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Plano de Aula Cordel

Plano de Aula sobre Cordel: Educação Infantil

O Plano de aula sobre cordel para educação infantil é uma ferramenta de ensino que tem sido cada vez mais utilizada nas salas de aula. A literatura de cordel é uma manifestação cultural brasileira que tem origem no Nordeste do país. Ela é composta por poemas que são escritos em versos rimados e que contam histórias do cotidiano, lendas, fatos históricos, entre outros temas. Neste artigo veremos um plano de aula pronto, bem como trabalhar este tema na educação infantil.

Essa forma de arte popular é uma excelente ferramenta de ensino, pois permite que os alunos aprendam de forma lúdica e interativa.

O uso do cordel na sala de aula pode ser aplicado em diversas disciplinas, como história, geografia, português, entre outras.

O plano de aula sobre cordel tem como objetivo estimular a criatividade dos alunos, desenvolver a oralidade, a leitura e a escrita, além de promover a cultura popular brasileira.

Os alunos podem produzir seus próprios cordéis, explorando a rima, a métrica e a criatividade.

O cordel na sala de aula é uma forma de tornar o aprendizado mais dinâmico e divertido, além de contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

Com um plano de aula sobre cordel, os alunos podem aprender de forma mais significativa e prazerosa, o que certamente contribui para o desenvolvimento da aprendizagem e do interesse pelos estudos.

Plano de Aula Cordel

Pontos Principais

  • O plano de aula sobre cordel para educação infantil é uma ferramenta de ensino que utiliza a literatura de cordel como ferramenta pedagógica.
  • O uso do cordel na sala de aula estimula a criatividade dos alunos, desenvolve a oralidade, a leitura e a escrita, além de promover a cultura popular brasileira.
  • Com o plano de aula cordel educação infantil, os alunos aprendem de forma mais significativa e prazerosa, o que contribui para o desenvolvimento da aprendizagem e do interesse pelos estudos.

O Que é Literatura de Cordel

A literatura de cordel é uma forma de expressão literária popular que surgiu no Nordeste do Brasil no final do século XIX e início do século XX.

Ela é caracterizada pela impressão de folhetos em papel de baixa qualidade, geralmente vendidos em feiras e mercados, e pela recitação em público de seus versos rimados e metrificados.

Origens e Influências

A literatura de cordel tem suas raízes na tradição oral dos trovadores medievais portugueses, que declamavam seus poemas em praças e festivais populares.

A técnica da rima, dos versos e da métrica foi trazida pelos colonizadores portugueses e adaptada à cultura nordestina.

Além disso, a xilogravura, técnica de impressão em relevo em madeira, é uma das características mais marcantes da literatura de cordel, sendo utilizada para ilustrar as capas dos folhetos.

Características Principais

A literatura de cordel é marcada pela presença de rimas, versos, métrica, xilogravura e pela entonação característica de seus recitadores.

Os folhetos são escritos em sextilhas, estrofes de seis versos, e abordam temas variados, como lendas, contos, humor, ironia e metáfora. A linguagem é simples e acessível, buscando atingir um público amplo e popular.

Os cordéis são divididos em gêneros, como romance, aventura, religioso, histórico, entre outros. Cada gênero possui suas próprias características, como a temática abordada e a entonação utilizada pelo recitador.

A literatura de cordel é uma importante expressão da cultura nordestina, sendo utilizada como ferramenta pedagógica em escolas e universidades.

Ela é valorizada por sua riqueza cultural e pela importância histórica que representa para a cultura popular brasileira.

Cordel na Sala de Aula

O cordel é uma forma de literatura popular que tem suas raízes no Nordeste do Brasil. Com suas rimas, métricas e temas variados, o cordel pode ser uma ferramenta valiosa para o ensino de língua portuguesa e outras disciplinas na educação infantil.

Nesta seção, serão discutidos os benefícios do cordel na educação e como utilizá-lo em aulas.

Benefícios do Cordel na Educação

O cordel pode trazer muitos benefícios para a educação infantil. A seguir, serão listados alguns deles:

  • Desenvolvimento da oralidade: O cordel é uma forma de literatura oral, o que pode ajudar no desenvolvimento da oralidade das crianças. Ao ouvir e recitar cordéis, as crianças podem aprimorar sua pronúncia, entonação e ritmo.
  • Estímulo à leitura: O cordel é uma forma de literatura acessível e atraente, o que pode incentivar as crianças a lerem mais. Além disso, os cordéis geralmente abordam temas do cotidiano, o que pode tornar a leitura mais interessante e relevante para as crianças.
  • Desenvolvimento da escrita e da alfabetização: O cordel pode ser uma forma divertida e criativa de estimular a escrita e a alfabetização das crianças. Ao escrever seus próprios cordéis, as crianças podem praticar a escrita, a ortografia e a gramática de uma forma lúdica e prazerosa.
  • Desenvolvimento da linguagem: O cordel pode ajudar no desenvolvimento da linguagem das crianças, tanto na escrita quanto na oralidade. Ao explorar as rimas, métricas e temas dos cordéis, as crianças podem aprimorar sua capacidade de se expressar de forma clara e eficaz.

Como Utilizar o Cordel em Aulas

Existem várias formas de utilizar o cordel em aulas. A seguir, serão apresentadas algumas sugestões:

  • Introdução de temas: O cordel pode ser uma forma interessante de introduzir temas diversos, como meio ambiente, história, cultura e valores. Os professores podem selecionar cordéis que abordem esses temas e utilizá-los como ponto de partida para discussões em sala de aula.
  • Estímulo à criatividade: Os professores podem incentivar a criatividade das crianças ao propor que elas escrevam seus próprios cordéis. Os temas podem ser livres ou relacionados a algum assunto específico que esteja sendo estudado.
  • Interatividade: O cordel pode ser uma forma de promover a interação entre os alunos. Os professores podem propor atividades em grupo, como a criação de cordéis coletivos, em que cada aluno contribui com uma estrofe.
  • Exploração do ritmo: O cordel é uma forma de literatura que valoriza o ritmo e a métrica. Os professores podem utilizar essa característica para explorar o ritmo na leitura em voz alta e na recitação de cordéis.

O cordel pode ser uma ferramenta valiosa para o ensino na educação infantil. Ao explorar a oralidade, a leitura, a escrita, a alfabetização, o desenvolvimento da linguagem e a criatividade, os professores podem utilizar o cordel como uma forma lúdica e interessante de promover o aprendizado e a interação entre os alunos.

Exemplo de Cordel

Aqui está um exemplo de cordel chamado “O Romance de Lampião e Maria Bonita” de autoria de Luís da Câmara Cascudo:

“Lampião, rei do cangaço, No sertão fez sua lei, E com Maria Bonita, O seu grande amor rei. Nas caatingas do Nordeste, A história assim escreveu.

Maria Bonita, moça bela, No cangaço se meteu, Ao lado de Lampião, A coragem conheceu. No sertão de cangaceiros, A luta então começou.

Foram anos de batalhas, No Nordeste a vagar, Lampião e Maria Bonita, Na caatinga a lutar. Com seus punhais afiados, No sertão a dominar.

Mas o destino traiçoeiro, Um dia os alcançou, Lampião e sua amada, Em tiroteio tombou. No Nordeste, a tragédia, Com sangue se pintou.

Lampião e Maria Bonita, No cangaço viveram com fervor, Suas histórias são lembradas, Com respeito e com amor.

No Nordeste, suas lendas, Continuam a brilhar com fulgor. Assim se conta a história, Do casal do cangaço, Lampião e Maria Bonita, Em verso, em prosa, em abraço.

No sertão nordestino, Seu nome vive no compasso. Luís da Câmara Cascudo, Com suas palavras a rimar, Neste cordel nos contou, A história do cangaço a brilhar. Lampião e Maria Bonita, No Nordeste a eternizar.”

Recursos Didáticos

O uso de recursos didáticos é fundamental para o sucesso de um plano de aula sobre cordel para educação infantil.

Nessa seção, serão apresentados dois tipos de recursos didáticos que podem ser utilizados pelos professores na sala de aula: livros e folhetos de cordel e materiais online.

Livros e Folhetos de Cordel

Os livros e folhetos de cordel são ferramentas importantes para o ensino da língua portuguesa e outras disciplinas.

Eles podem ser utilizados para trabalhar a leitura, escrita, gramática, ortografia, além de temas como história, geografia, matemática, entre outros.

Os livros e folhetos de cordel podem ser adquiridos em lojas físicas ou online.

Em alguns casos, é possível encontrar capas e ilustrações que chamam a atenção das crianças e despertam o interesse pela leitura.

Materiais Online

Os materiais online também são uma ótima opção para complementar o ensino do cordel. Existem diversos sites que oferecem materiais gratuitos e de qualidade para os professores, como PDFs, PPTs, e vídeos.

Alguns sites exigem cadastro e login para ter acesso ao material, mas outros disponibilizam o conteúdo de forma gratuita e sem a necessidade de cadastro.

Os materiais online podem ser utilizados para trabalhar a leitura, escrita, gramática, ortografia, além de temas como história, geografia, matemática, entre outros.

Eles também podem ser utilizados para promover a interação entre os alunos e estimular o trabalho em grupo.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Introduzir os alunos ao gênero literário da literatura de cordel, estimulando a criatividade, a expressão oral e escrita, e o interesse pela cultura popular brasileira.
  • Objetivos Específicos:
  1. Conhecer as características da literatura de cordel.
  2. Explorar a linguagem oral e escrita por meio da produção de versos e estrofes.
  3. Estimular a criatividade na elaboração de histórias e poemas.
  4. Valorizar a cultura popular brasileira.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

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Campo de Experiências: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
  • (EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.
  • (EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea) em situações com função social significativa.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • EXPRESSAR, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
  • CONHECER-SE e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Características da literatura de cordel
  • Produção de versos e estrofes
  • Criação de histórias e poemas

METODOLOGIA PEDAGÓGICA: A metodologia utilizada será lúdica e participativa, com exploração de materiais visuais, auditivos e táteis para estimular a criatividade e a expressão dos alunos. Serão realizadas rodas de conversa, leitura de cordéis, produção coletiva de versos e estrofes, e criação de histórias e poemas.

ATIVIDADES:

  1. Roda de Conversa sobre Literatura de Cordel: Apresentação do gênero, suas características e importância na cultura brasileira.
  2. Leitura de Cordéis: Apresentação de cordéis tradicionais para os alunos.
  3. Produção de Versos e Estrofes em Grupo: Os alunos serão divididos em grupos para criar versos e estrofes.
  4. Criação de Histórias e Poemas em Cordel: Cada grupo irá criar uma história ou poema em formato de cordel.
  5. Apresentação das Produções: Os grupos apresentarão suas criações para os colegas.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Livros de literatura de cordel
  • Papel, lápis de cor e canetinhas
  • Recursos audiovisuais (vídeos e músicas relacionados à literatura de cordel)

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação dos alunos nas atividades, o interesse demonstrado pelo tema, a criatividade na produção de versos e estrofes, e a capacidade de expressão oral e escrita.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Roda de Conversa e leitura de cordéis
  • Aula 2: Produção de versos e estrofes em grupo
  • Aula 3: Criação de histórias e poemas em cordel
  • Aula 4: Apresentação das produções

Revisão e Avaliação

Após a realização da aula sobre cordel na educação infantil, é importante que o professor faça uma revisão do conteúdo abordado e avalie o desempenho dos alunos.

A revisão é uma oportunidade para reforçar os conceitos apresentados e esclarecer dúvidas que possam ter surgido durante a aula.

Durante a revisão, o professor pode utilizar diferentes recursos para tornar a atividade mais dinâmica e interessante, como a leitura de trechos de cordéis, a apresentação de imagens relacionadas ao tema e a realização de atividades em grupo.

Para avaliar o desempenho dos alunos, é importante definir critérios claros e objetivos.

O professor pode avaliar a participação dos alunos durante a aula, o entendimento do conteúdo apresentado e a capacidade de produzir um poema em cordel.

Uma forma de avaliar a produção dos alunos é através da utilização de números, como a quantidade de estrofes e versos do poema, a utilização correta das rimas e a criatividade na escolha do tema.

Além disso, é importante levar em consideração a imaginação e a originalidade dos alunos na produção do poema.

Em resumo, a revisão e avaliação são etapas fundamentais para garantir a assimilação do conteúdo e o sucesso da atividade.

O professor deve estar preparado para adaptar a atividade de acordo com as necessidades dos alunos e utilizar diferentes recursos para tornar a atividade mais interessante e cativante.

Conclusão

Através do uso da literatura de cordel como recurso didático no ensino da educação infantil, é possível proporcionar aos alunos uma aproximação com a cultura popular brasileira, além de desenvolver habilidades de leitura, escrita e interpretação de texto.

Ao trabalhar com cordéis que abordam fatos históricos e lendas do folclore brasileiro, os alunos podem aprender sobre a história e tradições do país de uma forma lúdica e interessante.

Além disso, o uso da literatura de cordel pode ajudar a desenvolver a criatividade e a imaginação dos alunos, incentivando-os a criar suas próprias histórias e versos.

No entanto, é importante que o plano de aula seja bem elaborado e que o professor tenha conhecimento sobre a literatura de cordel e sua importância na cultura brasileira.

É preciso também que o material utilizado seja adequado para a faixa etária dos alunos e que as atividades propostas sejam desafiadoras e estimulantes.

Assim, o uso da literatura de cordel na educação infantil pode contribuir significativamente para a formação cultural e intelectual dos alunos, além de ajudar a desenvolver habilidades importantes para a vida escolar e pessoal.

Perguntas Frequentes

Como trabalhar com cordel na educação infantil?

O cordel pode ser trabalhado na educação infantil de diversas maneiras, como por exemplo, por meio de leituras em voz alta, dramatizações, criação de cordéis pelos próprios alunos, entre outras atividades. É importante que o professor adapte as atividades de acordo com a idade e o nível de desenvolvimento dos alunos.

Qual objetivo de trabalhar cordel na educação infantil?

O objetivo de trabalhar com cordel na educação infantil é estimular o gosto pela leitura, desenvolver a criatividade e a imaginação dos alunos, além de contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

Qual habilidade trabalha cordel?

Trabalhar com cordel na educação infantil pode desenvolver diversas habilidades nos alunos, como a capacidade de interpretação de texto, a criatividade, a imaginação, a oralidade, a escrita, entre outras.

O que é literatura de cordel educação infantil?

A literatura de cordel é uma forma de literatura popular, que se caracteriza pela escrita em versos e pela temática cotidiana. Na educação infantil, o cordel pode ser utilizado como uma ferramenta para estimular a leitura e a escrita dos alunos.

Quais são os benefícios de utilizar cordel na educação infantil?

Os benefícios de utilizar cordel na educação infantil são diversos, como por exemplo, estimular o gosto pela leitura, desenvolver a criatividade e a imaginação dos alunos, contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes, além de desenvolver habilidades linguísticas, como a interpretação de texto e a escrita.

Como criar um plano de aula com a temática de cordel para educação infantil?

Para criar um plano de aula com a temática de cordel para educação infantil, é importante pensar em atividades que estimulem a leitura e a escrita dos alunos, como por exemplo, leituras em voz alta, dramatizações, criação de cordéis pelos próprios alunos, entre outras atividades. O professor deve adaptar as atividades de acordo com a idade e o nível de desenvolvimento dos alunos.

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