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Corpo, Gestos e Movimentos

Plano de Aula Corpo, Gestos e Movimentos: Educação Infantil

Os educadores de Educação Física escolar têm um papel fundamental na formação de crianças na Educação Infantil. O Plano de Aula Corpo, Gestos e Movimentos é uma abordagem que visa desenvolver habilidades motoras, cognitivas e sociais em crianças de 0 a 5 anos. Através de atividades lúdicas e brincadeiras, as crianças aprendem a controlar e adequar o uso do corpo em diferentes situações.

Confira ao final do artigo um plano de aula pronto sobre Corpo, Gestos e Movimentos na Educação Infantil. Use e adapte livremente para sua turma.

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Compreender o Corpo, Gestos e Movimentos é essencial para o desenvolvimento infantil.

A Educação Física na Educação Infantil é um campo de experiência que permite que a criança explore, experimente e descubra o mundo a seu redor.

O educador deve estar preparado para oferecer atividades que desenvolvam a coordenação, o equilíbrio, a lateralidade, a percepção espacial e temporal, além de estimular a criatividade e a imaginação.

A Importância da Educação Infantil na formação de crianças é inquestionável. É nessa fase que se desenvolvem as habilidades motoras, cognitivas, afetivas e sociais que serão utilizadas ao longo da vida.

O Plano de Aula Corpo, Gestos e Movimentos é uma abordagem que contribui para o desenvolvimento integral da criança, estimulando a aprendizagem e o desenvolvimento de forma lúdica e prazerosa.

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Corpo, Gestos e Movimentos

Principais pontos

  • O Plano de Aula Corpo, Gestos e Movimentos é uma abordagem que visa desenvolver habilidades motoras, cognitivas e sociais em crianças de 0 a 5 anos.
  • O educador deve estar preparado para oferecer atividades que desenvolvam a coordenação, o equilíbrio, a lateralidade, a percepção espacial e temporal, além de estimular a criatividade e a imaginação.
  • O Plano de Aula Corpo, Gestos e Movimentos contribui para o desenvolvimento integral da criança, estimulando a aprendizagem e o desenvolvimento de forma lúdica e prazerosa.

Compreendendo o Corpo, Gestos e Movimentos

O campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos” é um dos cinco campos que compõem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil.

Esse campo busca promover o desenvolvimento integral das crianças, contemplando aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais.

Compreender o corpo, gestos e movimentos é fundamental para que as crianças possam explorar o mundo ao seu redor, interagir com outras pessoas e desenvolver habilidades motoras.

O movimento é uma forma de expressão e comunicação, além de ser essencial para o desenvolvimento cerebral das crianças.

No contexto da Educação Infantil, o trabalho com o corpo, gestos e movimentos deve ser planejado de forma lúdica e prazerosa, respeitando as características e necessidades de cada criança.

O plano de aula deve ser elaborado de forma a contemplar atividades que estimulem a coordenação motora, equilíbrio, lateralidade, percepção espacial, entre outras habilidades.

É importante lembrar que o desenvolvimento infantil é um processo contínuo e que cada criança tem seu próprio ritmo.

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Por isso, é fundamental que o professor esteja atento às necessidades individuais de cada criança e adapte as atividades de acordo com suas habilidades e interesses.

Ao trabalhar com o corpo, gestos e movimentos na Educação Infantil, é possível promover o desenvolvimento integral das crianças, contribuindo para a formação de indivíduos mais saudáveis, autônomos e felizes.

A Importância da Educação Infantil

A educação infantil é uma etapa fundamental no desenvolvimento da criança, que ocorre desde o nascimento até os seis anos de idade.

Durante essa fase, as crianças pequenas aprendem habilidades essenciais que as ajudarão a se tornarem adultos bem-sucedidos e independentes.

A educação infantil é importante porque fornece às crianças bem pequenas uma base sólida para o futuro.

Durante essa fase, as crianças aprendem a se comunicar, a trabalhar em equipe e a resolver problemas.

Além disso, elas desenvolvem habilidades motoras finas e grossas, como a coordenação de gestos e movimentos, que são importantes para o desenvolvimento físico.

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A educação infantil também é importante porque ajuda as crianças a se prepararem para a escola. As crianças que frequentam a educação infantil têm mais chances de ter sucesso na escola primária e na vida adulta.

Elas têm melhores habilidades de leitura, escrita e matemática e são mais propensas a se formarem na faculdade.

Para bebês e crianças bem pequenas, a educação infantil é importante porque ajuda a estimular o desenvolvimento cognitivo.

Durante essa fase, as crianças aprendem a pensar, a raciocinar e a resolver problemas. Elas também aprendem a se concentrar e a prestar atenção, o que é importante para o desenvolvimento da memória e do aprendizado.

Em resumo, a educação infantil é uma etapa fundamental no desenvolvimento da criança. Ela fornece uma base sólida para o futuro, ajuda as crianças a se prepararem para a escola e estimula o desenvolvimento cognitivo.

Por isso, é importante que os pais e cuidadores incentivem as crianças a participarem de programas de educação infantil de qualidade.

O Papel do Educador

O papel do educador é fundamental na elaboração do plano de aula sobre corpo, gestos e movimentos na educação infantil.

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Ele deve ter conhecimento sobre a psicomotricidade e suas implicações no desenvolvimento infantil, bem como sobre os recursos didáticos mais adequados para trabalhar esses temas com as crianças.

O educador deve considerar as características individuais de cada criança e adaptar as atividades propostas de acordo com as suas necessidades e habilidades.

Para isso, é importante utilizar recursos pedagógicos variados, como jogos, brincadeiras, músicas e histórias, que estimulem a criatividade e a imaginação dos pequenos.

Além disso, o educador deve estar atento aos momentos de interação entre as crianças e incentivar a participação de todos nas atividades propostas.

Ele deve ser um mediador entre as crianças e os recursos utilizados, auxiliando na compreensão dos objetivos da atividade e na resolução de possíveis conflitos que possam surgir durante o processo.

O educador deve avaliar constantemente o processo de aprendizagem das crianças, identificando suas dificuldades e potencialidades e adaptando o plano de aula de acordo com as necessidades do grupo.

Dessa forma, ele contribui para o desenvolvimento integral das crianças, promovendo o aprendizado de forma lúdica e prazerosa.

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Campos de Experiência e BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de todas as crianças brasileiras.

A BNCC para a Educação Infantil é dividida em cinco Campos de Experiência, que são organizados em torno de eixos temáticos que consideram as especificidades das crianças de zero a cinco anos de idade. Um desses campos é o “Corpo, Gestos e Movimentos”, presente na EI02CG05.

O Campo de Experiência “Corpo, Gestos e Movimentos” tem como objetivo promover o desenvolvimento das crianças por meio de experiências corporais, expressivas e de movimento.

Nesse campo, as crianças podem explorar o próprio corpo e as possibilidades de movimento, além de vivenciar diferentes formas de expressão, como gestos, danças e brincadeiras.

A BNCC estabelece que as experiências nesse campo devem ser planejadas de forma a considerar as características e necessidades de cada criança, além de promover o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais.

Para isso, é importante que os professores planejem atividades que envolvam o corpo, a imaginação e a criatividade das crianças, e que permitam a elas explorar o mundo ao seu redor por meio do movimento.

Alguns exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas nesse campo são: danças, jogos, brincadeiras, atividades físicas, dramatizações e outras formas de expressão corporal.

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É importante que essas atividades sejam planejadas de forma a considerar as necessidades e interesses das crianças, e que permitam a elas experimentar diferentes formas de movimento e expressão.

O Campo de Experiência “Corpo, Gestos e Movimentos” da BNCC para a Educação Infantil visa promover o desenvolvimento das crianças por meio de experiências corporais, expressivas e de movimento.

Para isso, é importante que os professores planejem atividades que permitam às crianças explorar o próprio corpo e as possibilidades de movimento, além de vivenciar diferentes formas de expressão, como gestos, danças e brincadeiras.

Atividades e Brincadeiras

As atividades lúdicas são fundamentais para o processo de aprendizagem das crianças na Educação Infantil, principalmente quando se trata do componente curricular de Educação Física, que tem como um dos eixos norteadores o “corpo, gestos e movimentos”.

Essas atividades podem ser desenvolvidas por meio de brincadeiras, jogos, músicas, danças, arte, criatividade, expressão de emoções e outras formas que estimulem a motricidade e o desenvolvimento cognitivo e social das crianças.

As brincadeiras são uma forma divertida e eficaz de promover o aprendizado das crianças. Elas podem ser desenvolvidas em grupo ou individualmente, e devem estar sempre adequadas à faixa etária das crianças. Algumas brincadeiras que podem ser desenvolvidas para trabalhar o eixo “corpo, gestos e movimentos” são:

  • Pular corda: essa atividade ajuda a desenvolver a coordenação motora, o equilíbrio e a resistência física das crianças.
  • Corrida com obstáculos: nessa atividade, as crianças devem correr e pular obstáculos, o que ajuda a desenvolver a agilidade, a coordenação motora e o equilíbrio.
  • Dança das cadeiras: essa brincadeira ajuda a desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio, além de estimular a socialização e a competição saudável entre as crianças.

Além das brincadeiras, outras atividades também podem ser desenvolvidas para trabalhar o eixo “corpo, gestos e movimentos”. Algumas sugestões são:

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  • Oficinas de arte: nessa atividade, as crianças podem explorar diferentes materiais e técnicas para criar obras de arte, o que ajuda a desenvolver a criatividade e a coordenação motora fina.
  • Atividades de expressão corporal: nessa atividade, as crianças podem explorar diferentes movimentos e expressões corporais para expressar emoções e sentimentos, o que ajuda a desenvolver a consciência corporal e a inteligência emocional.
  • Jogos cooperativos: nessa atividade, as crianças trabalham em equipe para alcançar um objetivo em comum, o que ajuda a desenvolver a cooperação, a comunicação e a empatia.

Assim, as atividades lúdicas e as brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil, principalmente quando se trata do componente curricular de Educação Física e do eixo “corpo, gestos e movimentos”. Essas atividades podem ser desenvolvidas de diversas formas, sempre levando em consideração a faixa etária das crianças e os objetivos pedagógicos a serem alcançados.

Coordenação e Equilíbrio

A coordenação e o equilíbrio são habilidades motoras fundamentais para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças na educação infantil.

Através de atividades que estimulam essas habilidades, os alunos podem adquirir melhor percepção do próprio corpo e aprimorar a coordenação de seus gestos e movimentos.

A coordenação motora fina, que envolve movimentos mais precisos e delicados, como escrever, recortar e desenhar, pode ser desenvolvida através de atividades que estimulam a manipulação de objetos pequenos, como blocos de montar e quebra-cabeças.

á a coordenação motora grossa, que envolve movimentos mais amplos e vigorosos, como correr, pular e chutar, pode ser desenvolvida através de atividades que estimulam a prática de esportes e brincadeiras ao ar livre.

O equilíbrio, por sua vez, pode ser desenvolvido através de atividades que estimulam a postura correta e o controle do corpo em diferentes posições.

Exemplos de atividades que estimulam o equilíbrio incluem caminhar sobre uma linha reta, andar de bicicleta e praticar yoga.

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Ao desenvolver a coordenação e o equilíbrio das crianças na educação infantil, os professores podem contribuir para o desenvolvimento físico e cognitivo dos alunos, além de estimular a criatividade e a socialização.

Aprendizagem e Desenvolvimento

A aprendizagem e o desenvolvimento infantil são processos interligados e fundamentais para a formação das habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais das crianças.

Na educação infantil, é importante que sejam desenvolvidas atividades que estimulem a atenção, a criatividade e o desenvolvimento das habilidades motoras.

O plano de aula “Corpo, gestos e movimentos” é uma excelente oportunidade para trabalhar esses aspectos com as crianças.

Através de atividades lúdicas e dinâmicas, é possível estimular a atenção e a concentração das crianças, ao mesmo tempo em que desenvolvem a coordenação motora e a consciência corporal.

Além disso, o desenvolvimento das habilidades motoras também contribui para o desenvolvimento cognitivo das crianças, uma vez que a prática de atividades físicas estimula a produção de neurotransmissores responsáveis pelo aprendizado e pela memória.

É importante destacar que, durante o processo de aprendizagem, é fundamental que sejam estabelecidos limites claros e respeitados.

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O professor deve estar atento às necessidades individuais de cada criança e adaptar as atividades de acordo com o seu ritmo de desenvolvimento.

Resumindo, o plano de aula “Corpo, gestos e movimentos” é uma excelente oportunidade para estimular a aprendizagem e o desenvolvimento infantil.

Mediante atividades lúdicas e dinâmicas, é possível desenvolver habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais, sempre respeitando os limites e necessidades individuais de cada criança.

Expressões Corporais e Dança

A dança e as expressões corporais são atividades muito importantes na educação infantil, pois ajudam a desenvolver a coordenação motora, a criatividade, a socialização, a autoestima e a expressão emocional das crianças.

Além disso, a dança e as expressões corporais permitem que as crianças expressem suas emoções e sentimentos de forma lúdica e divertida.

Durante as aulas de dança e expressões corporais, é importante que as crianças tenham contato com diferentes tipos de danças e músicas, bem como com diferentes instrumentos musicais.

Dessa forma, elas podem ampliar seus conhecimentos culturais e musicais, além de desenvolver a sensibilidade e a percepção musical.

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As atividades de dança e expressões corporais também podem ser utilizadas para trabalhar temas específicos, como a história do Brasil, a diversidade cultural, a sustentabilidade, entre outros.

Nesse sentido, é importante que o professor planeje as atividades de forma criativa e lúdica, utilizando recursos como jogos, brincadeiras, histórias, fantoches, entre outros.

Durante as aulas de dança e expressões corporais, é importante que as crianças sejam incentivadas a experimentar diferentes movimentos e gestos, sem medo de errar.

O professor deve criar um ambiente acolhedor e seguro, onde as crianças se sintam à vontade para se expressar livremente.

As atividades de dança e expressões corporais são fundamentais na educação infantil, pois ajudam a desenvolver habilidades motoras, cognitivas e emocionais das crianças, além de permitir que elas expressem suas emoções e sentimentos de forma lúdica e divertida.

O professor deve planejar as atividades de forma criativa e lúdica, utilizando diferentes tipos de danças, músicas e instrumentos musicais, e criando um ambiente acolhedor e seguro para as crianças.

Avaliação e Acompanhamento

A avaliação é uma parte fundamental do processo educativo e deve ser realizada de forma contínua e sistemática em todas as etapas do trabalho.

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Na disciplina de corpo, gestos e movimentos, a avaliação deve acompanhar o desenvolvimento das habilidades motoras, perceptivas e expressivas das crianças.

O educador deve estar atento às necessidades individuais de cada criança e adaptar as atividades de acordo com suas habilidades e limitações.

Além disso, é importante que o educador registre o desenvolvimento das crianças em relação aos objetivos propostos no plano de aula.

Para realizar a avaliação, o educador pode utilizar diferentes instrumentos, como observação direta, registro em fichas individuais, diários de classe, entre outros. É importante que a avaliação seja realizada de forma participativa, envolvendo as crianças no processo e valorizando suas conquistas.

O acompanhamento do desenvolvimento das crianças também é uma parte importante do processo educativo. O educador deve estar atento ao progresso de cada criança e oferecer suporte quando necessário.

O acompanhamento pode ser realizado através de registros individuais, reuniões com os pais e responsáveis, entre outras formas.

Recursos e Materiais Didáticos

Ao planejar aulas de educação física na educação infantil, é essencial selecionar recursos e materiais didáticos adequados para promover o desenvolvimento das práticas corporais e do cuidado com o corpo. Alguns recursos didáticos que podem ser utilizados incluem:

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  • Cola: A cola é um material versátil que pode ser usado para criar colagens com diferentes formas e texturas, permitindo que as crianças explorem a expressão corporal e a criatividade.
  • Vídeos: Vídeos educativos sobre movimentos corporais podem ajudar a inspirar as crianças a experimentar diferentes formas de movimento e aprimorar suas habilidades motoras.
  • Instrumentos musicais: A música pode ser uma ferramenta poderosa para estimular a atividade física e o movimento criativo. Instrumentos musicais simples, como chocalhos e tambores, podem ser usados para acompanhar atividades de dança e movimento.

Ao selecionar materiais didáticos, é importante considerar a idade e o nível de desenvolvimento das crianças, bem como suas habilidades motoras e interesses individuais.

Além disso, é importante que os materiais sejam seguros e adequados para uso em ambientes escolares.

Os recursos e materiais didáticos selecionados devem ser integrados ao plano de aula para garantir que as atividades sejam relevantes e eficazes.

Ao criar um plano de aula de corpo, gestos e movimentos, os educadores devem considerar como os materiais e recursos didáticos podem ser usados para apoiar os objetivos de aprendizagem e promover o desenvolvimento físico e emocional das crianças.

Cuidados Pessoais e Alimentação

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil estabelece que o campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos” é um dos seis eixos estruturantes do currículo. Nesse sentido, o plano de aula deve contemplar atividades que promovam o desenvolvimento das crianças em relação aos cuidados pessoais e à alimentação.

A higiene pessoal é um aspecto fundamental para a saúde e o bem-estar das crianças. Por isso, as atividades do plano de aula devem incluir práticas de cuidado com o corpo, como lavar as mãos antes das refeições, escovar os dentes após as refeições e tomar banho diariamente.

Essas práticas contribuem para a prevenção de doenças e para a formação de hábitos saudáveis.

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Além disso, a alimentação é um tema importante a ser abordado no plano de aula. As atividades devem incluir orientações sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada, com o consumo de frutas, verduras, legumes, proteínas e carboidratos.

É importante também estimular as crianças a experimentarem novos alimentos e a desenvolverem o hábito de comer devagar e mastigar bem os alimentos.

As atividades do plano de aula podem incluir a preparação de lanches saudáveis, como frutas picadas, sanduíches naturais e sucos naturais. É importante também ensinar as crianças a importância de não desperdiçar alimentos e a contribuir para a preservação do meio ambiente.

Por fim, as atividades de educação física também devem ser incluídas no plano de aula, pois contribuem para o desenvolvimento motor das crianças, além de promoverem a socialização e o trabalho em equipe.

As atividades podem incluir jogos, brincadeiras e exercícios físicos que estimulem o movimento e a coordenação motora das crianças.

O plano de aula de corpo, gestos e movimentos deve contemplar atividades que promovam os cuidados pessoais, a alimentação saudável e equilibrada e a prática de exercícios físicos.

Dessa forma, as crianças desenvolvem hábitos saudáveis desde cedo e têm mais chances de se tornarem adultos mais saudáveis e conscientes.

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Interatividade e Socialização

A interatividade e a socialização são elementos fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças na educação infantil.

O campo de experiências “Corpo, gestos e movimentos” é um espaço que permite a exploração do corpo e a expressão de emoções por meio do contato com o outro.

Nesse sentido, o plano de aula de corpo, gestos e movimentos deve contemplar atividades que promovam a interação social entre as crianças, possibilitando que elas se expressem e se comuniquem com seus pares.

As atividades devem ser planejadas de forma a permitir que as crianças trabalhem em grupo, desenvolvendo habilidades de cooperação e colaboração.

Além disso, é importante que as atividades propostas no plano de aula permitam que as crianças expressem suas emoções e sentimentos de forma adequada.

Por meio da exploração do corpo e dos gestos, as crianças podem aprender a identificar e expressar suas emoções, desenvolvendo habilidades socioemocionais importantes para a vida em sociedade.

O contato físico entre as crianças também é importante para o desenvolvimento da socialização na educação infantil. As atividades devem contemplar momentos de contato físico, como jogos cooperativos e brincadeiras que envolvam toque e movimento.

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Em resumo, o plano de aula de corpo, gestos e movimentos deve contemplar atividades que promovam a interatividade e a socialização entre as crianças, permitindo que elas se expressem e se comuniquem com seus pares, desenvolvendo habilidades socioemocionais importantes para a vida em sociedade.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Promover o desenvolvimento motor, a consciência corporal e a expressão por meio de atividades físicas e lúdicas.
  • Objetivos Específicos:
  1. Desenvolver a coordenação motora ampla e fina.
  2. Estimular a consciência corporal.
  3. Promover a socialização e cooperação entre os alunos.
  4. Incentivar a expressão corporal e gestual.
  5. Estimular hábitos de autocuidado relacionados à higiene e postura.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

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Campo de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos

  • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
  • (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
  • (EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
  • (EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.
  • (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Consciência corporal, coordenação motora, expressão corporal, hábitos de autocuidado.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A metodologia pedagógica utilizada será a ludopedagogia, que consiste em ensinar através do brincar. As atividades serão lúdicas, divertidas e estimulantes para o desenvolvimento das habilidades motoras e da consciência corporal dos alunos.

ATIVIDADES:

  1. Aquecimento: Iniciar a aula com uma brincadeira de imitar animais, onde os alunos devem reproduzir os movimentos de diferentes animais.
  2. Estações de atividades: Dividir a turma em grupos e montar estações com diferentes atividades, como corrida de saco, pular corda, dança das cadeiras, entre outras.
  3. Jogo da memória corporal: Em duplas, os alunos devem reproduzir os movimentos um do outro, estimulando a observação e a imitação.
  4. Dança livre: Encerrar a aula com uma sessão de dança livre, onde os alunos podem se expressar através dos movimentos.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Cordas, sacos de corrida, cadeiras, música, espaço amplo para as atividades.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando o desenvolvimento motor, a participação nas atividades, a expressão corporal e a interação com os colegas.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Aquecimento e estações de atividades.
  • Aula 2: Jogo da memória corporal e dança livre.
  • Aula 3: Revisão das atividades e avaliação do desenvolvimento dos alunos.

Conclusão

Ao final da semana, é importante reunir as crianças para uma conversa sobre o que aprenderam acerca do corpo, gestos e movimentos.

Reforçar a importância de cuidar do próprio corpo, respeitar as diferenças e expressar emoções de forma saudável.

Também é válido fazer um registro das atividades realizadas e criar um mural para expor as produções das crianças, como o corpo humano gigante e os desenhos das expressões faciais.

Esse plano de aula busca atender as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, que visa a promover o desenvolvimento integral das crianças, considerando suas particularidades e necessidades específicas.

As atividades lúdicas propostas visam estimular a aprendizagem de forma prazerosa, promovendo a criatividade, autonomia e socialização das crianças, sempre respeitando suas individualidades.

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