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Plano de Aula sobre os Números

Plano de Aula sobre os Números: Educação Infantil

Para a Educação Infantil, a BNCC estabelece que é fundamental o desenvolvimento de habilidades matemáticas, como a compreensão dos números e suas relações, a contagem, a realização de operações simples, entre outras. Para alcançar este objetivo, é importante que os professores elaborem um plano de aula sobre os números sempre seguindo as orientações da BNCC. Neste conteúdo veremos ideias e dicas de como montar e trabalhar um plano de aula sobre números até 10 com os alunos da educação infantil.

Um plano de aula sobre números para a Educação Infantil deve ter como objetivo principal o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos alunos, de forma lúdica e prazerosa.

Para isso, é importante que o professor proponha atividades que permitam às crianças explorar os números de diferentes formas, como através de jogos, brincadeiras, músicas, histórias e imagens.

Além disso, é fundamental que o plano de aula seja adaptado às necessidades e interesses de cada turma, levando em consideração o nível de conhecimento prévio dos alunos e as suas particularidades individuais.

Confira ao final deste artigo um plano de aula pronto sobre números até 10. Use e adapte livremente com seus alunos.

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Pontos principais deste assunto

  • O plano de aula sobre os números para a Educação Infantil deve ter como objetivo principal o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos alunos, de forma lúdica e prazerosa.
  • É importante que o professor proponha atividades que permitam às crianças explorar os números de diferentes formas, como através de jogos, brincadeiras, músicas, histórias e imagens.
  • O plano de aula deve ser adaptado às necessidades e interesses de cada turma, levando em consideração o nível de conhecimento prévio dos alunos e as suas particularidades individuais.

Importância dos Números na Educação Infantil

Plano de Aula sobre os Números

Os números são uma parte fundamental da vida cotidiana e, portanto, é essencial que as crianças aprendam a usá-los desde cedo.

Na educação infantil, a aprendizagem dos números é um dos principais objetivos educacionais, uma vez que é a base para o desenvolvimento de habilidades matemáticas mais avançadas no futuro.

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) define que as crianças devem ser capazes de reconhecer e nomear números, comparar quantidades, resolver problemas simples e compreender o valor posicional dos números até 9. Além disso, a BNCC também enfatiza a importância do uso de jogos e brincadeiras para tornar o processo de aprendizagem dos números mais divertido e envolvente.

Aprender os números é importante porque permite que as crianças compreendam melhor o mundo ao seu redor. Os números são usados em muitas situações cotidianas, como contar objetos, medir distâncias, calcular tempo e dinheiro, entre outras coisas. Portanto, a compreensão deles é essencial para a realização de tarefas simples, mas importantes, na vida diária.

Além disso, a aprendizagem dos números também ajuda a desenvolver habilidades matemáticas mais avançadas, como adição, subtração, multiplicação e divisão. Essas habilidades são importantes para a resolução de problemas matemáticos mais complexos e para o desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico.

Objetivos de Aprendizagem do Plano de Aula

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O Plano de Aula sobre os números para Educação Infantil, seguindo a BNCC, tem como objetivo promover o desenvolvimento das habilidades matemáticas das crianças de forma lúdica e significativa. Dessa forma, espera-se que as crianças desenvolvam as seguintes habilidades:

  • Identificar e nomear os números de 0 a 10;
  • Compreender a sequência numérica de 0 a 10;
  • Associar a quantidade de objetos com o número correspondente;
  • Comparar quantidades de objetos utilizando os termos “maior”, “menor” e “igual”;
  • Resolver problemas simples envolvendo adição e subtração de números até 10.

Para alcançar esses objetivos, o Plano de Aula deve ser estruturado de forma a permitir que as crianças tenham contato com diferentes materiais e atividades que estimulem o desenvolvimento dessas habilidades.

Ao final do Plano de Aula, espera-se que as crianças tenham desenvolvido a capacidade de utilizar os números de forma eficiente em situações cotidianas, além de terem adquirido uma base sólida para o desenvolvimento de habilidades matemáticas mais complexas no futuro.

Atividades Propostas

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Para a realização do plano de aula sobre os números é necessário propor atividades que sejam lúdicas e que despertem o interesse das crianças. Dessa forma, a seguir serão apresentadas algumas sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula.

Uma das atividades propostas é a realização de jogos educativos, como o jogo da memória, o jogo da velha e o jogo do bingo. Esses jogos são excelentes opções para trabalhar com a identificação e associação de números, além de serem divertidos e estimulantes para as crianças.

Outra atividade interessante é a utilização de brincadeiras que envolvam a contagem de objetos, como por exemplo, contar os dedos das mãos e dos pés, contar os objetos que estão presentes na sala de aula, entre outros. Essas brincadeiras são importantes para o desenvolvimento da habilidade de contagem das crianças.

Além disso, pode-se propor a realização de dinâmicas em grupo que estimulem a interação entre as crianças, como por exemplo, a formação de grupos para a realização de tarefas que envolvam a contagem de objetos. Essas dinâmicas ajudam a desenvolver a habilidade de trabalho em equipe e a socialização das crianças.

Por fim, é importante destacar que todas as atividades propostas devem ser adaptadas de acordo com a faixa etária das crianças e devem ser desenvolvidas de forma lúdica e descontraída, para que as crianças possam aprender brincando e se divertindo.

Recursos Necessários

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Para planejar uma aula sobre os números na educação infantil, é importante pensar nos recursos necessários para tornar a atividade mais dinâmica e interessante para as crianças. Os recursos podem ser materiais, como objetos e cartazes, ou lúdicos, como jogos e brincadeiras.

Entre os recursos materiais, podem ser utilizados objetos que representem os números, como blocos de montar, peças de encaixe ou até mesmo cartões com números impressos. Além disso, cartazes com números coloridos e ilustrados podem ser utilizados para ajudar as crianças a visualizarem e reconhecerem os números.

Outro recurso interessante é o tabuleiro, que pode ser utilizado para jogos e atividades em grupo. Dados e cartões com números também podem ser utilizados em jogos e brincadeiras.

Para tornar a atividade mais lúdica, bolas numeradas podem ser utilizadas para jogos de arremesso, por exemplo. Além disso, livros infantis que abordem os números de forma lúdica e divertida podem ser utilizados para complementar a atividade.

É importante lembrar que os recursos utilizados devem ser adequados à faixa etária das crianças e à proposta da atividade. Além disso, é importante que os recursos sejam de fácil acesso e manuseio para que as crianças possam utilizá-los com autonomia e segurança.

Utilizando a Música e Imagens

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A música e as imagens são recursos didáticos essenciais para o ensino de números na educação infantil, conforme previsto pela BNCC. As músicas infantis são uma excelente forma de estimular o interesse das crianças pelos números, além de ajudá-las a memorizar os conceitos de forma lúdica e prazerosa.

Ao utilizar músicas infantis, é possível trabalhar diferentes habilidades, como a identificação dos números, a contagem de objetos e a associação entre números e quantidades. Além disso, as músicas podem ser utilizadas para ensinar sequências numéricas, como a ordem crescente e decrescente dos números.

As imagens também são recursos importantes para o ensino de números na educação infantil. Desenhos e figuras geométricas podem ser utilizados para ensinar as crianças a identificar e contar os números. Além disso, a utilização de imagens pode ajudar a tornar o aprendizado mais visual e concreto para as crianças.

A TV e outros recursos audiovisuais também podem ser utilizados para complementar o ensino de números na educação infantil. Programas educativos e desenhos animados podem ajudar a reforçar conceitos matemáticos e estimular o interesse das crianças pelos números.

No entanto, é importante lembrar que o uso de recursos audiovisuais deve ser feito de forma consciente e equilibrada, para evitar o excesso de estímulos e distrações que podem prejudicar o aprendizado das crianças.

Incorporando a Contagem e Quantidades

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Ao planejar aulas sobre os números para a Educação Infantil, é importante incorporar a contagem e as noções de quantidades. A BNCC destaca a importância desses temas para o desenvolvimento das crianças e sua compreensão dos números.

Uma das formas de trabalhar a contagem é por meio de atividades que envolvam a contagem oral e a contagem de objetos. É importante que as crianças compreendam que os números representam quantidades e que possam associar a contagem aos objetos que estão sendo contados.

Além disso, é importante que as crianças desenvolvam noções de quantidade, ou seja, que possam comparar quantidades de objetos e compreender conceitos como mais e menos. Isso pode ser trabalhado por meio de atividades que envolvam a comparação de conjuntos de objetos e a identificação de quantidades maiores e menores.

Ao planejar atividades que envolvam a contagem e as noções de quantidade, é importante considerar as características e interesses das crianças. Atividades lúdicas e que envolvam materiais concretos podem ser mais eficazes para o desenvolvimento dessas habilidades.

Por fim, é muito salutar que os professores estejam atentos ao desenvolvimento das crianças e possam adaptar as atividades de acordo com suas necessidades e níveis de compreensão. Com atividades bem planejadas e adaptadas às necessidades das crianças, é possível desenvolver habilidades importantes para a compreensão dos números e sua aplicação em situações cotidianas.

Ler, Comparar e Ordenar Números

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A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) prevê que as crianças da Educação Infantil aprendam a ler, comparar e ordenar números naturais até 10. Isso significa que elas devem ser capazes de identificar os números, compará-los e colocá-los em ordem crescente ou decrescente.

Para ensinar as crianças a ler os números, é importante utilizar materiais concretos, como blocos ou cartões com os números escritos. A criança deve manusear os materiais e dizer o nome do número correspondente. É basilar que o professor faça a associação entre o número escrito e a quantidade correspondente.

Para ensinar a comparar os números, o professor pode utilizar jogos e atividades que envolvam a comparação de quantidades. Por exemplo, pode-se pedir que as crianças comparem a quantidade de objetos em dois conjuntos e digam qual é o maior e qual é o menor.

Já para ensinar a ordenar os números, o professor pode utilizar jogos e atividades que envolvam a colocação de objetos em ordem crescente ou decrescente. Por exemplo, pode-se pedir que as crianças coloquem os blocos em ordem crescente de tamanho.

O educador deve estar sempre atento ao desenvolvimento de cada criança para fazer adaptações nas atividades, se necessário. Além disso, é importante que as atividades sejam lúdicas e envolventes, para que as crianças se sintam motivadas a aprender.

Com essas estratégias, é possível ensinar às crianças da Educação Infantil a ler, comparar e ordenar números de forma lúdica e eficiente, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade matemática desde cedo.

Desenvolvendo a Criatividade e Comunicação

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A BNCC propõe o desenvolvimento da criatividade e comunicação nos alunos desde a Educação Infantil, e isso pode ser trabalhado de diversas formas no plano de aula sobre os números.

Ao apresentar os números para as crianças, é possível estimular a criatividade por meio de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras. Além disso, é importante incentivar a imaginação dos alunos, por exemplo, pedindo que eles criem histórias com números ou que desenhem figuras geométricas.

A comunicação também é uma habilidade importante a ser desenvolvida na Educação Infantil. Os professores podem trabalhar a comunicação oral, por meio de atividades que estimulem a fala dos alunos, como contar histórias e cantar músicas. Além disso, é possível também incentivar a expressão das emoções e sentimentos, por exemplo, pedindo que os alunos descrevam como se sentem ao contar ou ouvir uma história.

Outra forma de desenvolver a comunicação é por meio da linguagem escrita. Os professores podem pedir que os alunos escrevam os números e figuras geométricas, por exemplo, e que desenhem suas próprias histórias. É importante incentivar a criatividade e a imaginação também na escrita.

Conceitos Matemáticos Avançados

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Ao elaborar um plano de aula sobre os números, é preciso considerar conceitos matemáticos avançados, como números decimais, sistema numérico e formas geométricas.

Os números decimais são uma extensão do sistema numérico decimal, que é composto por dez dígitos (0 a 9). Eles são usados para representar frações de um inteiro e são escritos com uma vírgula ou ponto decimal. É importante ensinar às crianças como os números decimais funcionam e como usá-los em situações do dia a dia.

Além disso, é preciso ensinar também sobre o sistema numérico, que é a base de todo o sistema de contagem. O sistema numérico é composto por números, dígitos e símbolos que permitem a representação de quantidades. É importante ensinar às crianças como contar, adicionar e subtrair usando o sistema numérico.

Por fim, as formas geométricas também são um conceito matemático avançado que deve ser ensinado às crianças. As formas geométricas são objetos que têm uma forma definida e podem ser classificados em diferentes categorias, como quadrados, triângulos e círculos. Os alunos precisam aprender a identificar e nomear diferentes formas geométricas e usá-las em situações do dia a dia.

Ao incorporar esses conceitos matemáticos avançados em um plano de aula, os professores podem ajudar seus alunos a desenvolver habilidades matemáticas importantes que serão úteis em suas vidas futuras.

Integrando História e Literatura

A BNCC propõe que a educação infantil seja um espaço para o desenvolvimento integral das crianças, incluindo o estímulo à imaginação e à criatividade. Nesse sentido, a literatura infantil e as histórias podem ser ferramentas valiosas para a aprendizagem dos números.

Ao contar histórias para as crianças, é possível trabalhar conceitos matemáticos de forma lúdica e prazerosa. Por exemplo, a história dos Três Porquinhos pode ser usada para ensinar sobre números e ordem crescente. Em um plano de aula sobre os números para educação infantil BNCC, pode-se utilizar a história para ensinar as crianças a reconhecerem a ordem dos números de forma divertida.

Além disso, a história também pode ser usada para ensinar sobre a importância dos números na vida cotidiana, como na contagem de objetos ou no cálculo de tempo. Através da história, as crianças podem se identificar com os personagens e compreender a aplicação dos números em situações reais.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

Objetivo Geral: Desenvolver o raciocínio lógico-matemático dos alunos, por meio da contagem de números até 10, estimulando a curiosidade, a concentração e a coordenação motora.

Objetivos Específicos:

  • Reconhecer e nomear os números de 1 a 10.
  • Estabelecer correspondência entre a quantidade de objetos e os números correspondentes.
  • Desenvolver a habilidade de contar de forma progressiva até 10.
  • Realizar atividades lúdicas que envolvam a contagem de números.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

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Campo de Experiências: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

  • (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • BRINCAR: Ampliar e diversificar o acesso a produções culturais, conhecimentos, imaginação, criatividade e experiências emocionais.
  • EXPLORAR: Ampliar saberes sobre a cultura em suas diversas modalidades.
  • CONHECER-SE: Construir sua identidade pessoal, social e cultural.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Reconhecimento e nomeação dos números de 1 a 10.
  • Estabelecimento de correspondência entre quantidade de objetos e números.
  • Contagem progressiva até o número 10.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA: Para trabalhar o tema “Contando números até 10” com alunos da pré-escola, sugere-se uma abordagem lúdica e interativa. Utilize jogos, brincadeiras, músicas e materiais concretos para facilitar a compreensão dos números e a prática da contagem.

ATIVIDADES:

  1. Jogo da Memória Numérico: Crie cartas com os números de 1 a 10 e peça para os alunos encontrarem os pares corretos.
  2. Contando Objetos: Disponha objetos (como blocos, lápis, etc.) e peça para os alunos contarem quantos objetos há.
  3. Música dos Números: Cante uma música que conte os números de 1 a 10, incentivando os alunos a acompanharem e repetirem.
  4. Jogo da Sequência: Peça para os alunos organizarem os números em ordem crescente, de 1 a 10.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Cartas com números de 1 a 10
  • Objetos para contagem
  • Música dos números
  • Material para jogos (como cartas, tabuleiros)

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação dos alunos nas atividades, a compreensão dos conceitos abordados e a evolução na contagem dos números até 10.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Apresentação dos números de 1 a 5 e atividades de contagem.
  • Aula 2: Introdução dos números de 6 a 10 e prática de contagem progressiva.
  • Aula 3: Revisão dos números e realização de jogos para fixação.
  • Aula 4: Atividades práticas de contagem e avaliação da aprendizagem.

Avaliação e Feedback

A avaliação é uma etapa fundamental do processo de ensino e aprendizagem. É por meio dela que o professor pode verificar se os objetivos propostos foram alcançados e se os alunos conseguiram compreender os conceitos trabalhados em sala de aula. Na Educação Infantil, a avaliação deve ser realizada de forma lúdica e prazerosa, para que as crianças não se sintam pressionadas ou desestimuladas.

Para avaliar os alunos em relação aos números, o professor pode utilizar diferentes estratégias, como jogos, brincadeiras, desafios, entre outras atividades. É importante que as atividades propostas estejam de acordo com as habilidades e competências previstas na BNCC para a Educação Infantil.

Além disso, é fundamental que o professor forneça feedback aos alunos, para que eles saibam como estão se saindo e o que precisam melhorar. O feedback pode ser dado de forma individual ou coletiva, e deve ser sempre construtivo e positivo. O professor pode elogiar os acertos dos alunos e orientá-los em relação às dificuldades encontradas.

Para garantir a efetividade da avaliação e do feedback, é importante que o professor esteja atento às necessidades e características de cada aluno. É preciso respeitar o ritmo de aprendizagem de cada um e oferecer atividades que sejam desafiadoras, mas que também estejam ao alcance das crianças.

Por fim, é importante que a avaliação e o feedback sejam encarados como ferramentas para o desenvolvimento dos alunos, e não como um fim em si mesmos. O objetivo deve ser sempre o de ajudar as crianças a compreenderem melhor os números e a desenvolverem suas habilidades matemáticas.

Considerações Finais

Nesta seção, foram apresentados dicas e informações para construção de um plano de aula sobre os números para a Educação Infantil, de acordo com a BNCC. É importante lembrar que essas informações podem ser adaptados de acordo com as necessidades e realidades de cada turma e escola.

O planos de aula deve ter como principais objetivos desenvolver habilidades e competências relacionadas aos números, tais como a identificação, contagem, comparação e resolução de problemas simples. Além disso, ele deve promover o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e a construção de conceitos matemáticos básicos.

É fundamental que os professores da Educação Infantil estejam familiarizados com a BNCC e possam utilizá-la como referência para a elaboração de seus planos de aula. Dessa forma, é possível garantir que as atividades propostas estejam alinhadas com as expectativas de aprendizagem para cada faixa etária.

Perguntas Frequentes

Quais são os objetivos para trabalhar números e quantidades na Educação Infantil?

O objetivo de trabalhar números e quantidades na Educação Infantil é desenvolver o raciocínio lógico-matemático das crianças. Além disso, essa habilidade é fundamental para que elas possam compreender o mundo ao seu redor e se comunicar com ele. Através do trabalho com números e quantidades, as crianças aprendem a contar, a comparar, a classificar e a ordenar objetos.

Como elaborar um plano de aula sobre números para a Educação Infantil seguindo a BNCC?

Para elaborar um plano de aula sobre números para a Educação Infantil seguindo a BNCC, é necessário observar as habilidades que devem ser desenvolvidas em cada faixa etária. É importante que o plano de aula seja lúdico e que as atividades propostas sejam adequadas ao nível de desenvolvimento das crianças. Além disso, é fundamental que o plano de aula esteja alinhado com as competências e habilidades definidas pela BNCC.

Quais são as habilidades da BNCC relacionadas aos números na Educação Infantil?

As habilidades da BNCC relacionadas aos números na Educação Infantil incluem: identificar e comparar números e quantidades, contar objetos e realizar contagens, estabelecer relações entre os números, resolver problemas simples envolvendo quantidades e números, entre outras.

Como trabalhar com números e quantidades na Educação Infantil de forma lúdica?

Para trabalhar com números e quantidades na Educação Infantil de forma lúdica, é possível utilizar jogos, brincadeiras, músicas, histórias e atividades que envolvam o uso de objetos concretos. É importante que as atividades sejam desafiadoras e que estimulem a curiosidade das crianças.

Quais atividades podem ser desenvolvidas para ensinar os números na Educação Infantil?

Algumas atividades que podem ser desenvolvidas para ensinar os números na Educação Infantil são: jogos de encaixe, jogos de memória, jogos de tabuleiro, atividades com blocos lógicos, atividades com massinha de modelar, atividades com quebra-cabeças, entre outras.

Como avaliar o aprendizado dos alunos em relação aos números na Educação Infantil seguindo a BNCC?

Para avaliar o aprendizado dos alunos em relação aos números na Educação Infantil seguindo a BNCC, é necessário observar as habilidades que foram desenvolvidas durante as atividades propostas. É importante que a avaliação seja contínua e que leve em consideração o processo de aprendizagem das crianças. Além disso, é fundamental que a avaliação seja realizada de forma lúdica e que as crianças se sintam motivadas a participar.

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