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5 Planos de Aula sobre Higiene para Educação Infantil

Confira o Plano de Aula Pronto ao Final

Promover hábitos saudáveis na educação infantil é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Pensando nisso, apresentamos 5 planos de aula sobre higiene para a educação infantil, que visam ensinar de forma lúdica e eficiente a importância da limpeza e cuidados com o corpo desde cedo.

Promovendo hábitos saudáveis dês de cedo!

Nesses planos de aula, as crianças serão introduzidas a atividades divertidas e educativas, que abordam temas como a lavagem das mãos, escovação dos dentes, cuidados com os cabelos, entre outros.

Além disso, serão estimuladas a adquirir noções básicas de higiene pessoal, compreendendo que esses hábitos contribuem para sua saúde e bem-estar.

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Através de jogos, músicas, histórias e atividades práticas, as crianças terão a oportunidade de aprender de maneira interativa e participativa, desenvolvendo habilidades e adquirindo conhecimentos essenciais para sua saúde e qualidade de vida.

Com esses 5 planos de aula sobre higiene, os educadores poderão proporcionar uma experiência educativa completa, despertando nas crianças a consciência da importância da higiene como fonte de saúde.

criança lavando as mãos na pia do banheiro

Lição 1: Lave suas mãos corretamente

Uma das primeiras lições de higiene que devemos ensinar às crianças é como lavar as mãos corretamente.

Lavar as mãos é uma das maneiras mais eficazes de prevenir doenças e infecções, e é importante que as crianças aprendam a fazer isso desde cedo.

Para tornar essa lição divertida, uma ideia é criar um jogo de adivinhação, onde as crianças devem adivinhar quais são os passos corretos para lavar as mãos.

Ao final do jogo, é importante reforçar os principais pontos, como a utilização de sabão e água morna, a necessidade de esfregar todas as partes das mãos e a importância de secá-las corretamente.

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Outra atividade interessante é criar um mural com imagens que representam a importância de lavar as mãos.

As crianças podem ajudar a decorar o mural com desenhos e colagens, e o mural pode ser colocado em um local de destaque na sala de aula, como um lembrete constante da importância desse hábito.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral:
  • Conscientizar os alunos sobre a importância de lavar as mãos para a prevenção de doenças.
  • Objetivos Específicos:
  • Demonstrar a correta forma de lavar as mãos.
  • Reconhecer a importância da higiene das mãos para a saúde.
  • Estimular o hábito de lavar as mãos regularmente.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

  • O Eu, o Outro e o Nós:
  • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • (EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Respeitar as diferenças entre as pessoas e reconhecer a importância da higiene para a saúde.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Importância da higiene das mãos.
  • Forma correta de lavar as mãos.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Inicialmente, será feita uma roda de conversa sobre a importância de lavar as mãos. Em seguida, será apresentado um vídeo educativo mostrando a forma correta de higienização das mãos. Posteriormente, os alunos serão incentivados a praticar a lavagem das mãos, seguindo as orientações do vídeo.

ATIVIDADES:

  1. Atividade Lúdica:
  • Os alunos participarão de uma brincadeira de simulação de lavagem das mãos, utilizando fantoches e uma pia de brinquedo. Cada criança terá a oportunidade de “ensinar” aos colegas como lavar as mãos corretamente.
  1. Atividade de Escrita:
  • Os alunos farão um desenho representando a importância de lavar as mãos. Em seguida, poderão escrever uma frase sobre o tema.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Vídeo educativo sobre lavagem das mãos.
  • Fantoches.
  • Pia de brinquedo.
  • Materiais de desenho e escrita.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação dos alunos na discussão, na atividade lúdica e na produção escrita. Será avaliado o entendimento da importância da higiene das mãos e a capacidade de seguir as instruções para a lavagem correta.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1:
  • Roda de conversa sobre a importância de lavar as mãos.
  • Apresentação do vídeo educativo.
  • Atividade lúdica com fantoches.
  • Aula 2:
  • Prática de lavagem das mãos pelos alunos.
  • Atividade de desenho e escrita.
  • Aula 3:
  • Revisão da importância da higiene das mãos.
  • Encerramento com música sobre lavagem das mãos.
Plano de Aula Pronto sobre Higiene Bucal para Educação Infantil

Lição 2: Escove seus dentes

Outra lição importante de higiene é a escovação dos dentes. Ensinar as crianças a cuidar dos seus dentes desde cedo é essencial para a saúde bucal e geral.

Leia Também: Plano de Aula sobre Higiene Bucal: Educação Infantil

Uma atividade divertida para ensinar sobre a importância da escovação dos dentes é criar um jogo de escovação.

As crianças podem ser divididas em duplas, e cada dupla recebe uma escova de dente e um dente de papelão para escovar.

O objetivo do jogo é escovar o dente de papelão corretamente, seguindo os movimentos corretos e utilizando pasta de dente.

Ao final do jogo, é importante reforçar os principais pontos, como a necessidade de escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia e a importância de visitar o dentista regularmente.

Outra atividade interessante é criar um livro de histórias sobre a escovação dos dentes.

As crianças podem ajudar a escrever e ilustrar o livro, e ele pode ser lido em sala de aula e em casa, incentivando a prática da escovação dos dentes.

PLANO DE AULA: Higiene Bucal

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

Geral: Promover a conscientização das crianças sobre a importância da higiene bucal para a saúde.

Específicos:

  1. Demonstrar a importância de escovar os dentes após as refeições.
  2. Identificar os alimentos que são prejudiciais para os dentes.
  3. Reconhecer a importância de visitar o dentista regularmente.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

Código: (EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.

Objetivo: Desenvolver a autonomia e responsabilidade em relação aos cuidados com a higiene bucal.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Importância da higiene bucal
  • Alimentos prejudiciais para os dentes
  • Visita ao dentista

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Roda de conversa para introduzir o tema
  • Vídeos educativos sobre higiene bucal
  • Atividades práticas de escovação dos dentes com escovas e dentifrício

ATIVIDADES:

  1. Roda de conversa: Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre a importância da higiene bucal.
  2. Vídeos educativos: Apresentar vídeos educativos sobre como escovar os dentes corretamente.
  3. Atividade prática: Distribuir escovas e dentifrício para as crianças praticarem a escovação dos dentes.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Vídeos educativos
  • Escovas de dente
  • Dentifrício
  • Espelho

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação da participação e interesse das crianças nas atividades propostas.
  • Verificação da compreensão sobre a importância da higiene bucal através de perguntas durante a roda de conversa.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Roda de conversa e introdução ao tema
  • Aula 2: Apresentação de vídeos educativos e atividade prática de escovação dos dentes
  • Aula 3: Revisão do conteúdo e discussão sobre a importância da visita ao dentista.
menina pequena penteando os próprios cabelos

Lição 3: Cuidados com o corpo e o cabelo

Além das mãos e dos dentes, é importante ensinar às crianças sobre os cuidados com o corpo e o cabelo.

Essas lições ajudam a promover a higiene pessoal e a desenvolver habilidades básicas de cuidado com o próprio corpo.

Uma atividade divertida para ensinar sobre os cuidados com o corpo é criar um jogo de memória com cartas que representam diferentes partes do corpo.

As crianças devem encontrar as combinações corretas e, ao fazer isso, podem aprender sobre os cuidados específicos que cada parte do corpo requer.

Outra atividade interessante é criar uma estação de cuidados com o cabelo na sala de aula.

Nessa estação, as crianças podem aprender sobre a importância de pentear o cabelo, lavá-lo corretamente e cuidar do couro cabeludo.

Elas também podem trazer seus próprios produtos para cabelo e experimentá-los durante essa atividade.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

Objetivo Geral: Promover a conscientização das crianças sobre a importância da higiene do corpo e do cabelo para a saúde e bem-estar.

Objetivos Específicos:

  • Identificar a importância da higiene pessoal para a saúde.
  • Reconhecer a importância da higiene do cabelo.
  • Desenvolver hábitos de higiene diários relacionados ao corpo e ao cabelo.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós

  • (EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

Campo de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos

  • (EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados à higiene do corpo e do cabelo.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Compreender e respeitar as diferenças entre as pessoas, incluindo as relacionadas à higiene pessoal.
  • BRINCAR: Explorar brincadeiras que envolvam a temática da higiene do corpo e do cabelo.
  • PARTICIPAR: Participar ativamente de atividades relacionadas à higiene pessoal.
  • CONHECER-SE: Reconhecer a importância dos cuidados com o próprio corpo e cabelo.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Importância da higiene do corpo e do cabelo.
  • Hábitos de higiene diários.
  • Cuidados específicos com o cabelo.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:
Para abordar o tema da higiene do corpo e do cabelo, sugere-se uma metodologia lúdica e participativa. Utilize músicas, histórias, brincadeiras e atividades práticas que envolvam os cuidados com o corpo e o cabelo.

ATIVIDADES:

  1. Roda de Conversa: Inicie a aula com uma roda de conversa sobre a importância da higiene pessoal. Pergunte às crianças o que elas sabem sobre o assunto e compartilhe informações relevantes.
  2. História Interativa: Conte uma história que aborde a higiene do corpo e do cabelo, incentivando a participação das crianças com perguntas e diálogos.
  3. Atividade Prática: Promova uma atividade prática em que as crianças possam lavar as mãos corretamente, escovar os dentes e cuidar do cabelo, demonstrando os passos corretos.
  4. Jogo da Memória: Crie um jogo da memória com imagens relacionadas à higiene pessoal, incentivando a associação de hábitos saudáveis.
  5. Desenho Criativo: Peça às crianças que desenhem uma cena relacionada à higiene do corpo e do cabelo, estimulando a expressão artística.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Livros e histórias sobre higiene pessoal.
  • Materiais para atividades práticas (sabonete, escova de dentes, pente).
  • Músicas relacionadas ao tema.
  • Papel e lápis de cor para desenhos.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação e o envolvimento das crianças nas atividades propostas, bem como a assimilação dos conceitos abordados sobre higiene do corpo e do cabelo.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Roda de Conversa e História Interativa
  • Aula 2: Atividade Prática de Higiene
  • Aula 3: Jogo da Memória e Desenho Criativo
  • Aula 4: Revisão e Encerramento do Tema.
um menino pequeno lavando uma maçã com a água de uma torneira

Lição 4: Alimentação saudável e higiene

Além dos cuidados com o corpo, é importante ensinar às crianças sobre a relação entre uma alimentação saudável e a higiene.

Essa lição ajuda a promover hábitos alimentares saudáveis desde cedo e a desenvolver a consciência sobre a importância de alimentos limpos e seguros.

Uma atividade divertida para ensinar sobre a relação entre alimentação saudável e higiene é criar um jogo de classificação de alimentos.

As crianças devem classificar os alimentos em dois grupos: alimentos limpos e seguros e alimentos sujos ou estragados.

Durante o jogo, é importante explicar os critérios de classificação, como a importância de lavar frutas e legumes antes de consumi-los e a necessidade de armazenar alimentos corretamente para evitar a contaminação.

Outra atividade interessante é criar um jardim de ervas na sala de aula. As crianças podem plantar e cuidar das ervas, aprendendo sobre os benefícios de usar ingredientes frescos e saudáveis na alimentação.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Promover a conscientização das crianças sobre a importância da higiene na manipulação de alimentos, incentivando-as a adotar hábitos saudáveis desde a infância.
  • Objetivos Específicos:
  1. Demonstrar a importância da higiene na manipulação de alimentos;
  2. Identificar os principais cuidados a serem tomados ao lidar com alimentos;
  3. Estimular a prática de hábitos saudáveis relacionados à higiene.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

  • Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós
  • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • (EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
  • Campo de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos
  • (EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados à higiene.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Respeitar as características dos outros e valorizar as próprias.
  • BRINCAR: Explorar movimentos e gestos relacionados à higiene.
  • PARTICIPAR: Ativamente, desenvolvendo atitudes de cooperação.
  • EXPLORAR: Hábitos de autocuidado relacionados à higiene.
  • EXPRESSAR: Necessidades e sentimentos por meio de diferentes linguagens.
  • CONHECER-SE: Construir uma imagem positiva de si e de seus hábitos de higiene.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Importância da higiene na manipulação de alimentos;
  • Principais cuidados a serem tomados ao lidar com alimentos;
  • Hábitos saudáveis relacionados à higiene.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

Para abordar o tema da higiene com a manipulação de alimentos, sugere-se uma metodologia lúdica e participativa. Utilize recursos visuais, como cartazes e imagens, para ilustrar os cuidados necessários. Promova atividades práticas, como simulação de lavagem das mãos e organização do espaço de preparo dos alimentos. Incentive a participação ativa das crianças, estimulando a expressão de ideias e sentimentos sobre o tema.

ATIVIDADES:

  1. Atividade Lúdica: Jogo da Memória da Higiene – Crie cartas com imagens representando cuidados de higiene na manipulação de alimentos e incentive as crianças a encontrar os pares corretos.
  2. Atividade de Escrita: Desenho dos Cuidados – Peça para as crianças desenharem quais cuidados devem ter ao lidar com alimentos e depois compartilharem seus desenhos com o grupo.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Cartazes com imagens dos cuidados de higiene na manipulação de alimentos;
  • Cartas para o Jogo da Memória da Higiene;
  • Materiais para desenho.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

Avalie a participação e o engajamento das crianças durante as atividades propostas. Observe se demonstram compreensão sobre a importância da higiene na manipulação de alimentos e se conseguem identificar os principais cuidados a serem tomados. Valorize a expressão das ideias e sentimentos das crianças sobre o tema.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1:
  • Apresentação do tema e importância da higiene na manipulação de alimentos.
  • Atividade Lúdica: Jogo da Memória da Higiene.
  • Aula 2:
  • Principais cuidados a serem tomados ao lidar com alimentos.
  • Atividade de Escrita: Desenho
criança pequena varrendo e juntando papel picado em uma sala

Lição 5: Limpeza e Organização

Da mesma forma que nas lições anteriores, é importante ensinar desde cedo às crianças sobre a importância da limpeza e organização.

Esses hábitos contribuem para um ambiente saudável e agradável, além de promoverem o senso de responsabilidade e cuidado com o espaço em que vivemos.

Uma atividade que pode ser realizada para ensinar sobre limpeza e organização é criar um jogo de identificação de objetos.

As crianças devem identificar objetos que estão fora do lugar e colocá-los em seus devidos lugares.

Durante o jogo, é importante explicar a importância de manter os objetos organizados e o ambiente limpo.

Outra atividade interessante é a criação de um “cantinho da limpeza” na sala de aula.

As crianças podem ter acesso a materiais de limpeza adequados à idade, como panos macios e vassourinhas, e serem incentivadas a ajudar na limpeza do ambiente.

Além disso, é importante que os professores sejam exemplos de organização e limpeza, mantendo a sala de aula arrumada e demonstrando cuidado com o espaço compartilhado por todos.

Essas atividades não apenas ensinam sobre a importância da limpeza e organização, mas também estimulam o senso de responsabilidade e o cuidado com o ambiente, contribuindo para a formação de crianças mais conscientes e participativas em seu meio.

PLANO DE AULA: Mantendo a Limpeza e Organização

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver a consciência sobre a importância da limpeza e organização do ambiente.
  • Estimular a autonomia e responsabilidade das crianças em manter o espaço limpo e organizado.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós

  • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • (EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
  • (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Importância da limpeza e organização do ambiente.
  • Atitudes de responsabilidade e autonomia.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Roda de conversa para introduzir o tema e discutir a importância da limpeza e organização.
  • Atividades práticas de organização do ambiente, como recolher brinquedos, arrumar mesas e cadeiras, entre outras.

ATIVIDADES:

  1. Roda de Conversa: Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre a importância da limpeza e organização do ambiente. Discutir o papel de cada um na manutenção do espaço.
  2. Atividade Prática: Dividir as crianças em grupos e propor que cada grupo organize uma parte do ambiente da sala de aula, como arrumar os brinquedos, organizar livros, entre outras tarefas.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Brinquedos
  • Livros
  • Materiais de organização (caixas, cestos, etc.)

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do engajamento e participação das crianças nas atividades de organização.
  • Conversas individuais para verificar a compreensão da importância da limpeza e organização.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Roda de conversa e introdução ao tema.
  • Aula 2: Atividade prática de organização do ambiente.
  • Aula 3: Avaliação e reforço da importância da limpeza e organização.
criança pequena que acabou de sair do banho e está enrolada em uma toalha

Conclusão

Os planos de aula apresentados neste artigo são essenciais para promover hábitos saudáveis desde cedo e para conscientizar as crianças sobre a importância de cuidar do próprio corpo e do ambiente em que vivem.

Através de atividades lúdicas, como músicas, histórias, jogos e atividades práticas, é possível ensinar de forma eficaz e divertida sobre a importância de lavar as mãos, escovar os dentes, cuidar da alimentação e manter a higiene pessoal.

Além disso, esses planos de aula também contribuem para o desenvolvimento de habilidades sociais, como o compartilhamento e a colaboração, e para a formação de crianças mais conscientes e responsáveis.

Boa aula!

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