Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Conteúdo Patrocinado
criança pequena usando jogo de encaixe para associar números

5 Planos de Aula com Jogos de Encaixe: educação infantil

Os jogos de encaixe, além de serem divertidos, são ferramentas poderosas que estimulam a criatividade, a coordenação motora e o raciocínio lógico. Neste artigo, vamos explorar cinco planos de aula que utilizam jogos de encaixe para ensinar conceitos fundamentais, como formas geométricas, cores, números, animais e sequências lógicas.

Cada plano de aula foi cuidadosamente elaborado para engajar seus alunos de forma lúdica e interativa, permitindo que eles aprendam enquanto brincam.

Conteúdo Patrocinado

Pacotes de Planos de Aula

Planos Prontos e Editáveis com Códigos da BNCC

 

Você, professor da educação infantil, encontrará estratégias práticas e dicas valiosas para implementar essas atividades em sala de aula, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e divertido.

Prepare-se para transformar suas aulas com essas ideias divertidas que vão encantar seus pequenos alunos!

Vamos começar a explorar cada um desses planos de aula?

Plano Nº. 1 – Explorando Formas Geométricas com Jogo de Encaixe

criança pequena brincando com Jogo de encaixe de formas geométricas

A exploração de formas geométricas é uma atividade essencial na educação infantil, pois ajuda as crianças a desenvolverem habilidades de reconhecimento, classificação e diferenciação.

Utilizar jogos de encaixe para ensinar esse conceito torna o aprendizado ainda mais envolvente e divertido.

relatorios pre escola 600 webp

Pré-Escola: Relatórios de Desenvolvimento

Facilite o Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil com Relatórios Especializados para Pré-Escola!

Conteúdo Patrocinado

Inicie a aula apresentando diferentes formas geométricas, como quadrados, triângulos, círculos e retângulos. Utilize blocos de encaixe coloridos que representem essas formas. Peça que as crianças identifiquem e nomeiem cada forma enquanto brincam.

Para tornar a atividade mais dinâmica, proponha desafios, como criar figuras específicas ou formar padrões com as peças.

Ao final da atividade, promova uma discussão em grupo, onde os alunos podem compartilhar suas criações e refletir sobre as formas que usaram.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Explorar formas geométricas de maneira lúdica e criativa, desenvolvendo habilidades de coordenação motora, percepção visual e noção espacial.
  • Objetivos Específicos:
  1. Identificar e nomear formas geométricas básicas, como círculo, quadrado, triângulo e retângulo.
  2. Desenvolver a habilidade de encaixar peças em formas correspondentes.
  3. Estimular a criatividade e a imaginação na construção de figuras geométricas.
  4. Promover o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

Campo de Experiências: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

  • (EI03ET05) Classificar objetos e figuras geométricas de acordo com suas propriedades.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver
  • Brincar
  • Participar
  • Explorar
  • Expressar
  • Conhecer-se

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Neste plano de aula, o conteúdo programático abordará a exploração de formas geométricas básicas, como círculo, quadrado, triângulo e retângulo, por meio de um jogo de encaixe.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA: A metodologia utilizada será baseada na ludicidade e na interação entre os alunos. Serão propostas atividades práticas e lúdicas que estimulem a criatividade, a coordenação motora e a percepção visual dos alunos.

ATIVIDADES:

  1. Jogo de Encaixe de Formas Geométricas: Os alunos serão divididos em grupos e terão acesso a um jogo de encaixe com peças em formas geométricas. Eles deverão identificar e encaixar as peças nas formas correspondentes, estimulando a classificação e a percepção visual.
  2. Construção de Figuras Geométricas: Após explorar o jogo de encaixe, os alunos serão desafiados a utilizar as peças para criar figuras geométricas livres, estimulando a criatividade e a imaginação.
  3. Atividade de Desenho: Para fixar o conteúdo, os alunos serão convidados a desenhar as formas geométricas que exploraram durante as atividades.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Jogo de encaixe com peças em formas geométricas
  • Papel e lápis para atividade de desenho

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação dos alunos, o desenvolvimento das habilidades de encaixe e classificação, bem como a criatividade na construção de figuras geométricas.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Apresentação do conteúdo e exploração do jogo de encaixe.
  • Aula 2: Construção de figuras geométricas e atividade de desenho.
  • Aula 3: Revisão do conteúdo e atividade de fixação.

Plano Nº. 2 – Desenvolvendo a Percepção Visual das Cores

criança pequena usando jogo de encaixe para associar cores

Este plano de aula tem como foco principal desenvolver a percepção visual das cores, permitindo que as crianças reconheçam e nomeiem diferentes tonalidades. Você precisará de um jogo de encaixe com peças coloridas, pode ser um quebra-cabeça, por exemplo.

Além disso, busca estimular a coordenação motora fina através de atividades lúdicas com jogos de encaixe.

Ao usar este planejamento com sua turma, o(a) Professor(a) proporcionará uma experiência rica e interativa, permitindo que as crianças aprendam sobre cores de maneira divertida e significativa, enquanto desenvolvem habilidades essenciais para o seu crescimento.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

Geral: Desenvolver a percepção visual das cores, permitindo que as crianças reconheçam e nomeiem diferentes tonalidades.

Específicos:

  • Desenvolver a percepção visual das cores;
  • Reconhecer e nomear cores diferentes;
  • Estimular a coordenação motora fina através de jogos de encaixe.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03ET05) Classificar objetos e figuras geométricas de acordo com suas propriedades.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Respeito em relação às diferenças entre as pessoas.
  • BRINCAR: Ampliar e diversificar o acesso a produções culturais.
  • EXPLORAR: Movimentos, formas, cores, na escola e fora dela.
  • EXPRESSAR: Necessidades, emoções, por meio de diferentes linguagens.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Reconhecimento e nomeação de cores através de jogos de encaixe.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Utilização de jogos de encaixe com peças coloridas;
  • Exploração de materiais sensoriais para estimular a percepção das cores;
  • Estímulo à expressão das emoções e sentimentos através das cores.

ATIVIDADES:

  1. Jogo de Encaixe de Cores: Disponibilizar um jogo de encaixe com peças de cores diferentes para que os alunos reconheçam e nomeiem as cores enquanto encaixam as peças.
  2. Exploração Sensorial: Propor a exploração de materiais sensoriais de cores diversas, como massinha de modelar, tintas, entre outros, para estimular a percepção das cores de forma lúdica.
  3. Atividade de Expressão: Após a atividade de encaixe, os alunos serão incentivados a expressar como se sentem ao ver determinada cor, estimulando a associação entre cores e emoções.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Jogos de encaixe com peças coloridas;
  • Materiais sensoriais de cores diversas;
  • Papel e lápis para registro das emoções.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do reconhecimento e nomeação das cores durante as atividades;
  • Observação da expressão das emoções e sentimentos relacionados às cores.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Introdução ao tema, apresentação dos jogos de encaixe e exploração sensorial;
  • Aula 2: Atividade prática de encaixe e expressão das emoções;
  • Aula 3: Consolidação do aprendizado e avaliação das habilidades desenvolvidas.

Plano Nº. 3 – Desenvolvendo a Noção de quantidade

criança pequena usando jogo de encaixe para associar números

O principal objetivo deste plano de aula é desenvolver a noção de quantidade e numerais por meio da utilização de um jogo de encaixe. Essa abordagem lúdica permite que as crianças aprendam de forma prazerosa e significativa.

Esse plano de aula proporciona uma experiência lúdica e interativa, permitindo que as crianças aprendam sobre números e quantidades de maneira divertida e significativa, desenvolvendo habilidades essenciais para o seu crescimento.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver a noção de quantidade e numerais usando um Jogo de encaixe.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos.
  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • BRINCAR cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
  • EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Noção de quantidade e numerais
  • Jogo de encaixe

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Utilização de jogos educativos para introduzir os conceitos de quantidade e numerais.
  • Exploração de diferentes materiais e texturas para encaixar os números.

ATIVIDADES:

  1. Apresentação do jogo de encaixe com números para os alunos.
  2. Demonstração de como utilizar o jogo, encaixando os números corretamente.
  3. Deixar os alunos explorarem o jogo livremente, enquanto observa e auxilia quando necessário.
  4. Promover conversas sobre os números, quantidades e cores dos encaixes.
  5. Estimular os alunos a contarem em voz alta os números que estão encaixando.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Jogo de encaixe com números
  • Lápis de cor
  • Papel

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do envolvimento e participação dos alunos durante a atividade.
  • Verificação da compreensão dos conceitos de quantidade e numerais através das interações e conversas durante a atividade.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Apresentação do jogo de encaixe e exploração inicial.
  • 2ª aula: Continuação da exploração do jogo e conversas sobre os números.
  • 3ª aula: Atividades de fixação e revisão dos conceitos trabalhados.

Como o Jogo de encaixe pode contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral

Os jogos de encaixe desempenham um papel significativo no desenvolvimento da linguagem oral das crianças, oferecendo oportunidades ricas para a interação e a expressão verbal.

Ao manipular peças de encaixe, as crianças não apenas exercitam a coordenação motora fina, mas também são incentivadas a nomear as formas, cores e quantidades, promovendo o aumento do vocabulário e a prática da fala.

Durante as atividades com jogos de encaixe, os educadores podem criar um ambiente propício para o diálogo, estimulando as crianças a descreverem o que estão fazendo e a expressarem suas ideias e sentimentos.

Por exemplo, ao encaixar peças, os alunos podem ser questionados sobre as cores e formas, o que não só reforça o aprendizado dos conceitos, mas também os encoraja a se comunicarem de maneira mais clara e articulada.

Além disso, a prática de contar as peças ou discutir as quantidades durante o jogo ajuda as crianças a desenvolverem habilidades de linguagem matemática, que são fundamentais para a comunicação efetiva.

Essa interação verbal, seja em forma de perguntas, respostas ou descrições, contribui para a construção de frases e a compreensão de estruturas linguísticas, essenciais para o desenvolvimento da linguagem.

Portanto, os jogos de encaixe não são apenas uma ferramenta para o aprendizado de conceitos matemáticos, mas também um meio eficaz de fomentar a linguagem oral, permitindo que as crianças se expressem, interajam e desenvolvam suas habilidades comunicativas de forma divertida e envolvente.

Plano Nº. 4 – Relacionando Animais e Seus Habitats

criança pequena usando jogo de encaixe para associar animais a seus habitats

Nosso próximo plano de aula tem como objetivo principal desenvolver o conhecimento das crianças sobre os diferentes habitats dos animais.

relatorios bercario 600 webp

Berçário: Relatórios de Desenvolvimento

Facilite o Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil com Relatórios Especializados para o Berçário!

Conteúdo Patrocinado

Além disso, busca promover o reconhecimento da importância da preservação desses ambientes naturais e a capacidade de associar corretamente os animais aos seus respectivos habitats.

Para aplicar este planejamento, você precisará de um jogo de encaixe que relacione os animais e seus habitats. Um boa ideia é construir um juntamente com as crianças.

Você pode usar caixas de papelão como matéria prima e assim enfatizar a importância da reciclagem para a preservação da natureza e do habitat dos animais.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

Geral: Desenvolver o conhecimento das crianças sobre os diferentes habitats dos animais

Específicos:

  • Desenvolver o conhecimento sobre os diferentes habitats dos animais.
  • Reconhecer a importância da preservação dos habitats naturais.
  • Associar corretamente os animais aos seus respectivos habitats.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
  • (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • BRINCAR cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Animais e seus respectivos habitats.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre os diferentes habitats dos animais.
  • Apresentar imagens e exemplos de animais e seus habitats.
  • Propor um jogo de encaixe onde as crianças devem associar os animais às suas respectivas casas.

ATIVIDADES:

  1. Roda de conversa sobre os habitats dos animais.
  2. Apresentação de imagens e exemplos de animais e seus habitats.
  3. Jogo de encaixe: as crianças devem associar os animais aos seus habitats correspondentes.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Imagens de animais e seus habitats.
  • Material para o jogo de encaixe.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação da participação e envolvimento das crianças na atividade.
  • Verificação da capacidade de associar corretamente os animais aos seus habitats.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Roda de conversa e apresentação dos conteúdos.
  • 2ª aula: Atividade prática de associação dos animais aos seus habitats.

Plano Nº. 5 – Raciocínio Lógico e a Capacidade de Sequenciar

criança pequena usando jogo de encaixe para associar formas e tamanhos

Este plano de aula tem como objetivo principal desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de sequenciar das crianças.

Para isso, será utilizado um jogo de encaixe com peças de diferentes tamanhos ou formas, permitindo que os alunos trabalhem esses conceitos de maneira lúdica e interativa.

Este planejamento trabalha habilidades essenciais, como o raciocínio lógico, a capacidade de sequenciar e a coordenação motora fina.

Ao manipular as peças do jogo de encaixe, as crianças exercitam sua criatividade, exploram conceitos de tamanhos e formas, e desenvolvem a autoconfiança ao criar suas próprias sequências.

Além disso, a atividade promove a interação social, a comunicação e a expressão de ideias durante a roda de conversa.

As crianças têm a oportunidade de compartilhar suas criações, explicar seu raciocínio e aprender com as experiências dos colegas, enriquecendo o processo de aprendizagem.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

Geral: Desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de sequenciar das crianças

relatorios bercario 600 webp

Berçário: Relatórios de Desenvolvimento

Facilite o Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil com Relatórios Especializados para o Berçário!

Conteúdo Patrocinado

Específicos:

  • Desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de sequenciar.
  • Utilizar um jogo de encaixe para trabalhar conceitos de tamanhos ou formas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos.
  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Respeitar as características dos outros.
  • BRINCAR: Explorar movimentos e gestos.
  • PARTICIPAR: Participar ativamente das atividades propostas.
  • EXPLORAR: Utilizar diferentes materiais.
  • EXPRESSAR: Expressar suas necessidades e emoções.
  • CONHECER-SE: Construir sua identidade pessoal.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Sequência lógica com encaixes de diferentes tamanhos ou formas.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula explicando o conceito de sequência lógica.
  • Apresentar o jogo de encaixe com peças de diferentes tamanhos ou formas.
  • Demonstrar como as peças se encaixam de acordo com a sequência correta.
  • Incentivar os alunos a experimentarem montar diferentes sequências.

ATIVIDADES:

  1. Apresentação do jogo de encaixe e explicação do objetivo da atividade.
  2. Demonstrar como as peças se encaixam corretamente.
  3. Deixar os alunos explorarem livremente o jogo, montando sequências de tamanhos ou formas.
  4. Realizar uma roda de conversa para que os alunos mostrem suas sequências e expliquem o raciocínio utilizado.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Jogo de encaixe com peças de diferentes tamanhos ou formas.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação da participação dos alunos na atividade.
  • Verificação da capacidade de sequenciar e utilizar o jogo de encaixe de forma correta.
  • Feedback individualizado durante a roda de conversa.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Apresentação do jogo de encaixe e explicação do conceito de sequência lógica.
  • Aula 2: Atividade prática com o jogo de encaixe, permitindo que os alunos explorem livremente.
  • Aula 3: Roda de conversa para compartilhar as sequências montadas e avaliar o aprendizado.

Conclusão

Neste artigo, exploramos cinco planos de aula que utilizam jogos de encaixe para ensinar conceitos fundamentais na educação infantil. Cada plano de aula foi cuidadosamente elaborado para estimular o desenvolvimento cognitivo, motor e social das crianças de uma maneira lúdica e envolvente.

Ao aplicar as atividades propostas, as crianças terão a oportunidade de explorar formas geométricas, cores, números, animais e sequências lógicas, desenvolvendo habilidades essenciais, como a coordenação motora fina, o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de expressão.

Os jogos de encaixe se mostraram uma ferramenta poderosa para engajar os alunos e tornar o aprendizado mais significativo. Ao manipular as peças, as crianças não apenas aprendem conceitos importantes, mas também exercitam sua imaginação, sua curiosidade e sua capacidade de resolver problemas.

Além disso, as atividades propostas promovem a interação social, a comunicação e o respeito pelas diferenças. Durante as rodas de conversa e a exploração dos jogos, as crianças têm a oportunidade de compartilhar suas ideias, ouvir os colegas e aprender com as experiências uns dos outros.

Portanto, a utilização de jogos de encaixe na educação infantil é uma abordagem eficaz e enriquecedora. Ao aliar o aprendizado a atividades lúdicas e divertidas, os educadores podem criar um ambiente propício para o desenvolvimento integral das crianças, preparando-as para os desafios futuros.

Esperamos que este artigo tenha inspirado você, professor da educação infantil, a incorporar jogos de encaixe em suas práticas pedagógicas.

Lembre-se de que a chave para o sucesso é a criatividade, a flexibilidade e o compromisso em proporcionar experiências de aprendizado significativas e memoráveis para seus alunos.

Boa aula!

fundamental2 600 webp

Ensino Fundamental 2: Pacote de Planos de Aula Completo

Desenvolva a aula perfeita em apenas alguns minutos com estes Planos de Aula Prontos para Alunos do Ensino Fundamental 2

Conteúdo Patrocinado
5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima