Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Conteúdo Patrocinado
Introduzindo Números de Forma Lúdica na Educação Infantil

Introduzindo Números de Forma Lúdica na Educação Infantil

Desenvolver habilidades matemáticas desde cedo é crucial para o aprendizado das crianças na educação infantil. Você pode integrar números de forma lúdica e divertida, criando uma base sólida para futuros estudos. Isso não apenas facilita a compreensão de conceitos mais complexos no futuro, mas também torna o processo de aprendizagem mais agradável e menos intimidador.

Neste artigo especial vamos abordar a importância de desenvolver habilidades matemáticas na educação infantil e apresentar diversas estratégias e atividades práticas para ensinar números às crianças de forma lúdica e envolvente.

Conteúdo Patrocinado

Pacotes de Planos de Aula

Planos Prontos e Editáveis com Códigos da BNCC

 

Deixaremos também alguns planos de aula prontos para você usar!

Pretendemos destacar a relevância de integrar os números no cotidiano das crianças através de jogos, contação de histórias e atividades práticas, promovendo um aprendizado significativo e divertido.

Queremos também explorar a importância do reconhecimento numérico, o desenvolvimento cognitivo, e oferecer sugestões para incorporar a matemática com outras áreas de conhecimento.

Além disso, discutiremos a avaliação do aprendizado e a utilização de recursos e materiais de apoio, como cartões numerados e materiais recicláveis, para enriquecer o processo educacional.

Vamos começar?

consciencia fonologica 600 webp

Consciência Fonológica: 350 Atividades para Imprimir

Desperte o Potencial dos Alunos com Atividades de Consciência Fonológica!

Conteúdo Patrocinado

Leia Também:

Descubra como ensinar números na educação infantil de forma divertida, lúdica e eficaz! Explore atividades lúdicas, e estratégias práticas.

Por exemplo, jogos e atividades com números podem ser usados para ensinar contagem, comparação e sequenciamento.

Da mesma forma, atividades práticas como a medição e a classificação ajudam as crianças a ver a aplicabilidade dos números no mundo real, promovendo um aprendizado significativo.

Incorporando números em brincadeiras e tarefas diárias, as crianças começam a ver os números como uma parte natural e divertida de sua rotina.

Além disso, contação de histórias que envolvem números e desafios matemáticos simples incentiva o pensamento crítico e a resolução de problemas de forma criativa.

Você pode tornar cada atividade uma oportunidade para explorar e entender melhor os números, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças.

Compreendendo os Números

Uma sala de aula colorida com números exibidos nas paredes, crianças envolvidas em atividades práticas e um professor usando materiais manipulativos para ensinar conceitos numéricos

Os números desempenham um papel vital na educação infantil, ajudando no desenvolvimento cognitivo e nas habilidades matemáticas das crianças.

ensino medio 600 webp

Novo Ensino Médio: Pacote Completo de Planos de Aula

Pacote de Planos de Aula super completo, com todas as disciplinas do Novo Ensino Médio, alinhado às diretrizes da BNCC.

Conteúdo Patrocinado

A seguir, veremos mais sobre a importância e o reconhecimento numérico nessa fase crucial.

Conceito e Importância dos Números na Educação Infantil

Na educação infantil, os números são mais do que simples símbolos. Eles representam quantidades, ordem e relações.

Entender esses conceitos básicos é essencial para o desenvolvimento das habilidades matemáticas das crianças.

Aprender sobre números ajuda a construir uma base sólida para a educação futura. Criar atividades envolventes e interativas, como jogos e contagem de objetos, torna o aprendizado mais eficaz e divertido.

Isso não só desperta o interesse da criança, mas também facilita a retenção de conceitos importantes.

Também é importante usar exemplos do cotidiano. Contar frutas no lanche, ou os passos ao subir escadas, são formas práticas e significativas de introduzir os números na vida das crianças.

