Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Plano de Aula Artes Visuais

Plano de Aula Artes Visuais: Educação Infantil

No excitante mundo da Educação Infantil, o papel das Artes Visuais é fundamental para estimular mentes curiosas e cultivar talentos emergentes. Neste artigo, embarcaremos em uma jornada fascinante para desenvolver um Plano de Aula sobre Artes Visuais conforme os requisitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Prepare-se para explorar as melhores estratégias, atividades envolventes e dicas essenciais de planejamento, porque, afinal, a criatividade merece estar no centro de cada sala de aula! Vamos mergulhar nessa aventura colorida e transformadora!

Começaremos destacando a importância das artes visuais na educação infantil, seus elementos fundamentais, materiais e técnicas artísticas e depois passaremos a falar sobre as atividades práticas.

Discutiremos ainda sobre como analisar e interpretar obras de arte com os alunos, integrando o conhecimento com outras disciplinas.

Por fim, responderemos as perguntas mais frequentes sobre este assunto além de deixar um plano de aula pronto para ser usado como exemplo. Vamos lá?

Plano de Aula Artes Visuais

Ao elaborar um plano de aula de artes visuais para a educação infantil o educador precisa levar em consideração diversos elementos, como a faixa etária das crianças e os materiais e técnicas utilizados.

Ainda, precisa pensar nas atividades práticas para a análise e interpretação de obras de arte, a integração com outras disciplinas e o desenvolvimento socioemocional das crianças. Mas não se preocupe, veremos tudo isso a seguir.

Principais pontos

  • O plano de aula de artes visuais é essencial para garantir uma formação integral e de qualidade na educação infantil;
  • O planejamento deve levar em consideração diversos elementos, como a faixa etária das crianças, os materiais e técnicas utilizados, as atividades práticas propostas, a análise e interpretação de obras de arte, a integração com outras disciplinas e o desenvolvimento socioemocional das crianças;
  • Com um planejamento bem estruturado e adequado às necessidades das crianças, é possível proporcionar atividades lúdicas e prazerosas que estimulem a criatividade, a imaginação e a expressão artística.

Importância das Artes Visuais na Educação Infantil

Plano de Aula Artes Visuais

As artes visuais são uma parte fundamental do currículo da educação infantil, pois oferecem às crianças a oportunidade de se expressar criativamente e desenvolver habilidades cognitivas importantes.

Além disso, o ensino de arte ajuda a promover a imaginação e a criatividade, bem como a disciplina e o respeito pelas regras.

As artes visuais são uma forma importante de linguagem na primeira infância. Através das artes visuais, as crianças podem aumentar sua capacidade de expressão e de percepção do mundo ao seu redor.

Elas aprendem a observar, analisar e interpretar o que veem, e a expressar suas ideias e emoções de forma visual.

O ensino de artes visuais na educação infantil também é importante para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como a resolução de problemas e a tomada de decisões.

As crianças aprendem a experimentar, a explorar e a descobrir novas possibilidades, o que ajuda a desenvolver sua capacidade de pensar de forma crítica e criativa.

Além disso, as artes visuais ajudam as crianças a desenvolver sua imaginação e criatividade, o que é importante para o seu desenvolvimento geral. Elas aprendem a pensar fora da caixa e a criar soluções inovadoras para os problemas que enfrentam.

Por fim, o ensino de artes visuais na educação infantil ajuda a promover a disciplina e o respeito pelas regras.

Os alunos aprendem a seguir instruções e a trabalhar em equipe, o que é importante para o seu sucesso no ensino fundamental e na prática de outras atividades.

Elaborando o Plano de Aula

15 3

O plano de aula é uma ferramenta pedagógica fundamental para o sucesso do ensino de artes visuais na educação infantil.

O professor deve seguir uma sequência lógica de atividades, levando em conta as habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Antes de elaborar o plano de aula, o professor deve se familiarizar com a BNCC e identificar as habilidades e competências que serão trabalhadas na aula.

Em seguida, deve definir o objetivo da aula, ou seja, o que se espera que os alunos aprendam. O objetivo deve ser claro, específico e mensurável.

Com base no objetivo da aula, o professor deve planejar as atividades que serão realizadas em sala de aula. É importante que as atividades sejam adequadas à faixa etária dos alunos e que sejam desafiadoras e estimulantes.

Além disso, o professor deve definir a metodologia que será utilizada na aula. É possível utilizar diferentes metodologias, como aulas expositivas, atividades em grupo, jogos educativos, entre outras.

O importante é escolher a metodologia mais adequada para o objetivo da aula e para as características dos alunos.

Por fim, o professor deve pensar na avaliação da aprendizagem dos alunos. É preciso que a avaliação seja contínua e formativa, ou seja, que ocorra ao longo do processo de aprendizagem e que seja utilizada para orientar o ensino.

A avaliação deve estar alinhada com o objetivo da aula e com as habilidades e competências previstas na BNCC.

Logo mais, deixaremos um exemplo de plano de aula sobre artes visuais.

Elementos das Artes Visuais

15 4

O plano de aula de artes visuais para educação infantil deve abordar os elementos fundamentais da linguagem visual, tais como cor, forma, desenho, pintura, texturas, linha, ponto, volume, entre outros.

Esses elementos são essenciais para que as crianças possam compreender e produzir obras de arte de forma consciente e crítica.

A cor é um dos elementos mais importantes da linguagem visual, pois é capaz de transmitir emoções e sensações.

Na educação infantil, os launos podem aprender a identificar e combinar cores, bem como a criar diferentes tonalidades a partir da mistura de tintas.

A forma é outro elemento fundamental, pois é responsável por dar estrutura e organização às obras de arte.

As crianças podem aprender a identificar formas geométricas simples, como círculos, quadrados e triângulos, e a utilizá-las em suas próprias criações.

O desenho é um elemento que permite a representação de objetos e figuras de forma mais detalhada e precisa.

Na educação infantil, as crianças podem aprender a desenhar a partir de modelos simples, como animais, plantas e objetos do cotidiano.

A pintura é uma forma de expressão artística que utiliza cores e pincéis para criar imagens.

As crianças podem aprender a utilizar diferentes técnicas de pintura, como a aquarela, a têmpera e a guache, para criar obras de arte únicas e criativas.

Além desses elementos, as texturas, as linhas, os pontos e o volume também são importantes na linguagem visual, pois permitem a criação de efeitos visuais e a representação de diferentes materiais e objetos.

Assim, o plano de aula de artes visuais para educação infantil deve abordar todos esses elementos de forma lúdica e criativa, proporcionando às crianças a oportunidade de explorar sua criatividade e expressar suas emoções e ideias por meio da arte.

Materiais e Técnicas

15 5

Para o ensino de artes visuais na educação infantil, é essencial que sejam utilizados materiais adequados e técnicas variadas que possibilitem a exploração da criatividade e da expressão artística dos alunos.

Dentre os materiais mais comuns, destacam-se o papel colorido, giz de cera, massa de modelar, lápis de cor, argila, papel kraft, colagem, objetos, sal, escultura, dobradura, origami, peça de cerâmica, linha tridimensional, rolinhos de jornal, arame, fio de nylon, móbile, giz de cera derretido, barbante, entre outros.

A escolha dos materiais deve levar em consideração a faixa etária das crianças, bem como as habilidades e interesses individuais de cada uma.

Dessa forma, é importante que o professor tenha um planejamento prévio das atividades, a fim de selecionar os materiais mais adequados para cada momento.

As técnicas utilizadas também devem ser variadas, para que as crianças possam experimentar diferentes formas de expressão artística.

Alguns exemplos de técnicas que podem ser utilizadas são a pintura em tela, a colagem, a escultura, a dobradura, a modelagem em argila, entre outras.

É importante que o professor esteja familiarizado com essas técnicas e que possa orientar as crianças de forma clara e objetiva.

Além disso, é fundamental que o professor estimule a criatividade e a imaginação das crianças, incentivando-as a criar suas próprias obras de arte e a experimentar novas formas de expressão.

Dessa forma, o ensino de artes visuais na educação infantil pode contribuir significativamente para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças.

Atividades Práticas

Plano de Aula Artes Visuais
Plano de Aula Artes Visuais

As atividades práticas são fundamentais para o ensino de artes visuais na educação infantil.

Elas permitem que as crianças explorem diferentes suportes e materiais, desenvolvendo sua criatividade e habilidades artísticas.

Entre as atividades práticas que podem ser realizadas em aula de artes, destacam-se o desenho espontâneo, a modelagem, a exploração de diferentes técnicas de pintura, a composição de produções bidimensionais, a colagem com pontos, a realização de modelagens e o desenho em papel kraft.

Os planos de aula devem contemplar atividades que permitam que as crianças explorem diferentes espaços bidimensionais e tridimensionais, como o uso de diferentes materiais e suportes, como papel, tecido, argila, entre outros.

É preciso que as atividades de arte sejam planejadas de forma a permitir que as crianças experimentem diferentes técnicas e materiais, sem que haja a preocupação com o resultado final.

Dessa forma, elas podem desenvolver sua criatividade e habilidades artísticas de forma livre e espontânea.

As atividades práticas podem ser acompanhadas de reflexões sobre as produções realizadas pelas crianças, de forma a estimular sua capacidade crítica e analítica.

Isso pode ser feito por meio de discussões em grupo, análises individuais e coletivas das produções, entre outras estratégias.

Analisando e Interpretando Obras de Arte

15 7

Ao ensinar Artes Visuais para a Educação Infantil, é natural que as crianças aprendam a analisar e interpretar obras de arte.

Essa habilidade não apenas as ajuda a compreender melhor o mundo ao seu redor, mas também as ajuda a desenvolver a criatividade e a capacidade de expressão.

Ao analisar uma obra de arte, as crianças podem observar as diferenças e semelhanças entre as cores, formas, texturas e outros elementos presentes na obra.

Elas podem também avaliar a obra, identificando o que gostam e o que não gostam, e discutindo o porquê dessas preferências.

A apreciação de uma obra de arte envolve a compreensão do contexto histórico e cultural em que a obra foi criada.

Isso pode ajudar as crianças a entender melhor a mensagem que o artista quis transmitir e a relação da obra com a sociedade em que foi criada.

A interpretação da obra é uma habilidade mais avançada, que envolve a criação de significados pessoais a partir da obra.

Os alunos devem ser incentivados a interpretar a obra de diferentes maneiras, criando histórias a partir das imagens, relacionando a obra com suas próprias experiências e emoções, e assim por diante.

Para ensinar a análise e interpretação de obras de arte na Educação Infantil, é preciso criar um plano de aula que inclua atividades como observação e discussão em grupo, criação de desenhos inspirados na obra, dramatizações, entre outras.

É importante também avaliar o progresso das crianças ao longo do tempo, observando se elas estão desenvolvendo suas habilidades de análise e interpretação de forma adequada.

Integrando Artes Visuais com Outras Disciplinas

15 8

A arte visual é um tema muito importante na educação infantil, mas não precisa ser isolada das outras disciplinas.

Pelo contrário, a integração com outras áreas do conhecimento pode enriquecer a experiência das crianças e ajudá-las a compreender melhor o mundo ao seu redor.

História e Espaço

As artes visuais podem ser utilizadas para ensinar história e geografia. As crianças podem aprender sobre diferentes culturas e períodos históricos através de obras de arte e pinturas.

Além disso, a arte pode ser usada para explorar a noção de espaço e lugar. Por exemplo, os alunos podem criar mapas imaginários ou desenhar paisagens locais.

Tempo e Relações

A arte visual também pode ser usada para ensinar sobre o tempo e as relações entre as coisas. As crianças podem criar obras de arte que representem diferentes momentos do dia, estações do ano ou fases da vida.

Ainda, a arte pode ser usada para explorar a noção de relações e conexões entre as coisas. Por exemplo, os alunos podem criar colagens que mostrem como diferentes elementos se relacionam entre si.

Repertório e Sensorial

A arte visual pode ser usada para ampliar o repertório das crianças e estimular seus sentidos. As crianças podem ser apresentadas a diferentes técnicas de arte e materiais, como pintura, desenho, colagem e escultura.

A arte pode ser usada para estimular a percepção sensorial das crianças, como a observação de cores, formas e texturas.

Matemática e Língua Portuguesa

A arte visual também pode ser usada para ensinar matemática e língua portuguesa. As crianças podem aprender sobre formas geométricas através de desenhos e pinturas.

Além disso, a arte pode ser usada para estimular a criatividade e a expressão escrita, como a criação de histórias a partir de uma obra de arte.

A integração das artes visuais com outras disciplinas pode enriquecer a experiência das crianças na educação infantil, ampliando seu repertório e estimulando sua criatividade e percepção do mundo.

Desenvolvimento Socioemocional através das Artes

15 9

As artes visuais são uma forma importante de desenvolver a empatia, compreensão de sentimentos e necessidades, e o fortalecimento das relações interpessoais na educação infantil.

Através da arte, os alunos são capazes de expressar suas fantasias e emoções, permitindo que eles desenvolvam uma compreensão mais profunda de si mesmas e dos outros ao seu redor.

Além disso, a arte também pode ajudar a desenvolver habilidades sociais importantes, como a capacidade de trabalhar em equipe, compartilhar ideias e respeitar as opiniões dos outros.

Através de atividades artísticas em grupo, as crianças aprendem a colaborar e a valorizar a diversidade de ideias e perspectivas.

As artes visuais também ajudam as crianças a desenvolver sua imaginação e criatividade, permitindo que elas explorem novas ideias e conceitos de maneira lúdica e divertida.

Isso pode ajudar a criança a desenvolver uma maior autoconfiança e autoestima, o que é fundamental para o seu desenvolvimento socioemocional.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Geral: Desenvolver a criatividade, expressão e apreciação artística dos alunos por meio das Artes Visuais.
  • Específicos:
    • Estimular a percepção visual e tátil dos alunos;
    • Explorar diferentes materiais e técnicas artísticas;
    • Promover a expressão e comunicação por meio das artes visuais;
    • Incentivar a apreciação e valorização das produções artísticas próprias e dos colegas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • Códigos correspondentes aos objetivos gerais e específicos:
    • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
    • (EI03TS03) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
    • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Introdução às Artes Visuais: pintura, desenho, colagem.
  • Exploração de diferentes materiais: lápis de cor, giz de cera, tintas, pincéis, papel colorido, etc.
  • Estímulo à criatividade e expressão artística dos alunos.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Aula expositiva dialogada para introdução ao tema.
  • Atividades práticas de pintura, desenho e colagem.
  • Estímulo à livre expressão artística dos alunos.

ATIVIDADES:

  • Atividade 1: Pintura livre
    • Os alunos terão a oportunidade de pintar livremente em folhas de papel utilizando tintas e pincéis.
  • Atividade 2: Colagem de materiais diversos
    • Os alunos poderão criar colagens utilizando diferentes materiais, como papel colorido, revistas, tecidos, entre outros.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Tintas de diversas cores
  • Pincéis
  • Papel
  • Revistas
  • Tesoura
  • Cola

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do desenvolvimento da criatividade, expressão e apreciação artística dos alunos durante as atividades práticas.
  • Registro fotográfico das produções dos alunos.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Introdução às Artes Visuais e pintura livre.
  • Aula 2: Atividade de colagem de materiais diversos.
  • Aula 3: Apresentação e apreciação das produções dos alunos.

Perguntas Frequentes

15 10

Quais são as atividades de artes visuais recomendadas para crianças de 2 anos na educação infantil?

Para crianças de 2 anos, é recomendado trabalhar com atividades que envolvam pintura com os dedos, pintura com guache, desenho com giz de cera, modelagem com massinha de modelar, entre outras atividades que estimulem a criatividade e a coordenação motora.

Como elaborar um plano de aula de artes visuais para crianças de 4 anos na educação infantil?

Ao elaborar um plano de aula de artes visuais para crianças de 4 anos, é importante considerar a faixa etária e as habilidades motoras e cognitivas das crianças. É recomendado trabalhar com atividades que envolvam desenho, pintura, colagem, recorte, modelagem, entre outras atividades que estimulem a criatividade e a coordenação motora.

Quais são as atividades de artes visuais recomendadas para crianças de 5 anos na educação infantil?

Para crianças de 5 anos, é recomendado trabalhar com atividades que envolvam desenho, pintura, colagem, recorte, modelagem, entre outras atividades que estimulem a criatividade e a coordenação motora. É importante também trabalhar com atividades que possibilitem a exploração de diferentes materiais e técnicas.

Qual é o objetivo das Artes Visuais na educação infantil?

O objetivo das Artes Visuais na educação infantil é estimular a criatividade, a imaginação e a expressão das crianças por meio de atividades artísticas. Além disso, as Artes Visuais contribuem para o desenvolvimento da coordenação motora, da percepção visual e da sensibilidade estética.

Como elaborar um plano de aula de artes visuais de acordo com a BNCC para a educação infantil?

Ao elaborar um plano de aula de artes visuais de acordo com a BNCC para a educação infantil, é importante considerar as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular. É recomendado trabalhar com atividades que possibilitem a exploração de diferentes materiais e técnicas, que estimulem a criatividade e a expressão das crianças e que contribuam para o desenvolvimento da sensibilidade estética e da percepção visual.

O que é importante trabalhar em Artes Visuais no maternal?

No maternal, é importante trabalhar com atividades que estimulem a criatividade, a imaginação e a expressão das crianças por meio de atividades artísticas. Além disso, é importante trabalhar com atividades que contribuam para o desenvolvimento da coordenação motora, da percepção visual e da sensibilidade estética. É recomendado trabalhar com atividades que envolvam pintura, desenho, modelagem, colagem, recorte, entre outras atividades que possibilitem a exploração de diferentes materiais e técnicas.

5/5 - (2 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima