Criar um plano de aula de artes que esteja alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pode parecer uma tarefa árdua, mas é uma jornada repleta de possibilidades criativas e transformadoras. A arte, em sua essência, é uma ferramenta poderosa para a expressão, a reflexão crítica e o desenvolvimento de habilidades múltiplas em estudantes de todas as idades.
Ao abraçar os princípios da BNCC, educadores têm a oportunidade de desenhar experiências de aprendizado que não apenas atendem aos requisitos nacionais, mas que também acendem a chama da imaginação e instigam a curiosidade inerente em cada aluno.
Neste artigo, mergulharemos no coração da elaboração de planos de aula de artes vibrantes, que falam à diversidade de linguagens artísticas e cultivam um ambiente de aprendizado inclusivo e estimulante.
Desvendaremos as estratégias essenciais para integrar os componentes da BNCC de forma efetiva, garantindo que cada lição seja uma aventura enriquecedora tanto para o professor quanto para o aluno.
Preparado para transformar sua sala de aula em um estúdio de criação sem fronteiras? Vamos nessa jornada juntos, explorar o infinito universo da educação artística com a bússola da BNCC a nos guiar.
Discutindo o Tema
Na área de Artes, a BNCC estabelece objetivos específicos que devem ser alcançados em cada etapa da Educação Básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
Para ajudar os professores a alcançar esses objetivos, é importante que eles desenvolvam um plano de aula de acordo com a BNCC, que inclua atividades e estratégias que permitam aos alunos desenvolver as habilidades e competências necessárias.
Um plano de aula de Artes de acordo com a BNCC deve levar em consideração não apenas os objetivos específicos da disciplina, mas também a integração com outras áreas do conhecimento.
Além disso, é importante que os professores usem os espaços e materiais disponíveis na escola para enriquecer as atividades propostas.
Com um plano de aula bem estruturado e alinhado com a BNCC, os professores podem contribuir para o desenvolvimento integral de seus alunos, capacitando-os a lidar com os desafios do mundo contemporâneo.
Resumindo
- A BNCC é um guia para os professores de todo o país, que devem adaptar suas aulas e metodologias de ensino de acordo com as diretrizes estabelecidas.
- Um plano de aula de Artes de acordo com a BNCC deve levar em consideração não apenas os objetivos específicos da disciplina, mas também a integração com outras áreas do conhecimento.
- Com um plano de aula bem estruturado e alinhado com a BNCC, os professores podem contribuir para o desenvolvimento integral de seus alunos, capacitando-os a lidar com os desafios do mundo contemporâneo.
Entendendo a BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece as aprendizagens essenciais que todos os estudantes brasileiros devem adquirir em cada etapa da educação básica.
A BNCC foi construída a partir de um amplo processo de diálogo e participação social, envolvendo professores, especialistas, gestores, pais, estudantes e outros atores da comunidade educativa.
No contexto da disciplina de Arte, a BNCC define as habilidades, os objetos de conhecimento e os objetivos de aprendizagem que devem ser trabalhados pelos professores em cada uma das etapas da educação básica.
A Arte é uma das cinco áreas de conhecimento que compõem a BNCC, ao lado de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
A BNCC estabelece que o ensino de Arte deve ser transdisciplinar, ou seja, deve articular-se com outras áreas do conhecimento, de modo a ampliar a compreensão dos estudantes sobre o mundo e a cultura.
Além disso, a BNCC valoriza a diversidade cultural e a pluralidade de manifestações artísticas, incentivando a experimentação, a criação e a fruição de diferentes linguagens e formas de expressão.
Para orientar a elaboração dos planos de aula de Arte, a BNCC define 13 habilidades específicas, que são agrupadas em quatro campos de atuação: Investigação, Criação, Produção e Reflexão.
Cada habilidade é desdobrada em objetivos de aprendizagem, que indicam o que os estudantes devem ser capazes de fazer ao final de cada etapa da educação básica.
O conhecimento e a compreensão da BNCC são fundamentais para os professores de Arte, pois permitem a elaboração de planos de aula coerentes com as expectativas de aprendizagem definidas pelo documento.
Plano de Aula de Artes
O Plano de Aula de Artes é uma ferramenta base para o ensino de Artes no Ensino Fundamental, pois permite que o professor organize as atividades de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as especificidades de cada turma.
O objetivo é desenvolver a sensibilidade e os sentidos plurais dos alunos, por meio das linguagens artísticas e das manifestações artísticas.
Para elaborar um Plano de Aula de Artes, é necessário considerar os processos de criação, os repertórios, as atividades de arte, os instrumentos e os produtos finais.
As atividades de arte podem incluir desenho, escultura, fotografia, dança, teatro, colagem e outras linguagens artísticas.
É importante que o professor explore diferentes manifestações artísticas, a fim de ampliar o repertório dos alunos.
Além disso, é fundamental que o Plano de Aula de Artes seja integrado às demais disciplinas, por meio das artes integradas. Isso permite que os alunos compreendam a relação entre as diferentes áreas do conhecimento e desenvolvam habilidades transversais.
Para elaborar um Plano de Aula de Artes de acordo com a BNCC, é necessário que o professor conheça os objetivos e competências previstos para o componente curricular de Artes Visuais e Artística.
É preciso ainda, que o educador explore as possibilidades de cada linguagem artística, a fim de desenvolver a sensibilidade e os sentidos plurais dos alunos.
Por fim, é fundamental que o Plano de Aula de Artes seja estruturado de forma clara e objetiva, com atividades que permitam o desenvolvimento das habilidades previstas na BNCC.
O professor deve estar atento às necessidades e especificidades de cada turma, a fim de adaptar as atividades de acordo com o perfil dos alunos.
Atividades Propostas
As atividades propostas para o plano de aula de artes de acordo com a BNCC devem contemplar as múltiplas linguagens artísticas, tais como música, dança, desenho, colagem, entre outras.
Além disso, como já vimos, é importante que as atividades estejam alinhadas com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento previstos na BNCC para a área de Artes.
Para o Ensino Fundamental I, é possível propor atividades que envolvam a exploração de diferentes materiais e técnicas de desenho, como lápis de cor, giz de cera, pintura a dedo, entre outros.
Além disso, é possível trabalhar com atividades que envolvam a pesquisa e a compreensão da história da arte, como a criação de murais com reproduções de obras de artistas renomados.
Já para a Educação Infantil, as atividades de arte devem ser pensadas de forma lúdica e criativa, de modo a estimular a imaginação e a expressão das crianças.
É possível propor atividades que envolvam a pintura com as mãos, a criação de desenhos com giz de cera, a dança e a música.
Independentemente do nível de ensino, é importante que as atividades propostas estejam alinhadas com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento previstos na BNCC para a área de Artes.
Ainda, é fundamental que os professores estejam preparados para lidar com as diferentes habilidades e interesses dos alunos, de modo a garantir uma aprendizagem significativa e prazerosa.
Integrando Outras Disciplinas
O ensino de artes pode ser uma excelente oportunidade para integrar outras disciplinas, como matemática, língua portuguesa, ciências, geografia, educação física, inglês, língua estrangeira, entre outras.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sugere que a integração curricular é uma forma de ampliar as possibilidades de aprendizado dos alunos, tornando o ensino mais significativo e contextualizado.
No 1º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, é possível trabalhar com a arte de contar histórias, incentivando a leitura e a escrita, além de estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
Já no 2º ano, é possível explorar a arte da colagem, que pode ser integrada com conteúdos de geografia e ciências, por exemplo, ao criar mapas e representações de ecossistemas.
No 3º ano, a arte pode ser integrada com a matemática, ao trabalhar com formas geométricas e proporções, enquanto no 4º ano é possível explorar a arte da pintura, incentivando a observação e a expressão dos alunos. No 5º ano, a arte pode ser integrada com a educação física, ao trabalhar com danças e expressão corporal.
Nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), a arte pode ser integrada com outras disciplinas, como história, sociologia, filosofia, entre outras, ao trabalhar com a arte como forma de expressão e manifestação cultural. Além disso, é possível explorar a arte digital, integrando com a tecnologia da informação e comunicação.
A arte pode ser uma excelente oportunidade para integrar outras disciplinas, tornando o ensino mais significativo e contextualizado.
A BNCC sugere que a integração curricular é uma forma de ampliar as possibilidades de aprendizado dos alunos, tornando o ensino mais completo e eficiente.
Usando Espaços e Materiais da Escola
O uso de espaços e materiais da escola é uma das formas mais eficazes de promover o ensino de artes de acordo com a BNCC. A escola pode se tornar um ambiente rico em possibilidades de experimentação, criação e aprendizado para os alunos.
Os espaços da escola, como a sala de aula, o pátio, o auditório e outros locais podem ser utilizados para diferentes atividades artísticas.
Por exemplo, a sala de aula pode ser utilizada para atividades de desenho e pintura, enquanto o pátio pode ser utilizado para atividades de dança e teatro.
É importante que o professor faça uma análise do espaço disponível e planeje as atividades de acordo com as possibilidades do ambiente.
Os materiais da escola também são importantes para o ensino de artes. É possível utilizar diferentes materiais, como papel, lápis de cor, tinta, argila, tecidos, entre outros, para desenvolver diferentes habilidades artísticas.
Além disso, o professor pode incentivar os alunos a trazerem materiais de casa, como embalagens, jornais e revistas, para serem utilizados nas atividades.
A cidade também pode ser utilizada como um espaço de aprendizado para o ensino de artes. O professor pode levar os alunos para visitar museus, galerias de arte, teatros e outros locais culturais.
Além disso, é possível utilizar elementos da cidade, como grafites e monumentos, para desenvolver atividades artísticas.
Os objetos também são importantes para o ensino de artes. O professor pode incentivar os alunos a observarem objetos do cotidiano e utilizá-los como inspiração para suas criações.
Ainda, é possível utilizar objetos descartados, como embalagens e garrafas, para desenvolver atividades de reciclagem e arte sustentável.
O uso de espaços e materiais da escola é fundamental para o ensino de artes de acordo com a BNCC. O professor deve planejar as atividades de acordo com as possibilidades do ambiente e incentivar os alunos a explorarem diferentes materiais e espaços.
A cidade e os objetos podem ser utilizados como fonte de inspiração para as atividades artísticas.
Desenvolvendo Habilidades e Competências
O plano de aula de artes de acordo com a BNCC tem como objetivo desenvolver habilidades e competências artísticas nos alunos, promovendo a sua capacidade de analisar, compreender e expressar ideias por meio da arte.
Para isso, é necessário que o processo de ensino e aprendizagem seja estruturado de maneira a contemplar as diferentes formas de expressão artística, como a dança, a música, o teatro e as artes visuais.
Além disso, é fundamental que o professor esteja atento ao desenvolvimento das habilidades e competências propostas pela BNCC, de forma a garantir que os alunos estejam preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.
Ao desenvolver as habilidades artísticas dos alunos, o professor está contribuindo para que eles se tornem mais sensíveis e conscientes das diferentes formas de expressão, além de promover o diálogo e a conversa sobre arte.
Isso é fundamental para que os alunos possam desenvolver a sua sensibilidade pessoal e compreender a arte como um elemento fundamental para a cultura e a sociedade.
Nesse sentido, a BNCC propõe o desenvolvimento de habilidades e competências que visam estimular a capacidade dos alunos de analisar e compreender conceitos artísticos, além de promover a sua capacidade de expressão e diálogo sobre arte.
Para isso, é fundamental que o professor esteja atento às necessidades e demandas dos alunos, buscando sempre aprimorar o processo de ensino e aprendizagem para que ele seja cada vez mais efetivo e significativo para todos os envolvidos.
História da Arte na Educação
A história da arte é uma disciplina fundamental no ensino de artes, que tem como objetivo apresentar aos alunos as diferentes expressões artísticas ao longo dos séculos e como elas se relacionam com a sociedade e a cultura de cada época.
A BNCC destaca a importância do ensino da história da arte, uma vez que permite que os estudantes desenvolvam competências como a compreensão do contexto histórico e cultural em que as obras foram produzidas.
O ensino da história da arte pode ser uma experiência surpreendente para os alunos, pois permite que eles conheçam diferentes culturas e épocas, além de ampliar sua visão de mundo.
É importante que o plano de aula de artes esteja alinhado com a BNCC, e que contemple a história da arte como um dos principais eixos do ensino de artes.
Ao aprender sobre a história da arte, os alunos podem desenvolver habilidades como a análise crítica de obras de arte, a compreensão dos processos de criação artística e a valorização da diversidade cultural.
Além disso, o ensino da história da arte pode contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes, capazes de compreender e valorizar as diferentes formas de expressão artística.
A história da arte é uma disciplina fundamental no ensino de artes, que permite que os alunos desenvolvam competências importantes para sua formação como cidadãos críticos e conscientes.
É importante que o plano de aula de artes contemple a história da arte como um dos principais eixos do ensino de artes, e que esteja alinhado com a BNCC.
Exemplo de Plano de Aula de Artes para Educação Infantil
Este plano é projetado para atender aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para crianças da pré-escola, com idades entre 4 e 5 anos.
Plano de Aula: Artes com Cores
TÓPICOS | DESCRIÇÃO |
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OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS | Introduzir o conceito de cores primárias e secundárias; Estimular a criatividade e a expressão artística; Desenvolver a percepção visual e a coordenação motora. |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | (EI03TS01) Utilizar sons, cores e formas diversificadas; (EI03EF08) Expressar-se livremente por meio de diferentes linguagens. |
DIREITOS DE APRENDIZAGEM | Conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se, conhecer-se. |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA | Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | Cores primárias e secundárias; Mistura de cores; Expressão artística por meio das cores. |
METODOLOGIA PEDAGÓGICA | Abordagem lúdica e exploratória, com atividades práticas que permitam às crianças experimentar e criar usando diferentes cores. |
ATIVIDADES | Exploração de Cores Primárias: Uso de tintas para identificar as cores primárias; Criação de Cores Secundárias: Mistura de tintas para criar cores secundárias; Pintura Livre: Pinturas em papel grande para expressão livre usando as cores aprendidas. |
RECURSOS DIDÁTICOS | Tintas de cores primárias, pincéis, papéis grandes, aventais, espaço adequado para pintura. |
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO | Observação participativa, considerando o engajamento, a criatividade e a compreensão dos conceitos de cores; Registro fotográfico das obras criadas. |
CRONOGRAMA DE AULAS | Uma semana, com uma atividade principal por dia, totalizando cinco dias de atividades artísticas centradas em cores. |
Implementação do Plano de Aula
- Preparação: Antes da aula, o professor deve preparar todos os materiais necessários, organizar o espaço de trabalho e definir claramente os objetivos da aula para as crianças.
- Introdução: Começar com uma conversa sobre as cores, perguntando às crianças o que já sabem sobre cores primárias e secundárias.
- Desenvolvimento: Realizar as atividades propostas, iniciando com a exploração das cores primárias, seguindo com a experimentação na criação de cores secundárias, e finalizando com a pintura livre para expressão das crianças.
- Conclusão: Reunir as crianças para uma roda de conversa, permitindo que compartilhem suas experiências e descobertas. Expor as obras de arte na sala ou na escola.
- Avaliação: A avaliação será contínua e formativa, focando na participação das crianças, na exploração dos materiais e na expressão de suas ideias por meio das cores.
Este plano de aula visa não apenas introduzir conceitos artísticos básicos relacionados às cores, mas também fomentar um ambiente de aprendizado inclusivo e participativo, onde cada criança pode explorar sua criatividade e expressão individual.
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Observações:
- Lembre-se de adaptar as atividades de acordo com a faixa etária e o nível de habilidades das crianças.
- Este plano de aula pode ser ampliado ou adaptado com novas atividades, dependendo do interesse e do progresso dos alunos. A ideia é tornar as aulas divertidas e estimulantes, proporcionando um ambiente propício para a aprendizagem por meio das artes e cores.