Isso ajuda no reconhecimento e entendimento do valor e do uso dos números de forma natural e agradável.

fundamental1 600 webp

Ensino Fundamental 1: Pacote de Planos de Aula Prontos

Desperte o Brilho no Aprendizado com Estes Planos de Aula Incríveis para o Ensino Fundamental 1!

Conteúdo Patrocinado

Desenvolvimento Cognitivo e Reconhecimento Numérico

O reconhecimento numérico é uma habilidade fundamental que envolve identificar e compreender os números.

No estágio infantil, esse processo está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento cognitivo. Trabalhar com números ajuda a desenvolver o pensamento lógico e a resolução de problemas.

Por exemplo, ao pedir para que uma criança organize brinquedos em grupos de dois ou três, você está estimulando a capacidade de reconhecer padrões e sequências.

Essas atividades promovem uma melhor compreensão dos números e suas propriedades.

Jogos de memória com números, quebra-cabeças numéricos e brincadeiras que envolvem contagem são excelentes ferramentas.

Eles tornam o processo de aprendizado mais dinâmico e ajudam a reforçar o reconhecimento numérico de maneira lúdica.

Envolver a criança em atividades diárias que envolvem números prepara o terreno para um futuro sucesso em matemática.

atividades bercario maternal 600 webp

Berçário e Maternal: 350 Atividades para Imprimir

Estas atividades cuidadosamente elaboradas para o berçário e maternal são a chave para criar uma base sólida para o desenvolvimento infantil.

Conteúdo Patrocinado

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

Objetivo Geral: Desenvolver o reconhecimento numérico de forma lúdica e significativa, explorando os números de 1 a 10.

Objetivos Específicos: Reconhecer os números de 1 a 10; Associar a quantidade correspondente a cada número; Realizar atividades lúdicas para fixação dos números.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

Conviver: Ampliar o conhecimento de si e do outro, respeitando as diferenças entre as pessoas.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: O Eu, o Outro e o Nós – Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Reconhecimento numérico dos números de 1 a 10.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA: A metodologia utilizada será lúdica e ativa, com atividades práticas que envolvam a associação de números e quantidades de forma significativa para as crianças.

ATIVIDADES: 

Jogo dos Números: Disponibilizar cartões com os números de 1 a 10 e cartões com a quantidade correspondente de objetos (ex: 3 balões para o número 3). As crianças devem associar corretamente o número com a quantidade.

Caça aos Números: Espalhar cartazes com números pela sala e pedir para que as crianças encontrem e apontem os números em ordem crescente.

Montagem de Sequência Numérica: Distribuir peças de quebra-cabeça com números e pedir para que as crianças montem a sequência correta.

RECURSOS DIDÁTICOS: Cartões com números de 1 a 10, cartões com quantidades correspondentes, cartazes com números, peças de quebra-cabeça com números.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação e o desempenho das crianças nas atividades propostas. Será levado em consideração o reconhecimento correto dos números e a associação correta com as quantidades.

CRONOGRAMA DE AULAS:

Aula 1: Jogo dos Números

Aula 2: Caça aos Números

Aula 3: Montagem de Sequência Numérica

Primeiros Passos com Números

Números coloridos e objetos de contagem espalhados no chão de uma sala de aula iluminada e divertida. Mesa de professor com materiais educativos ao fundo

Ao começar a trabalhar com números na educação infantil, é essencial focar em atividades de contagem e sequência numérica, bem como em atividades de identificação e associação de numerais.

Contagem e Sequência Numérica

Introduza os números de forma gradual, utilizando atividades que envolvam contar objetos do dia a dia. Por exemplo, peça às crianças para contar brinquedos, frutas ou passos.

Outra atividade eficaz é cantar músicas que incluam contagem, como “Cinco Patinhos” ou “Um Elefante Incomoda Muita Gente”. Essas canções ajudam as crianças a memorizar os números em ordem.

Jogos de contagem também são úteis. Você pode criar um jogo de tabuleiro simples onde as crianças devem avançar um número específico de casas, com base nos números que rolam em um dado.

Além disso, organize contagens rítmicas com palmas ou batidas, incentivando as crianças a contar em voz alta enquanto realizam um movimento físico.

Use gráficos visuais como linhas numéricas ou calendários. Essas ferramentas ajudam as crianças a entender a ordem dos números e a importância da sequência.

Atividades de Identificação e Associação

Para que as crianças reconheçam os numerais, crie atividades onde elas possam identificar e associar números a objetos.

Um exemplo é um jogo de memória que combine números com a quantidade de objetos correspondente.

atividades fundamental1 600 webp

Ensino Fundamental 1 – 2000 Atividades (1º ao 5º ano)

São 2000 Atividades do 1º ao 5º ano, o recurso definitivo para transformar suas práticas pedagógicas!

Conteúdo Patrocinado

Monte cartões numerados e peça para as crianças relacionarem cada cartão com a quantidade correta de itens. Isso não só melhora a identificação dos numerais, mas também a associação de quantidades.

Use recursos visuais como cartazes de números coloridos ou flashcards. Peça para as crianças colarem adesivos ao lado dos numerais ou desenharem a quantidade correspondente.

Essas atividades proporcionam prática visual e manual ao mesmo tempo.

Finalmente, estabeleça uma rotina onde as crianças diariamente vejam e interajam com números, como marcar a data no calendário ou contar quantas crianças estão presentes na aula.

Isso reitera o contato contínuo com os numerais e fortalece a aprendizagem.

Atividades Interativas

Uma sala de aula colorida com diversas atividades interativas para o ensino de números na educação infantil

Nas atividades interativas, as crianças têm a chance de aprender através de jogos, músicas e atividades impressas, tornando a educação infantil divertida e envolvente.

Essas abordagens ajudam a fixar os numerais de forma prática e lúdica.

relatorios maternal 600 webp

Maternal: Relatórios de Desenvolvimento

Aprimore o Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil com Relatórios Especializados para o Maternal!

Conteúdo Patrocinado

Jogos Didáticos e Brincadeiras

Os jogos didáticos são uma excelente ferramenta para ensinar números. Dominós de números e jogos da memória com numerais são exemplos práticos.

Esses jogos reforçam a contagem e o reconhecimento dos números.

Pode-se também usar o jogo de dados, onde cada jogada requer somar os números tirados e encontrar o total.

Músicas para Aprender e Divertir

Músicas são um modo eficaz de ensinar números. Canções infantis com letras que focam na contagem ajudam as crianças a memorizar os sequências numéricas.

Uma música como “Um, dois, três indiozinhos” facilita o aprendizado por meio da repetição.

O uso de músicas com rimas simples e movimentos coordenados estimula a memorização e torna o processo de aprendizado mais engajante e prazeroso.

Bingo e Atividades para Imprimir

O bingo é uma atividade divertida que incentiva as crianças a reconhecerem os numerais rapidamente. Organize um bingo de números onde os participantes marcam os números chamados em suas cartelas.

atividades educacao infantil 600 webp

Educação Infantil: 400 Atividades com Códigos da BNCC

Cada atividade foi projetada para estimular o desenvolvimento integral das crianças, promovendo habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais

Conteúdo Patrocinado

Já as atividades para imprimir incluem folhas de exercícios com número para colorir, ligue os pontos, e traçar os numerais.

Essas atividades impressas são ótimas para praticar a coordenação motora fina além de reforçar a aprendizagem de forma lúdica.

Construindo Conhecimento Matemático

Uma sala de aula colorida com atividades matemáticas infantis e tabelas numéricas nas paredes. Brinquedos e manipulativos estão espalhados pela sala

Nesta seção, você aprenderá como ajudar seus alunos a desenvolver habilidades matemáticas fundamentais através do raciocínio lógico, quantidades, medidas, formas geométricas, padrões, ordenação e classificação.

Raciocínio Lógico e Problemas Matemáticos

Raciocínio lógico é a base para a matemática. Você pode iniciar com problemas simples, como ajudar as crianças a descobrir o que vem depois de 2 ou quantas bolas há na cesta.

Atividades sugeridas:

  • Jogos de adição e subtração usando objetos do cotidiano.
  • Resolver quebra-cabeças numéricos simples.
  • Histórias matemáticas que envolvem pequenos desafios de contagem.

Estas atividades ajudam as crianças a desenvolverem a resolução de problemas e a entenderem a lógica por trás das operações matemáticas básicas.

Quantidade, Medidas e Formas Geométricas

Ensinar quantidades, medidas e formas geométricas prepara as crianças para conceitos mais avançados. Comece com atividades práticas, como medir ingredientes para uma receita simples ou contar os lados de formas geométricas.

atividades bercario maternal 600 webp

Berçário e Maternal: 350 Atividades para Imprimir

Estas atividades cuidadosamente elaboradas para o berçário e maternal são a chave para criar uma base sólida para o desenvolvimento infantil.

Conteúdo Patrocinado

Atividades sugeridas:

  • Medição de objetos usando réguas ou fitas métricas.
  • Identificação e nomeação de formas geométricas ao redor da sala.
  • Classificação de objetos por tamanho e forma.

Essas atividades ajudam a construir um entendimento sólido das quantidades e das formas, que são essenciais para a matemática.

Padrões, Ordenação e Classificação

Reconhecer padrões e ordenar objetos são habilidades chave para o reconhecimento de sequências e a compreensão de séries numéricas.

Atividades sugeridas:

  • Criação de sequências de cores ou números com blocos.
  • Ordenação de objetos do menor para o maior.
  • Classificação de itens por categoria, como cor ou tamanho.

Ao trabalhar com padrões e ordenação, as crianças desenvolvem a habilidade de reconhecer regularidades, o que é fundamental para a matemática e outras disciplinas.

Incorporar essas atividades em seu planejamento diário ajuda os alunos a construírem uma base sólida em matemática desde cedo.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

1 e1708610269306

Educação Infantil + Ensino Fundamental 1: Pacote Completo

Pacote de Planos de Aula Prontos, Editáveis e com Brindes de Atividades para Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, de acordo com a BNCC.

Conteúdo Patrocinado

Objetivo Geral:

  • Desenvolver a percepção visual e a capacidade de reconhecer padrões geométricos por meio de atividades lúdicas e interativas.

Objetivos Específicos:

  • Identificar e nomear figuras geométricas básicas (círculo, quadrado, triângulo, retângulo).
  • Reconhecer padrões geométricos em objetos do cotidiano.
  • Desenvolver a habilidade de criar padrões geométricos simples.
  • Estimular a criatividade e a imaginação por meio da manipulação de formas geométricas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós

  • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

Campo de Experiências: Traços, Sons, Cores e Formas

  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • BRINCAR cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Reconhecimento e nomeação de figuras geométricas básicas.
  • Identificação de padrões geométricos em objetos do cotidiano.
  • Criação de padrões geométricos simples.
  • Manipulação de formas geométricas para estimular a criatividade.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A metodologia utilizada será lúdica e interativa, com o uso de materiais manipulativos, jogos educativos e atividades práticas que estimulem a percepção visual e a criatividade das crianças.

ATIVIDADES:

  1. Atividade Lúdica – Reconhecimento de Figuras Geométricas:
    • Distribuir materiais manipulativos em forma de figuras geométricas básicas (círculo, quadrado, triângulo, retângulo) e pedir para que as crianças identifiquem e nomeiem cada uma delas.
  2. Atividade Prática – Identificação de Padrões Geométricos:
    • Apresentar objetos do cotidiano que contenham padrões geométricos e pedir para que as crianças os identifiquem.
  3. Atividade Criativa – Criação de Padrões Geométricos:
    • Fornecer materiais como blocos de montar ou formas geométricas e incentivar as crianças a criarem seus próprios padrões.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Materiais manipulativos (formas geométricas, blocos de montar)
  • Objetos do cotidiano com padrões geométricos
  • Jogos educativos

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação e o desempenho das crianças nas atividades propostas, bem como o desenvolvimento de suas habilidades de reconhecimento de padrões geométricos.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Reconhecimento de Figuras Geométricas
  • Aula 2: Identificação de Padrões Geométricos
  • Aula 3: Criação de Padrões Geométricos

Estratégias Pedagógicas

No ensino da Educação Infantil, é essencial adotar estratégias pedagógicas eficazes para facilitar o aprendizado dos números.

Assegurar que atividades estejam alinhadas com a BNCC e criar um plano de aula bem estruturado são passos cruciais.

Uso da BNCC nas Atividades Numéricas

Você deve utilizar a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) como guia para planejar atividades numéricas. A BNCC estabelece competências e habilidades essenciais que as crianças devem alcançar.

Por exemplo, é importante incluir atividades que ajudem as crianças a reconhecer números, contar objetos e entender noções básicas de quantidade e ordem. Jogos e brincadeiras podem ser muito eficazes.

Atividades como contar brinquedos, fazer compras simuladas, ou jogos de tabuleiro simples são alinhadas com a BNCC e tornam a aprendizagem mais concreta.

Usar ferramentas visuais como quadros e cartazes com números também auxilia na memorização e reconhecimento de padrões.

Plano de Aula e Rotina Educativa

Um plano de aula detalhado é essencial para atingir objetivos educacionais. Esse plano deve incluir uma rotina educativa clara e consistente que facilite a aprendizagem sequencial.

Divida a aula em segmentos curtos para manter a atenção das crianças. Comece com uma atividade de aquecimento, como contar até 10. Em seguida, progrida para atividades mais complexas.

image 84

5000 Páginas de Atividades Educativas – Pacote Completo!

Conheça este combo incrível com mais de 5000 páginas de conteúdo digital de Atividades Educativas!

Conteúdo Patrocinado

Incluir momentos de interação em grupo, como jogos colaborativos, ajuda a reforçar o conhecimento. Use histórias com personagens que resolvem problemas de contagem para cativar o interesse.

Terminando com uma atividade de revisão, como um breve quiz ou discussão, consolida o aprendizado do dia.

Desenvolvimento de Habilidades Motoras

Desenvolver habilidades motoras nas crianças é essencial. Isso inclui atividades que melhoram a coordenação motora fina e a percepção visual e espacial.

Coordenação Motora Fina através de Atividades Artísticas

Coordenação motora fina pode ser trabalhada de diversas maneiras na educação infantil, especialmente através de atividades artísticas.

Pintura, recorte, colagem e modelagem com massa de modelar são excelentes opções. Essas atividades ajudam as crianças a controlar os pequenos músculos das mãos e dos dedos.

Por exemplo, dar às crianças projetos que envolvem o uso de tesouras para cortar papel melhora suas habilidades motoras finas.

Pintar com pincéis de diferentes tamanhos também exige precisão, melhorando essa coordenação. Usar massinha de modelar é outra maneira eficaz, pois as crianças precisam de força e destreza para moldar diferentes formas.

atividades educacao infantil 600 webp

Educação Infantil: 400 Atividades com Códigos da BNCC

Cada atividade foi projetada para estimular o desenvolvimento integral das crianças, promovendo habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais

Conteúdo Patrocinado

Percepção Visual e Espacial com Números

A percepção visual e espacial é crucial para o desenvolvimento cognitivo e pode ser integrada no aprendizado de números.

Jogos que envolvem identificar números em diferentes tamanhos e formatos ajudam as crianças a desenvolver essa habilidade.

Atividades como montar quebra-cabeças numéricos e jogos de memória com números incentivam a percepção visual.

Utilizar blocos de construção para criar torres com números pode ensinar às crianças a compreender a posição e o espaço. Jogar jogos que envolvam números escondidos em desenhos também melhora a percepção visual.

Usar materiais visuais, como cartazes com números, e atividades práticas, como desenhar traços dos números em areia ou arroz, faz com que as crianças interajam diretamente com os números e aprimorem suas habilidades espaciais e visuais.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Desenvolver a percepção visual e espacial das crianças, explorando números de forma lúdica e criativa.
  • Objetivos Específicos:
  1. Estimular a identificação e associação de números.
  2. Desenvolver a coordenação motora fina.
  3. Explorar a percepção visual e espacial.
  4. Estimular a criatividade e a imaginação.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • Campo de Experiências: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
    • (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, ampliando seus saberes sobre a cultura.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Percepção visual e espacial com números.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

Para trabalhar o tema de Percepção Visual e Espacial com Números, sugere-se uma abordagem lúdica e interativa. Utilize jogos, brincadeiras e atividades práticas que estimulem a identificação e associação de números, desenvolvendo a percepção visual e espacial das crianças.

ATIVIDADES:

  1. Atividade Lúdica de Associação de Números:
    • Material necessário: Cartelas com números, objetos para associar.
    • Descrição: As crianças deverão associar os objetos às cartelas com os números correspondentes, estimulando a percepção visual e a associação numérica.
  2. Atividade de Pintura com Números:
    • Material necessário: Papel, tintas coloridas, pincéis, números de papel.
    • Descrição: As crianças irão pintar os números seguindo as cores indicadas, trabalhando a percepção visual e a coordenação motora fina.
  3. Atividade de Montagem de Quebra-Cabeça Numérico:
    • Material necessário: Quebra-cabeça com números.
    • Descrição: As crianças deverão montar o quebra-cabeça numérico, associando os números de forma sequencial e estimulando a percepção visual e espacial.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Cartelas com números
  • Objetos para associação
  • Papel, tintas, pincéis
  • Números de papel
  • Quebra-cabeça numérico

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

Para avaliar o desenvolvimento das crianças, observe a participação nas atividades, a capacidade de identificar e associar os números, a coordenação motora fina e a criatividade na realização das tarefas.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Atividade Lúdica de Associação de Números
  • Aula 2: Atividade de Pintura com Números
  • Aula 3: Atividade de Montagem de Quebra-Cabeça Numérico

Integração da Matemática com Outras Áreas

A integração da matemática com outras áreas na educação infantil ajuda as crianças a verem a matemática como parte do dia a dia.

Em especial, a mistura com a linguagem e escrita, e a observação de números na natureza, facilita a aprendizagem de maneira divertida e prática.

Linguagem, Escrita e Matemática

Integrar matemática com linguagem e escrita é um método eficaz. Você pode usar histórias que incluem números e problemas para resolver.

Por exemplo, ler um livro que fala sobre uma feira e pedir às crianças que contem os itens na história.

Criar atividades onde elas desenham e escrevem sobre números também é útil. As crianças podem fazer listas numeradas ou criar pequenos conteúdos como “Meu dia em números”.

Usar vídeos educacionais que combinam contação de histórias com resolução de problemas matemáticos também é uma boa estratégia.

Eles mantêm o interesse das crianças e ajudam a visualizar conceitos abstratos de forma concreta.

Conhecendo Números na Natureza e na Vida Cotidiana

Explorar números na natureza e no cotidiano torna a matemática mais tangível. Atividades externas como contar flores, folhas ou pedras durante uma caminhada mostram a presença dos números ao redor das crianças.

consciencia fonologica 600 webp

Consciência Fonológica: 350 Atividades para Imprimir

Desperte o Potencial dos Alunos com Atividades de Consciência Fonológica!

Conteúdo Patrocinado

Vocês podem fazer gráficos simples com o que encontraram, o que também introduz conceitos de estatística básica.

Outro exemplo é usar receitas para ensinar matemática, mostrando como medir ingredientes e contar tempo de cozimento.

Observar e discutir números em lugares comuns, como placas de carros ou preços em lojas, liga a matemática à vida real das crianças.

Usar vídeos que mostram como a matemática aparece na natureza também pode ser muito esclarecedor.

Avaliação do Aprendizado

A avaliação do aprendizado na educação infantil é essencial para verificar o progresso das crianças e identificar áreas que necessitam de melhoria. Este processo permite entender melhor a compreensão dos alunos e os desafios que enfrentam.

Identificação do Progresso e Compreensão

A avaliação do progresso ajuda a monitorar como as crianças estão aprendendo ao longo do tempo. Você pode usar métodos variados, como observações e portfólios.

Por exemplo, crie uma lista de objetivos de aprendizado em matemática.

educacao infantil 600 webp

Educação Infantil: Planos de Aula Prontos

Planos de Aula Prontos, Editáveis e com Brindes de Atividades para Educação Infantil, de acordo com a BNCC.

Conteúdo Patrocinado

Observe se as crianças conseguem contar até 10, reconhecer números e realizar operações básicas de adição. Anotar esses avanços é fundamental para ajustar as atividades conforme necessário.

A compreensão dos conceitos matemáticos pode ser acompanhada através de atividades lúdicas. Jogos e brincadeiras fornecem oportunidades naturais para as crianças demonstrarem o que aprenderam.

Por exemplo, atividades como “Quantos Anos Você Tem?” onde as crianças contam velas em um bolo de aniversário fictício podem ser muito eficazes.

Limites, Desafios e Superação

A avaliação também revela os desafios que as crianças enfrentam e seus limites. Algumas podem ter dificuldades específicas com números ou conceitos abstratos. Identificar isso cedo permite intervenções mais eficazes.

Use estratégias de apoio para ajudar. Grupos de trabalho colaborativo podem permitir que crianças aprendam umas com as outras, superando juntas suas limitações.

Recursos visuais como tabelas e gráficos também são úteis para tornar os conceitos mais tangíveis.

Adapte as atividades para superar estes desafios, oferecendo tarefas que sejam ao mesmo tempo desafiadoras e acessíveis.

image 84

5000 Páginas de Atividades Educativas – Pacote Completo!

Conheça este combo incrível com mais de 5000 páginas de conteúdo digital de Atividades Educativas!

Conteúdo Patrocinado

É fundamental ajustar o ritmo de ensino às necessidades individuais, proporcionando assim um ambiente de aprendizado mais inclusivo.

A avaliação contínua e adaptativa é a chave para conduzir as crianças ao sucesso. Avaliando regularmente e ajustando as estratégias, você garante um progresso constante em seu aprendizado matemático.

Recursos e Materiais de Apoio

Utilizar recursos e materiais de apoio na educação infantil pode enriquecer o aprendizado dos números. Esses recursos incluem cartões com números, materiais recicláveis e caseiros, entre outros.

Cartões, Alfabeto e Recursos Visuais

Os cartões com números são essenciais. Eles ajudam as crianças a reconhecerem os números de forma visual e tátil.

Você pode criar cartões numerados e decorá-los com papel crepom e lápis de cor. Isso torna o aprendizado mais divertido e envolvente.

O alfabeto também pode ser um recurso útil. Relacionar letras com números pode fortalecer a associação entre símbolos e significados.

Além disso, recursos visuais, como cartazes e gráficos coloridos, facilitam a assimilação dos conceitos pelos alunos.

educacao infantil 600 webp

Educação Infantil: Planos de Aula Prontos

Planos de Aula Prontos, Editáveis e com Brindes de Atividades para Educação Infantil, de acordo com a BNCC.

Conteúdo Patrocinado

Dicas para Utilizar Materiais Recicláveis e Caseiros

Materiais recicláveis e caseiros são ótimos aliados. Eles são econômicos e fáceis de encontrar. Por exemplo, você pode usar rolos de papel higiênico para criar números tridimensionais.

Outra ideia é utilizar tampinhas de garrafa para que as crianças agrupem e contem os números. Isso torna a atividade prática e aumenta a interação.

Com cola e papel crepom, você pode personalizar esses materiais e torná-los mais atraentes. Use a criatividade para transformar itens simples em poderosos recursos de ensino.

Essas práticas não só economizam como também incentivam a consciência ambiental nas crianças.

Serviços de suporte, como sugestões de atividades e vídeos tutoriais, podem complementar essas técnicas, melhorando a eficácia do aprendizado.

5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima