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Plano de Aula sobre as Plantas para Educação Infantil - BNCC

Plano de Aula sobre as Plantas: Educação Infantil

Neste artigo, veremos como fazer um emocionante plano de aula dedicado às plantas, projetado especificamente para os pequenos exploradores da educação infantil. Vamos desvendar juntos como podemos transformar a sala de aula em um jardim encantado, repleto de aprendizado e diversão, enquanto atendemos aos objetivos educacionais estabelecidos pela BNCC.

As plantas são muito mais do que simples seres vivos que enfeitam o nosso planeta – são verdadeiras protagonistas de um mundo vibrante e cheio de descobertas.

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Na educação infantil, explorar o universo das plantas é uma oportunidade única de despertar a curiosidade e o amor pela natureza desde cedo.

Prepare-se para se encantar com o verde e inspirar-se a semear conhecimento de forma cativante e eficaz!

Vamos começar!

Confira ao final do artigo um exemplo de plano de aula pronto sobre o tema das plantas para educação infantil.

A colorful classroom with drawings of various plants on the walls. A small table with potted plants and gardening tools. A poster with labeled parts of a plant

Os professores da educação infantil são responsáveis por criar um ambiente de aprendizado divertido e interativo para seus alunos.

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Uma das formas de ensinar as crianças sobre o mundo natural é por meio de aulas sobre plantas.

Mas, como fazer um plano de aula sobre as plantas para alunos da educação infantil? Fique tranquilo(a)! Veremos o passo a passo e ainda um exemplo pronto. Vamos continuar.

Um plano de aula sobre as plantas para alunos da educação infantil pode incluir atividades que ajudem as crianças a identificar diferentes tipos de plantas, aprender sobre os diferentes órgãos das plantas e entender como as plantas crescem e se desenvolvem.

O plano de aula também pode incluir atividades práticas, como plantar sementes e observar o crescimento das plantas ao longo do tempo.

Além disso, os professores podem incorporar atividades criativas, como desenhar e pintar plantas, para tornar a aula mais divertida e interativa para as crianças. Veremos sugestões adiante.

Compreendendo o Público-Alvo

Uma sala de aula colorida com crianças pequenas aprendendo sobre plantas por meio de atividades interativas e recursos visuais

Ao elaborar um plano de aula sobre plantas para alunos da educação infantil, é essencial compreender o público-alvo.

As crianças dessa faixa etária possuem habilidades e necessidades específicas que devem ser consideradas para garantir que a aula seja efetiva e envolvente.

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Importância das Plantas para Crianças

As plantas são uma parte essencial do meio ambiente e têm um papel importante na vida das crianças, assim como de todas as pessoas.

Além de fornecerem oxigênio e alimento, as plantas também podem ajudar as crianças a desenvolver habilidades importantes, como observação, identificação e classificação.

Ao ensinar sobre plantas, é preciso destacar a importância das plantas na vida das crianças e no meio ambiente.

Além disso, as crianças podem aprender sobre diferentes tipos de plantas e como elas crescem e se desenvolvem.

Desenvolvimento Infantil e Natureza

A natureza desempenha um papel importante no desenvolvimento infantil.

As crianças que têm contato com a natureza desde cedo tendem a ser mais criativas, curiosas e independentes. Além disso, a natureza pode ajudar a promover a saúde e o bem-estar das crianças.

Ao planejar uma aula sobre plantas, você deve se perguntar: como essa aula pode ajudar no desenvolvimento infantil?

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Por exemplo, a aula pode ajudar as crianças a desenvolver habilidades de observação e análise, bem como a promover a criatividade e o pensamento crítico.

Elementos de um Plano de Aula Eficaz

Uma sala de aula colorida com um grande pôster do ciclo de vida de uma planta, pequenos vasos de plantas no parapeito da janela e uma mesa com terra, sementes e ferramentas de jardinagem para aprendizado prático

Para ensinar sobre plantas na educação infantil, é fundamental ter um plano de aula bem estruturado e eficaz.

Um bom plano de aula deve ter objetivos claros, sequência lógica de conteúdos e atividades práticas que ajudem os alunos a compreender e se engajar com o tema.

Objetivos do Plano de Aula

Os objetivos do plano de aula devem ser claros e específicos. Eles devem indicar o que se espera dos alunos ao final da aula.

Alguns exemplos de objetivos para um plano de aula sobre plantas na educação infantil incluem:

Objetivos Gerais:

  1. Despertar o interesse das crianças pelo mundo das plantas e pela natureza em geral.
  2. Promover a consciência ambiental e o cuidado com o meio ambiente desde os primeiros anos de vida.
  3. Estimular a observação e a investigação por meio da exploração das características das plantas.
  4. Desenvolver habilidades motoras, cognitivas e sociais por meio de atividades práticas relacionadas às plantas.
  5. Fomentar o senso de responsabilidade e respeito pelos seres vivos.

Objetivos Específicos:

  1. Identificar diferentes partes das plantas, como raízes, caule, folhas, flores e frutos.
  2. Reconhecer e nomear diferentes tipos de plantas, como árvores, flores, arbustos e plantas suculentas.
  3. Observar e descrever as características físicas das plantas, como forma, cor, textura e tamanho.
  4. Compreender a importância das plantas na produção de oxigênio, na alimentação e na manutenção do equilíbrio ambiental.
  5. Participar de atividades práticas, como plantio de sementes, rega de plantas e cuidado com o jardim da escola.
  6. Explorar a diversidade de plantas em diferentes ambientes, como florestas, jardins, hortas e áreas urbanas.
  7. Expressar emoções e ideias por meio de atividades artísticas relacionadas às plantas, como pintura, modelagem e colagem.
  8. Estabelecer conexões entre as plantas e outras áreas do conhecimento, como matemática (contagem de folhas, medição de altura das plantas) e linguagem (contação de histórias sobre plantas, escrita de diário de observação).

Estrutura e Sequência de Conteúdos

A estrutura e sequência de conteúdos são importantes para garantir que os alunos aprendam de forma eficaz.

A sequência deve ser lógica e progressiva, permitindo que os alunos construam seu conhecimento passo a passo.

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Alguns conteúdos que podem ser abordados em um plano de aula sobre plantas na educação infantil incluem:

  • Partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos)
  • Funções de cada parte da planta
  • Ciclo de vida de uma planta
  • Importância das plantas para o meio ambiente e para a alimentação humana

Seleção de Atividades Práticas

As atividades práticas são fundamentais para que os alunos possam compreender e se engajar com o tema.

Algumas atividades práticas que podem ser incluídas em um plano de aula sobre plantas na educação infantil incluem:

  • Observação de diferentes tipos de plantas e suas partes
  • Plantio de sementes e acompanhamento do crescimento das plantas
  • Preparação de receitas com alimentos derivados de plantas

Outras atividades que podem ser consideradas:

Aqui estão alguns exemplos de atividades práticas que podem ser administradas para ensinar os alunos da educação infantil sobre plantas:

  1. Exploração de Partes das Plantas:
    • Leve os alunos para um passeio pelo jardim da escola ou em um parque próximo para observar diferentes tipos de plantas.
    • Forneça lupas ou ampliações para que possam observar de perto as partes das plantas, como folhas, flores, caules e raízes.
    • Peça-lhes para desenhar ou fotografar as partes das plantas que observaram e identificar cada uma delas.
  2. Plantio de Sementes:
    • Proporcione a cada aluno um pequeno vaso de plantio, solo e algumas sementes de plantas de rápido crescimento, como feijão ou girassol.
    • Ajude-os a plantar as sementes no solo e ensine-os sobre a importância da água e da luz para o crescimento das plantas.
    • Crie um diário de crescimento onde os alunos possam registrar diariamente as mudanças que observam em suas plantas.
  3. Observação de Germinação:
    • Coloque algumas sementes de feijão entre duas camadas de algodão úmido dentro de um copo transparente.
    • Deixe os alunos observarem diariamente o processo de germinação das sementes, registrando as mudanças que observam.
    • Discuta com eles o que é necessário para que as sementes germinem e cresçam.
  4. Cuidado com o Jardim da Escola:
    • Envolva os alunos no cuidado do jardim da escola, atribuindo-lhes tarefas simples, como regar as plantas, remover ervas daninhas ou recolher folhas caídas.
    • Incentive-os a observar as mudanças nas plantas ao longo do tempo e a refletir sobre o impacto de suas ações no crescimento das plantas.
  5. Experimento de Fotossíntese:
    • Realize um experimento simples para demonstrar o processo de fotossíntese.
    • Coloque uma planta em um recipiente transparente com água e cubra com um saco plástico transparente, deixando-a exposta à luz solar.
    • Peça aos alunos para observarem e discutirem as mudanças que ocorrem dentro do recipiente ao longo do tempo, como a formação de gotículas de água e a liberação de oxigênio.

Essas atividades práticas são ótimas maneiras de envolver os alunos na aprendizagem sobre plantas de uma maneira divertida e interativa, enquanto desenvolvem habilidades importantes de observação, investigação e cuidado com o meio ambiente.

Estratégias de Ensino sobre Plantas

Uma sala de aula colorida com cartazes de diferentes plantas, um pequeno jardim no canto e uma professora segurando um regador, cercada por alunos da pré-escola engajados

O ensino de botânica para alunos da educação infantil pode ser uma oportunidade para explorar o mundo natural e desenvolver habilidades cognitivas e motoras.

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Para isso, é importante que o professor utilize estratégias de ensino que sejam adequadas para a faixa etária dos alunos e que permitam a exploração e o aprendizado de forma lúdica e interativa.

Atividades Lúdicas e Exploratórias

Atividades lúdicas e exploratórias são uma ótima maneira de ensinar as crianças sobre as diferentes partes das plantas e os diferentes tipos de plantas.

Por exemplo, o professor pode organizar uma caça ao tesouro no jardim da escola, onde as crianças terão que encontrar diferentes tipos de plantas e identificar suas partes.

Outra atividade interessante é a criação de um jardim vertical na sala de aula, onde as crianças poderão plantar e cuidar de diferentes plantas.

Uso de Recursos Visuais e Táteis

O uso de recursos visuais e táteis pode ajudar as crianças a entender melhor as diferentes partes das plantas e como elas crescem.

O professor pode utilizar vídeos, imagens e livros ilustrados para mostrar as diferentes partes das plantas e como elas funcionam.

Além disso, o professor pode trazer diferentes tipos de plantas para a sala de aula e permitir que as crianças toquem e sintam suas texturas e cheiros.

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Integração com Outras Áreas do Conhecimento

A integração com outras áreas do conhecimento pode ajudar a tornar o ensino de botânica mais interessante e significativo para as crianças.

Por exemplo, o professor pode integrar a botânica com a matemática, ensinando as crianças a contar as folhas das plantas.

Ele também pode integrar a botânica com a arte, permitindo que as crianças desenhem e pintem diferentes tipos de plantas.

Sugestões para Ensinar de Forma Interdisciplinar

Aqui estão alguns exemplos de como o tema “Plantas” pode ser abordado de forma interdisciplinar:

  1. Linguagem e Comunicação:
    • Leitura de livros e contos sobre plantas, como “A semente da verdade”, “O pequeno príncipe” (que aborda a relação entre o protagonista e sua rosa), entre outros. As crianças podem expressar suas ideias e emoções relacionadas às histórias através de desenhos ou dramatizações.
    • Escrita de pequenos textos narrativos ou poesias sobre o ciclo de vida das plantas, suas características ou experiências pessoais com as plantas.
  2. Matemática:
    • Contagem e registro do crescimento das plantas ao longo do tempo, através da medição da altura das plantas ou do número de folhas.
    • Exploração de conceitos como mais alto, mais baixo, mais alto, menos alto, entre outros, ao comparar o crescimento das diferentes plantas.
  3. Ciências da Natureza:
    • Estudo das partes das plantas e suas funções, como a fotossíntese, utilizando experimentos simples para demonstrar esses processos.
    • Observação e classificação de diferentes tipos de plantas com base em suas características, como folhas, flores e frutos.
  4. Arte:
    • Criação de desenhos ou pinturas de plantas, inspirados na observação direta das plantas na escola ou em fotos.
    • Modelagem com massinha de modelar para representar as diferentes partes de uma planta, como raízes, caule, folhas, flores e frutos.
  5. Educação Ambiental:
    • Discussão sobre a importância das plantas para o meio ambiente e para a vida dos seres vivos, promovendo a conscientização sobre a preservação das plantas e de seu habitat.
    • Realização de atividades práticas de reciclagem, como a reutilização de materiais para criar vasos de plantas ou marcadores de jardim.
  6. Educação Física:
    • Jogos ao ar livre que envolvam atividades relacionadas ao cuidado das plantas, como corrida de regadores, pular corda em ritmo de música relaxante para as plantas, entre outros.

Esses exemplos demonstram como o tema das plantas pode ser integrado de forma interdisciplinar em várias áreas do currículo, proporcionando uma aprendizagem mais significativa e abrangente para as crianças na Educação Infantil.

Conhecendo as Partes das Plantas

Uma sala de aula colorida com diversas partes de plantas etiquetadas nas paredes, pequenos vasos de plantas nas mesas e crianças reunidas em torno de um professor, envolvidas em uma aula sobre as partes de uma planta

Ao ensinar sobre as plantas, é importante que os alunos da educação infantil aprendam sobre as diferentes partes que compõem uma planta.

Para isso, o professor pode dividir a aula em duas partes: raízes, caules e folhas, e flores, frutos e sementes.

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Cada atividade foi projetada para estimular o desenvolvimento integral das crianças, promovendo habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais

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Raízes, Caules e Folhas

As raízes são a parte da planta responsável por absorver água e nutrientes do solo. O caule é a estrutura que sustenta a planta e transporta água e nutrientes da raiz para as folhas. As folhas são responsáveis pela fotossíntese, processo pelo qual as plantas produzem seu próprio alimento.

Para ensinar sobre essas partes, o professor pode utilizar imagens ou modelos de plantas para que os alunos possam visualizar e identificar cada uma delas.

Também é possível utilizar materiais como cartolina e papel para criar maquetes de plantas e mostrar como as diferentes partes se relacionam.

Flores, Frutos e Sementes

As flores são a parte da planta responsável pela reprodução. Elas produzem o pólen, que é transportado pelos insetos ou pelo vento para outras flores, dando origem às sementes.

Os frutos são as estruturas que protegem as sementes e ajudam na sua dispersão.

Para ensinar sobre essas partes, o professor pode utilizar imagens de diferentes tipos de flores e frutos para que os alunos possam observar suas características e diferenças.

Também é possível realizar atividades práticas, como plantar sementes e observar seu crescimento ao longo do tempo.

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Interação com o Meio Ambiente

Crianças explorando um jardim, observando as plantas e seus arredores, com o professor orientando-as e envolvendo-as em atividades práticas

A interação com o meio ambiente é um tema importante para ser abordado com os alunos da Educação Infantil. É necessário que eles compreendam a importância da natureza e como as plantas são essenciais para a vida no planeta.

Nesta seção, serão apresentadas algumas atividades que podem ser desenvolvidas com as crianças para que elas possam se conectar com o meio ambiente e compreender a importância das plantas.

Observação da Natureza no Entorno

Uma atividade interessante para ser realizada com os alunos é a observação da natureza no entorno da escola.

Os professores podem levar as crianças para um passeio pelo jardim da escola ou até mesmo para um parque próximo.

Durante o passeio, os alunos devem ser estimulados a observar as plantas, suas características, cores, texturas e formatos.

As crianças precisam aprendam a identificar as plantas e compreender como elas se relacionam com o meio ambiente.

Criação de uma Horta Escolar

Outra atividade interessante é a criação de uma horta escolar.

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Os alunos podem ser incentivados a plantar sementes e cuidar das plantas, regando-as e observando seu crescimento.

Além disso, as crianças podem aprender sobre os diferentes tipos de plantas e como elas são utilizadas na alimentação.

A criação de uma horta escolar também pode ser uma oportunidade para que os alunos aprendam sobre a importância da preservação do meio ambiente e como a agricultura pode ser realizada de forma sustentável.

Avaliação e Feedback do Aprendizado

Uma sala de aula colorida com pequenas mesas e cadeiras, um grande quadro verde com desenhos de plantas e vários espécimes de plantas expostos pela sala

Ao final de cada aula sobre as plantas, é importante avaliar o aprendizado dos alunos.

Acompanhamento do Desenvolvimento

Para avaliar o desenvolvimento dos alunos, o professor deve observar o desempenho de cada um.

Isso pode ser feito por meio de atividades práticas, como o plantio de sementes e o cuidado com as plantas.

O professor pode também fazer perguntas aos alunos para verificar se eles entenderam o conteúdo.

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Uma forma de avaliar o aprendizado dos alunos é por meio de testes.

No entanto, é importante que esses testes sejam adaptados à faixa etária dos alunos e que não sejam muito extensos.

Outra opção é utilizar jogos educativos, como o Plickers, que é uma tecnologia Web 2.0 em sala de aula que permite a gamificação, avaliação e feedback.

Participação Ativa dos Alunos

A participação ativa dos alunos é fundamental para o sucesso da aula.

O professor deve incentivar a participação dos alunos e criar um ambiente de aprendizado agradável.

É importante que os alunos se sintam à vontade para fazer perguntas e expressar suas opiniões.

O professor pode utilizar diferentes estratégias para incentivar a participação dos alunos.

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Por exemplo, pode fazer perguntas abertas, pedir que os alunos compartilhem suas experiências pessoais com as plantas, ou ainda, pedir que eles desenhem as plantas que aprenderam na aula.

Preparação e Organização do Espaço

Uma sala de aula colorida com cartazes de plantas nas paredes, uma mesa com vasos e terra e cadeiras infantis dispostas em círculo para uma aula de plantas para alunos da pré-escola

Ao elaborar um plano de aula sobre plantas para alunos da educação infantil, a preparação e organização do espaço são essenciais para garantir um ambiente seguro e adequado às atividades propostas.

Adaptação do Espaço para Atividades

Antes de iniciar a aula, o professor deve adaptar o espaço para as atividades propostas.

Isso pode incluir a disposição das mesas e cadeiras, a retirada de objetos que possam representar riscos, como tesouras e objetos cortantes, e a organização dos materiais necessários para a aula, como lápis de cor, papel e livros.

Outra forma de adaptar o espaço é por meio da criação de um jardim ou horta escolar.

Essa iniciativa pode proporcionar aos alunos uma experiência prática e enriquecedora sobre o cultivo, cuidado e observação das plantas.

Segurança e Acessibilidade

A segurança e acessibilidade do espaço são fundamentais para garantir a integridade física dos alunos durante a aula.

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O educador precisa verificar se o espaço está livre de obstáculos e se há saídas de emergência disponíveis.

Além disso, é necessário que o espaço esteja adaptado para atender às necessidades de todos os alunos, incluindo aqueles com deficiências físicas ou limitações de mobilidade.

Para isso, o professor pode disponibilizar materiais e recursos adaptados, como livros em braile e rampas de acesso.

Incorporação da BNCC na Prática Pedagógica

Uma sala de aula colorida com obras de arte infantil de plantas nas paredes. Um professor conduz uma atividade prática com espécimes de plantas e materiais educativos

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento orientador que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica.

Sua finalidade é garantir uma educação de qualidade e equitativa em todo o país.

A incorporação da BNCC na prática pedagógica é fundamental para que os objetivos educacionais sejam alcançados.

Campos de Experiência Relacionados às Plantas

A BNCC organiza as aprendizagens em cinco campos de experiência, que são áreas do conhecimento que se relacionam entre si e que devem ser exploradas de forma integrada.

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No contexto do ensino sobre as plantas, destacam-se os seguintes campos de experiência:

  • O Eu, o Outro e o Nós – que aborda a relação entre as pessoas e as plantas, a importância das plantas para a vida humana e a necessidade de preservação do meio ambiente.
  • Corpo, Gestos e Movimentos – que explora as características das plantas, suas partes e funções, e as diferentes formas como elas se movimentam.
  • Traços, Sons, Cores e Formas – que trata das diferentes espécies de plantas, suas características visuais e sonoras, e sua relação com a arte e a cultura.
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação – que propõe atividades de observação, descrição e registro das plantas, bem como a criação de histórias e narrativas sobre elas.
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações – que aborda o ciclo de vida das plantas, sua relação com o clima e o meio ambiente, e as transformações que ocorrem ao longo do tempo.

Habilidades e Competências Segundo o BNCC

A BNCC define um conjunto de habilidades e competências que os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica.

No contexto do ensino sobre as plantas, destacam-se as seguintes habilidades e competências:

  • Identificar as características das plantas, suas partes e funções.
  • Reconhecer a importância das plantas para a vida humana e para o meio ambiente.
  • Desenvolver o senso de responsabilidade e de preservação do meio ambiente.
  • Observar, descrever e registrar as plantas por meio de diferentes linguagens.
  • Explorar as relações entre as plantas e a arte, a cultura e a história.
  • Compreender o ciclo de vida das plantas e sua relação com o clima e o meio ambiente.
  • Desenvolver a curiosidade, a imaginação e a criatividade em relação às plantas.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral:
    • Promover o conhecimento e a conscientização sobre a importância das plantas para o meio ambiente e para a nossa vida cotidiana.
  • Objetivos Específicos:
    • Identificar diferentes tipos de plantas e suas características.
    • Compreender a importância das plantas para a produção de alimentos.
    • Desenvolver o cuidado e respeito pelas plantas.
    • Estimular a curiosidade e o interesse pelas plantas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

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  • O Eu, o Outro e o Nós:
    • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
  • Corpo, Gestos e Movimentos:
    • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções.
    • (EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados à natureza.
  • Traços, Sons, Cores e Formas:
    • (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras.
    • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, criando produções bidimensionais.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Respeitar as plantas e reconhecer sua importância para a vida na Terra.
  • BRINCAR: Explorar a natureza e as plantas de forma lúdica e criativa.
  • PARTICIPAR: Contribuir para o cuidado e preservação das plantas.
  • EXPLORAR: Conhecer as características das plantas e sua função no meio ambiente.
  • EXPRESSAR: Expressar sentimentos e curiosidades em relação às plantas.
  • CONHECER-SE: Reconhecer a importância das plantas para a nossa vida.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Tipos de plantas
  • Importância das plantas para a produção de alimentos
  • Cuidados com as plantas
  • Curiosidades sobre as plantas

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A aula será desenvolvida de forma lúdica e interativa, com atividades que estimulem a observação, a criatividade e a expressão das crianças. Serão utilizadas músicas, histórias, desenhos e brincadeiras relacionadas ao tema das plantas.

ATIVIDADES:

  1. Exploração de Plantas no Ambiente Escolar:
    • Levar as crianças para um espaço verde na escola e observar as plantas presentes, identificando suas características.
  2. Desenho de Plantas:
    • Cada criança irá desenhar sua planta favorita, estimulando a criatividade e a expressão artística.
  3. História sobre a Importância das Plantas:
    • Contar uma história sobre como as plantas são importantes para a vida na Terra e para a produção de alimentos.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Livros infantis sobre plantas
  • Materiais de desenho
  • Músicas relacionadas ao tema
  • Plantas reais para observação

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será feita de forma contínua, observando a participação, o interesse e o conhecimento adquirido pelas crianças durante as atividades propostas.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Exploração de Plantas no Ambiente Escolar
  • Aula 2: Desenho de Plantas
  • Aula 3: História sobre a Importância das Plantas

Perguntas Frequentes

Uma sala de aula colorida com desenhos infantis de plantas nas paredes, uma mesa com vasos de diversas plantas e uma professora segurando um livro sobre plantas

Quais atividades lúdicas podem ser incluídas em um plano de aula sobre plantas para a Educação Infantil?

Atividades lúdicas são uma ótima forma de engajar as crianças na aprendizagem sobre plantas.

Algumas atividades que podem ser incluídas em um plano de aula sobre plantas para a Educação Infantil são:

  • Pintura de folhas e flores;
  • Montagem de um jardim vertical com suculentas;
  • Observação de plantas em uma horta escolar;
  • Identificação de diferentes partes de uma planta;
  • Jogo da memória com imagens de plantas.

Como alinhar um plano de aula sobre plantas com as habilidades previstas pela BNCC na Educação Infantil?

Para alinhar um plano de aula sobre plantas com as habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Educação Infantil, é importante considerar as seguintes habilidades:

  • Observar e explorar o ambiente natural e social;
  • Compreender e utilizar diferentes linguagens;
  • Desenvolver o pensamento lógico, crítico e criativo;
  • Identificar e compreender os princípios científicos que regem o mundo natural.

Quais estratégias pedagógicas são eficazes para ensinar sobre plantas para crianças de 4 anos?

Algumas estratégias pedagógicas eficazes para ensinar sobre plantas para crianças de 4 anos são:

  • Histórias e contos que envolvam plantas;
  • Atividades práticas, como plantio de sementes e cuidados com mudas;
  • Observação de plantas em diferentes ambientes;
  • Uso de recursos visuais, como imagens e vídeos.

Como integrar um projeto sobre plantas ao currículo da Educação Infantil de forma interdisciplinar?

Um projeto sobre plantas pode ser integrado ao currículo da Educação Infantil de forma interdisciplinar por meio de atividades que envolvam diferentes áreas do conhecimento.

Algumas sugestões são:

  • Linguagem: leitura de histórias e produção de textos sobre plantas;
  • Matemática: medição de crescimento de plantas e contagem de folhas e flores;
  • Ciências: observação e experimentação com plantas;
  • Artes: produção de desenhos e pinturas de plantas.

Quais são os objetivos de aprendizagem ao abordar o tema plantas com alunos da Educação Infantil?

Ao abordar o tema plantas com alunos da Educação Infantil, alguns objetivos de aprendizagem podem incluir:

  • Identificar as partes de uma planta e suas funções;
  • Compreender a importância das plantas para o meio ambiente e para a vida humana;
  • Desenvolver habilidades de observação e experimentação;
  • Estimular a curiosidade e o interesse pela natureza.
  • Observação do envolvimento das crianças nas atividades propostas;
  • Registro de observações e comentários sobre as respostas e questionamentos dos alunos;
  • Produção de desenhos e textos sobre plantas pelos próprios alunos;
  • Realização de atividades práticas que demonstrem a compreensão das crianças sobre o tema.
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