Pular para o conteúdo
Início » Artigos do Blog » Plano de Aula: Conhecendo Minha Escola, para Educação Infantil

Plano de Aula: Conhecendo Minha Escola, para Educação Infantil

Atividades para Imprimir - Anúncio

Na jornada fascinante da educação infantil, cada descoberta é uma aventura e cada aprendizado é um marco emocionante. No coração desse processo enriquecedor, está o plano de aula “Conhecendo Minha Escola”, uma ferramenta fundamental que não apenas introduz os pequenos exploradores ao ambiente escolar, mas também nutre sua curiosidade, promove o senso de pertencimento e estabelece as bases para uma jornada de aprendizado significativa.

Atividades para Imprimir - Anúncio
jogos pedagógicos

Neste artigo, veremos como desenvolver este plano de aula, explorando suas nuances, objetivos e práticas recomendadas.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o farol que guia os educadores na criação de experiências educacionais que sejam não apenas enriquecedoras, mas também alinhadas com os objetivos pedagógicos essenciais.

Neste contexto, o plano de aula “Conhecendo Minha Escola” emerge como um tesouro educacional, pois não apenas se alinha aos princípios da BNCC, mas também abre portas para uma infinidade de oportunidades de aprendizado que transcendem os limites da sala de aula.

Prepare-se para se encantar e se inspirar enquanto desvendamos os segredos da escola através dos olhos curiosos e ávidos de nossos pequenos aprendizes.

Confira ao final um plano de aula pronto sobre o tema “Conhecendo minha escola”

Atividades para Imprimir - Anúncio

ATIVIDADES PARA IMPRIMIR
Compre, Imprima e Aplique!

ATIVIDADEAMOSTRAGANHE:
Berçário e MaternalVerBônus Exclusivos!
Educação InfantilVerBônus Exclusivos!
Fundamental 1VerBônus Exclusivos!
Novo Ensino MédioVerBônus Exclusivos!
Ver Tabela Completa de Atividades

Crianças explorando a escola: desenho de uma sala de aula colorida com brinquedos, livros e um mapa. Professor apontando para diferentes áreas

Para criar um plano de aula sobre o tema “Conhecendo minha escola” é importante seguir as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A BNCC estabelece os objetivos de aprendizagem para a educação infantil e orienta os professores a desenvolverem atividades que estejam alinhadas com esses objetivos.

Alguns dos objetivos da BNCC para a educação infantil incluem o desenvolvimento da identidade e autonomia, o conhecimento do ambiente social e natural e a interação com outras crianças e adultos.

Atividades para Imprimir - Anúncio
atividades para alfabetização
Uma sala de aula colorida com obras de arte infantis nas paredes, um grande mapa da escola e um professor apontando diferentes áreas

Entendendo a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece os direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que todos os estudantes brasileiros devem alcançar em cada etapa da Educação Básica.

A BNCC foi criada com o objetivo de padronizar o ensino em todo o país, garantindo que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade.

Princípios da BNCC para Educação Infantil

A BNCC para a Educação Infantil é baseada em quatro princípios fundamentais: o respeito à dignidade e aos direitos das crianças; a valorização das experiências e saberes das crianças e de suas famílias; a promoção do desenvolvimento integral das crianças; e a garantia do direito de brincar como forma de expressão, aprendizagem, cultura e lazer.

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC para a Educação Infantil são organizados em cinco áreas de conhecimento: Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Artes e Movimento.

Cada área é subdividida em campos de experiência, que representam as diferentes formas de expressão, experiência e conhecimento das crianças.

Plano de Aula Conhecendo Minha Escola

Children exploring their school: colorful playground, classrooms, library, and cafeteria. Bright, welcoming atmosphere with happy students and teachers

O tema “Conhecendo Minha Escola” é de grande importância para a educação infantil, conforme a BNCC.

Isso porque, através dessa atividade, as crianças são capazes de compreender o espaço em que estão inseridas e, consequentemente, desenvolvem um sentimento de pertencimento e identidade.

Importância do Tema

Conhecer a escola é fundamental para que as crianças possam se sentir acolhidas e seguras em um ambiente que, muitas vezes, é novo para elas.

Atividades para Imprimir - Anúncio
atividades para educação especial

Além disso, essa atividade permite que os alunos compreendam a estrutura física do espaço escolar, os diferentes setores, como a biblioteca, a sala de informática, a quadra de esportes, entre outros.

Objetivos Gerais e Específicos do Plano de Aula

Confira a seguir sugestões de objetivos gerais e específicos para um plano de aula sobre o tema “Conhecendo minha escola”.

Objetivos Gerais:

  1. Promover o Sentido de Pertencimento: Instigar nos alunos o sentimento de familiaridade e pertencimento ao ambiente escolar, fortalecendo sua identidade como parte integrante da comunidade educativa.
  2. Estimular a Curiosidade e a Exploração: Despertar a curiosidade dos alunos sobre os diferentes espaços, recursos e atividades disponíveis na escola, incentivando a exploração ativa e o interesse pelo aprendizado.
  3. Desenvolver a Autonomia e a Confiança: Capacitar os alunos a familiarizarem-se com o ambiente escolar de forma autônoma, promovendo a confiança em suas habilidades e competências para navegar no espaço escolar.
  4. Fomentar a Socialização e a Interação: Criar oportunidades para que os alunos interajam e se relacionem com colegas e adultos, desenvolvendo habilidades sociais e emocionais fundamentais para uma convivência saudável e colaborativa.

Objetivos Específicos:

  1. Identificar e Nomear os Diferentes Espaços da Escola: Exemplos incluem a sala de aula, biblioteca, quadra esportiva, refeitório, banheiro, entre outros.
  2. Reconhecer os Profissionais da Escola e suas Funções: Introduzir os alunos aos diferentes profissionais que trabalham na escola (professores, diretores, secretários, merendeiras, entre outros) e explicar suas respectivas funções.
  3. Explorar os Recursos e Materiais Disponíveis na Escola: Permitir que os alunos manipulem e explorem os diversos materiais, equipamentos e recursos disponíveis na escola, como livros, brinquedos, jogos, computadores, entre outros.
  4. Praticar Rotinas e Procedimentos Escolares: Demonstrar e praticar as rotinas e procedimentos básicos da escola, como o horário de entrada e saída, o uso do uniforme, a organização da mochila, entre outros.
  5. Expressar Sentimentos e Expectativas em Relação à Escola: Proporcionar um espaço seguro para que os alunos expressem seus sentimentos, expectativas e preocupações em relação à escola, incentivando a comunicação aberta e a construção de vínculos emocionais positivos.

Ao estabelecer objetivos gerais e específicos claros e alcançáveis, os educadores podem criar um plano de aula robusto e envolvente que atenda às necessidades e interesses dos alunos, promovendo um aprendizado significativo e duradouro.

Para alcançar esses objetivos, o professor pode utilizar diferentes estratégias, como visitas guiadas pelos diferentes setores da escola, atividades lúdicas para identificar a função de cada setor, entre outras.

Atividades para Imprimir - Anúncio
atividades para datas comemorativas

É importante que o professor esteja atento às necessidades e interesses dos alunos, adaptando o plano de aula de acordo com a realidade da turma.

Estrutura do Plano de Aula

A colorful classroom with happy children exploring their school, with a map and photos on the wall

Um plano de aula sobre o tema “Conhecendo Minha Escola” para a Educação Infantil deve seguir uma estrutura clara e organizada para que as atividades sejam bem-sucedidas.

A seguir, são apresentados os principais elementos que devem ser considerados para elaborar um plano de aula eficaz.

Título e Tema Central

O título do plano de aula deve ser claro e objetivo, indicando o tema central que será abordado. Para o tema “Conhecendo Minha Escola”, o título poderia ser “Descobrindo Minha Escola”.

É fundamental que o título seja atraente e instigante para as crianças, de forma que elas se sintam motivadas a participar das atividades.

Faixa Etária

O plano de aula deve ser adequado à faixa etária das crianças, considerando suas habilidades e interesses.

Para a Educação Infantil, é importante que as atividades sejam lúdicas e estimulantes, de forma que as crianças possam aprender brincando.

As atividades devem ser adaptadas às diferentes idades, considerando as necessidades e características de cada grupo.

Duração das Atividades

A duração das atividades deve ser adequada à faixa etária das crianças e ao objetivo do plano de aula.

Para a Educação Infantil, as atividades devem ser curtas e dinâmicas, de forma que as crianças possam se envolver e manter a atenção.

É importante que o tempo seja bem distribuído entre as atividades, de forma que não haja momentos de tédio ou desinteresse.

Desenvolvimento das Atividades

Uma sala de aula colorida com brinquedos, livros e um mapa da escola. Crianças explorando alegremente diferentes áreas, como o parque infantil e a biblioteca

Para elaborar um plano de aula sobre o tema “Conhecendo minha escola” para a Educação Infantil, é importante seguir as orientações da BNCC.

O objetivo é que as crianças possam conhecer e explorar o espaço escolar de forma lúdica e educativa, desenvolvendo habilidades e competências.

Atividade de Integração

A primeira atividade deve ser de integração, para que as crianças possam se conhecer e se familiarizar com o ambiente escolar.

O professor pode realizar uma roda de conversa para apresentar as regras da escola e explicar como funcionam as atividades.

Exploração do Espaço Escolar

A segunda atividade consiste na exploração do espaço escolar.

O professor deve levar as crianças para conhecerem as diferentes áreas da escola, como a biblioteca, a sala de informática, a quadra de esportes, o refeitório, entre outros.

É interessante que o professor estimule a curiosidade das crianças e promova a interação entre elas.

Atividades Lúdicas e Educativas

Por fim, é importante que o plano de aula inclua atividades lúdicas e educativas. O professor pode propor jogos, brincadeiras e atividades artísticas que estimulem o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças.

Além disso, é preciso que o professor faça uso de recursos pedagógicos, como livros, vídeos e materiais didáticos, para enriquecer as atividades.

Atividades Sugeridas

Aqui estão algumas sugestões de atividades lúdicas e educativas para um plano de aula sobre o tema “Conhecendo Minha Escola” com crianças da Educação Infantil:

  1. Caminhada Exploratória: Leve as crianças para uma caminhada pela escola, mostrando diferentes áreas como a sala de aula, o pátio, a biblioteca e o refeitório. Durante a caminhada, estimule as crianças a observarem detalhes e fazerem perguntas sobre cada espaço.
  2. Mapa da Escola: Após a caminhada exploratória, convide as crianças a desenharem um mapa da escola, identificando os locais visitados e adicionando elementos como cores e símbolos para representar cada área.
  3. Brincadeira de “Caça ao Tesouro”: Organize uma brincadeira de “caça ao tesouro” pela escola, onde as crianças terão que seguir pistas para encontrar diferentes objetos ou locais específicos, como a secretaria ou o parquinho.
  4. Entrevista com Profissionais da Escola: Convide alguns profissionais da escola, como o diretor, o professor de educação física ou a bibliotecária, para uma entrevista com as crianças. Elas podem fazer perguntas sobre o trabalho de cada profissional e aprender mais sobre suas funções na escola.
  5. Hora do Conto na Biblioteca: Leve as crianças para uma sessão de contação de histórias na biblioteca da escola. Após a leitura, incentive-as a explorarem os livros disponíveis e escolherem um para levarem para casa ou para a sala de aula.
  6. Montagem de um Mural Coletivo: Forneça materiais como papel, lápis de cor, giz de cera e adesivos, e convide as crianças a colaborarem na montagem de um mural coletivo representando a escola, suas atividades e os momentos favoritos dos alunos.
  7. Jogo de Papéis: Monte um cenário da escola em miniatura utilizando brinquedos ou materiais reciclados, e convide as crianças a brincarem de “faz de conta”, assumindo diferentes papéis como professores, alunos, funcionários e visitantes.
  8. Registro Fotográfico: Distribua câmeras ou dispositivos móveis com permissão para fotografar e encoraje as crianças a tirarem fotos dos diferentes espaços e atividades da escola. Após a atividade, reúnam-se para compartilhar e discutir as fotos tiradas.

Essas atividades proporcionam oportunidades para as crianças explorarem a escola de forma interativa e divertida, enquanto desenvolvem habilidades cognitivas, sociais e emocionais essenciais para o seu desenvolvimento na Educação Infantil.

Metodologia Pedagógica Sugerida

Para trabalhar o tema “Conhecendo Minha Escola” de forma eficaz e envolvente, uma metodologia pedagógica que se destaca é a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP).

Essa metodologia coloca os alunos no centro do processo de aprendizagem, promovendo a investigação, a colaboração e a resolução de problemas de forma prática e contextualizada.

Aqui está como a ABP pode ser aplicada neste contexto:

  1. Definição do Projeto: O professor pode introduzir o projeto aos alunos, explicando que eles irão explorar os diferentes ambientes da escola e criar uma apresentação sobre o que encontrarem.
  2. Planejamento e Pesquisa: Os alunos trabalharão em grupos para planejar como irão explorar os ambientes escolares, decidindo quais informações desejam coletar e como irão fazer isso. Eles podem criar um roteiro de investigação, definindo perguntas a serem respondidas e métodos de pesquisa.
  3. Exploração dos Ambientes: Os grupos partirão para explorar os ambientes escolares, utilizando o mapa da escola e o roteiro de investigação para orientá-los. Eles observarão, registrarão e coletarão informações sobre cada ambiente, como características, utilidades e curiosidades.
  4. Análise e Organização dos Dados: Após a exploração, os grupos se reunirão para compartilhar e analisar as informações coletadas. Eles discutirão o que aprenderam e organizarão os dados de forma a preparar sua apresentação.
  5. Criação da Apresentação: Com base nas informações coletadas, os grupos criarão uma apresentação para compartilhar com a turma. Isso pode incluir um relatório visual, como um pôster ou uma apresentação de slides, além de uma narrativa oral.
  6. Apresentação e Reflexão: Cada grupo apresentará seu trabalho para a turma. Após as apresentações, haverá uma discussão em grupo sobre as descobertas feitas, as lições aprendidas e como a experiência contribuiu para o entendimento do tema “Na Minha Escola Tem”.

Ao adotar a Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos não apenas aprenderão sobre os diferentes ambientes escolares, mas também desenvolverão habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico, resolução de problemas e comunicação.

Além disso, a metodologia promove a motivação intrínseca dos alunos, pois eles se envolvem ativamente no processo de aprendizagem, tornando-o significativo e relevante para suas vidas.

Recursos Didáticos

Uma sala de aula colorida com obras de arte infantis nas paredes, uma mesa de professor com materiais educativos e uma área circular com tapetes e almofadas coloridas

Lembre-se que é sempre necessário selecionar recursos didáticos adequados para a faixa etária dos alunos.

Entre os recursos que podem ser utilizados, destacam-se:

  • Livros e revistas: É possível utilizar livros e revistas infantis que tratem sobre o tema “escola”. Dessa forma, as crianças poderão se familiarizar com o ambiente escolar e compreender melhor o que se passa dentro dele.
  • Jogos educativos: Jogos que possibilitem a identificação de espaços e objetos na escola podem ser utilizados para tornar o aprendizado mais lúdico e divertido.
  • Vídeos: Vídeos educativos que mostrem o ambiente escolar e suas atividades podem ser utilizados para complementar a aprendizagem.
  • Atividades práticas: Atividades práticas, como desenhos e maquetes, também podem ser utilizadas para que as crianças possam visualizar de maneira concreta o ambiente escolar e seus espaços.

Avaliação e Feedback

As crianças exploram a escola com um mapa, encontrando salas de aula, playground e biblioteca. O professor fornece feedback sobre suas descobertas

A avaliação é uma parte importante do processo de ensino-aprendizagem, pois permite que o professor verifique se os objetivos propostos foram alcançados e se os alunos estão realmente aprendendo.

Para isso, é necessário que o professor utilize métodos de avaliação adequados e que ofereça feedback construtivo aos alunos.

Métodos de Avaliação

Existem diversos métodos de avaliação que podem ser utilizados para avaliar o conhecimento dos alunos sobre o tema “conhecendo minha escola”. Alguns exemplos são:

  • Observação direta: o professor pode observar o comportamento dos alunos durante as atividades propostas e verificar se eles estão conseguindo identificar os espaços e objetos da escola.
  • Entrevistas: o professor pode realizar entrevistas individuais com os alunos para verificar se eles compreenderam as informações sobre a escola.
  • Trabalhos escritos: o professor pode solicitar que os alunos escrevam sobre o que aprenderam durante as atividades e sobre as suas impressões sobre a escola.

Feedback Construtivo

O feedback é uma forma de fornecer aos alunos informações sobre o seu desempenho e orientações para que possam melhorar.

Para que o feedback seja construtivo, é necessário que o professor:

  • Seja claro e objetivo: o professor deve fornecer informações claras e objetivas sobre o desempenho do aluno, sem utilizar termos vagos ou ambíguos.
  • Foque no comportamento: o professor deve focar no comportamento do aluno em vez de julgar a sua personalidade.
  • Ofereça sugestões de melhoria: o professor deve oferecer sugestões de melhoria para que o aluno possa corrigir os seus erros e melhorar o seu desempenho.
  • Seja positivo: o professor deve utilizar uma linguagem positiva e encorajadora para motivar os alunos a continuarem aprendendo.

Reflexões Finais e Ajustes

Uma sala de aula colorida com diversos materiais de aprendizagem e exibições interativas, convidando os jovens estudantes a explorar e descobrir o ambiente escolar

Após a elaboração do plano de aula sobre o tema “Conhecendo Minha Escola”, é pertinente fazer algumas reflexões finais e ajustes para garantir que o plano esteja completo e adequado para a turma.

Uma das primeiras reflexões a serem feitas é em relação à linguagem utilizada no plano.

Como o público-alvo são crianças da educação infantil, é importante que a linguagem seja clara e acessível para que elas possam compreender facilmente as atividades propostas.

Outro ponto a ser considerado é a adequação das atividades propostas à faixa etária das crianças.

É preciso que as atividades sejam desafiadoras, mas ao mesmo tempo, não sejam tão complexas a ponto de desmotivar os alunos.

Além disso, é fundamental que o plano de aula esteja alinhado com a BNCC, garantindo que os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento estejam de acordo com as competências e habilidades esperadas para a Educação Infantil.

Por fim, é bom lembrar que o plano de aula é uma ferramenta flexível e que pode ser adaptada de acordo com as necessidades e particularidades de cada turma.

Por isso, é sempre importante fazer ajustes e adaptações ao longo do processo de ensino e aprendizagem, garantindo que o plano esteja sempre atualizado e adequado para a turma.

Plano de Aula Pronto

1. OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
Objetivo Geral: Proporcionar aos alunos da Educação Infantil experiências que os permitam conhecer e se familiarizar com o ambiente escolar, compreendendo sua importância e funcionalidade.
Objetivos Específicos:
1. Reconhecer os diferentes espaços da escola.
2. Identificar os profissionais que trabalham na escola e suas funções.
3. Compreender a importância da escola como local de aprendizagem e convivência.
2. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Competências:
– Reconhecer seu papel como parte da comunidade escolar.
Habilidades:
– Identificar espaços comuns da escola.
– Relacionar os profissionais da escola às suas funções.
– Expressar-se sobre a importância da escola de forma simples.
3. DIREITOS DE APRENDIZAGEM
– Direito de conviver com diferentes pessoas e profissionais na escola.
– Direito de explorar e conhecer os espaços escolares de forma segura.
4. CAMPOS DE EXPERIÊNCIA
– O eu, o outro e o nós
– Corpo, gestos e movimentos
– Traços, sons, cores e formas
– Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
– Identificação dos espaços escolares (sala de aula, biblioteca, cantina, etc.).
– Reconhecimento dos profissionais da escola e suas funções.
– Valorização da escola como espaço de aprendizagem e convivência.
6. METODOLOGIA
Destaque: Observação e Exploração Guiada
– Passeios pela escola guiados pelos professores para observação e exploração dos diferentes espaços.
– Roda de conversa para identificação dos profissionais da escola e suas funções.
7. ATIVIDADES
– Passeios guiados pela escola para observação dos diferentes espaços.
– Roda de conversa sobre os profissionais da escola.
– Desenhos ou colagens representando os espaços e profissionais da escola.
– Jogo da memória com imagens dos espaços escolares e profissionais.
8. RECURSOS DIDÁTICOS
– Cartazes com imagens dos espaços e profissionais da escola.
– Livros infantis sobre a escola e seus personagens.
– Material para desenho e colagem.
– Jogos pedagógicos.
9. METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
– Observação participativa durante as atividades.
– Registro fotográfico das interações e produções dos alunos.
– Diálogo informal com os alunos para verificar compreensão sobre o tema.
10. CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO
Atividade
Passeios guiados pela escola
Roda de conversa sobre os profissionais da escola
Atividade artística de representação da escola
Jogo da memória

Este plano de aula visa promover a familiarização das crianças com o ambiente escolar, ajudando-as a entender sua importância e se sentirem mais confortáveis e seguras no espaço educacional.

As atividades foram pensadas de forma lúdica e interativa, considerando as características e interesses das crianças na faixa etária da Educação Infantil.

Perguntas Frequentes

Uma sala de aula colorida com crianças explorando diferentes áreas da escola, como playground, biblioteca e refeitório, com um professor orientando-as

Quais atividades lúdicas podem ser incluídas em um plano de aula sobre ‘Conhecendo minha escola’ na Educação Infantil?

Algumas atividades lúdicas que podem ser incluídas em um plano de aula sobre ‘Conhecendo minha escola’ na Educação Infantil são: jogos de memória com fotos dos espaços da escola, caça ao tesouro, teatro de fantoches, desenho livre do espaço escolar, entre outros.

É importante que as atividades sejam adequadas à faixa etária das crianças e que estimulem a curiosidade e a exploração do ambiente escolar.

Como estruturar um plano de aula que explore o espaço físico da escola para crianças da Educação Infantil?

Para estruturar um plano de aula que explore o espaço físico da escola para crianças da Educação Infantil, é importante definir quais espaços serão explorados e quais atividades serão realizadas em cada um deles.

É importante que o plano de aula seja organizado de forma clara e objetiva, com atividades que estimulem a curiosidade e a exploração do ambiente escolar.

Quais são os objetivos pedagógicos de um projeto ‘Conhecendo minha escola’ alinhado à BNCC na Educação Infantil?

Os objetivos pedagógicos de um projeto ‘Conhecendo minha escola’ alinhado à BNCC na Educação Infantil são:

  • Desenvolver a curiosidade e a exploração do ambiente escolar
  • Estimular a socialização das crianças
  • Desenvolver a percepção espacial
  • Promover a expressão oral e escrita, entre outros.

É importante que o projeto seja planejado de acordo com as competências e habilidades previstas na BNCC.

Como avaliar o desenvolvimento das competências previstas pela BNCC em um plano de aula sobre o tema ‘Conhecendo minha escola’?

Para avaliar o desenvolvimento das competências previstas pela BNCC em um plano de aula sobre o tema ‘Conhecendo minha escola’, é importante observar o desempenho das crianças durante as atividades propostas, bem como a participação e o envolvimento delas.

É importante que a avaliação seja contínua e que leve em consideração as características individuais de cada criança.

De que forma o plano de aula ‘Conhecendo minha escola’ pode contribuir para a socialização das crianças na Educação Infantil?

O plano de aula ‘Conhecendo minha escola’ pode contribuir para a socialização das crianças na Educação Infantil ao proporcionar um ambiente de aprendizagem que estimule a interação entre elas.

As atividades propostas devem ser planejadas de forma a incentivar a cooperação e a troca de experiências entre as crianças, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

Quais recursos didáticos são recomendados para um plano de aula sobre ‘Conhecendo minha escola’ na Educação Infantil?

Alguns recursos didáticos que são recomendados para um plano de aula sobre ‘Conhecendo minha escola’ na Educação Infantil são: fotos e mapas do espaço escolar, materiais de artes visuais, fantoches, jogos educativos, entre outros.

É importante que os recursos sejam selecionados de acordo com as atividades propostas e que estimulem a curiosidade e a exploração do ambiente escolar.

5/5 - (1 vote)
Compartilhe este Post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prezado(a) Educador(a), o Conteúdo Integral deste artigo é Exclusivo para Assinantes.

Seja ASSINANTE e veja o conteúdo integral dos Artigos.
Tenha acesso livre aos -Planos de Aula - e -Atividades-

Ganhe BRINDES de Planos de Aula e Atividades; desfrute de Vantagens Exclusivas!👇