Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Conteúdo Patrocinado
Plano de Aula Perto e Longe

Plano de Aula Perto e Longe: Educação Infantil

O plano de aula é uma ferramenta importante para os professores de educação infantil, pois permite que eles organizem e planejem as atividades que serão desenvolvidas em sala de aula. Quando se trata de noções de espaço, as atividades que envolvem o conceito de perto e longe são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças. Hoje veremos como elaborar um plano de aula para trabalhar os conceitos de perto e longe na educação infantil.

Ao trabalhar com o conceito de perto e longe, os professores podem proporcionar atividades práticas que ajudam as crianças a entenderem as distâncias e a localização dos objetos.

Conteúdo Patrocinado

Pacotes de Planos de Aula

Planos Prontos e Editáveis com Códigos da BNCC

 

Além disso, essas atividades também podem ser utilizadas para ensinar conceitos matemáticos, como a comparação de tamanhos e quantidades.

Com a implementação do plano de aula perto e longe para educação infantil, os professores podem contribuir para o desenvolvimento das habilidades espaciais das crianças, além de atender às exigências da BNCC e dos campos de experiência.

Dessa forma, é possível criar um ambiente de aprendizado mais dinâmico e eficiente, que permite que as crianças se divirtam enquanto aprendem.

Confira ao final deste artigo um plano de aula pronto sobre os conceitos de perto e longe. Use e adapte livremente com seus alunos.

Plano de Aula Perto e Longe

Pontos Principais

  • O plano de aula perto e longe é uma ferramenta importante para os professores de educação infantil.
  • As atividades práticas que envolvem o conceito de perto e longe ajudam as crianças a desenvolver habilidades cognitivas e motoras.
  • O plano de aula perto e longe contribui para o desenvolvimento das habilidades espaciais das crianças e atende às exigências da BNCC e dos campos de experiência.

Noções de Espaço

As noções de espaço são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e espacial das crianças. Na Educação Infantil, é importante que os professores trabalhem com atividades que estimulem a percepção espacial das crianças, de forma a contribuir para a formação de uma base sólida para o desenvolvimento de habilidades mais complexas no futuro.

relatorios pre escola 600 webp

Pré-Escola: Relatórios de Desenvolvimento

Facilite o Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil com Relatórios Especializados para Pré-Escola!

Conteúdo Patrocinado

Perto e Longe

Uma das primeiras noções de espaço que as crianças aprendem é a diferença entre perto e longe. É importante que os professores trabalhem com atividades que estimulem essa percepção, como jogos de bola, brincadeiras de esconde-esconde e atividades de caça ao tesouro. Essas atividades ajudam as crianças a compreender a relação espacial entre elas e os objetos ao seu redor.

Direção e Posição

Além da noção de perto e longe, é importante que as crianças também aprendam sobre direção e posição. Os professores podem trabalhar com atividades que estimulem a percepção de direção, como brincadeiras de seguir o líder e atividades de orientação. Também é importante que as crianças aprendam sobre posição, como a diferença entre estar em cima ou embaixo, atrás ou na frente, à direita ou à esquerda.

Para ajudar as crianças a compreender essas noções de espaço, é importante que os professores usem uma linguagem posicional clara e objetiva, como “o lápis está em cima da mesa” ou “o carrinho está à direita da boneca”. Também é importante que as crianças tenham acesso a materiais que possam ajudá-las a visualizar essas noções de espaço, como mapas, maquetes e brinquedos que representem objetos do cotidiano.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta a organização espacial como um dos temas transversais, destacando a importância de desenvolver a lateralidade, os gestos e movimentos, a localização de pessoas e objetos, entre outros aspectos relacionados às noções de espaço.

Dessa forma, é importante que os professores estejam familiarizados com a BNCC e usem seus objetivos e diretrizes como guia para o planejamento de aulas e atividades que estimulem o desenvolvimento das noções de espaço nas crianças.

Atividades Práticas

As atividades práticas são uma forma divertida e eficaz de ensinar noções de perto e longe na educação infantil. Elas ajudam a desenvolver a coordenação motora fina, habilidades manuais, e a percepção e observação das crianças sobre o mundo ao seu redor. Além disso, essas atividades podem ser adaptadas para datas comemorativas ou temas específicos da turma.

Jogos e Brincadeiras

Os jogos e brincadeiras são uma ótima maneira de ensinar noções de perto e longe na sala de aula. Por exemplo, os alunos podem jogar jogos de raciocínio, como “História do Bichinho da Maçã”, onde um personagem deve chegar a um destino, passando por obstáculos e desafios que exigem a compreensão de noções de distância e localização.

1 e1708610269306

Educação Infantil + Ensino Fundamental 1: Pacote Completo

Pacote de Planos de Aula Prontos, Editáveis e com Brindes de Atividades para Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, de acordo com a BNCC.

Conteúdo Patrocinado

Outra atividade educativa que pode ser realizada é a brincadeira do bambolê. Os alunos podem ser divididos em grupos e devem passar o bambolê para o colega que está longe. Essa atividade ajuda a desenvolver a percepção de distância e volume.

Artes e Criação

As artes visuais também são uma ótima maneira de ensinar noções de perto e longe. Os alunos podem desenhar objetos em diferentes distâncias, usando giz de cera, lápis de cor, papel manilha, pardo ou cartolina. Eles podem desenhar um castelo, por exemplo, e comparar o tamanho dos objetos dentro do desenho.

Outra atividade que pode ser realizada é a criação de uma imagem de raio-x. Os alunos podem desenhar objetos que estão perto e longe, usando canetinhas e folhas de papel. Essa atividade ajuda a desenvolver a percepção de distância e volume.

Assim, as atividades práticas são uma maneira eficaz de ensinar noções de perto e longe na educação infantil. Elas ajudam a desenvolver a coordenação motora fina, habilidades manuais, e a percepção e observação das crianças sobre o mundo ao seu redor. Os jogos e brincadeiras e as artes visuais são apenas algumas das muitas atividades que podem ser realizadas para ensinar essas noções importantes.

Conceitos Matemáticos

A educação infantil é um período crucial para o desenvolvimento de habilidades matemáticas. Durante essa fase, as crianças começam a desenvolver o raciocínio lógico e a compreender conceitos matemáticos básicos, como quantidades, relações e transformações, espaços e tempos.

Um dos conceitos matemáticos que pode ser trabalhado na educação infantil é o de perto e longe. Essa noção pode ser abordada em atividades que envolvam a localização de objetos em relação ao corpo ou em relação a outros objetos. Por exemplo, uma atividade pode consistir em pedir que as crianças identifiquem objetos que estão perto ou longe deles, ou que apontem objetos que estão perto ou longe de outros objetos.

Além disso, a noção de dentro e fora também pode ser trabalhada em conjunto com a de perto e longe. Essa noção pode ser abordada em atividades que envolvam a localização de objetos dentro ou fora de determinados espaços, como caixas, cestas, entre outros.

cards

KIT Comunicação Alternativa Método PECS

Transforme a Comunicação dos seus Alunos com o Kit de Comunicação Alternativa Método PECS. Ideal para Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Conteúdo Patrocinado

É importante ressaltar que o trabalho com conceitos matemáticos na educação infantil não deve ser limitado a atividades isoladas, mas sim integrado ao cotidiano das crianças. Por exemplo, pode-se trabalhar a noção de perto e longe durante uma caminhada em grupo, identificando objetos que estão próximos ou distantes do caminho percorrido.

Dessa forma, ao trabalhar conceitos matemáticos como o de perto e longe na educação infantil, as crianças podem desenvolver habilidades importantes para o seu desenvolvimento cognitivo e para a sua compreensão do mundo ao seu redor.

BNCC e Campos de Experiência

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que define os objetivos de aprendizagem para cada etapa da educação básica no Brasil. A BNCC para a Educação Infantil é composta por cinco campos de experiência, que são áreas de conhecimento que devem ser trabalhadas de forma integrada e interdisciplinar. Um desses campos é o de “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.

Este campo de experiência visa desenvolver habilidades relacionadas à percepção e compreensão do espaço e do tempo, bem como a capacidade de estabelecer relações entre diferentes elementos, quantidades e suportes. Através de atividades lúdicas, as crianças podem explorar conceitos como perto e longe, dentro e fora, em cima e embaixo, antes e depois, entre outros.

O plano de aula “Perto e Longe” é uma ferramenta que pode ser desenvolvida dentro deste campo de experiência. Através de brincadeiras com bola, água, cores e outros suportes, as crianças podem desenvolver sua percepção espacial e temporal, bem como sua capacidade de atenção e movimento.

Para desenvolver esta atividade, é possível imprimir uma atividade impressa com desenhos e instruções para as crianças seguirem. É importante que o professor esteja presente para orientar e ajudar as crianças durante a atividade. Ao final, é possível fazer uma roda de conversa para que as crianças compartilhem suas experiências e aprendizados.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver a percepção espacial das crianças, compreendendo os conceitos de perto e longe.
  • Estimular a linguagem oral e escrita, através da comunicação e expressão de ideias sobre distâncias.
  • Promover a interação e cooperação entre as crianças, através de atividades em grupo.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos.
  • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • BRINCAR cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
  • PARTICIPAR ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Conceitos de perto e longe
  • Comparação de distâncias entre objetos
  • Expressão oral e escrita sobre distâncias

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Roda de conversa para introdução do tema
  • Atividades lúdicas de exploração de distâncias
  • Jogos em grupo para comparar distâncias
  • Registro de experiências em desenhos ou escrita

ATIVIDADES:

  1. Roda de Conversa: Iniciar a aula perguntando às crianças o que elas entendem por perto e longe.
  2. Exploração de Distâncias: Propor atividades em que as crianças tenham que colocar objetos perto ou longe de um ponto de referência.
  3. Jogos em Grupo: Dividir as crianças em grupos e propor jogos que envolvam comparar distâncias, como corridas ou brincadeiras de arremesso.
  4. Registro das Experiências: Ao final das atividades, incentivar as crianças a desenharem ou escreverem sobre o que aprenderam.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Objetos diversos para as atividades práticas
  • Lápis de cor, papel e materiais de escrita
  • Espaço amplo para as atividades em grupo

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do envolvimento e participação das crianças nas atividades
  • Análise dos registros feitos pelas crianças sobre o tema
  • Conversas individuais para verificar o entendimento dos conceitos de perto e longe

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Roda de Conversa e Exploração de Distâncias
  • Aula 2: Jogos em Grupo e Registro das Experiências
  • Aula 3: Revisão dos conceitos e atividades complementares
  • Aula 4: Apresentação dos registros e conclusão do tema.

Perguntas Frequentes

Como trabalhar noções de espaço na Educação Infantil?

Trabalhar noções de espaço na Educação Infantil é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças. É importante que o professor utilize atividades lúdicas e que estimulem a curiosidade e a imaginação dos alunos. Além disso, é necessário que as atividades estejam de acordo com a faixa etária das crianças e que sejam adaptadas às suas necessidades e interesses.

Qual o objetivo de trabalhar noções de perto e longe na Educação Infantil?

O objetivo de trabalhar noções de perto e longe na Educação Infantil é desenvolver a percepção espacial das crianças, estimulando sua capacidade de observação e compreensão do mundo ao seu redor. Com isso, as crianças podem aprender a se situar no espaço, a se orientar e a se deslocar com mais segurança e autonomia.

Quais atividades podem ser feitas para ensinar noções de posição?

Algumas atividades que podem ser realizadas para ensinar noções de posição são: jogos de tabuleiro, brincadeiras de esconde-esconde, atividades com blocos de encaixe, jogos de memória, entre outras. É importante que as atividades sejam divertidas e desafiadoras, para que as crianças se sintam motivadas a participar.

De que forma a música pode ser utilizada para ensinar noções de perto e longe?

A música pode ser utilizada de diversas formas para ensinar noções de perto e longe. Por exemplo, o professor pode utilizar músicas que mencionem lugares distantes ou próximos, ou que falem sobre distâncias. Além disso, é possível criar atividades em que as crianças devem se deslocar de acordo com a música, ou que envolvam movimentos e gestos relacionados à música.

Em qual campo de experiência se enquadra o ensino de noções de espaço?

O ensino de noções de espaço se enquadra no campo de experiência “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse campo de experiência abrange atividades que envolvem a compreensão e a utilização de conceitos matemáticos, como medidas, distâncias, localização, entre outros.

Como desenvolver a noção de perto e longe em crianças de 1 ano?

Para desenvolver a noção de perto e longe em crianças de 1 ano, é importante utilizar atividades que estimulem a percepção visual e tátil. Por exemplo, o professor pode utilizar brinquedos que se movem para longe e para perto, ou que estejam em diferentes alturas. Além disso, é possível utilizar jogos de esconde-esconde com objetos, para que as crianças aprendam a procurar e a encontrar objetos em diferentes espaços.

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima