para a educação infantil, seguindo a BNCC

A educação infantil é uma fase crítica do desenvolvimento cognitivo onde o ensino de formas geométricas pode desempenhar um papel fundamental.

Integrar esse conhecimento no currículo escolar, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), permite que os professores criem planos de aula alinhados com os objetivos nacionais de aprendizagem.

A BNCC destaca a importância de se abordar as formas geométricas não apenas como objetos isolados, mas como parte integrante do mundo em que vivemos, incentivando a observação e a interação das crianças com seu ambiente por meio da geometria.

Por meio de atividades lúdicas e contextualizadas, os alunos da educação infantil podem descobrir as formas geométricas no seu cotidiano, compreendendo suas características e importância.

É essencial que os planos de aula sejam criativos e estimulem o pensamento crítico, além de incorporar as áreas de conhecimento recomendadas pela BNCC, como o espaço e a forma.

A intenção é construir um ambiente de aprendizado onde as crianças possam explorar livremente e fazer conexões entre as formas geométricas e sua realidade.

Os planos de aula que seguem as orientações da BNCC têm o poder de formar uma base sólida para o aprendizado contínuo, onde as formas geométricas não são apenas memorizadas, mas compreendidas e aplicadas.

Dessa forma, os educadores estão não somente alimentando a curiosidade natural das crianças, mas também preparando-as para uma compreensão matemática mais avançada, conforme evoluem nos anos escolares subsequentes.

Estrutura e Desenvolvimento do Plano de Aula

Uma sala de aula colorida com formas geométricas nas paredes, crianças envolvidas em atividades práticas e uma professora seguindo as diretrizes da BNCC para a educação infantil

Os planos de aula sobre formas geométricas na educação infantil devem estabelecer claramente os objetivos de aprendizado e alinhar-se às diretrizes da BNCC.

Importância das Formas Geométricas na Educação Infantil

O ensino de geometria para crianças pequenas é fundamental para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e de coordenação motora.

Reconhecer e classificar formas ajuda a criança a estabelecer relações lógicas e espaciais, fundamentais para o aprendizado em várias áreas do conhecimento.

Alinhamento com a BNCC e Objetivos de Aprendizagem

Um plano de aula bem estruturado precisa estar alinhado com os objetivos de aprendizagem estabelecidos pela BNCC.

É essencial identificar as habilidades que serão desenvolvidas, como a capacidade de observação, identificação e categorização de formas, e adaptar as etapas da aula a realidade e ao nível das crianças.

Atividades Práticas e Lúdicas

Atividades como jogos e brincadeiras são fundamentais para manter as crianças engajadas.

É importante planejar atividades práticas que promovam a descoberta e estimulem a criatividade. Por exemplo, construir objetos com blocos geométricos ou criar desenhos a partir de diferentes formas.

Avaliação e Feedback Continuado

A avaliação deve ser processual e pode ser realizada através da observação contínua da participação e engajamento das crianças nas atividades.

Feedbacks positivos e construtivos ajudam no desenvolvimento de habilidades e na autoestima dos pequenos aprendizes.

Exemplos de Planos de Aula

Uma sala de aula colorida com formas geométricas expostas nas paredes e uma professora liderando um grupo de crianças em uma aula divertida e interativa sobre formas

Estes planos são desenvolvidos para introduzir e aprofundar o conhecimento sobre formas geométricas na educação infantil, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Cada plano de aula é focado em uma forma específica ou conjunto de formas, incorporando atividades lúdicas e interativas para facilitar a aprendizagem.

Plano de Aula 1: Explorando o Círculo

O primeiro plano de aula concentra-se no círculo e na sua identificação em objetos do dia a dia.

As crianças podem participar de brincadeiras que envolvam a busca e o reconhecimento do círculo em sala de aula e no pátio da escola.

Uma das atividades envolve a criação de obras de arte utilizando círculos cortados de papéis coloridos para reforçar a participação e a coordenação motora.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Explorar o conceito de círculo de forma lúdica e criativa, estimulando a percepção visual e tátil dos alunos, bem como o desenvolvimento da coordenação motora fina.
  • Objetivos Específicos:
  1. Identificar e reconhecer o círculo como uma forma geométrica.
  2. Desenvolver a habilidade de desenhar e traçar círculos.
  3. Explorar diferentes materiais e texturas para criar círculos.
  4. Estimular a criatividade e imaginação dos alunos na criação de desenhos circulares.
  5. Promover a socialização e a cooperação entre os alunos durante as atividades.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
  • (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Identificação e reconhecimento do círculo como forma geométrica.
  • Desenvolvimento da habilidade motora fina na criação de círculos.
  • Exploração de diferentes texturas e materiais na criação de círculos.
  • Estímulo à criatividade na produção de desenhos circulares.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A metodologia utilizada será baseada em atividades práticas e lúdicas, como pintura, desenho, colagem e modelagem. Serão propostas brincadeiras e jogos que estimulem a percepção visual e tátil dos alunos, bem como a exploração criativa do conceito de círculo.

ATIVIDADES:

  1. Exploração tátil de círculos: Propor uma atividade em que os alunos possam sentir diferentes texturas circulares (como algodão, EVA, papel ondulado) e identificar o formato do círculo.
  2. Desenho de círculos: Fornecer materiais como giz de cera, lápis de cor e canetinhas para os alunos desenharem círculos em folhas de papel.
  3. Colagem de círculos: Propor uma atividade de colagem, onde os alunos recortam círculos de diferentes tamanhos em revistas e jornais e colam em uma folha em forma de composição circular.
  4. Modelagem de círculos: Utilizar massinha de modelar para os alunos moldarem círculos de diferentes tamanhos e espessuras.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Papel, lápis de cor, canetinhas, giz de cera, revistas, jornais, cola, tesoura, massinha de modelar.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades propostas, bem como o desenvolvimento de suas habilidades motoras finas e criatividade na exploração do círculo.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Exploração tátil de círculos
  • Aula 2: Desenho de círculos
  • Aula 3: Colagem de círculos
  • Aula 4: Modelagem de círculos

Plano de Aula 2: Descobrindo Quadrados e Retângulos

Este plano introduz as formas do quadrado e do retângulo.

Uma atividade sugerida inclui a construção de estruturas usando blocos ou caixas, incentivando a imaginação e o desenvolvimento do raciocínio espacial.

As crianças são encorajadas a classificar os objetos encontrados na sala baseados em suas formas geométricas básicas.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral:
    Desenvolver a percepção e a identificação de quadrados e retângulos por meio de atividades lúdicas e exploratórias.
  • Objetivos Específicos:
  1. Identificar as características de quadrados e retângulos.
  2. Diferenciar quadrados de retângulos.
  3. Explorar formas geométricas através de atividades práticas.
  4. Estimular a criatividade e a expressão artística.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós
  • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
  • Campo de Experiências: Traços, Sons, Cores e Formas
  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Identificação e diferenciação de quadrados e retângulos.
  • Exploração de formas geométricas através de atividades práticas.
  • Expressão artística utilizando formas geométricas.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A metodologia será baseada em atividades práticas e lúdicas, como jogos, brincadeiras, desenhos e colagens, que estimulem a identificação e a diferenciação de quadrados e retângulos de forma divertida e criativa.

ATIVIDADES:

  1. Atividade Lúdica – Caça ao Tesouro Geométrico: Esconder quadrados e retângulos pela sala de aula e incentivar as crianças a encontrá-los, identificando e diferenciando as formas.
  2. Atividade de Arte – Colagem de Formas: Fornecer materiais como papel colorido, tesoura e cola para que as crianças criem colagens utilizando quadrados e retângulos.
  3. Atividade de Desenho – Criando Formas Geométricas: Propor que as crianças desenhem e pintem quadrados e retângulos, explorando cores e texturas.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Papel colorido
  • Tesoura
  • Cola
  • Lápis de cor
  • Gizes de cera

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será feita de forma contínua e observacional, acompanhando a participação e o desenvolvimento das crianças nas atividades propostas, verificando se conseguiram identificar e diferenciar quadrados e retângulos.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Atividade Lúdica – Caça ao Tesouro Geométrico
  • Aula 2: Atividade de Arte – Colagem de Formas
  • Aula 3: Atividade de Desenho – Criando Formas Geométricas

Plano de Aula 3: Triângulos e Suas Propriedades

A aula sobre triângulos destaca suas propriedades e tipos.

Em uma atividade sugerida, os alunos podem criar triângulos com palitos e explorar as diferenças entre eles, promovendo assim o entendimento das características de cada forma.

Outra atividade envolve identificar triângulos em figuras geométricas maiores.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Proporcionar aos alunos o desenvolvimento da percepção visual e espacial, por meio da exploração do tema dos triângulos e suas propriedades.
  • Objetivos Específicos: Identificar e reconhecer o triângulo como uma figura geométrica; Explorar as propriedades dos triângulos, como lados e vértices; Desenvolver a capacidade de observação e comparação entre diferentes tipos de triângulos; Estimular a criatividade e a expressão artística por meio da construção de triângulos em atividades práticas;

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós
  • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • (EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
  • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar, Conhecer-se.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós;
  • Corpo, Gestos e Movimentos;
  • Traços, Sons, Cores e Formas;
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação;
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Identificação e reconhecimento do triângulo como figura geométrica;
  • Propriedades dos triângulos: lados e vértices;
  • Tipos de triângulos: equilátero, isósceles e escaleno.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A aula será desenvolvida de forma lúdica e interativa, com atividades práticas que estimulem a observação, a manipulação e a construção de triângulos. Serão utilizados materiais como palitos, massinha e papel para a realização das atividades.

ATIVIDADES:

  1. Exploração do Triângulo: Os alunos serão convidados a observar diferentes objetos em forma de triângulo ao redor da sala de aula e identificá-los.
  2. Construção de Triângulos: Utilizando palitos e massinha, os alunos serão orientados a construir triângulos de diferentes tamanhos e tipos.
  3. Classificação de Triângulos: Após a construção dos triângulos, os alunos serão incentivados a classificá-los de acordo com suas propriedades (equilátero, isósceles, escaleno).

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Palitos de sorvete;
  • Massinha;
  • Papel;
  • Lápis de cor.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação dos alunos nas atividades, o entendimento das propriedades dos triângulos e a capacidade de identificação e classificação das figuras geométricas.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Exploração do Triângulo
  • Aula 2: Construção de Triângulos
  • Aula 3: Classificação de Triângulos

Plano de Aula 4: Identificação e Classificação de Formas Geométricas

Esta aula aborda a capacidade de identificar e classificar diferentes formas geométricas.

Utilizando jogos e puzzles, as crianças aprendem a distinção entre variadas formas, desde as mais simples até as mais complexas, trabalhando suas habilidades de observação e raciocínio lógico.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral:
    Promover o desenvolvimento da percepção visual e da capacidade de identificação e classificação de formas geométricas nas crianças da pré-escola.
  • Objetivos Específicos:
  1. Reconhecer e nomear as principais formas geométricas (círculo, quadrado, triângulo e retângulo).
  2. Classificar as formas geométricas de acordo com suas características.
  3. Desenvolver a coordenação motora fina ao desenhar e manipular as formas geométricas.
  4. Estimular a criatividade e a imaginação das crianças na criação de composições com as formas geométricas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós
  • (EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
  • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
  • Campo de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos
  • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções.
  • (EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras e atividades artísticas.
  • Campo de Experiências: Traços, Sons, Cores e Formas
  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Identificação e classificação de formas geométricas (círculo, quadrado, triângulo e retângulo).

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A aula será desenvolvida de forma lúdica e interativa, com uso de materiais manipulativos e atividades práticas que estimulem a criatividade e a participação ativa das crianças. Serão realizadas atividades de observação, manipulação de formas, desenho e criação de composições geométricas.

ATIVIDADES:

  1. Atividade Lúdica: As crianças serão convidadas a participar de um jogo de identificação de formas geométricas, onde terão que encontrar e nomear as formas em um cenário montado na sala de aula.
  2. Atividade de Escrita: Cada criança terá um papel e lápis para desenhar as formas geométricas que forem sendo apresentadas durante a aula.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Cartolinas coloridas
  • Tesoura
  • Cola
  • Lápis de cor
  • Papel sulfite
  • Material impresso com as formas geométricas

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação, o envolvimento e o desenvolvimento das crianças nas atividades propostas. Serão feitas anotações individuais e registros fotográficos para acompanhamento do progresso.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Apresentação das formas geométricas e suas características.
  • Aula 2: Atividades práticas de identificação e classificação das formas.
  • Aula 3: Criação de composições geométricas.
  • Aula 4: Revisão e consolidação do conteúdo.

Plano de Aula 5: Formas Geométricas no Ambiente

Neste plano, os alunos exploram como as formas geométricas estão presentes no ambiente ao redor, incluindo sua casa e diferentes espaços.

Por meio de uma caça ao tesouro, as crianças identificam e relacionam objetos às formas estudadas, o que ajuda a desenvolver noções de espaço e forma.

A participação ativa é estimulada ao pedir às crianças que apresentem as formas encontradas e discutam suas observações com os colegas.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Explorar e reconhecer as formas geométricas presentes no ambiente, desenvolvendo a capacidade de observação e identificação.
  • Objetivos Específicos:
  1. Identificar e nomear as formas geométricas básicas (círculo, quadrado, triângulo e retângulo).
  2. Relacionar as formas geométricas encontradas no ambiente com objetos do cotidiano.
  3. Estimular a criatividade e a expressão artística por meio da criação de trabalhos com formas geométricas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós
  • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Identificação e nomeação das formas geométricas básicas: círculo, quadrado, triângulo e retângulo.
  • Relacionamento das formas geométricas com objetos do ambiente.
  • Criação de trabalhos artísticos utilizando formas geométricas.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Aula expositiva dialogada para apresentação e explicação das formas geométricas.
  • Atividades práticas de observação e identificação de formas no ambiente.
  • Atividades artísticas de recorte e colagem de formas geométricas.

ATIVIDADES:

  1. Exploração no ambiente: Levar os alunos para um espaço externo da escola e pedir que observem e identifiquem formas geométricas presentes no ambiente, como janelas, portas, mesas, entre outros.
  2. Criação artística: Após a identificação das formas, propor uma atividade de recorte e colagem, onde os alunos irão criar um quadro utilizando as formas geométricas encontradas.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Cartolinas coloridas
  • Tesoura
  • Cola
  • Lápis de cor

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação dos alunos nas atividades propostas, o reconhecimento e nomeação das formas geométricas, bem como a criatividade na criação dos trabalhos artísticos.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Apresentação das formas geométricas e exploração no ambiente.
  • Aula 2: Atividade de criação artística com formas geométricas.

Atividades Complementares

Para complementar os planos de aula sobre formas geométricas na educação infantil, você pode incorporar uma variedade de atividades interativas e educativas que engajam os alunos e reforçam seu aprendizado de maneira criativa.

Aqui estão algumas atividades complementares interessantes:

  1. Caça às Formas: Organize uma atividade onde as crianças precisam procurar objetos que correspondam a formas geométricas específicas ao redor da sala de aula ou do pátio da escola. Isso ajuda a criança a relacionar os conceitos aprendidos com o mundo real.
  2. Arte com Formas: Forneça diferentes tipos de materiais como papel colorido, cartolina, tesouras e cola para que as crianças possam criar suas próprias obras de arte usando formas geométricas. Isso não apenas reforça o conceito de formas, mas também estimula a criatividade e a coordenação motora.
  3. Construção de Modelos: Utilize blocos de construção, palitos de picolé ou massinha para que as crianças construam estruturas usando diferentes formas geométricas. Essa atividade pode ser direcionada para que construam algo específico ou deixar que usem sua imaginação livremente.
  4. Jogos de Tabuleiro Personalizados: Crie jogos de tabuleiro que incluam perguntas ou desafios sobre formas geométricas. Por exemplo, um jogo de trilha onde cada casa traz uma pergunta sobre formas geométricas que precisa ser respondida para avançar.
  5. Histórias e Livros Temáticos: Use livros que enfatizam formas geométricas e leia para as crianças. Depois da leitura, discuta as formas encontradas no livro e peça às crianças que desenhem uma cena do livro usando essas formas.
  6. Tecnologia e Aplicativos Educativos: Existem vários aplicativos educativos projetados para ensinar formas geométricas de maneira interativa. Estes podem ser usados como uma estação de aprendizado rotativa durante o dia ou como uma atividade recompensadora após completarem outras tarefas.
  7. Música e Movimento: Crie canções ou rime sobre formas geométricas, ou use músicas existentes, e incorpore movimentos que imitem as formas mencionadas. Isso ajuda na memorização e na compreensão das formas através do movimento físico.

Estas atividades não só reforçam a aprendizagem das formas geométricas, mas também ajudam a desenvolver habilidades importantes como raciocínio espacial, pensamento crítico e colaboração entre os alunos.

Conclusão

Ao implementar os 5 Planos de Aula sobre Formas Geométricas para Educação Infantil que compartilhamos, você estará não apenas enriquecendo o currículo escolar, mas também estimulando o desenvolvimento cognitivo e criativo de seus alunos.

Cada plano de aula foi projetado para ser divertido, interativo e educacional, garantindo que as crianças possam aprender matemática de uma forma que faça sentido para elas e para o seu mundo.

Ao integrar esses planos em sua rotina diária, você proporcionará aos pequenos aprendizes uma base sólida em conceitos matemáticos e uma maior confiança em suas habilidades de aprendizagem.

Lembre-se de que a chave para o sucesso com essas atividades é a flexibilidade e a adaptação às necessidades e interesses de cada criança, permitindo que cada uma explore as formas geométricas ao seu próprio ritmo.

Esperamos que você sinta-se inspirado para testar essas ideias e ver o impacto positivo que elas podem ter na sua sala de aula.

Encorajamos você a compartilhar suas experiências e sucessos, ajudando a construir uma comunidade de aprendizado mais colaborativa e inovadora.

Boa sorte e divirta-se ensinando!

5/5 - (2 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima