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Plano de Aula Educação Infantil: Você Precisa Saber

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A elaboração de um plano de aula é uma das tarefas mais importantes para um professor. Isso porque ele é responsável por guiar as atividades e os objetivos de aprendizagem que serão trabalhados em sala de aula. E quando se trata de educação infantil, essa responsabilidade é ainda maior. Por isso, é fundamental que os planos de aula estejam alinhados com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que estabelece as competências e habilidades que as crianças devem desenvolver em cada etapa da Educação Básica.

Para ajudar os professores da educação infantil a elaborarem seus planos de aula de forma mais eficiente, diversos sites e instituições disponibilizam modelos prontos, que já estão alinhados com a BNCC.

Esses modelos são uma excelente ferramenta para quem está começando a carreira de professor ou para quem deseja renovar sua prática pedagógica.

Eles oferecem sugestões de atividades, objetivos de aprendizagem, estratégias de ensino e avaliação, que podem ser adaptados de acordo com as necessidades e particularidades de cada turma.

Além disso, os planos de aula para educação infantil também devem levar em consideração a importância do lúdico e das brincadeiras no processo de aprendizagem das crianças.

Por isso, é fundamental que as atividades propostas sejam divertidas, criativas e estimulem a participação ativa dos alunos. Dessa forma, é possível garantir um aprendizado mais significativo e prazeroso para as crianças.

O que é BNCC?

plano de aula para educação infantil bncc

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os estudantes brasileiros têm direito de aprender, em cada etapa da Educação Básica.

Ela estabelece as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

História

A BNCC foi instituída pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, mas só foi efetivamente implementada em 2017, após um longo processo de discussão e elaboração.

Ela foi criada com o objetivo de garantir que todos os estudantes brasileiros tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de onde vivam ou estudem.

Objetivos de aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da BNCC são organizados em torno de dez competências gerais, que buscam desenvolver habilidades cognitivas, socioemocionais e éticas nos estudantes. Essas competências são:

  • Conhecimento;
  • Pensamento científico, crítico e criativo;
  • Repertório cultural;
  • Comunicação;
  • Argumentação;
  • Autoconhecimento e autocuidado;
  • Empatia e cooperação;
  • Responsabilidade e cidadania;
  • Conhecimento e valorização da diversidade;
  • Conhecimentos e habilidades necessários ao mundo do trabalho.

Na Educação Infantil, os objetivos de aprendizagem são organizados em cinco campos de experiência, que buscam garantir o desenvolvimento integral das crianças. São eles:

  • O eu, o outro e o nós;
  • Corpo, gestos e movimentos;
  • Traços, sons, cores e formas;
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Plano de aula para educação infantil

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Desenvolvimento

O desenvolvimento na educação infantil deve contemplar as especificidades da faixa etária, considerando as características individuais de cada criança.

O plano de aula deve ser elaborado de forma a promover experiências significativas e diversificadas, que favoreçam o desenvolvimento das habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Habilidades

As habilidades a serem desenvolvidas no plano de aula devem estar alinhadas com a BNCC, contemplando os eixos de aprendizagem previstos para a educação infantil: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

É importante que o professor tenha clareza das habilidades que serão trabalhadas em cada atividade, de forma a garantir o desenvolvimento integral da criança.

Recursos didáticos

Os recursos didáticos são elementos fundamentais para o sucesso do plano de aula na educação infantil. O professor deve selecionar materiais que sejam adequados à faixa etária e que possibilitem experiências significativas e diversificadas.

Entre os recursos didáticos que podem ser utilizados estão: jogos, brinquedos, livros, músicas, vídeos, entre outros.

Planejamento de Atividades

Propostas

O planejamento de atividades para a educação infantil é essencial para garantir um ensino de qualidade e alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O planejamento deve ser feito de forma cuidadosa, levando em consideração a faixa etária das crianças, seus interesses e necessidades.

Para o planejamento das atividades, é preciso que o professor tenha em mente os objetivos que deseja alcançar com seus alunos.

Esses objetivos devem estar alinhados aos campos de experiência da BNCC, que são: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Atividades

O planejamento de atividades deve contemplar diferentes tipos de atividades, como brincadeiras, jogos, contação de histórias, atividades artísticas, entre outras.

É fundamental que as atividades sejam lúdicas e que estimulem o desenvolvimento dos alunos de forma integral.

Confira abaixo algumas sugestões de atividades para cada um dos campos de experiência:

Campos de ExperiênciaAtividades
O eu, o outro e o nósBrincadeiras de roda Atividades que estimulem a empatia e a cooperação Contação de histórias que abordem temas como diversidade e inclusão
Corpo, gestos e movimentosBrincadeiras que estimulem a coordenação motora Atividades de dança e expressão corporal Jogos que trabalhem a noção de espaço e tempo
Traços, sons, cores e formasAtividades artísticas que envolvam pintura, desenho e modelagem Brincadeiras que trabalhem a percepção visual e auditiva Atividades que estimulem a criatividade e a imaginação
Escuta, fala, pensamento e imaginaçãoContação de histórias Jogos que estimulem a comunicação e a expressão oral Atividades que trabalhem a construção de narrativas
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformaçõesAtividades que trabalhem a noção de tempo e espaço Jogos que estimulem a contagem e a noção de quantidade Atividades que trabalhem a identificação de formas e padrões

Interações e Brincadeiras

interações e brincadeiras

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que a Educação Infantil deve promover o desenvolvimento integral das crianças, considerando as dimensões física, psicológica, intelectual e social.

Nesse sentido, é fundamental que as atividades propostas para a Educação Infantil contemplem a interação entre as crianças e entre as crianças e os adultos, bem como a brincadeira como forma de aprendizado.

Brincadeiras

As brincadeiras são uma parte importante da Educação Infantil, pois permitem que as crianças explorem o mundo ao seu redor de forma lúdica e divertida. Além disso, as brincadeiras também ajudam as crianças a desenvolver habilidades sociais, emocionais e cognitivas.

Para promover as brincadeiras na Educação Infantil, é importante que os professores criem um ambiente seguro e estimulante, com materiais variados e adequados à idade das crianças.

Também é importante que os professores incentivem as crianças a explorarem os materiais de forma livre e criativa, sem impor regras ou limitações.

Autonomia

A autonomia é uma habilidade importante que as crianças devem desenvolver na Educação Infantil. Isso inclui habilidades como vestir-se, alimentar-se, cuidar da higiene pessoal e usar o banheiro sozinho.

Para promover a autonomia das crianças na Educação Infantil, é importante que os professores criem um ambiente seguro e estimulante, com materiais e equipamentos adequados à idade das crianças.

Também é interessante que os professores incentivem as crianças a realizarem as atividades de forma independente, oferecendo ajuda apenas quando necessário.

Relações interpessoais

As relações interpessoais são uma parte importante da Educação Infantil, pois permitem que as crianças aprendam a conviver em sociedade de forma respeitosa e harmoniosa.

Isso inclui habilidades como respeitar as diferenças, colaborar com os colegas e expressar sentimentos e emoções de forma adequada.

Para promover as relações interpessoais na Educação Infantil, é importante que os professores criem um ambiente acolhedor e respeitoso, onde as crianças se sintam seguras para expressar suas opiniões e sentimentos.

É importante ainda, que os professores incentivem as crianças a trabalharem juntas em atividades em grupo, promovendo a colaboração e o respeito mútuo.

Participação

A participação é uma habilidade importante que as crianças devem desenvolver na Educação Infantil. Isso inclui habilidades como ouvir atentamente, respeitar as regras e normas estabelecidas e contribuir com ideias e sugestões.

Para promover a participação das crianças na Educação Infantil, é importante que os professores criem um ambiente participativo e democrático, onde as crianças tenham voz ativa nas decisões e atividades propostas.

Lembre-se de incentivar as crianças a expressarem suas opiniões e ideias, valorizando assim, suas contribuições e sugestões.

Avaliação

A avaliação é uma das etapas mais importantes do processo educacional, pois permite que o professor identifique o que as crianças estão aprendendo e como estão se desenvolvendo em relação aos objetivos propostos.

Além disso, a avaliação também é uma ferramenta para que o professor possa refletir sobre sua própria prática e promover mudanças quando necessário.

Experiências

Na Educação Infantil, a avaliação deve ser realizada de forma contínua e sistemática, a partir da observação das experiências vivenciadas pelas crianças.

Para isso, é importante que o professor esteja atento aos diferentes campos de experiência previstos na BNCC, que são:

  • O eu, o outro e o nós
  • Corpo, gestos e movimentos
  • Tradições e culturas
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

A partir da observação das experiências vivenciadas pelas crianças, o professor pode identificar quais habilidades e competências estão sendo desenvolvidas e planejar novas atividades que possam contribuir para o desenvolvimento das crianças.

Valorização

É importante que a avaliação na Educação Infantil seja realizada de forma a valorizar o processo de aprendizagem das crianças, e não apenas o resultado final.

Para isso, é fundamental que o professor considere o desenvolvimento individual de cada criança, suas potencialidades e limitações, e não apenas a comparação com os demais colegas.

Além disso, é fundamental que a avaliação seja realizada de forma a valorizar as diferentes formas de expressão das crianças, sejam elas verbais ou não verbais.

O professor deve estar atento às diferentes linguagens utilizadas pelas crianças, como a linguagem corporal, a linguagem artística e a linguagem musical, e valorizá-las em seu processo de avaliação.

Linguagem e comunicação

A BNCC da educação infantil destaca a importância do desenvolvimento da linguagem e da comunicação para o pleno desenvolvimento das crianças.

Através da linguagem, as crianças são capazes de expressar seus pensamentos, sentimentos e desejos, além de compreender o mundo ao seu redor.

Nesta seção, serão abordadas as práticas de linguagem relacionadas à escuta, fala, pensamento e imaginação.

Escuta

A prática de escuta é fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da comunicação. Através da escuta, as crianças são capazes de compreender e interpretar as mensagens que recebem, além de desenvolver a empatia e a capacidade de se colocar no lugar do outro. Para promover a prática de escuta na educação infantil, é importante:

  • Estimular a curiosidade das crianças, fazendo perguntas e incentivando a busca por respostas
  • Proporcionar momentos de silêncio e reflexão, para que as crianças possam processar as informações recebidas
  • Valorizar a opinião das crianças e incentivar a expressão de ideias e sentimentos

Fala

A prática da fala é fundamental para que as crianças possam se expressar e se comunicar com o mundo ao seu redor. Para promover a prática da fala na educação infantil, é importante:

  • Estimular a criatividade e a imaginação das crianças, através de brincadeiras e atividades lúdicas
  • Proporcionar momentos de diálogo e interação com outras crianças e adultos
  • Incentivar a expressão de ideias e sentimentos, valorizando a individualidade de cada criança

Pensamento

O desenvolvimento do pensamento é fundamental para que as crianças possam compreender e interpretar o mundo ao seu redor. Para promover o desenvolvimento do pensamento na educação infantil, é importante:

  • Estimular a curiosidade e a busca por respostas, através de perguntas e atividades que incentivem a investigação
  • Proporcionar momentos de reflexão e análise, para que as crianças possam compreender e interpretar as informações recebidas
  • Incentivar a criatividade e a imaginação, através de atividades lúdicas e desafiadoras

Imaginação

A prática da imaginação é fundamental para o desenvolvimento da criatividade e da capacidade de resolver problemas. Para promover a prática da imaginação na educação infantil, é importante:

  • Estimular a curiosidade e a busca por respostas, através de perguntas e atividades que incentivem a investigação
  • Proporcionar momentos de criação e experimentação, para que as crianças possam explorar novas possibilidades
  • Incentivar a expressão de ideias e sentimentos, valorizando a individualidade de cada criança

Matemática

A Matemática é uma disciplina fundamental na educação infantil, pois ajuda as crianças a desenvolverem habilidades de raciocínio lógico, geometria espacial, raciocínio quantitativo e outras habilidades importantes.

O ensino de matemática na educação infantil deve ser alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define as habilidades que as crianças devem adquirir em cada etapa da educação básica.

Números

Na educação infantil, as crianças começam a aprender os números e a fazer as primeiras operações matemáticas. É importante que os professores usem materiais concretos, como blocos de montar e jogos educativos, para ajudar as crianças a compreenderem os conceitos matemáticos de forma lúdica e divertida.

Quantidades

As crianças também aprendem a relacionar os números às suas respectivas quantidades e a identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Os professores podem utilizar jogos e atividades que envolvam contagem, como contar objetos e animais, para ajudar as crianças a desenvolverem essa habilidade.

Formas

Na educação infantil, as crianças também começam a aprender sobre formas geométricas, como círculos, quadrados e triângulos.

Os professores podem utilizar materiais concretos, como blocos de montar e quebra-cabeças, para ajudar as crianças a identificarem as diferentes formas e a desenvolverem habilidades de reconhecimento espacial.

Traços

Além de aprender sobre números e formas, as crianças também aprendem sobre traços e linhas. Os professores podem utilizar atividades que envolvam desenho e pintura, como desenhar formas geométricas e linhas retas, para ajudar as crianças a desenvolverem habilidades motoras finas e aprimorarem sua coordenação.

Sons

A matemática também pode ser ensinada por meio de sons e música. Os professores podem utilizar canções e rimas que envolvam contagem e números para ajudar as crianças a aprenderem de forma lúdica e divertida.

Arte

A Arte é uma disciplina importante na educação infantil, pois ajuda as crianças a desenvolverem a criatividade, a imaginação e a expressão.

Além disso, a arte também pode ajudar a desenvolver habilidades motoras finas e a capacidade de concentração. De acordo com a BNCC, a Arte deve ser ensinada de forma interdisciplinar, ou seja, integrando com outras áreas do conhecimento.

Cores

As cores são um elemento importante na Arte. As crianças podem aprender sobre as cores através de atividades como pintura, desenho e colagem.

É importante ensinar as crianças sobre as cores primárias (vermelho, amarelo e azul) e as cores secundárias (laranja, verde e roxo), bem como as cores quentes e frias. As atividades com cores também podem ajudar as crianças a desenvolver a coordenação motora fina.

Desenho

O desenho é uma forma de expressão artística que pode ajudar as crianças a desenvolver a imaginação e a criatividade.

As atividades de desenho podem incluir desenhar livremente, copiar figuras ou desenhar a partir de modelos. É importante incentivar as crianças a experimentar diferentes materiais de desenho, como lápis de cor, giz de cera e canetas hidrográficas.

Recorte

O recorte é uma atividade que pode ajudar as crianças a desenvolver a coordenação motora fina e a criatividade. As atividades de recorte podem incluir cortar formas simples, como círculos e quadrados, ou cortar formas mais complexas para criar colagens. É importante ensinar as crianças a usar a tesoura com segurança e supervisioná-las enquanto cortam.

Objetos tridimensionais

As atividades com objetos tridimensionais podem ajudar as crianças a desenvolver a percepção espacial e a criatividade.

As atividades podem incluir modelagem com massinha, construção com blocos ou montagem de quebra-cabeças. É importante incentivar as crianças a experimentar diferentes materiais e a explorar diferentes formas e texturas.

Inglês

O Plano de Aula de Inglês para Educação Infantil é um importante recurso para os professores que desejam ensinar a língua inglesa de forma lúdica e eficiente, alinhado com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Duração

O Plano de Aula de Inglês para Educação Infantil terá duração de 60 minutos, sendo dividido em dois momentos: 20 minutos para apresentação dos conteúdos e 40 minutos para aplicação dos mesmos.

Recursos

Os recursos utilizados para o Plano de Aula de Inglês para Educação Infantil devem ser selecionados de forma apropriada, levando em consideração a idade e o nível de conhecimento dos alunos. Alguns recursos que podem ser utilizados são:

  • Flashcards com imagens e palavras em inglês;
  • Músicas infantis em inglês;
  • Brincadeiras e jogos educativos em inglês;
  • Livros infantis em inglês;
  • Vídeos educativos em inglês.

Considerações Finais

Coordenação Motora Fina

A coordenação motora fina é essencial para o desenvolvimento das crianças na educação infantil. Os professores devem planejar atividades que estimulem a coordenação motora fina, como desenhar, pintar, recortar, colar e montar quebra-cabeças.

Essas atividades ajudam a desenvolver habilidades motoras finas, como a precisão dos movimentos e a destreza das mãos e dos dedos.

Criatividade

A criatividade é uma habilidade importante que deve ser estimulada na educação infantil. Os professores devem planejar atividades que incentivem a criatividade das crianças, como desenhar, pintar, modelar e criar histórias.

Essas atividades ajudam as crianças a desenvolver a imaginação, a expressão artística e a capacidade de resolver problemas de forma criativa.

Vivências

As vivências são importantes para o desenvolvimento das crianças na educação infantil. Os professores devem planejar atividades que permitam às crianças experimentar diferentes situações e contextos, como brincadeiras, jogos, histórias e passeios. Essas atividades ajudam as crianças a desenvolver habilidades sociais, emocionais e cognitivas.

Valores

A educação infantil é um momento importante para a formação dos valores das crianças. Os professores devem planejar atividades que promovam valores como a solidariedade, a cooperação, o respeito e a responsabilidade. Essas atividades ajudam as crianças a desenvolver uma consciência moral e a compreender a importância do convívio social.

Conhecimentos

A educação infantil é um momento importante para a aquisição de conhecimentos básicos, como a linguagem, a matemática, as ciências e as artes.

Os professores devem planejar atividades que estimulem a aprendizagem desses conhecimentos, como contar histórias, cantar músicas, explorar a natureza e experimentar diferentes materiais e texturas. Essas atividades ajudam as crianças a desenvolver habilidades cognitivas e a preparar-se para o ensino fundamental.

Hipóteses

As hipóteses são importantes para o desenvolvimento cognitivo das crianças na educação infantil. Os professores devem planejar atividades que permitam às crianças explorar e experimentar diferentes ideias e conceitos, como a causa e o efeito, a relação entre as coisas e a identificação de padrões.

Essas atividades ajudam as crianças a desenvolver a curiosidade, a criatividade e a capacidade de pensar de forma crítica.

Espelho

O espelho é uma ferramenta importante para o desenvolvimento da autoestima e da identidade das crianças na educação infantil.

Os professores devem planejar atividades que permitam às crianças explorar a imagem do seu próprio corpo, como dançar, fazer caretas e imitar gestos. Essas atividades ajudam as crianças a desenvolver a consciência corporal e a compreender a relação entre o corpo e a mente.

Respeito

O respeito é uma habilidade importante que deve ser estimulada na educação infantil. Os professores devem planejar atividades que promovam o respeito pela diversidade, como a valorização das diferentes culturas, religiões e etnias. Essas atividades ajudam as crianças a desenvolver a empatia, a tolerância e a compreensão das diferenças.

Imagem

A imagem é uma ferramenta importante para o desenvolvimento da percepção visual das crianças na educação infantil.

Os professores devem planejar atividades que permitam às crianças explorar a imagem, como a observação de obras de arte, a leitura de livros ilustrados e a criação de desenhos e pinturas.

Essas atividades ajudam as crianças a desenvolver a sensibilidade estética, a criatividade e a capacidade artística.

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