Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Conteúdo Patrocinado
05 Ideias Divertidas para Planos de Aula de Artes

05 Ideias Divertidas para Planos de Aula de Artes

Se você é um professor de educação infantil e está em busca de ideias criativas para seus planos de aula de artes, você veio ao lugar certo! A arte é uma maneira maravilhosa de estimular a imaginação das crianças e desenvolver suas habilidades motoras e cognitivas. Neste artigo, apresentaremos 05 ideias divertidas e cativantes que podem tornar suas aulas de artes na educação infantil ainda mais envolventes.

Os planos de aula trabalhados neste artigo são os seguintes:

Conteúdo Patrocinado

Pacotes de Planos de Aula

Planos Prontos e Editáveis com Códigos da BNCC

 

Desde atividades com pintura e desenho até projetos de colagem e escultura, nossa lista de ideias abrange uma variedade de projetos que podem ser adaptados para diferentes faixas etárias.

Além disso, nossas sugestões têm o objetivo de despertar a criatividade das crianças e incentivá-las a expressar suas emoções e ideias por meio da arte.

Então, prepare-se para levar a diversão e a expressão artística para sua sala de aula! Descubra aqui algumas ideias incríveis que certamente farão com que seus alunos se apaixonem pelo mundo das artes.

Esteja à vontade para explorar nossas sugestões e adaptá-las de acordo com as necessidades e interesses das crianças que você ensina.

crianças participando de uma aula de artes

O que são planos de aula de arte

Os planos de aula de arte são o roteiro que os professores seguem para ensinar arte às crianças.

cards

KIT Comunicação Alternativa Método PECS

Transforme a Comunicação dos seus Alunos com o Kit de Comunicação Alternativa Método PECS. Ideal para Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Conteúdo Patrocinado

Eles incluem atividades e projetos que abordam diferentes formas de arte, como pintura, desenho, colagem, escultura, música e dança.

Esses planos de aula podem ser adaptados de acordo com a faixa etária das crianças e seus interesses.

Benefícios de incorporar ideias divertidas nos planos de aula de arte

Incorporar ideias divertidas nos planos de aula de arte traz uma série de benefícios para as crianças.

Além de tornar as aulas mais envolventes e divertidas, essas atividades estimulam a criatividade, a imaginação e o desenvolvimento das habilidades motoras das crianças.

Ao experimentar diferentes materiais e técnicas artísticas, as crianças aprendem a expressar suas emoções e ideias de forma visual, o que contribui para o desenvolvimento de sua linguagem e capacidade de comunicação.

Além disso, as atividades artísticas também ajudam as crianças a desenvolver habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e autoexpressão.

crianças Pintando com as mãos e os pés

Ideia 1: Pintando com as mãos e os pés

Uma atividade divertida e sensorial que as crianças adoram é pintar com as mãos e os pés.

1500 atividades alfabetizacao 600 webp

1500 Atividades Infantis para Alfabetização

Junte Alegria e Aprendizagem com este maravilhoso Pacote de Atividades Infantis para Imprimir!

Conteúdo Patrocinado

Essa atividade permite que elas explorem diferentes texturas e sensações enquanto criam suas obras de arte. Para isso, você vai precisar de tintas atóxicas, papéis grandes e folhas de papelão.

Confira o plano de aula pronto a seguir:

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver a coordenação motora fina e grossa por meio da pintura com as mãos e os pés.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística das crianças.
  • Explorar sensações táteis e visuais durante a atividade.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
  • (EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • BRINCAR cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Pintura com as mãos e os pés.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula explicando às crianças que irão pintar utilizando suas mãos e pés.
  • Demonstrar como fazer a pintura de forma segura e higiênica.
  • Estimular a criatividade das crianças, permitindo que escolham as cores e formas que desejam pintar.

ATIVIDADES:

  1. Atividade Sensorial: Colocar tintas de cores diferentes em bandejas rasas. As crianças deverão mergulhar suas mãos e pés nas tintas e depois pressioná-los sobre uma folha de papel, criando desenhos e formas.
  2. Atividade de Escrita: Após a pintura, as crianças poderão descrever o que pintaram, utilizando palavras simples ou desenhos.
  3. Atividade de Expressão Artística: Propor que as crianças explorem diferentes formas de pintura, como misturar cores, fazer carimbos com as mãos e os pés, entre outras possibilidades.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Tintas de cores variadas.
  • Bandejas rasas.
  • Papel para pintura.
  • Toalhas para limpeza.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observar a participação e o envolvimento das crianças na atividade.
  • Verificar a criatividade e a expressão artística demonstrada durante a pintura.
  • Avaliar a coordenação motora fina e grossa desenvolvida durante a atividade.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 10 minutos: Explicação da atividade e demonstração.
  • 30 minutos: Realização da atividade de pintura.
  • 10 minutos: Atividade de escrita e expressão artística.
  • 10 minutos: Limpeza e organização do espaço.

Desenvolvendo a Aula

Comece protegendo o chão e as mesas com jornais ou plásticos. Em seguida, coloque algumas cores de tinta em pratos rasos ou bandejas.

Encoraje as crianças a mergulhar as mãos e os pés na tinta e a fazerem marcas no papel ou na folha de papelão.

Elas podem explorar diferentes movimentos, como bater as mãos no papel, arrastar os pés ou fazer carimbos com as mãos e os pés.

Essa atividade permite que as crianças experimentem diferentes movimentos e texturas, além de desenvolverem suas habilidades motoras finas e grossas.

Ela também estimula a criatividade e a imaginação, pois as crianças podem criar diferentes formas e padrões com as mãos e os pés.

Ao final da atividade, exponha as obras de arte das crianças na sala de aula para que elas se sintam orgulhosas de seu trabalho.

crianças pequenas fazendo colagens com materiais reciclados em uma aula de artes

Ideia 2: Colagem com materiais recicláveis

A colagem é uma atividade artística versátil e divertida que pode ser adaptada para diferentes temas e materiais.

Uma ideia interessante é fazer colagens com materiais recicláveis, como papelão, garrafas plásticas, tampinhas, jornais e revistas.

Essa atividade não só estimula a criatividade, mas também ensina às crianças a importância da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente.

Confira o plano de aula pronto a seguir:

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Promover a criatividade e a expressão artística dos alunos por meio da colagem com materiais recicláveis.
  • Objetivos Específicos:
    • Estimular a coordenação motora fina dos alunos.
    • Incentivar a percepção estética e a criatividade.
    • Conscientizar sobre a importância da reciclagem e reutilização de materiais.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • Campo de Experiências: Traços, Sons, Cores e Formas
    • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, ampliando seus saberes sobre a cultura.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Colagem com materiais recicláveis.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA: Para trabalhar o tema da colagem com materiais recicláveis, sugere-se uma abordagem lúdica e prática. Inicie com uma roda de conversa sobre a importância da reciclagem e da reutilização de materiais. Em seguida, apresente diferentes materiais recicláveis aos alunos e estimule a criatividade deles na montagem de suas colagens.

ATIVIDADES:

  1. Exploração dos materiais: Permita que os alunos explorem os materiais recicláveis, como papéis coloridos, revistas antigas, tampinhas, entre outros.
  2. Criação da colagem: Oriente os alunos a criar suas colagens, desenvolvendo sua coordenação motora fina e sua criatividade.
  3. Apresentação das obras: Ao final, cada aluno poderá apresentar sua colagem para a turma, explicando os materiais utilizados e o que representam.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Materiais recicláveis (papéis, revistas, tampinhas, etc.)
  • Cola
  • Tesoura
  • Papel cartão

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação dos alunos, sua criatividade na elaboração das colagens e sua capacidade de expressar ideias por meio dessa atividade artística.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1:
    • Roda de conversa sobre reciclagem.
    • Exploração dos materiais recicláveis.
  • Aula 2:
    • Criação das colagens.
    • Apresentação das obras para a turma.

Desenvolvendo a Aula

Para realizar essa atividade, forneça às crianças uma variedade de materiais recicláveis e cola branca.

Explique a importância da reciclagem e peça às crianças que usem sua imaginação para criar colagens interessantes e criativas.

Elas podem criar diferentes formas, personagens, animais ou objetos usando os materiais disponíveis.

Essa atividade permite que as crianças experimentem diferentes texturas e materiais, desenvolvendo suas habilidades motoras finas e sua capacidade de planejar e organizar elementos em uma composição.

Além disso, elas também aprendem sobre a importância da reciclagem e como reutilizar materiais de forma criativa.

crianças pequenas fazendo um teatro de fantoches de mão em uma aula de artes

Ideia 3: Teatro de fantoches

O teatro de fantoches é uma atividade divertida que combina arte e dramatização.

Essa atividade estimula a criatividade, a imaginação e a expressão verbal das crianças, além de desenvolver suas habilidades motoras finas e sua capacidade de contar histórias.

Confira o plano de aula pronto a seguir:

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver a criatividade e a expressão oral e corporal das crianças através do teatro de fantoches.
  • Estimular a cooperação e a participação ativa dos alunos em atividades em grupo.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
  • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • BRINCAR cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Introdução ao teatro de fantoches
  • Criação de personagens e histórias
  • Apresentação de peças teatrais com fantoches

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula com uma breve explicação sobre o teatro de fantoches e sua história.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de personagens e histórias para as apresentações.
  • Promover a cooperação e a participação ativa de todos os alunos na montagem e apresentação das peças teatrais.

ATIVIDADES:

  1. Dividir os alunos em grupos e propor a criação de personagens e histórias para serem apresentadas com fantoches.
  2. Auxiliar os alunos na confecção dos fantoches e cenários para as apresentações.
  3. Realizar ensaios das peças teatrais, incentivando a expressão oral e corporal dos alunos.
  4. Realizar as apresentações das peças teatrais para os demais colegas e professores.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Fantoches
  • Materiais para confecção de fantoches
  • Cenários
  • Músicas de fundo para as apresentações

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação da participação e colaboração dos alunos durante as atividades.
  • Avaliação da criatividade na criação de personagens e histórias.
  • Avaliação da expressão oral e corporal durante as apresentações.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Introdução ao teatro de fantoches e criação de personagens
  • Aula 2: Confecção dos fantoches e ensaios das peças teatrais
  • Aula 3: Apresentação das peças teatrais e avaliação dos alunos

Desenvolvendo a Aula

Para realizar essa atividade, você pode confeccionar fantoches simples usando meias, papelão, feltro ou sacolas plásticas.

As crianças podem decorar os fantoches com tintas, canetinhas, retalhos de tecido, botões ou outros materiais disponíveis.

Em seguida, monte um pequeno teatro usando uma caixa de papelão ou um painel de tecido. Encoraje as crianças a criar histórias e personagens para o teatro de fantoches.

Elas podem usar suas próprias histórias ou adaptar contos de fadas e fábulas conhecidas.

Essa atividade permite que as crianças explorem diferentes personagens, histórias e emoções, além de desenvolverem habilidades de expressão verbal, imaginação e criatividade.

O teatro de fantoches também ajuda as crianças a desenvolverem suas habilidades sociais, já que elas podem trabalhar em grupo para criar e apresentar as histórias.

crianças pequenas em uma sala de aula participando de uma aula de dança aos som de tambores

Ideia 4: Música e dança

A música e a dança são formas de arte que estimulam a expressão corporal, a coordenação motora e o desenvolvimento rítmico das crianças.

Além disso, elas também estimulam a criatividade, a imaginação e a expressão emocional das crianças.

Confira o plano de aula pronto a seguir:

  • Objetivo Geral: Proporcionar às crianças a vivência de diferentes manifestações artísticas, especialmente a dança, por meio da exploração de ritmos e movimentos.
  • Objetivos Específicos:
    1. Desenvolver a coordenação motora e a expressão corporal das crianças.
    2. Estimular a criatividade e a imaginação por meio da dança.
    3. Promover a socialização e a cooperação entre os alunos.
    4. Explorar diferentes ritmos musicais e suas características.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • Campo de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos
    • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
    • (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
    • (EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros, ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, conhecimentos, imaginação, criatividade e experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, ampliando seus saberes sobre a cultura.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • Corpo, Gestos e Movimentos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Ritmos musicais
  • Movimentos de dança
  • Expressão corporal
  • Coordenação motora

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

Para trabalhar o tema “Dançando ao Ritmo de Tambores”, sugere-se uma abordagem lúdica e participativa. Inicie a aula explicando sobre a importância da dança e dos ritmos musicais. Em seguida, proponha atividades práticas de dança, explorando diferentes ritmos e movimentos. Utilize músicas com tambores e instrumentos percussivos para estimular a criatividade das crianças.

ATIVIDADES:

  1. Atividade lúdica: Organize um espaço na sala de aula para que as crianças possam dançar livremente ao som de tambores. Estimule a criatividade e a expressão corporal, incentivando-os a explorar diferentes movimentos.
  2. Atividade de escrita: Peça para que as crianças desenhem ou escrevam sobre a experiência de dançar ao ritmo dos tambores. Pode ser um registro livre, onde eles expressem o que sentiram durante a atividade.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Músicas com tambores e ritmos variados
  • Instrumentos musicais percussivos
  • Espaço adequado para a dança
  • Papéis e materiais de desenho/escrita

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação e o envolvimento das crianças nas atividades propostas. Será levado em consideração o desenvolvimento da coordenação motora, da expressão corporal e da criatividade durante a dança.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Introdução à dança e aos ritmos musicais
  • Aula 2: Atividade prática de dança ao ritmo de tambores
  • Aula 3: Registro das experiências por meio de desenhos ou escrita
  • Aula 4: Apresentação dos registros

Desenvolvendo a Aula

Para incluir música e dança em suas aulas de arte, você pode criar uma playlist com músicas adequadas para a idade das crianças.

Escolha músicas com ritmos diferentes e convide as crianças a dançarem livremente, expressando suas emoções e movimentos.

Você também pode fazer instrumentos musicais simples usando materiais recicláveis, como garrafas plásticas, potes de iogurte, arroz, feijão ou macarrão.

Explique às crianças como cada instrumento pode produzir diferentes sons e ritmos, e convide-as a tocar os instrumentos enquanto dançam.

Essa atividade permite que as crianças expressem suas emoções e movimentos de forma criativa, além de desenvolverem habilidades motoras, coordenação motora e desenvolvimento rítmico.

Além disso, a música e a dança também ajudam as crianças a desenvolverem habilidades de escuta, concentração e trabalho em equipe.

crianças pequenas fazendo escultura de massinha de modelar em uma aula de artes

Ideia 5: Escultura com massinha de modelar

A escultura é uma forma de arte tridimensional que permite que as crianças explorem diferentes formas, texturas e volumes.

Uma ideia divertida é realizar atividades de escultura com massinha de modelar, uma material versátil e fácil de manusear.

Confira o plano de aula pronto a seguir:

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

Objetivo Geral: Desenvolver a criatividade, a coordenação motora fina e a expressão artística dos alunos por meio da criação de esculturas com massinha de modelar.

Objetivos Específicos:

  • Estimular a imaginação e a expressão artística das crianças.
  • Desenvolver a coordenação motora fina dos alunos.
  • Promover a socialização e a cooperação entre os alunos na realização da atividade.
  • Incentivar a autonomia e a confiança das crianças em suas capacidades.
  • Valorizar a produção artística das crianças.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós

  • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • (EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
  • (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

Campo de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos

  • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
  • (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Apresentação da massinha de modelar e suas possibilidades de criação.
  • Estímulo à imaginação e criatividade na criação de esculturas.
  • Exploração de diferentes formas, cores e texturas na criação das esculturas.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

A metodologia utilizada será a aprendizagem baseada em projetos. Os alunos serão introduzidos ao tema da escultura com massinha de modelar através de uma breve explicação sobre o material e suas possibilidades. Em seguida, serão estimulados a criar suas próprias esculturas, com liberdade para explorar sua criatividade. O professor irá auxiliar e incentivar os alunos durante todo o processo.

ATIVIDADES:

  1. Apresentação da massinha de modelar e explicação sobre o tema da aula.
  2. Estímulo à imaginação dos alunos, sugerindo que criem esculturas livres.
  3. Os alunos criarão suas esculturas com a massinha, explorando formas, cores e texturas.
  4. Ao final, os alunos poderão compartilhar suas criações com os colegas e falar sobre o que criaram.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Massinha de modelar de diversas cores.
  • Mesas ou superfícies para os alunos trabalharem.
  • Materiais de apoio, como palitos, tesouras sem ponta (para auxiliar na criação das esculturas).

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação e o envolvimento dos alunos na atividade, sua criatividade na criação das esculturas, a coordenação motora fina demonstrada e a capacidade de expressão artística. Não haverá notas, mas sim um acompanhamento do desenvolvimento dos alunos ao longo da aula.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Apresentação da massinha de modelar e início da criação das esculturas.
  • Aula 2: Continuação da criação das esculturas e finalização das obras.
  • Aula 3: Apresentação das esculturas aos colegas e discussão sobre as criações.
  • Aula 4: Atividade complementar de pintura das escultura

Desenvolvendo a Aula

Forneça às crianças massinhas de diferentes cores e texturas e deixe-as explorar e criar suas próprias esculturas. Elas podem fazer animais, objetos, formas abstratas ou o que a imaginação permitir.

Essa atividade estimula a criatividade, a imaginação e a capacidade de representação espacial das crianças.

Elas aprendem a manipular e moldar a massinha, desenvolvendo suas habilidades motoras finas e sua capacidade de planejar e organizar elementos tridimensionais.

Além disso, a escultura também ajuda as crianças a desenvolverem habilidades de observação, análise e criatividade.

Recursos e materiais para implementar ideias de planos de aula de arte

Implementar ideias de planos de aula de arte requer alguns recursos e materiais básicos. Aqui estão algumas sugestões de materiais que você pode usar em suas aulas:

  1. Tintas atóxicas: elas são seguras para as crianças utilizarem e estão disponíveis em uma variedade de cores.
  2. Pincéis e rolinhos de pintura: esses materiais permitem que as crianças experimentem diferentes técnicas de pintura, como pinceladas largas ou detalhadas.
  3. Papéis grandes: eles oferecem espaço suficiente para as crianças se expressarem livremente e criarem obras de arte em grande escala.
  4. Materiais recicláveis: como mencionado anteriormente, materiais recicláveis, como papelão, garrafas plásticas, tampinhas e jornais, podem ser usados em atividades de colagem e escultura.
  5. Massinha de modelar: um material versátil e fácil de manusear, a massinha de modelar permite que as crianças criem esculturas tridimensionais.
  6. Fantoches e tecidos: para atividades de teatro de fantoches, você pode usar meias, papelão, feltro e tecidos coloridos.
  7. Instrumentos musicais simples: você pode criar instrumentos musicais simples usando materiais recicláveis, como garrafas plásticas, potes de iogurte e grãos.

Esses são apenas alguns exemplos de materiais que você pode usar em suas aulas de arte. Lembre-se de adaptar os materiais de acordo com a faixa etária e as habilidades das crianças.

Conclusão: Inspire-se e crie planos de aula de arte divertidos e criativos para a educação infantil

As ideias apresentadas neste artigo são apenas algumas das muitas possibilidades de atividades artísticas que você pode incluir em seus planos de aula de arte para a educação infantil.

O importante é estimular a imaginação, a criatividade e a expressão das crianças, proporcionando-lhes um ambiente seguro e divertido para explorar diferentes formas de arte.

Lembre-se de adaptar as atividades de acordo com a faixa etária e os interesses das crianças.

Permita que elas experimentem diferentes materiais, técnicas e formas de expressão artística. Incentive-as a compartilhar suas ideias, emoções e histórias por meio da arte.

Ao ensinar arte para as crianças, você está ajudando a desenvolver suas habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais.

Além disso, você está proporcionando a elas uma forma única de se expressar e se conectar com o mundo ao seu redor.

atividades fundamental1 600 webp

Ensino Fundamental 1 – 2000 Atividades (1º ao 5º ano)

São 2000 Atividades do 1º ao 5º ano, o recurso definitivo para transformar suas práticas pedagógicas!

Conteúdo Patrocinado

Portanto, inspire-se, divirta-se e crie planos de aula de arte que irão encantar e inspirar suas crianças.

A arte é uma jornada de descoberta e expressão, e você tem o poder de despertar o artista que existe dentro de cada uma delas.

5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima