Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Plano de Aula Recorte e Colagem

Plano de Aula Recorte e Colagem: Educação Infantil

A educação infantil é uma fase crucial no desenvolvimento das crianças, e é importante que elas tenham acesso a atividades lúdicas e educativas que estimulem o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades fundamentais. Nesse sentido, o Plano de Aula de Recorte e Colagem é uma das atividades que tem ganhado destaque nas escolas que adotam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como referência.

O Plano de Aula de Recorte e Colagem é uma atividade que envolve a manipulação de materiais como tesouras, cola, papel e outros objetos para criar imagens e formas.

Essa atividade é uma das mais populares na educação infantil, pois além de ser divertida, também ajuda no desenvolvimento de habilidades motoras finas, coordenação viso-motora, criatividade e expressão artística.

Além disso, essa atividade pode ser integrada a outras disciplinas, como a matemática e a linguagem, permitindo que as crianças aprendam de forma interdisciplinar.

Confira no final deste artigo um plano de aula pronto sobre recorte e colagem.

Plano de Aula Recorte e Colagem

Resumindo nosso assunto

  • O Plano de Aula de Recorte e Colagem é uma atividade lúdica e educativa que ajuda no desenvolvimento de habilidades motoras finas, coordenação viso-motora, criatividade e expressão artística.
  • Essa atividade pode ser integrada a outras disciplinas, como a matemática e a linguagem, permitindo que as crianças aprendam de forma interdisciplinar.
  • O Plano de Aula de Recorte e Colagem é uma das atividades que tem ganhado destaque nas escolas que adotam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como referência.

Desenvolvimento de Habilidades

O plano de aula de recorte e colagem é uma atividade que pode ajudar a desenvolver habilidades importantes nas crianças. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a importância de desenvolver progressivamente as habilidades manuais, o controle e a coordenação das crianças. Nesse sentido, o plano de aula de recorte e colagem pode ser um recurso muito interessante para trabalhar essas habilidades.

Habilidades Manuais

As habilidades manuais são aquelas relacionadas ao uso das mãos e dos dedos. O plano de aula de recorte e colagem pode ajudar a desenvolver essas habilidades, uma vez que as crianças precisam segurar tesouras, colas, papéis e outros materiais. Além disso, a atividade de recorte e colagem exige que as crianças tenham um bom controle das mãos e dos dedos, o que pode contribuir para o desenvolvimento dessas habilidades.

Habilidades Motoras Finas

As habilidades motoras finas são aquelas relacionadas aos movimentos precisos e delicados dos músculos das mãos e dos dedos. O plano de aula de recorte e colagem pode ajudar a desenvolver essas habilidades, uma vez que as crianças precisam cortar e colar papéis com precisão. Além disso, a atividade de recorte e colagem também exige que as crianças usem as mãos e os dedos de forma coordenada, o que pode contribuir para o desenvolvimento dessas habilidades.

Coordenação

A coordenação é a habilidade de usar de forma eficiente os músculos do corpo para realizar movimentos precisos e coordenados. O plano de aula de recorte e colagem pode ajudar a desenvolver essa habilidade, uma vez que as crianças precisam coordenar os movimentos das mãos e dos dedos para cortar e colar papéis. Além disso, a atividade de recorte e colagem também pode ajudar a desenvolver a coordenação entre as mãos e os olhos, uma vez que as crianças precisam olhar para o papel e cortá-lo ou colá-lo com precisão.

Atividades de Recorte e Colagem

As atividades de recorte e colagem são uma forma divertida e criativa de desenvolver as habilidades motoras finas e a percepção visual das crianças na educação infantil, além de serem uma ótima maneira de explorar a imaginação e a criatividade dos pequenos. Essas atividades são muito comuns em plano de aula de educação infantil e são uma excelente maneira de incorporar as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas práticas docentes.

Materiais Necessários

Para realizar atividades de recorte e colagem, são necessários alguns materiais básicos, como tesouras sem ponta, cola, papel colorido, revistas, lápis de cor, canetinhas, entre outros. É importante que os materiais utilizados sejam adequados à faixa etária das crianças, para garantir a segurança e o conforto durante a atividade.

Processo de Criação

O processo de criação das atividades de recorte e colagem pode variar de acordo com o objetivo da aula e a faixa etária das crianças. Geralmente, o professor apresenta um modelo de referência ou uma ideia para a criação, e as crianças são incentivadas a utilizar a imaginação e a criatividade para desenvolver suas próprias criações.

Durante a atividade, é importante que o professor esteja atento e acompanhe o processo de criação das crianças, garantindo que elas estejam seguras e que estejam desenvolvendo as habilidades motoras e perceptivas esperadas.

Produtos Finais

Os produtos finais das atividades de recorte e colagem podem variar muito, desde simples colagens de papel colorido até criações mais elaboradas com recortes de revistas, desenhos e outros materiais. O importante é que as crianças se sintam incentivadas a criar e que sejam valorizadas as suas produções, independentemente do resultado final.

Integração de Outras Disciplinas

A utilização do plano de aula de recorte e colagem na educação infantil pode ser uma excelente oportunidade para integrar outras disciplinas. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incentiva a integração das diversas áreas do conhecimento, e o plano de aula de recorte e colagem pode ser uma ferramenta valiosa para alcançar esse objetivo.

Artes

A disciplina de artes pode ser facilmente integrada ao plano de aula de recorte e colagem. As crianças podem ser incentivadas a criar desenhos e formas que depois serão recortados e colados em um mural. Além disso, a pintura também pode ser incluída, permitindo que as crianças pintem as formas recortadas antes de colá-las. A escultura também pode ser introduzida, permitindo que as crianças criem formas tridimensionais com papel machê ou argila.

Matemática

A matemática pode ser facilmente integrada ao plano de aula de recorte e colagem. As crianças podem ser incentivadas a contar e classificar as formas recortadas. Além disso, jogos de sequência também podem ser criados, permitindo que as crianças criem padrões com as formas recortadas. A quantidade também pode ser trabalhada, permitindo que as crianças criem grupos de formas recortadas com quantidades diferentes.

Ciências

A disciplina de ciências pode ser integrada ao plano de aula de recorte e colagem. As crianças podem ser incentivadas a criar formas que representem elementos da natureza, como árvores, animais e flores. Além disso, as formas recortadas podem ser usadas para criar um mural que represente um ecossistema. As crianças também podem aprender sobre a anatomia humana, criando formas recortadas que representem diferentes partes do corpo.

Cultura e Sociedade

A BNCC destaca a importância de valorizar a diversidade cultural no contexto da educação infantil. Nesse sentido, o plano de aula de recorte e colagem pode ser uma excelente oportunidade para trabalhar com as crianças a cultura e as diferenças existentes em nossa sociedade.

Durante as atividades de recorte e colagem, as crianças podem ter contato com imagens de animais, pessoas, paisagens e objetos que representam diferentes culturas e regiões do país e do mundo. Ao explorar essas imagens, é possível que as crianças desenvolvam a capacidade de reconhecer e respeitar as diferenças, além de ampliar o seu repertório cultural.

Além disso, as atividades de recorte e colagem também podem ser uma oportunidade para trabalhar com os sentimentos, opiniões e expressões das crianças. Por exemplo, é possível pedir que as crianças escolham imagens que representem emoções ou situações que elas já vivenciaram, e que expliquem para os colegas o que elas escolheram e por quê.

Por fim, é importante destacar que as atividades de recorte e colagem devem ser adaptadas às características e necessidades das crianças, respeitando as suas diferenças e particularidades. Dessa forma, é possível garantir que todas as crianças tenham uma experiência enriquecedora e significativa com o plano de aula de recorte e colagem.

Autonomia e Cuidado Pessoal

A BNCC destaca a importância de desenvolver a autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, autoconhecimento e respeito ao próprio corpo desde a Educação Infantil. O plano de aula de recorte e colagem pode ser uma excelente oportunidade para trabalhar esses aspectos.

Ao recortar e colar partes do corpo humano, as crianças podem aprender sobre as diferentes partes do corpo e suas funções, além de desenvolver habilidades motoras finas. É importante incentivar as crianças a identificarem as partes do corpo e a nomeá-las corretamente, promovendo o autoconhecimento.

Além disso, o plano de aula de recorte e colagem pode ser uma oportunidade para trabalhar a autonomia das crianças nos cuidados pessoais. É importante incentivar as crianças a fazerem as atividades sozinhas, como recortar e colar, e a cuidarem dos seus materiais de trabalho, como tesouras e cola. Isso ajuda a desenvolver a independência e responsabilidade das crianças.

Para ajudar a promover a autonomia e cuidado pessoal, o professor pode utilizar estratégias como:

  • Estabelecer rotinas de cuidado pessoal, como lavar as mãos antes de começar a atividade;
  • Incentivar as crianças a cuidarem dos seus materiais de trabalho, como tesouras e cola;
  • Ensinar as crianças a recolherem e organizarem seus materiais após a atividade;
  • Incentivar as crianças a fazerem as atividades sozinhas, sem ajuda do professor.

Com essas estratégias, é possível promover a autonomia e cuidado pessoal das crianças desde a Educação Infantil, contribuindo para o seu desenvolvimento integral.

Implementação em Diferentes Configurações

A implementação do plano de aula de recorte e colagem na educação infantil, seguindo as diretrizes da BNCC, pode ser realizada em diferentes configurações, como creches e jardins de infância.

Creche

Na creche, é importante que os professores adaptem as atividades de recorte e colagem de acordo com a faixa etária das crianças. Para crianças de até 1 ano e 6 meses, por exemplo, é possível utilizar brinquedos de tecido e folhas grandes para que possam explorar diferentes texturas e cores. Já para crianças entre 1 ano e 7 meses e 3 anos, é possível utilizar folhas menores e brinquedos de encaixe para que possam desenvolver a coordenação motora fina.

Os professores também podem incluir a temática de recorte e colagem em projetos pedagógicos, como a criação de um mural com as obras de arte das crianças ou a confecção de brinquedos a partir de materiais recicláveis.

Jardim

No jardim de infância, os professores podem utilizar diferentes materiais para as atividades de recorte e colagem, como papel crepom, EVA, tesouras sem ponta e cola branca. É importante que as atividades sejam adaptadas para as diferentes turmas, de acordo com o nível de desenvolvimento das crianças.

Os professores podem incluir a temática de recorte e colagem em projetos pedagógicos, como a criação de um livro de histórias ilustrado pelas crianças ou a confecção de brinquedos a partir de materiais recicláveis.

Em ambas as configurações, é importante que os professores estejam atentos à BNCC e às habilidades e competências que devem ser desenvolvidas na educação infantil, como a coordenação motora fina, a expressão artística e a criatividade.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

Objetivo Geral: Desenvolver a coordenação motora fina, a criatividade e a concentração dos alunos por meio de atividades de recorte e colagem.

Objetivos Específicos:

  • Estimular a percepção visual e tátil dos alunos;
  • Promover a expressão artística e a imaginação por meio do recorte e colagem;
  • Desenvolver a coordenação motora fina dos alunos;
  • Incentivar a socialização e o trabalho em equipe durante as atividades.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós

  • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • (EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

Campo de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos

  • (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
  • (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Campo de Experiências: Traços, Sons, Cores e Formas

  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver com outras crianças e adultos, respeitando as diferenças e valorizando as características de cada um.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Atividades de recorte e colagem.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA: Para trabalhar as atividades de recorte e colagem, sugere-se uma abordagem lúdica e criativa. Inicialmente, apresente exemplos de figuras simples para os alunos recortarem e colecionarem. Em seguida, proponha atividades mais elaboradas, como a criação de colagens com diferentes materiais e texturas.

ATIVIDADES:

  1. Recorte de figuras simples: Apresente aos alunos figuras simples, como círculos, quadrados e triângulos, para que recortem e colecionem em seus cadernos de atividades.
  2. Criação de colagens com materiais diversos: Proporcione aos alunos diferentes materiais, como papel colorido, tecidos, lã, botões, entre outros, para que criem colagens livres, explorando texturas e cores.
  3. Colagem em grupo: Divida os alunos em pequenos grupos e proponha uma atividade colaborativa de colagem, em que cada grupo deverá criar uma obra coletiva a partir de diferentes materiais.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Papel colorido
  • Tesoura
  • Cola
  • Materiais diversos para colagem (tecidos, botões, lã, etc.)

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando o desenvolvimento da coordenação motora fina, da criatividade e da capacidade de concentração dos alunos durante as atividades de recorte e colagem.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Introdução às atividades de recorte e colagem, apresentação dos materiais.
  • Aula 2: Recorte de figuras simples.
  • Aula 3: Criação de colagens com materiais diversos.
  • Aula 4: Colagem em grupo e socialização das obras criadas.

Perguntas Frequentes sobre este Assunto

Quais as habilidades da BNCC relacionadas ao recorte e colagem na educação infantil?

As habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relacionadas ao recorte e colagem na educação infantil são diversas. Entre elas, destacam-se as habilidades de Expressão Oral e Escrita, de Matemática, de Artes Visuais e de Ciências. O recorte e colagem podem ser utilizados para desenvolver habilidades motoras, cognitivas e sociais das crianças.

Como elaborar um plano de aula de recorte e colagem para a educação infantil?

Para elaborar um plano de aula de recorte e colagem para a educação infantil, é importante considerar as habilidades da BNCC que serão trabalhadas, a faixa etária das crianças, o tempo disponível, os materiais necessários e os objetivos da atividade. O plano de aula deve ser claro e objetivo, com instruções passo a passo para a realização da atividade.

Quais atividades de recorte e colagem são recomendadas para a educação infantil?

Existem diversas atividades de recorte e colagem que são recomendadas para a educação infantil, como a criação de colagens com materiais diversos, a montagem de quebra-cabeças, a construção de maquetes e a elaboração de cartazes. É importante que as atividades sejam adequadas à faixa etária das crianças e que sejam desafiadoras e estimulantes.

Qual o objetivo de trabalhar a colagem na educação infantil?

O objetivo de trabalhar a colagem na educação infantil é desenvolver habilidades motoras finas, como a coordenação motora e a precisão dos movimentos, além de estimular a criatividade e a imaginação das crianças. A colagem também pode ser utilizada para desenvolver habilidades cognitivas, como a percepção visual e a organização espacial.

Como trabalhar a habilidade EI03EO05 por meio de atividades de recorte e colagem?

A habilidade EI03EO05 da BNCC diz respeito à capacidade das crianças de expressar ideias, desejos e sentimentos por meio de linguagem oral e escrita. Para trabalhar essa habilidade por meio de atividades de recorte e colagem, é possível pedir que as crianças criem colagens que representem suas emoções ou que elaborem um cartaz com palavras e imagens que expressem seus desejos e ideias.

O que diz a habilidade EI02ET01 da BNCC em relação ao recorte e colagem na educação infantil?

A habilidade EI02ET01 da BNCC diz respeito à capacidade das crianças de explorar e descobrir o mundo por meio de diferentes materiais e objetos. O recorte e colagem podem ser utilizados como uma forma de explorar e descobrir o mundo, permitindo que as crianças experimentem diferentes texturas, cores e formas. Além disso, o recorte e colagem também podem ser utilizados para desenvolver a criatividade e a imaginação das crianças.

5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima