Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Conteúdo Patrocinado
capacidade da criança de movimentar as partes do corpo para expressar emoções

03 Planos de Aula para Trabalhar a Habilidade (EI01CG01)

No universo da educação infantil, poucas coisas são tão mágicas quanto observar uma criança se expressar livremente através do movimento. A habilidade EI01CG01, conforme delineada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foca exatamente nisso: permitir que as crianças movimentem as partes do corpo para exprimir emoções, necessidades e desejos. Mas como os educadores podem integrar essa habilidade de forma eficaz e divertida em suas aulas?

Leia este artigo até o final para descobrir!

Conteúdo Patrocinado

Pacotes de Planos de Aula

Planos Prontos e Editáveis com Códigos da BNCC

 

Movimentar o Corpo para Expressar Emoções

Neste artigo, você encontrará três planos de aula detalhados e práticos que foram cuidadosamente elaborados para estimular a expressão corporal das crianças.

Exploraremos atividades que vão desde brincadeiras de movimento até a criação de obras de arte, proporcionando um ambiente rico em estímulos e aprendizado.

Por Que Trabalhar a Habilidade EI01CG01?

Desenvolver a habilidade EI01CG01 é crucial para o desenvolvimento integral das crianças.

Movimentar o corpo para expressar sentimentos não apenas aprimora a coordenação motora, mas também fortalece habilidades cognitivas e socioemocionais.

Quando uma criança usa o corpo para comunicar seus desejos e emoções, ela está aprendendo a entender e lidar com seus próprios sentimentos, além de melhorar suas interações sociais.

atividades educacao infantil 600 webp

Educação Infantil: 400 Atividades com Códigos da BNCC

Cada atividade foi projetada para estimular o desenvolvimento integral das crianças, promovendo habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais

Conteúdo Patrocinado

O Que Você Vai Encontrar Neste Artigo?

Este artigo foi criado com o objetivo de ser um guia para educadores que desejam trabalhar a habilidade EI01CG01 de maneira envolvente e significativa.

Abordaremos:

Benefícios de Trabalhar com a Expressão Corporal

Ao longo deste artigo, você entenderá como essas atividades não só atendem às diretrizes da BNCC, mas também contribuem significativamente para o desenvolvimento emocional e social das crianças.

Proporcionar um ambiente onde elas possam se movimentar livremente e expressar seus sentimentos ajuda a construir uma base sólida para o aprendizado futuro.

Prepare-se para explorar estratégias inovadoras e eficazes que vão transformar suas aulas e engajar suas crianças de uma maneira única e divertida.

Vamos mergulhar nesse universo de movimentos e emoções e descobrir como cada plano de aula pode fazer a diferença no desenvolvimento das habilidades de suas crianças!

image 28

Introdução à Habilidade EI01CG01

A habilidade EI01CG01, conforme estabelecida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), refere-se à capacidade da criança de movimentar as partes do corpo para expressar emoções, necessidades e desejos corporalmente.

atividades bercario maternal 600 webp

Berçário e Maternal: 350 Atividades para Imprimir

Estas atividades cuidadosamente elaboradas para o berçário e maternal são a chave para criar uma base sólida para o desenvolvimento infantil.

Conteúdo Patrocinado

Essa habilidade é crucial no contexto da educação infantil, pois promove o desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos motores, cognitivos, emocionais e sociais.

Importância da Habilidade EI01CG01

Desenvolver a habilidade EI01CG01 é essencial para a formação de crianças capazes de comunicar de maneira eficaz suas emoções e necessidades através do movimento corporal.

Durante a primeira infância, o corpo é a principal ferramenta de interação com o mundo, e a expressão corporal permite que as crianças comuniquem sentimentos e desejos de maneira natural e intuitiva.

Por meio da movimentação corporal, as crianças desenvolvem a coordenação motora grossa e fina, aprimoram sua percepção sensorial e espacial, e fortalecem habilidades cognitivas como a atenção e a memória.

Além disso, a expressão corporal contribui para o desenvolvimento de competências socioemocionais, como a empatia, a autoconfiança e a capacidade de se relacionar com os outros.

Contextualização na BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diretrizes claras para a educação infantil, reconhecendo a importância de proporcionar um ambiente rico e estimulante, onde as crianças possam se expressar e aprender de maneira ativa.

A habilidade EI01CG01 está inserida no campo de experiências “Corpo, Gestos e Movimentos“, que enfatiza a importância do corpo como meio de expressão e comunicação.

educacao especial 600 webp

Educação Especial: 350 Atividades para Imprimir

Liberte o potencial único de cada aluno com as melhores Atividades para Educação Especial.

Conteúdo Patrocinado

A BNCC destaca que as experiências de movimento e expressão corporal são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças, pois permitem que vivenciem diferentes formas de comunicação e construam significados sobre si mesmas e sobre o meio em que vivem.

Por isso, trabalhar a habilidade EI01CG01 em sala de aula envolve proporcionar atividades que incentivem as crianças a movimentar o corpo de maneira expressiva e significativa.

Objetivos Principais da Habilidade EI01CG01

Os objetivos principais da habilidade EI01CG01 incluem:

  • Estimular a expressão corporal das crianças, incentivando-as a comunicar emoções, necessidades e desejos por meio do movimento.
  • Promover o desenvolvimento da coordenação motora e da percepção sensorial através de atividades que envolvam diferentes partes do corpo.
  • Fomentar a interação social e a comunicação entre as crianças através de brincadeiras e atividades que envolvam a expressão corporal.
  • Contribuir para a construção da autonomia e da autoestima das crianças, permitindo que se expressem livremente em um ambiente seguro e acolhedor.

A compreensão e valorização da habilidade EI01CG01 são fundamentais para os educadores, pois permitem a elaboração de práticas pedagógicas que respeitem o ritmo e as necessidades de cada criança, promovendo um desenvolvimento harmonioso e integral.

Ao trabalhar essa habilidade, os educadores ajudam a construir uma base sólida para o aprendizado futuro, preparando as crianças para enfrentar novos desafios e oportunidades de maneira confiante e criativa.


Confira agora 03 planos de aula para trabalhar esta habilidade com crianças da Creche – Zero a 1 ano e 6 meses

bebês  imitando  gestos um do outro

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

relatorios pre escola 600 webp

Pré-Escola: Relatórios de Desenvolvimento

Facilite o Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil com Relatórios Especializados para Pré-Escola!

Conteúdo Patrocinado
  • Desenvolver a habilidade de imitar gestos e movimentos de outras crianças e adultos.
  • Estimular a expressão corporal e emocional por meio de movimentos.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.
  • BRINCAR: Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
  • EXPLORAR: Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
  • EXPRESSAR: Comunicar necessidades, desejos e emoções utilizando gestos, balbucios, palavras.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Desenvolvimento da habilidade de imitar gestos e movimentos de outras pessoas.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Utilização de músicas e brincadeiras que estimulem a imitação de gestos e movimentos.
  • Roda de conversa sobre a importância da expressão corporal e emocional.

ATIVIDADES:

  1. Atividade Lúdica:
    • Brincar de “Espelho”: as crianças se dividem em duplas, uma criança imita os movimentos da outra como se fosse um espelho.
  2. Atividade de Escrita:
    • Desenhar no papel os gestos e movimentos que mais gostaram de imitar durante a brincadeira.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Músicas infantis
  • Papel e lápis de cor

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação da participação e envolvimento das crianças nas atividades propostas.
  • Verificação do desenvolvimento da habilidade de imitar gestos e movimentos.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Roda de conversa sobre a importância da expressão corporal e emocional.
  • 2ª aula: Atividade lúdica de imitação de gestos e movimentos.
  • 3ª aula: Atividade de desenho dos gestos preferidos.
bebês dançando em uma sala de aula

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • GERAL: Promover o desenvolvimento da expressão corporal e emocional das crianças por meio da dança.
  • ESPECÍFICOS:
    • Estimular a percepção das próprias emoções e expressá-las através de movimentos corporais.
    • Incentivar a interação e comunicação entre as crianças durante a atividade de dança.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Interagir com outras crianças e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
  • BRINCAR: Ampliar e diversificar o acesso a produções culturais, conhecimentos, imaginação, criatividade e experiências emocionais.
  • EXPRESSAR: Expressar necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões e questionamentos por meio de diferentes linguagens.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • Corpo, Gestos e Movimentos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Dança das Emoções: Expressão corporal das emoções por meio de movimentos.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre as emoções, incentivando as crianças a falarem sobre o que estão sentindo.
  • Apresentar músicas com diferentes ritmos e estimular as crianças a expressarem suas emoções por meio de movimentos corporais.
  • Realizar atividades de dança em grupo, promovendo a interação e a comunicação entre as crianças.

ATIVIDADES:

  1. Roda de Conversa sobre Emoções:
    • Reúna as crianças em roda e pergunte como estão se sentindo.
    • Incentive cada criança a falar sobre uma emoção que está sentindo no momento.
  2. Dança das Emoções:
    • Coloque músicas com diferentes ritmos e peça para as crianças dançarem de acordo com a emoção que a música transmite.
    • Estimule a expressão corporal das emoções como alegria, tristeza, raiva, entre outras.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Músicas com diferentes ritmos
  • Espaço amplo para as atividades de dança
  • Instrumentos musicais (opcional)

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observar a participação e o envolvimento das crianças durante as atividades de dança.
  • Verificar se as crianças conseguiram expressar as emoções por meio dos movimentos corporais.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1:
    • Roda de Conversa sobre Emoções
    • Atividade de Dança das Emoções
  • Aula 2:
    • Revisão das emoções trabalhadas na aula anterior
    • Atividade de Dança das Emoções em grupo
  • Aula 3:
    • Apresentação de novas músicas com diferentes ritmos
    • Atividade de Dança das Emoções com foco na expressão corporal.
bebês fazendo um circuito de obstáculos em uma sala de aula

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • GERAL: Proporcionar experiências motoras e sensoriais por meio da exploração de um circuito de obstáculos.
  • ESPECÍFICOS:
    • Desenvolver a coordenação motora ampla dos alunos.
    • Estimular a criatividade e a imaginação das crianças.
    • Promover a interação e a socialização entre os alunos.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • BRINCAR cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros, ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, conhecimentos, imaginação, criatividade, experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • Corpo, Gestos e Movimentos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Circuito de obstáculos: desenvolvimento da coordenação motora ampla, equilíbrio e noção espacial.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula explicando e demonstrando o circuito de obstáculos.
  • Dividir os alunos em grupos para que possam explorar e vivenciar o circuito.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos durante a atividade.

ATIVIDADES:

  1. Montagem do Circuito: Os alunos ajudarão na montagem do circuito, sob supervisão do professor, utilizando materiais como almofadas, caixas, cordas, bambolês, entre outros.
  2. Exploração do Circuito: Os alunos percorrerão o circuito, superando os obstáculos, rastejando, pulando, equilibrando-se, entre outras atividades.
  3. Rodízio de Grupos: Os grupos se revezarão no circuito, permitindo que todos os alunos tenham a oportunidade de participar.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Almofadas, caixas, cordas, bambolês, cones, fitas coloridas, entre outros materiais para a montagem do circuito.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua, observando o desempenho e a participação dos alunos durante a atividade, bem como o desenvolvimento da coordenação motora ampla.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Explicação e demonstração do circuito de obstáculos.
  • Aula 2: Montagem do circuito e exploração pelos alunos.
  • Aula 3: Rodízio de grupos e continuidade da atividade.

Conclusão

Trabalhar a habilidade EI01CG01 na educação infantil é uma jornada enriquecedora que promove o desenvolvimento integral das crianças.

Ao incorporar atividades que incentivam a movimentação corporal para expressar emoções, necessidades e desejos, os educadores criam um ambiente de aprendizado dinâmico e acolhedor.

Neste artigo, apresentamos três planos de aula que demonstram como essas práticas podem ser implementadas de forma eficaz e divertida.

Ao adotar essas estratégias, os educadores não apenas cumprem as diretrizes estabelecidas pela BNCC, mas também contribuem para a construção de uma base sólida para o desenvolvimento futuro das crianças.

Elas aprendem a compreender e comunicar seus sentimentos, interagir de maneira saudável com os outros e explorar o mundo ao seu redor com curiosidade e confiança.

Incentivar a expressão corporal nas crianças é, portanto, fundamental para seu crescimento emocional e social.

À medida que elas se movimentam, descobrem novas formas de se expressar e interagir, tornando-se mais autoconfiantes e preparadas para enfrentar desafios futuros.

Esperamos que os planos de aula apresentados neste artigo sirvam como uma fonte de inspiração e guia para educadores comprometidos com o desenvolvimento integral de seus alunos.

educacao especial 600 webp

Educação Especial: 350 Atividades para Imprimir

Liberte o potencial único de cada aluno com as melhores Atividades para Educação Especial.

Conteúdo Patrocinado

Ao implementar essas atividades em sala de aula, você estará contribuindo significativamente para a formação de crianças mais felizes, equilibradas e capacitadas para a vida.

Vamos continuar a promover um aprendizado ativo e envolvente, onde cada movimento é uma oportunidade de expressão e cada atividade uma porta para o autoconhecimento e a interação positiva.

Afinal, o corpo é uma poderosa ferramenta de comunicação e, através dele, as crianças podem descobrir o mundo de maneira única e especial.

Boa aula!

5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima