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Plano de Aula sobre Sons

Plano de Aula sobre Sons: Educação Infantil

A educação musical é uma parte importante do desenvolvimento infantil, e o ensino de sons é um aspecto crucial desse processo. Um plano de aula sobre sons para a educação infantil pode ajudar a garantir que as crianças obtenham uma compreensão sólida dos conceitos musicais básicos e desenvolvam suas habilidades de percepção e coordenação. Hoje veremos como desenvolver e aplicar um plano de aula sobre Sons para Educação Infantil.

O plano de aula deve ser cuidadosamente planejado e estruturado para garantir que as atividades e brincadeiras sejam adequadas à faixa etária das crianças e atendam aos objetivos de aprendizagem específicos.

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Além disso, é importante que a aula seja planejada de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para garantir que os alunos estejam aprendendo os conceitos essenciais de música e desenvolvendo as habilidades necessárias para sua futura educação musical.

Confira ao final deste artigo um plano de aula pronto sobre sons. Use e adapte livremente conforme os objetivos pedagógicos almejados.

Plano de Aula sobre Sons

Resumindo nosso assunto

  • O ensino de sons é um aspecto crucial do desenvolvimento infantil e um plano de aula sobre sons para a educação infantil pode ajudar a garantir que as crianças obtenham uma compreensão sólida dos conceitos musicais básicos.
  • O plano de aula deve ser cuidadosamente planejado e estruturado para garantir que as atividades e brincadeiras sejam adequadas à faixa etária das crianças e atendam aos objetivos de aprendizagem específicos.
  • É importante que a aula seja planejada de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para garantir que os alunos estejam aprendendo os conceitos essenciais de música e desenvolvendo as habilidades necessárias para sua futura educação musical.

Importância dos Sons na Educação Infantil

A música e os sons são elementos fundamentais na educação infantil. A percepção e a expressão musical são importantes para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Através da música e dos sons, as crianças podem se expressar, comunicar e criar.

Na educação infantil, a música e os sons são utilizados como ferramentas pedagógicas para estimular a criatividade, a imaginação, a percepção auditiva, a coordenação motora e a socialização. Além disso, a música e os sons podem ser utilizados para trabalhar conteúdos de outras áreas do conhecimento, como matemática, história e ciências.

Através da música e dos sons, as crianças podem aprender a identificar diferentes sons e instrumentos musicais, a cantar, a dançar e a criar suas próprias músicas. A música e os sons também podem ser utilizados para contar histórias, para estimular a memória e para trabalhar a linguagem oral e escrita.

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É importante ressaltar que a educação musical na infância não tem como objetivo formar músicos profissionais, mas sim desenvolver habilidades e competências que serão úteis em diferentes áreas da vida. A música e os sons são elementos que fazem parte do cotidiano das crianças e, por isso, devem ser valorizados e explorados de forma lúdica e prazerosa.

A educação musical na infância é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças. Através da música e dos sons, as crianças podem desenvolver a percepção, a expressão e a comunicação, além de estimular a criatividade, a imaginação e a socialização. Por isso, é importante que os planos de aula na educação infantil incluam atividades musicais e sonoras de forma regular e significativa.

Planejamento da Aula

O Plano de Aula é uma ferramenta essencial para os professores, pois é através dele que é possível organizar e planejar as atividades que serão desenvolvidas em sala de aula. Quando se trata de educação infantil, é importante que o plano de aula seja elaborado de forma lúdica e criativa, de modo que as crianças se sintam motivadas a participar das atividades.

Para o ensino de sons na educação infantil, o professor deve planejar atividades que envolvam a exploração dos diferentes tipos de sons, como os produzidos pelos animais, instrumentos musicais, objetos do dia a dia, entre outros. É importante que as atividades sejam adaptadas à faixa etária das crianças e que sejam realizadas de forma interativa e participativa.

O professor pode começar a aula com uma roda de conversa, na qual as crianças poderão compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre sons. Em seguida, o professor poderá apresentar diferentes tipos de sons, como os produzidos pelos animais, e pedir para as crianças imitarem esses sons.

Outra atividade interessante é a criação de instrumentos musicais com materiais recicláveis, como caixas de papelão, garrafas PET, entre outros. As crianças poderão explorar diferentes tipos de sons produzidos por esses instrumentos e criar uma música em conjunto.

Além disso, o professor pode planejar atividades que envolvam a identificação de sons do dia a dia, como o som do telefone, da campainha, do liquidificador, entre outros. As crianças poderão ser estimuladas a identificar esses sons e a relacioná-los com os objetos que os produzem.

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Atividades e Brincadeiras

As atividades e brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento da percepção sonora das crianças na educação infantil. É importante que os professores incluam jogos e atividades lúdicas em seu plano de aula sobre sons para tornar a experiência mais divertida e interessante para as crianças.

Uma atividade interessante é a identificação de sons do ambiente ao redor da escola. As crianças podem ser levadas para uma caminhada ao redor da escola para ouvir e identificar os diferentes sons que elas ouvem. Isso pode incluir o som de carros passando, pássaros cantando, pessoas conversando, entre outros.

Outra atividade divertida é a criação de instrumentos musicais caseiros. As crianças podem usar materiais como caixas de papelão, garrafas de plástico e latas vazias para criar seus próprios instrumentos. Em seguida, elas podem experimentar diferentes sons e ritmos com seus instrumentos.

Jogos de adivinhação de sons também são uma ótima maneira de ajudar as crianças a desenvolver sua percepção sonora. O professor pode tocar diferentes sons, como o som de um apito, o som de um sino ou o som de um animal, e as crianças têm que adivinhar qual é o som.

Por fim, as brincadeiras com rimas e sons das palavras são uma ótima maneira de ajudar as crianças a desenvolver sua consciência fonológica. O professor pode recitar rimas e pedir às crianças que identifiquem as palavras que rimam ou que comecem com o mesmo som.

Essas atividades e brincadeiras são apenas algumas das muitas maneiras pelas quais os professores podem ajudar as crianças a desenvolver sua percepção sonora na educação infantil.

Materiais Necessários

Para a realização de um plano de aula sobre sons na educação infantil, é necessário que o professor tenha em mãos os materiais adequados para a atividade. Dentre os materiais necessários, estão:

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  • Instrumentos musicais: Para que as crianças possam explorar e produzir diferentes sons, é importante que o professor tenha em mãos uma variedade de instrumentos musicais, tais como chocalhos, tambores, pandeiros, flautas, entre outros.
  • Caixa de som: Para que as crianças possam ouvir e identificar diferentes sons, é importante que o professor tenha em mãos uma caixa de som de qualidade, capaz de reproduzir diferentes tipos de sons, como de animais, objetos, instrumentos musicais, entre outros.
  • Cola: Para a realização de atividades que envolvam a construção de instrumentos musicais, é importante que o professor tenha em mãos cola branca, para que as crianças possam colar os materiais utilizados na construção.

Além desses materiais, é importante que o professor tenha em mãos outros materiais complementares, como papel, lápis de cor, tesoura, entre outros, para que as crianças possam desenhar, pintar e recortar materiais que ajudem na exploração e produção de diferentes sons.

É importante ressaltar que os materiais utilizados devem ser adequados à faixa etária das crianças e devem ser manuseados com segurança, para evitar acidentes. O professor também deve estar atento à higienização dos materiais, para garantir a saúde e bem-estar das crianças.

Exploração dos Sons

A exploração dos sons é uma atividade fundamental para a educação infantil, pois permite que as crianças desenvolvam a percepção auditiva e a capacidade de criar sons. Ao explorar as características dos sons, as crianças podem identificar e diferenciar diferentes tipos de sons, como agudos e graves, e entender como eles são produzidos.

Uma forma interessante de explorar os sons com as crianças é através dos sons do próprio corpo. As aulas de música com sons do corpo podem ser realizadas de forma individual ou em grupos, e permitem que as crianças criem e executem músicas utilizando apenas as partes do corpo, como palmas, pés, boca e voz.

A exploração dos sons do ambiente também é uma possibilidade, permitindo que as crianças identifiquem e diferenciem os sons que ouvem no dia a dia, como o som da chuva, do vento e dos animais. Além disso, é possível trabalhar com a criação de sons a partir de objetos do cotidiano, como copos, garrafas e caixas.

Ao explorar os sons, é importante que as crianças sejam incentivadas a criar e experimentar novos sons, sem medo de errar. Dessa forma, elas podem desenvolver a criatividade e a confiança em suas habilidades musicais.

Desenvolvimento da Percepção e Coordenação

O plano de aula sobre sons para educação infantil tem como objetivo desenvolver a percepção e coordenação das crianças. A percepção é a capacidade de identificar e diferenciar os sons, enquanto a coordenação é a habilidade de controlar os movimentos do corpo.

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Para desenvolver a percepção, é importante que as crianças aprendam a ouvir e identificar os diferentes sons ao seu redor. Isso pode ser feito por meio de jogos e atividades que estimulem a escuta ativa, como a identificação de sons de animais, instrumentos musicais, objetos do cotidiano, entre outros. Além disso, é importante que as crianças aprendam a diferenciar os sons agudos dos graves, os sons longos dos curtos, os sons fortes dos fracos, entre outras características.

Já para desenvolver a coordenação motora, é importante que as crianças aprendam a controlar os movimentos do corpo de forma consciente e coordenada. Isso pode ser feito por meio de atividades que envolvam movimentos corporais, como danças, jogos de imitação, atividades com bolas e objetos de diferentes tamanhos e pesos, entre outros. É importante que as atividades sejam adequadas à idade e ao nível de desenvolvimento das crianças, para que elas possam se sentir seguras e confiantes ao realizar as atividades.

Ao desenvolver a percepção e coordenação das crianças, o plano de aula sobre sons para educação infantil contribui para o desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional das crianças. Além disso, as atividades propostas podem ser divertidas e prazerosas, contribuindo para o engajamento e motivação das crianças no processo de aprendizagem.

Integração com Outros Campos de Experiência

Os Campos de Experiência são uma forma de organizar o currículo da Educação Infantil. Eles são compostos por cinco áreas: Eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Oralidade e escrita; e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Cada um desses campos aborda uma dimensão do desenvolvimento infantil e é importante que eles estejam interligados entre si.

No que se refere ao Campo de Experiência Traços, sons, cores e formas, é possível integrá-lo com outros campos de diversas maneiras. Por exemplo, é possível explorar o campo de Oralidade e escrita por meio da leitura de livros que abordem o tema da música e dos sons. Dessa forma, as crianças podem desenvolver sua capacidade de escuta e de compreensão de diferentes tipos de som.

Já no campo de Eu, o outro e o nós, é possível abordar a temática dos sons por meio de atividades que envolvam a colaboração entre as crianças. Por exemplo, uma atividade em grupo que envolva a criação de uma música pode estimular a comunicação e a cooperação entre os alunos.

No campo de Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, é possível trabalhar a temática dos sons por meio de atividades que envolvam a exploração de diferentes materiais sonoros e suas propriedades. Por exemplo, uma atividade que envolva a criação de instrumentos musicais com materiais recicláveis pode estimular a criatividade e a percepção das diferentes propriedades sonoras dos materiais.

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Assim, é possível perceber que a integração entre os diferentes campos de experiência é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil. A partir da interligação entre os campos, é possível criar atividades que estimulem as diferentes dimensões do desenvolvimento infantil de forma integrada e significativa.

Conhecendo a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que devem ser alcançados pelos alunos em cada etapa da educação básica. Na educação infantil, a BNCC é organizada em cinco campos de experiência, que são áreas de conhecimento que abrangem as vivências e aprendizagens das crianças.

Os cinco campos de experiência da BNCC para a educação infantil são:

  • O eu, o outro e o nós
  • Corpo, gestos e movimentos
  • Traços, sons, cores e formas
  • Oralidade e escrita
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Cada campo de experiência é composto por objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que devem ser trabalhados pelos professores ao longo do ano letivo. Esses objetivos são organizados em diferentes eixos estruturantes, que são temas transversais que perpassam todos os campos de experiência.

Por exemplo, no campo de experiência “Traços, sons, cores e formas”, um dos eixos estruturantes é “Artefatos culturais, mídias e tecnologias”. Isso significa que os professores devem trabalhar com as crianças a compreensão e o uso de diferentes mídias e tecnologias, como livros, filmes, músicas e jogos.

Ao conhecer a BNCC, os professores da educação infantil podem planejar suas aulas de forma mais eficiente, garantindo que estejam trabalhando todos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento previstos para cada campo de experiência. Além disso, a BNCC também ajuda a garantir uma educação mais igualitária e de qualidade para todas as crianças, independentemente de sua origem social ou cultural.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral:
    • Proporcionar aos alunos da pré-escola a oportunidade de explorar a diversidade de sons, desenvolvendo a percepção auditiva, a expressão corporal e a criatividade.
  • Objetivos Específicos:
    • Desenvolver a capacidade de identificar e diferenciar diferentes tipos de sons.
    • Estimular a criatividade por meio da produção de sons com materiais diversos.
    • Promover a expressão corporal e a coordenação motora por meio da associação de movimentos e sons.
    • Incentivar a exploração sensorial e a experimentação de diferentes sons e texturas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

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  • Campo de Experiências: Traços, Sons, Cores e Formas
    • (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
    • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
    • (EI03TS03) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver:
    • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, ampliando seus saberes sobre a cultura.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Exploração de diferentes tipos de sons.
  • Produção de sons com materiais variados.
  • Associação de movimentos e sons.
  • Experimentação de texturas sonoras.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A aula será desenvolvida de forma lúdica e interativa, por meio de atividades práticas que estimulem a percepção auditiva, a expressão corporal e a criatividade dos alunos.

ATIVIDADES:

  1. Atividade Lúdica – Caixa de Sons:
    • Preparar uma caixa com diversos objetos que produzem sons (ex: chocalho, sininho, apito, tambor, etc). Os alunos deverão explorar a caixa, identificar os sons e associá-los aos objetos.
  2. Atividade de Expressão Corporal – Dança dos Sons:
    • Colocar músicas com diferentes ritmos e pedir aos alunos que se movimentem de acordo com o som que estão ouvindo, explorando a relação entre movimento e som.
  3. Atividade de Experimentação – Texturas Sonoras:
    • Disponibilizar diferentes materiais (papel, plástico bolha, tecido, etc) e convidar os alunos a experimentar a produção de sons com cada um deles, explorando as diferentes texturas sonoras.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Caixa de sons com diversos objetos que produzem sons.
  • Músicas com diferentes ritmos.
  • Diferentes materiais para experimentação de texturas sonoras.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades propostas, bem como o desenvolvimento de suas habilidades de percepção auditiva, expressão corporal e criatividade.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1:
    • Atividade Lúdica – Caixa de Sons
  • Aula 2:
    • Atividade de Expressão Corporal – Dança dos Sons
  • Aula 3:
    • Atividade de Experimentação – Texturas Sonoras

Avaliação e Observações

A avaliação do plano de aula sobre sons para educação infantil é uma parte crucial do processo educacional. Para avaliar o desempenho dos alunos, o professor pode usar várias técnicas, como observações, questionários, escuta e memória.

As observações são uma das técnicas mais eficazes para avaliar o progresso dos alunos. O professor pode observar as interações dos alunos com os instrumentos musicais e com as atividades propostas. Além disso, o professor pode observar a participação dos alunos nas atividades e identificar aqueles que precisam de ajuda adicional.

Os questionários também são uma boa técnica para avaliar o desempenho dos alunos. O professor pode criar questionários simples e diretos para avaliar a compreensão dos alunos sobre os conceitos de som e música. O professor pode usar perguntas abertas e fechadas para avaliar o conhecimento dos alunos.

A escuta é outra técnica importante para avaliar o desempenho dos alunos. O professor pode tocar diferentes tipos de música e pedir aos alunos que identifiquem os sons e instrumentos musicais. Além disso, o professor pode pedir aos alunos que criem seus próprios sons e músicas e avaliar sua criatividade e habilidades musicais.

A memória também é uma técnica útil para avaliar o desempenho dos alunos. O professor pode pedir aos alunos que lembrem dos sons e instrumentos musicais que foram apresentados durante as aulas e avaliar sua capacidade de retenção e memória.

Em resumo, a avaliação do plano de aula sobre sons para educação infantil pode ser feita de várias maneiras, incluindo observações, questionários, escuta e memória. O professor deve escolher a técnica mais adequada para cada situação e garantir que os alunos estejam progredindo em seu conhecimento e habilidades musicais.

Conclusão

O plano de aula sobre sons para educação infantil apresentado neste artigo é uma forma de trabalhar a percepção auditiva das crianças de forma lúdica e interativa. Através de atividades que envolvem a identificação de sons, a imitação de sons de animais e a criação de sons com objetos, as crianças podem desenvolver sua capacidade de ouvir e identificar diferentes sons ao seu redor.

É importante ressaltar que esse plano de aula está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prevê o desenvolvimento das habilidades auditivas na educação infantil. Dessa forma, ao utilizar esse plano de aula, os professores podem contribuir para o desenvolvimento integral das crianças, promovendo o seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

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Além disso, é importante destacar que as atividades propostas nesse plano de aula são flexíveis e podem ser adaptadas de acordo com as necessidades e interesses das crianças. Os professores podem incluir novas atividades, utilizar diferentes materiais e recursos, e explorar diferentes tipos de sons, tornando as aulas ainda mais interessantes e envolventes.

Em resumo, o plano de aula sobre sons para educação infantil apresentado neste artigo é uma ferramenta valiosa para os professores que desejam promover o desenvolvimento auditivo das crianças. Com atividades simples e divertidas, as crianças podem aprender a ouvir e identificar diferentes sons ao seu redor, desenvolvendo suas habilidades cognitivas e emocionais.

Perguntas Frequentes

Como trabalhar os sons do corpo na educação infantil?

Trabalhar os sons do corpo na educação infantil é uma atividade divertida e educativa. Os professores podem ensinar às crianças como produzir diferentes sons com o corpo, como bater palmas, estalar os dedos, bater os pés no chão e fazer diferentes sons com a boca. Essa atividade ajuda a desenvolver a percepção auditiva e a coordenação motora das crianças.

Quais atividades podem ser realizadas para ensinar sobre sons na educação infantil?

Existem diversas atividades que podem ser realizadas para ensinar sobre sons na educação infantil. Por exemplo, os professores podem utilizar instrumentos musicais, como tambores, chocalhos e flautas, para ensinar sobre diferentes tipos de sons. Outra atividade interessante é a criação de um ambiente silencioso para que as crianças possam ouvir os sons da natureza, como o canto dos pássaros e o som do vento.

Qual a importância de trabalhar os sons na educação infantil?

Trabalhar os sons na educação infantil é importante porque ajuda a desenvolver a percepção auditiva das crianças, além de estimular a criatividade e a imaginação. Além disso, essa atividade pode ajudar a melhorar a comunicação e a linguagem das crianças.

Como utilizar brincadeiras cantadas para ensinar sobre sons na educação infantil?

As brincadeiras cantadas são uma ótima forma de ensinar sobre sons na educação infantil. Os professores podem utilizar músicas infantis que contenham diferentes tipos de sons, como palmas, estalos e batidas, para ensinar às crianças sobre os diferentes tipos de sons que existem. Essa atividade é divertida e ajuda a desenvolver a percepção auditiva das crianças.

Quais objetos podem ser utilizados para explorar os diferentes sons na educação infantil?

Existem diversos objetos que podem ser utilizados para explorar os diferentes sons na educação infantil. Por exemplo, os professores podem utilizar latas, garrafas, potes e outros objetos para produzir diferentes tipos de sons. Essa atividade é divertida e ajuda a desenvolver a percepção auditiva das crianças.

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Como trabalhar a música de forma lúdica na educação infantil?

Trabalhar a música de forma lúdica na educação infantil é uma atividade divertida e educativa. Os professores podem utilizar músicas infantis para ensinar às crianças sobre diferentes tipos de sons e sobre os elementos da música, como o ritmo e a melodia. Além disso, os professores podem incentivar as crianças a criarem suas próprias músicas, o que ajuda a desenvolver a criatividade e a imaginação.

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