Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

plano de aula dia da árvore

Plano de Aula Dia da Árvore: Educação Infantil

A educação infantil é uma fase crucial no desenvolvimento das crianças, e o ensino de temas relevantes como o Dia da Árvore pode ser uma excelente oportunidade para trabalhar habilidades importantes. O Plano de Aula é uma ferramenta que auxilia os professores na elaboração de atividades que atendem às exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e promovem o aprendizado dos alunos. Hoje veremos como elaborar e aplicar um plano de aula sobre a data comemorativa do dia da Árvore.

O Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro, e é uma data importante para conscientizar as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente.

O tema pode ser abordado de diversas formas, como por meio de atividades lúdicas, contação de histórias, plantio de mudas, entre outras.

Assim, o objetivo principal é ensinar as crianças sobre a importância das árvores para o planeta e como elas podem contribuir para a preservação do meio ambiente.

Confira ao final deste artigo um plano de aula pronto sobre o dia da árvore, use e adapte livremente com seus alunos.

Veja Também:

plano de aula dia da árvore

Pontos principais

  • O Dia da Árvore é uma data importante para conscientizar as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente.
  • O Plano de Aula é uma ferramenta que auxilia os professores na elaboração de atividades que atendem às exigências da BNCC e promovem o aprendizado dos alunos.
  • O tema pode ser abordado de diversas formas, como através de atividades lúdicas, contação de histórias, plantio de mudas, entre outras.

Importância do Dia da Árvore

O Dia da Árvore é uma data comemorativa que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância das árvores para a natureza e para a vida humana. Na educação infantil, essa data é uma oportunidade para ensinar as crianças sobre a importância da preservação e conservação do meio ambiente, bem como sobre a biodiversidade e as florestas.

Compreensão da Natureza

Ao comemorar o Dia da Árvore na educação infantil, é possível ajudar as crianças a compreenderem melhor a natureza e a importância das árvores para a manutenção do equilíbrio ecológico. É importante que as crianças aprendam a apreciar a beleza natural do mundo ao seu redor e a entender como a natureza funciona.

Preservação e Conservação

Uma das principais lições que as crianças podem aprender no Dia da Árvore é a importância da preservação e conservação do meio ambiente. É preciso ensinar às crianças que as árvores são fundamentais para a manutenção da vida na Terra e que a preservação das árvores é fundamental para a sobrevivência de todas as espécies.

Biodiversidade e Florestas

O Dia da Árvore também é uma oportunidade para ensinar as crianças sobre a biodiversidade e a importância das florestas. É importante que as crianças entendam que as florestas são habitats naturais de muitas espécies animais e vegetais e que a preservação das florestas é fundamental para a manutenção da biodiversidade.

Assim, é fácil compreender que o Dia da Árvore é uma data importante para a educação infantil, pois ajuda as crianças a compreenderem a importância da preservação do meio ambiente, a valorizar a natureza e a entender como a biodiversidade e as florestas são fundamentais para a vida na Terra.

Desenvolvimento do Plano de Aula

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal deste plano de aula é conscientizar as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente, em especial das árvores. Além disso, busca-se desenvolver habilidades de observação, análise e comunicação dos alunos, bem como incentivar a criatividade e o trabalho em equipe.

Habilidades a Serem Desenvolvidas

As habilidades que serão desenvolvidas neste plano de aula incluem:

  • Capacidade de observação e análise do meio ambiente;
  • Compreensão da importância das árvores para a vida humana e para o planeta;
  • Habilidade de comunicação oral e escrita;
  • Criatividade e imaginação;
  • Trabalho em equipe.

Métodos e Recursos Didáticos

Para alcançar os objetivos e desenvolver as habilidades desejadas, serão utilizados os seguintes métodos e recursos didáticos:

  • Exposição oral e visual;
  • Discussão em grupo;
  • Atividades práticas;
  • Leitura e escrita de textos;
  • Uso de recursos audiovisuais;
  • Jogos educativos.

Atividades Práticas

As atividades práticas que serão realizadas incluem:

  • Observação e análise de árvores presentes na escola ou nas imediações;
  • Plantio de mudas de árvores;
  • Confecção de cartazes e murais com informações sobre a importância das árvores;
  • Produção de textos e desenhos sobre o tema.

Com este plano de aula, espera-se que as crianças possam aprender de forma lúdica e interativa sobre a importância da preservação do meio ambiente, em especial das árvores, e se tornem multiplicadoras desses conhecimentos na comunidade escolar e em suas casas.

Estratégias de Ensino

Ao planejar uma aula sobre o Dia da Árvore na educação infantil, é importante considerar diferentes estratégias de ensino que possam estimular a participação e o interesse das crianças. Algumas das estratégias que podem ser utilizadas incluem a roda de conversa, o trabalho de arte, jogos e atividades em grupo.

Roda de Conversa

A roda de conversa é uma técnica que pode ser utilizada para estimular a participação das crianças na aula. Nessa estratégia, o professor pode iniciar a conversa falando sobre o Dia da Árvore e perguntando às crianças o que elas sabem sobre o tema. Em seguida, pode-se discutir a importância das árvores para o meio ambiente e para a qualidade de vida das pessoas. É importante que o professor estimule a participação de todas as crianças na roda de conversa, para que elas se sintam incluídas e valorizadas.

Trabalho de Arte

O trabalho de arte é outra estratégia que pode ser utilizada para abordar o tema do Dia da Árvore na educação infantil. Nessa estratégia, o professor pode propor que as crianças criem desenhos ou pinturas que representem as árvores e sua importância para o meio ambiente. Além disso, o professor pode utilizar materiais recicláveis, como caixas de papelão e garrafas plásticas, para criar esculturas de árvores. O trabalho de arte é uma forma criativa e lúdica de abordar o tema do Dia da Árvore e estimular a criatividade das crianças.

Jogos e Atividades em Grupo

Os jogos e atividades em grupo são estratégias que podem ser utilizadas para estimular a participação das crianças na aula e promover a interação entre elas. Nessa estratégia, o professor pode propor jogos que envolvam o tema do Dia da Árvore, como jogos de quebra-cabeça ou jogos de memória com imagens de árvores e animais que vivem nas árvores. Além disso, o professor pode propor atividades em grupo, como a criação de um mural com desenhos e informações sobre as árvores. Os jogos e atividades em grupo são uma forma divertida e interativa de abordar o tema do Dia da Árvore e estimular a participação das crianças na aula.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Despertar o interesse das crianças pela natureza e pela importância das árvores para o meio ambiente.
  • Estimular a valorização e o respeito pela natureza e pelas diferentes formas de vida.
  • Promover a criatividade e a expressão artística das crianças.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos por meio de escrita espontânea.
  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
  • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
  • Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Importância das árvores para o meio ambiente.
  • Expressão artística relacionada ao tema.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre a importância das árvores.
  • Realizar atividades artísticas como desenhos, pinturas e colagens relacionadas ao tema.
  • Promover uma atividade prática de plantio de sementes ou mudas.

ATIVIDADES:

  1. Roda de conversa sobre a importância das árvores, estimulando as crianças a compartilharem suas ideias e conhecimentos.
  2. Atividade de desenho ou pintura de uma árvore, incentivando a criatividade e expressão artística.
  3. Colagem de materiais naturais (folhas, galhos, flores) para criar uma árvore em relevo.
  4. Plantio de sementes ou mudas em um espaço adequado da escola, envolvendo as crianças no cuidado e na observação do crescimento das plantas.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Papéis, lápis de cor, tintas, pincéis, tesouras, cola.
  • Materiais naturais para colagem.
  • Sementes ou mudas para plantio.
  • Espaço ao ar livre para a atividade prática.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação da participação e envolvimento das crianças nas atividades propostas.
  • Análise da expressão artística e criatividade demonstradas nas produções dos alunos.
  • Avaliação do entendimento da importância das árvores para o meio ambiente.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Roda de conversa e atividade de desenho ou pintura.
  • Aula 2: Atividade de colagem e preparação para o plantio.
  • Aula 3: Plantio de sementes ou mudas e acompanhamento do crescimento das plantas.

Avaliação e Feedback

A avaliação e o feedback são etapas essenciais em qualquer processo de ensino e aprendizagem. No plano de aula do Dia da Árvore para a Educação Infantil, a avaliação deve ser feita de forma contínua e formativa, com o objetivo de identificar o progresso das crianças e as dificuldades encontradas.

Uma das formas de avaliação é por meio de questionários, que podem ser respondidos pelos pais ou responsáveis pelas crianças. Esses questionários podem conter questões relacionadas ao desenvolvimento da criança, como habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais.

Além disso, é importante que os professores realizem observações diárias das atividades realizadas pelas crianças, registrando seus avanços e dificuldades. Essas observações podem ser feitas por meio de anotações em um diário de classe ou em um aplicativo de registro de atividades.

O feedback também é uma etapa importante do processo de avaliação. Os professores devem fornecer feedbacks contínuos e construtivos aos alunos, destacando seus pontos fortes e apontando as áreas em que precisam melhorar. É importante que o feedback seja claro e objetivo, para que as crianças possam entender o que está sendo solicitado.

Os pais também podem fornecer feedbacks aos professores, relatando suas observações sobre o desenvolvimento das crianças em casa. Esse feedback pode ser útil para ajustar o plano de aula e garantir que as necessidades individuais de cada criança sejam atendidas.

Recursos Adicionais

Existem vários recursos adicionais que os professores podem utilizar para enriquecer o plano de aula sobre o Dia da Árvore, seguindo as orientações da BNCC. Abaixo, são apresentados algumas sugestões de downloads, visualizações, vídeos e conteúdos online que podem ser utilizados pelos professores para complementar o plano de aula.

Downloads e Visualizações

Os professores podem baixar diversos materiais educativos sobre o Dia da Árvore em sites especializados. Por exemplo, o site da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo oferece o download de um material didático com atividades para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I. O material conta com jogos, histórias, atividades de colorir e muito mais.

Outra opção é acessar o site do Instituto Brasileiro de Florestas, que disponibiliza diversos materiais educativos sobre o tema. Entre eles, é possível encontrar um guia com informações sobre as árvores mais comuns no Brasil, um manual de plantio de mudas e um livro sobre a importância das florestas.

Vídeos e Conteúdos Online

Os professores também podem utilizar vídeos e conteúdos online para complementar o plano de aula sobre o Dia da Árvore. Existem muitos canais no YouTube sobre meio ambiente e preservação ambiental.

Os professores também podem utilizar o portal do Ministério do Meio Ambiente, que oferece diversos materiais educativos sobre o tema. Entre eles, é possível encontrar um guia com informações sobre as árvores mais comuns no Brasil, um manual de plantio de mudas e um livro sobre a importância das florestas.

Conclusão

O Plano de Aula para o Dia da Árvore na Educação Infantil, baseado na BNCC, é uma excelente oportunidade para conscientizar as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente. Através de atividades lúdicas e interativas, as crianças podem aprender sobre a importância das árvores e a sua relação com o ecossistema em que vivem.

Durante o desenvolvimento do Plano de Aula, as crianças são expostas a diversas atividades que promovem a aprendizagem e o desenvolvimento da consciência ecológica. Por meio de jogos, brincadeiras e desenhos, as crianças aprendem sobre a importância das árvores para o ar que respiramos, a água que bebemos e o solo em que pisamos.

A educação ambiental é um tema fundamental na formação das crianças e o Plano de Aula para o Dia da Árvore na Educação Infantil é uma excelente forma de introduzir esse tema aos pequenos. Através das atividades propostas, as crianças são incentivadas a pensar de forma crítica sobre a relação entre o ser humano e o meio ambiente.

O Plano de Aula para o Dia da Árvore na Educação Infantil é uma oportunidade única para as crianças aprenderem sobre a importância das árvores e a sua relação com o meio ambiente. Além disso, é uma forma de desenvolver a consciência ecológica e promover a educação ambiental desde cedo.

Perguntas Frequentes

Como trabalhar o dia da árvore na educação infantil?

O dia da árvore é uma data importante para conscientizar as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente. Na educação infantil, é possível trabalhar o tema de diversas formas, como por meio de atividades lúdicas, contação de histórias, plantio de mudas, entre outras. O importante é despertar o interesse das crianças pelo assunto e incentivá-las a cuidar da natureza.

Plano de aula sobre o dia da árvore 3 ano

Para trabalhar o dia da árvore com alunos do 3º ano, é possível elaborar um plano de aula que inclua atividades como pesquisa sobre as espécies de árvores da região, plantio de mudas, criação de cartazes e murais sobre a importância das árvores, entre outras. O objetivo é estimular a reflexão sobre a importância da preservação das árvores e do meio ambiente.

Atividade dia da árvore educação Infantil Creche

Na educação infantil, as atividades devem ser adequadas à faixa etária das crianças. Na creche, por exemplo, é possível trabalhar o dia da árvore por meio de atividades sensoriais, como tocar e sentir a textura das folhas, desenhar árvores, criar colagens com elementos naturais, entre outras. O importante é proporcionar experiências que estimulem a curiosidade e a criatividade das crianças.

Qual habilidade da BNCC para o dia da árvore?

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o tema Meio Ambiente está presente em diversas habilidades, como a habilidade de Ciências Naturais “Compreender as características, o funcionamento e a interdependência dos seres vivos e do ambiente”, a habilidade de Geografia “Analisar as transformações socioambientais e as dinâmicas territoriais” e a habilidade de Arte “Explorar materiais e instrumentos variados em suas produções artísticas, valorizando a diversidade cultural e étnica”.

Qual o objetivo de trabalhar a árvore na educação infantil?

O objetivo de trabalhar a árvore na educação infantil é conscientizar as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente e da biodiversidade. Além disso, é uma oportunidade para desenvolver habilidades socioemocionais, como a empatia, a responsabilidade e o respeito pelo outro e pelo meio ambiente.

Como fazer um plano de aula para a educação infantil de acordo com a Bncc?

Para fazer um plano de aula para a educação infantil de acordo com a BNCC, é importante começar definindo os objetivos de aprendizagem e as habilidades que serão trabalhadas. Em seguida, é possível selecionar atividades e recursos pedagógicos que sejam adequados à faixa etária das crianças e que estejam alinhados com as habilidades da BNCC. É importante também planejar avaliações que permitam verificar o progresso dos alunos em relação aos objetivos de aprendizagem propostos.

5/5 - (2 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima