Compre este Plano de Aula Pronto
Receba Imediatamente!
Procurando por planos de aula envolventes para alfabetização e letramento na educação infantil? Você veio ao lugar certo! Neste artigo, vamos apresentar 10 planos de aula que vão encantar as crianças enquanto as auxiliam no aprendizado da leitura e escrita.
10 planos de aula envolventes para alfabetização e letramento na educação infantil
Os seguintes planos de aula serão trabalhados neste artigo:
- Explorando o Próprio Nome;
- Vogais nos Objetos;
- Contação de História para Letramento;
- Quebra-cabeça das Letras;
- Explorando o Alfabeto com Materiais Sensoriais;
- Brincando com Rimas e Sons;
- Explorando a Escrita Através de Desenhos;
- Descobrindo Palavras;
- Construindo Palavras;
- Desenhando e Escrevendo Números;
A alfabetização e o letramento são etapas fundamentais no desenvolvimento das habilidades de linguagem das crianças.
Por meio de atividades lúdicas e interativas, é possível estimular o interesse delas pelo universo das palavras e dos textos.
Com os planos de aula que vamos compartilhar aqui, os professores terão acesso a estratégias práticas e criativas para tornar o processo de aprendizado ainda mais divertido e eficiente.
Desde jogos e brincadeiras até atividades de escrita e leitura, há opções para explorar diferentes aspectos do alfabeto e da construção do significado.
Prepare-se para inspirar seus alunos e ajudá-los a se tornarem leitores e escritores cada vez mais proficientes.
Vamos começar?

O que é alfabetização e letramento
Antes de mergulharmos nos planos de aula, é importante entendermos o que significa alfabetização e letramento.
A alfabetização refere-se ao processo de aprendizagem das letras e dos sons que as letras representam. É o momento em que as crianças aprendem a associar os símbolos gráficos aos sons da fala.
Por outro lado, o letramento envolve a compreensão do sistema de escrita e sua utilização para a construção de significados.
É a capacidade de ler e escrever de forma competente, compreendendo e produzindo textos diversos.
Ambos os processos são essenciais e complementares. A alfabetização proporciona as bases para o letramento, enquanto o letramento permite a aplicação prática das habilidades de leitura e escrita.
Métodos e abordagens para o ensino da alfabetização e letramento
Existem diferentes métodos e abordagens que podem ser adotados para o ensino da alfabetização e letramento na educação infantil.
A escolha do método mais adequado dependerá do contexto, das características dos alunos e das preferências do professor.
Alguns métodos tradicionais incluem o uso de cartilhas e atividades de repetição, onde as crianças aprendem as letras e seus sons de forma sequencial.
Outras abordagens mais modernas valorizam o uso de jogos, brincadeiras e atividades práticas para tornar o aprendizado mais significativo e prazeroso.
Uma abordagem que tem se mostrado eficaz é a utilização de estratégias multissensoriais, que envolvem diferentes sentidos (visão, audição, tato) no processo de aprendizagem.
Isso ajuda a fortalecer as conexões cerebrais e facilitar a compreensão e retenção das informações.
Independentemente do método ou abordagem escolhidos, é importante que o ensino da alfabetização e letramento seja feito de forma gradual e progressiva, respeitando o ritmo de cada aluno e proporcionando experiências significativas de aprendizagem.

Planejamento de aulas para a introdução de letras e sons
O primeiro passo para ensinar a alfabetização e letramento é introduzir as letras e seus sons de forma gradual e sistemática.
O planejamento de aulas nessa etapa é fundamental para garantir a progressão do aprendizado e a construção de uma base sólida.
Uma estratégia eficaz é começar com as letras mais frequentes e com sons mais simples, como as vogais.
Leia também:
- Objetivo de Trabalhar as Vogais na Educação Infantil: BNCC
- Plano de Aula Vogais: Maternal 2
- Plano de Aula Vogais: Educação Infantil
Através de atividades lúdicas, como cantigas, jogos de memória e quebra-cabeças, as crianças podem se familiarizar com as letras e associá-las aos sons correspondentes.
Conforme os alunos vão adquirindo familiaridade com as letras e sons iniciais, é possível introduzir as consoantes e os dígrafos.
Novas atividades e jogos podem ser utilizados para reforçar a aprendizagem e promover a associação entre letras, sons e palavras.
O planejamento de aulas deve incluir também momentos de revisão e consolidação do aprendizado, de forma a garantir que os alunos fixem as informações de maneira duradoura e estejam prontos para avançar para os próximos estágios da alfabetização e letramento.
Atividades envolventes para identificar e formar palavras
Uma vez que as crianças tenham adquirido familiaridade com as letras e sons, é hora de começar a explorar a formação de palavras.
Existem diversas atividades envolventes que podem ser utilizadas nessa etapa, tornando o aprendizado mais divertido e significativo.
Uma atividade simples e eficaz é o jogo da memória com cartas de letras. As crianças devem encontrar pares de cartas que correspondam a uma mesma letra.
Ao virar as cartas, elas têm a oportunidade de identificar e associar os sons às letras.
Outra atividade interessante é o jogo de formar palavras com letras móveis. As crianças podem manipular as letras para criar diferentes palavras, desenvolvendo assim a consciência fonêmica e a habilidade de segmentar e juntar os sons da fala.
Além disso, é possível utilizar jogos digitais e aplicativos educativos que oferecem atividades interativas para formar palavras.
Essas ferramentas tecnológicas podem ser um recurso complementar ao trabalho realizado em sala de aula, proporcionando uma experiência diferenciada e motivadora para as crianças.

Jogos para desenvolver a consciência fonológica
A consciência fonológica é a habilidade de reconhecer e manipular os sons da fala. É uma competência fundamental para o desenvolvimento da leitura e escrita.
Por isso, é importante incluir atividades e jogos que estimulem essa habilidade no planejamento de aulas de alfabetização e letramento.
Leia também: Plano de Aula Consciência Fonológica: Educação Infantil
Um jogo simples e divertido é o “Bingo das sílabas”. Cada criança recebe uma cartela com sílabas escritas e deve marcar as sílabas que são chamadas pelo professor.
O objetivo é desenvolver a habilidade de identificar e segmentar as sílabas das palavras.
Outro jogo interessante é o “Que palavra é essa?”. O professor diz uma palavra e as crianças devem identificar os sons iniciais, finais e intermediários.
Esse jogo ajuda a desenvolver a consciência fonêmica e a compreensão da estrutura sonora das palavras.
Além dos jogos, é possível utilizar músicas, rimas e trava-línguas para trabalhar a consciência fonológica.
Ao ouvir e repetir essas formas de linguagem, as crianças desenvolvem a percepção dos sons da fala e a capacidade de realizar manipulações sonoras.
Estratégias para desenvolver fluência na leitura e escrita
A fluência na leitura e escrita é o objetivo final da alfabetização e letramento. Uma vez que as crianças tenham adquirido as habilidades básicas, é importante trabalhar para que elas se tornem leitores e escritores fluentes e competentes.
Uma estratégia eficaz para desenvolver fluência na leitura é a leitura em voz alta. O professor pode escolher textos adequados ao nível de leitura dos alunos e incentivar a leitura expressiva, com entonação e ritmo adequados.
Essa prática ajuda a desenvolver a compreensão textual e a habilidade de leitura fluida.
Além disso, é importante oferecer oportunidades para que as crianças pratiquem a escrita de maneira regular.
Pode-se realizar atividades de escrita criativa, como a produção de histórias, cartas e diários. Também é interessante incentivar a escrita de textos mais estruturados, como bilhetes, convites e listas de compras.
Outra estratégia é o uso de jogos e atividades de escrita cooperativa, onde as crianças trabalham em grupo para criar e produzir textos.
Essa prática promove a interação social e a troca de ideias, contribuindo para o desenvolvimento da escrita e a construção de conhecimento coletivo.

Projetos temáticos para promover a alfabetização e letramento
Uma forma interessante de promover a alfabetização e letramento é através de projetos temáticos.
Esses projetos envolvem a exploração de um tema ou assunto específico, utilizando diferentes recursos e atividades para estimular a leitura e escrita.
Por exemplo, um projeto sobre animais pode incluir a leitura de livros e revistas sobre o tema, a escrita de histórias e cartas relacionadas aos animais, a realização de pesquisas e a criação de murais e maquetes.
Leia também: Plano de Aula sobre Animais: Educação Infantil
Essas atividades permitem que as crianças apliquem as habilidades de leitura e escrita de forma contextualizada e significativa.
Outro exemplo de projeto temático é o estudo de um autor ou autora. As crianças podem ler livros do autor em questão, escrever resenhas e criar ilustrações inspiradas nas obras.
Além disso, é possível realizar dramatizações e debates sobre os temas abordados nos livros.
Os projetos temáticos proporcionam uma integração entre diferentes áreas do conhecimento, promovendo a interdisciplinaridade e a construção de aprendizagens mais abrangentes.
Avaliação e acompanhamento do progresso dos alunos na alfabetização e letramento
A avaliação e o acompanhamento do progresso dos alunos são importantes para verificar a eficácia das estratégias utilizadas e identificar possíveis dificuldades de aprendizagem.
É fundamental que o professor realize uma avaliação contínua e formativa, que oriente o planejamento de aulas e o redirecionamento das atividades.
Uma maneira de avaliar o progresso dos alunos é através da observação sistemática durante as atividades em sala de aula.
O professor pode observar a participação, o envolvimento e o desempenho dos alunos, registrando suas observações para análise posterior.
Além disso, é possível utilizar instrumentos de avaliação mais formais, como listas de verificação e provas escritas.
Esses instrumentos podem ajudar a identificar as habilidades que os alunos já dominam e aquelas que ainda precisam ser desenvolvidas.
No entanto, é importante ressaltar que a avaliação não deve se restringir apenas a testes e provas.
O acompanhamento do progresso dos alunos deve ser feito de forma abrangente, considerando diferentes aspectos do desenvolvimento da alfabetização e letramento, como a fluência na leitura, a capacidade de compreensão e a expressão escrita.

Considerações finais e dicas para professores da educação infantil
A alfabetização e letramento são processos complexos e desafiadores, mas também extremamente gratificantes.
Para ajudar os professores da educação infantil nessa jornada, aqui estão algumas dicas finais:
- Conheça seus alunos: Cada criança é única e tem seu próprio ritmo de aprendizagem. Conhecer as características individuais de cada aluno ajuda a adaptar as atividades e estratégias de ensino de acordo com suas necessidades.
- Promova um ambiente acolhedor: Um ambiente seguro e acolhedor é essencial para o desenvolvimento da alfabetização e letramento. Crie um espaço agradável, com materiais e recursos que estimulem a curiosidade e o interesse das crianças pela linguagem escrita e oral.
- Incentive a leitura em casa: A parceria com os pais é fundamental para o sucesso da alfabetização e letramento. Incentive-os a lerem para seus filhos, proporcionando momentos de leitura compartilhada e estimulando o contato com diferentes tipos de textos.
- Esteja aberto a novas abordagens: O ensino da alfabetização e letramento está em constante evolução. Esteja aberto a novas abordagens, recursos e tecnologias que possam enriquecer suas práticas pedagógicas.
- Valorize o progresso individual: Cada pequeno avanço é uma conquista. Valorize o progresso individual de cada aluno, celebrando suas conquistas e oferecendo apoio e orientação quando necessário.
Lembre-se, ensinar alfabetização e letramento é um desafio que requer dedicação e criatividade. Com os planos de aula e estratégias adequadas, você será capaz de inspirar seus alunos e ajudá-los a se tornarem leitores e escritores competentes e apaixonados pela linguagem escrita.
Planos de Aula para Alfabetização e Letramento
Confira a seguir 10 planos de aula para trabalhar a alfabetização e o letramento de seus alunos:
- Explorando o Próprio Nome;
- Vogais nos Objetos;
- Contação de História para Letramento;
- Quebra-cabeça das Letras;
- Explorando o Alfabeto com Materiais Sensoriais;
- Brincando com Rimas e Sons;
- Explorando a Escrita Através de Desenhos;
- Descobrindo Palavras;
- Construindo Palavras;
- Desenhando e Escrevendo Números;
PLANO DE AULA: Explorando o Próprio Nome
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:
- Objetivo Geral:
- Promover o desenvolvimento da identidade pessoal e social das crianças, por meio da exploração e valorização do próprio nome.
- Objetivos Específicos:
- Reconhecer e valorizar o próprio nome como parte da identidade pessoal.
- Estimular a criatividade e expressão das crianças por meio de atividades relacionadas ao nome.
- Desenvolver a coordenação motora fina ao manipular materiais para escrever o nome.
- Promover a interação e cooperação entre as crianças durante as atividades.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
- Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós
- (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
- (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
- CONVIVER: Respeitar as diferenças entre as pessoas e valorizar a identidade de cada um.
- BRINCAR: Estimular a criatividade e expressão das crianças.
- PARTICIPAR: Incentivar a interação e cooperação entre os alunos.
- EXPLORAR: Estimular a curiosidade e a descoberta em relação ao próprio nome.
- EXPRESSAR: Incentivar a comunicação e expressão de ideias e sentimentos.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
- O Eu, o Outro e o Nós
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Exploração e valorização do próprio nome.
METODOLOGIA PEDAGÓGICA:
- Roda de conversa para apresentação e discussão sobre a importância do nome.
- Atividades lúdicas de reconhecimento e escrita do nome.
- Atividades artísticas de decoração e personalização do nome.
- Trabalho em grupo para criar um mural com os nomes das crianças.
ATIVIDADES:
- Roda de Conversa: Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre a importância do nome, incentivando as crianças a compartilharem curiosidades e histórias relacionadas aos seus nomes.
- Atividade de Reconhecimento: Propor uma atividade em que as crianças possam reconhecer e apontar o seu próprio nome em cartões ou fichas.
- Atividade de Escrita: Disponibilizar materiais (lápis, giz de cera, etc.) para que as crianças possam escrever seus nomes em folhas de papel, estimulando a coordenação motora fina.
- Atividade Artística: Propor uma atividade de decoração do nome, utilizando materiais como glitter, adesivos, tintas, entre outros, para personalizar e tornar o nome mais atrativo.
- Montagem do Mural: Organizar as crianças em grupos para montar um mural coletivo com os nomes de todos os colegas, promovendo a interação e cooperação entre elas.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Cartões ou fichas com os nomes das crianças.
- Materiais de escrita (lápis, giz de cera, etc.).
- Materiais artísticos para decoração.
- Papel e cartolina para o mural.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
- Observação do envolvimento e participação das crianças nas atividades.
- Verificação do reconhecimento e escrita correta do próprio nome.
- Avaliação da interação e cooperação durante as atividades em grupo.
CRONOGRAMA DE AULAS:
- Roda de Conversa sobre o Nome
- Atividade de Reconhecimento do Nome
- Atividade de Escrita do Nome
- Atividade Artística de Decoração do Nome
- Montagem do Mural com os Nomes
PLANO DE AULA: Vogais nos Objetos
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:
- Objetivo Geral:
- Desenvolver o reconhecimento e a identificação das vogais, associando-as a objetos do cotidiano.
- Objetivos Específicos:
- Reconhecer as vogais do alfabeto.
- Associar as vogais a objetos do cotidiano.
- Desenvolver a consciência fonológica por meio do reconhecimento das vogais.
- Estimular a criatividade e a expressão por meio da associação de vogais a objetos.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós
- (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
- (EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
- (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
Campo de Experiências: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
- (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
- CONVIVER: Respeitar a cultura e as diferenças entre as pessoas.
- BRINCAR: Ampliar o conhecimento por meio da imaginação e criatividade.
- PARTICIPAR: Desenvolver diferentes linguagens e elaborar conhecimentos.
- EXPLORAR: Ampliar os saberes sobre a cultura.
- EXPRESSAR: Expressar necessidades, emoções e sentimentos por meio de diferentes linguagens.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
- O Eu, o Outro e o Nós
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Reconhecimento das vogais (A, E, I, O, U).
- Associação das vogais a objetos do cotidiano.
- Expressão oral das vogais.
METODOLOGIA PEDAGÓGICA:
- A aula será desenvolvida de forma lúdica e interativa, com uso de músicas, jogos e brincadeiras para estimular o reconhecimento das vogais. Serão utilizadas atividades práticas e sensoriais para associar as vogais a objetos do cotidiano.
ATIVIDADES:
- Caça às Vogais: Os alunos irão procurar objetos na sala de aula que comecem com as vogais A, E, I, O, U, e apresentar para os colegas.
- Música das Vogais: Cantar uma música que destaque as vogais e associar cada uma delas a um gesto ou movimento.
- Jogo da Memória das Vogais: Elaborar um jogo da memória com cartas contendo figuras de objetos e suas respectivas vogais iniciais.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Cartas com figuras de objetos.
- Músicas com destaque para as vogais.
- Material para as atividades práticas (objetos do cotidiano).
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
- A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação dos alunos nas atividades, o reconhecimento das vogais e a associação correta com os objetos do cotidiano.
CRONOGRAMA DE AULAS:
- Aula 1: Apresentação das vogais e associação com objetos.
- Aula 2: Atividades práticas de reconhecimento das vogais.
- Aula 3: Jogos e brincadeiras para fixação das vogais.
- Aula 4: Avaliação do reconhecimento das vogais e associação com objetos.
PLANO DE AULA: Contação de História para Letramento
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:
- Objetivo Geral: Promover o letramento por meio da contação de histórias, estimulando a imaginação, a criatividade e o desenvolvimento da linguagem oral e escrita.
- Objetivos Específicos:
- Desenvolver a habilidade de ouvir e compreender histórias.
- Estimular a expressão oral e a capacidade de contar histórias.
- Incentivar a criatividade na criação de narrativas.
- Promover o interesse pela leitura e escrita.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
- Campo de Experiências: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
- (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita.
- (EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.
- (EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações.
- (EI03EF05) Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito.
- (EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas em situações com função social significativa.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
- Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros, ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais e suas experiências emocionais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
- O Eu, o Outro e o Nós
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Contação de histórias
- Expressão oral
- Criatividade na criação de narrativas
METODOLOGIA PEDAGÓGICA:
Para trabalhar o tema da contação de histórias para o letramento, sugere-se uma metodologia ativa e participativa. Inicie a aula com uma roda de conversa sobre a importância das histórias e como elas podem nos ensinar coisas novas. Em seguida, apresente uma história para os alunos, incentivando a participação e a interação durante a narrativa. Após a contação, estimule os alunos a recontarem a história, seja oralmente ou por meio de desenhos.
ATIVIDADES:
- Contação de História: Conte uma história para os alunos, utilizando recursos como fantoches, livros ilustrados ou objetos cênicos para tornar a narrativa mais atrativa.
- Reconto Oral: Após a contação, estimule os alunos a recontarem a história, cada um contribuindo com partes da narrativa.
- Produção de Desenhos: Peça para os alunos desenharem uma cena da história que mais gostaram, incentivando a expressão artística.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Livros de histórias
- Fantoches
- Objetos cênicos
- Papel e lápis de cor
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação dos alunos durante a contação de histórias, a capacidade de recontar a narrativa e a criatividade na produção de desenhos.
CRONOGRAMA DE AULAS:
- Aula 1: Contação de história e reconto oral
- Aula 2: Produção de desenhos sobre a história
- Aula 3: Roda de conversa sobre as histórias preferidas dos alunos e novas contações.
PLANO DE AULA: Quebra Cabeça das Letras
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:
- Objetivo Geral:
Desenvolver habilidades de linguagem e alfabetização, por meio da montagem de quebra-cabeças das letras do alfabeto, estimulando a criatividade, coordenação motora e o reconhecimento das letras. - Objetivos Específicos:
- Reconhecer e nomear as letras do alfabeto.
- Desenvolver a coordenação motora fina.
- Estimular a concentração e atenção.
- Promover a interação e colaboração entre os alunos.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
- Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós
- (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
- (EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
- Campo de Experiências: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
- (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
- Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
- Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
- O Eu, o Outro e o Nós
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Reconhecimento e nomeação das letras do alfabeto.
- Coordenação motora fina.
- Concentração e atenção.
- Interatividade e colaboração.
METODOLOGIA PEDAGÓGICA:
- A aula será desenvolvida de forma lúdica e interativa, com a apresentação do quebra-cabeça das letras do alfabeto. Os alunos serão estimulados a montar o quebra-cabeça em grupo, incentivando a comunicação e colaboração entre eles.
ATIVIDADES:
- Montagem do quebra-cabeça das letras:
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um quebra-cabeça das letras do alfabeto. Eles deverão montar o quebra-cabeça juntos, nomeando as letras conforme forem encaixando as peças. - Jogo de adivinhação:
Após a montagem do quebra-cabeça, os alunos poderão participar de um jogo de adivinhação, onde um aluno escolherá uma letra e os colegas terão que encontrar a peça correspondente no quebra-cabeça.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Quebra-cabeça das letras do alfabeto.
- Espaço adequado para as atividades.
- Material de apoio para registro, se necessário.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
- A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação dos alunos na montagem do quebra-cabeça, sua capacidade de reconhecer e nomear as letras, bem como sua interação e colaboração com os colegas.
CRONOGRAMA DE AULAS:
- Aula 1:
Apresentação do quebra-cabeça das letras e formação dos grupos. - Aula 2:
Montagem do quebra-cabeça em grupo e jogo de adivinhação. - Aula 3:
Revisão das letras do alfabeto e atividades complementares, se necessário
PLANO DE AULA: Explorando o Alfabeto com Materiais Sensoriais
PLANO DE AULA: Explorando o alfabeto com materiais sensoriais
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:
- Despertar o interesse das crianças pelo alfabeto de forma lúdica e sensorial.
- Estimular a coordenação motora fina e a percepção tátil.
- Promover a interação e a socialização entre as crianças.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
- (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
- (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
- (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
- CONVIVER: Respeitar as diferenças entre as pessoas.
- BRINCAR: Explorar o alfabeto de forma criativa.
- PARTICIPAR: Interagir com os materiais sensoriais e com os colegas.
- EXPLORAR: Descobrir as letras de forma tátil e visual.
- EXPRESSAR: Comunicar suas descobertas e sentimentos durante a atividade.
- CONHECER-SE: Reconhecer as próprias preferências e interesses em relação ao alfabeto.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
- O Eu, o Outro e o Nós
- Corpo, Gestos e Movimentos
- Traços, Sons, Cores e Formas
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Exploração do alfabeto utilizando materiais sensoriais como areia colorida, massinha, letras magnéticas, entre outros.
METODOLOGIA PEDAGÓGICA:
- Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre o alfabeto e a importância de conhecer as letras.
- Apresentar os materiais sensoriais e explicar como serão utilizados.
- Permitir que as crianças explorem livremente os materiais, criando letras, palavras ou simplesmente explorando as texturas.
- Estimular a interação entre as crianças, incentivando a troca de ideias e a colaboração.
ATIVIDADES:
- Caça às letras: Espalhar letras pelo chão e pedir para as crianças encontrarem e organizarem em ordem alfabética.
- Construção de palavras: Utilizar os materiais sensoriais para formar palavras simples, como o nome dos colegas.
- Escrita livre: Deixar que as crianças escrevam as letras ou palavras que desejam, utilizando os materiais disponíveis.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Areia colorida
- Massinha
- Letras magnéticas
- Papel e lápis de cor
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
- Observação do interesse e participação das crianças durante as atividades.
- Verificar a capacidade de reconhecer e utilizar as letras de forma criativa.
CRONOGRAMA DE AULAS:
- 1ª aula: Introdução ao tema e exploração dos materiais.
- 2ª aula: Atividades práticas com as letras e palavras.
- 3ª aula: Consolidação das aprendizagens e avaliação final.
PLANO DE AULA: Brincando com rimas e sons
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:
- Objetivo Geral:
Desenvolver a criatividade, a expressão oral e a coordenação motora das crianças por meio de atividades lúdicas envolvendo rimas e sons. - Objetivos Específicos:
- Identificar e reproduzir rimas simples.
- Explorar diferentes sons por meio de instrumentos musicais e objetos do cotidiano.
- Estimular a expressão oral e a comunicação por meio de brincadeiras com rimas e sons.
- Desenvolver a coordenação motora fina ao realizar atividades artísticas relacionadas ao tema.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
- O Eu, o Outro e o Nós:
- (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
- (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
- (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
- Corpo, Gestos e Movimentos:
- (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções.
- (EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas.
- Traços, Sons, Cores e Formas:
- (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta.
- (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
- Conviver
- Brincar
- Participar
- Explorar
- Expressar
- Conhecer-se
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
- O Eu, o Outro e o Nós
- Corpo, Gestos e Movimentos
- Traços, Sons, Cores e Formas
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Rimas simples
- Sons produzidos por instrumentos musicais e objetos do cotidiano
METODOLOGIA PEDAGÓGICA:
A metodologia utilizada será a ludopedagogia, com foco em atividades lúdicas que estimulem a criatividade e a expressão das crianças. Serão realizadas brincadeiras, jogos e atividades artísticas que envolvam rimas e sons.
ATIVIDADES:
- Brincadeira das rimas: Os alunos serão divididos em grupos e terão que criar rimas simples, alternando entre si.
- Exploração de sons: As crianças terão a oportunidade de explorar diferentes sons utilizando instrumentos musicais e objetos do cotidiano.
- Atividade artística: As crianças poderão expressar suas emoções e sentimentos por meio de desenhos, pinturas e colagens relacionadas ao tema.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Instrumentos musicais (se disponíveis)
- Objetos do cotidiano para produção de sons
- Materiais artísticos (papel, lápis de cor, tintas, pincéis)
- Espaço adequado para as atividades
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação e o envolvimento das crianças nas atividades propostas, bem como o desenvolvimento de suas habilidades de expressão oral, criatividade e coordenação motora.
CRONOGRAMA DE AULAS:
- Aula 1: Brincadeira das rimas
- Aula 2: Exploração de sons
- Aula 3: Atividade artística com rimas e sons
PLANO DE AULA: Explorando a escrita através de desenhos
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:
- Geral: Estimular a criatividade e o interesse das crianças pela escrita, por meio da associação com desenhos.
- Específicos:
- Demonstrar interesse e curiosidade em relação à escrita.
- Experimentar diferentes formas de expressar ideias por meio de desenhos.
- Associar desenhos a palavras e frases simples.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
- Campo de Experiências: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
- Códigos:
- (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
- (EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.
- (EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea) em situações com função social significativa.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
- Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
- O Eu, o Outro e o Nós
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Exploração da escrita por meio de desenhos.
METODOLOGIA PEDAGÓGICA:
- Inicialmente, apresentar às crianças materiais como lápis de cor, giz de cera e papel para desenho.
- Estimular as crianças a desenharem livremente, sem restrições, incentivando a criatividade.
- Após o momento de desenho, propor que cada criança conte sobre o que desenhou, associando palavras e frases simples aos desenhos.
ATIVIDADES:
- Desenho Livre:
- As crianças terão um tempo para desenhar livremente, utilizando os materiais disponíveis.
- Associação de Palavras:
- Após o desenho, cada criança deverá falar sobre o que desenhou, associando palavras e frases simples aos seus desenhos.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Lápis de cor
- Giz de cera
- Papel para desenho
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
- Observação do interesse e da participação das crianças durante as atividades.
- Verificação da capacidade de associação de palavras aos desenhos realizados.
CRONOGRAMA DE AULAS:
- Aula 1: Apresentação dos materiais e início da atividade de desenho livre.
- Aula 2: Continuação da atividade de desenho livre e início da associação de palavras aos desenhos.
- Aula 3: Conclusão da atividade de associação de palavras e feedback individual com cada criança.
PLANO DE AULA: Descobrindo Palavras
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:
Objetivo Geral:
- Estimular o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças, por meio da descoberta de novas palavras e do estímulo à criatividade.
Objetivos Específicos:
- Reconhecer e identificar novas palavras.
- Ampliar o vocabulário.
- Estimular a criatividade na construção de palavras.
- Desenvolver a linguagem oral e escrita.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
Campo de Experiências: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
- (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita.
- (EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.
- (EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
- (EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas em situações com função social significativa.
- (EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos por meio de escrita espontânea.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
- Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
- O Eu, o Outro e o Nós
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Descoberta de novas palavras.
- Ampliação do vocabulário.
- Criatividade na construção de palavras.
METODOLOGIA PEDAGÓGICA:
- A metodologia utilizada será lúdica e participativa, envolvendo atividades que estimulem a oralidade, a escrita e a criatividade das crianças. Serão propostas atividades dinâmicas e interativas, que estimulem a descoberta de novas palavras de forma divertida.
ATIVIDADES:
- Caça-palavras: Preparar um jogo de caça-palavras com palavras simples e conhecidas pelas crianças, para que identifiquem e marquem as palavras encontradas.
- Montagem de palavras: Propor que as crianças formem novas palavras a partir de sílabas soltas, estimulando a criatividade na construção de palavras.
- Contação de histórias: Contar histórias que contenham palavras desconhecidas pelas crianças, incentivando a curiosidade e a busca pelo significado das palavras.
- Produção de textos: Estimular as crianças a escrever pequenos textos utilizando as novas palavras descobertas, promovendo a prática da escrita.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Lápis de cor, papel sulfite, material para caça-palavras, livros com histórias diversificadas.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
- A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação e o desenvolvimento das crianças nas atividades propostas. Será levado em consideração o interesse, a criatividade e o avanço na identificação e construção de novas palavras.
CRONOGRAMA DE AULAS:
- Aula 1: Caça-palavras
- Aula 2: Montagem de palavras
- Aula 3: Contação de histórias
- Aula 4: Produção de textos
PLANO DE AULA: Construindo Palavras
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:
- Objetivo Geral:
- Desenvolver a linguagem oral e escrita das crianças, por meio da construção de palavras, incentivando a criatividade e a expressão.
- Objetivos Específicos:
- Identificar e reconhecer letras do alfabeto.
- Formar palavras a partir das letras identificadas.
- Desenvolver a coordenação motora fina ao manipular letras e formar palavras.
- Estimular a criatividade e expressão das crianças ao construírem palavras.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
- Campo de Experiências: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
- (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita.
- (EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos por meio de escrita espontânea.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
- Conviver:
- Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
- Brincar:
- Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções.
- Participar:
- Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
- O Eu, o Outro e o Nós
- Corpo, Gestos e Movimentos
- Traços, Sons, Cores e Formas
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Identificação e reconhecimento das letras do alfabeto.
- Formação de palavras a partir das letras identificadas.
- Estimulação da criatividade e expressão por meio da construção de palavras.
METODOLOGIA PEDAGÓGICA:
- A aula será desenvolvida de forma lúdica e interativa, com o uso de jogos e atividades que estimulem a identificação e formação de palavras.
ATIVIDADES:
- Caça às Letras: Espalhar letras do alfabeto pelo espaço da sala e pedir para as crianças encontrarem e identificarem as letras.
- Montando Palavras: Disponibilizar cartões com figuras e letras para que as crianças formem palavras correspondentes às imagens.
- Ditado de Palavras: O professor dita palavras e as crianças devem identificar e escrever as letras correspondentes.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Cartões com letras e figuras.
- Letras do alfabeto para manipulação.
- Lousa e giz para atividades escritas.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
- A avaliação será feita de forma contínua, observando a participação e o desenvolvimento das crianças nas atividades propostas.
CRONOGRAMA DE AULAS:
- Aula 1: Caça às Letras.
- Aula 2: Montando Palavras.
- Aula 3: Ditado de Palavras.
PLANO DE AULA: Desenhando e Escrevendo Números
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:
Objetivo Geral:
Desenvolver a habilidade de desenhar e escrever os números de forma lúdica e criativa, estimulando o interesse das crianças pela matemática.
Objetivos Específicos:
- Reconhecer e identificar os números de 0 a 10.
- Desenvolver a coordenação motora fina ao desenhar e escrever os números.
- Estimular a criatividade e a expressão artística por meio da escrita e desenho dos números.
- Fixar o conceito de quantidade correspondente a cada número.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
Campo de Experiências: Traços, Sons, Cores e Formas
- (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
- Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, ampliando seus saberes sobre a cultura.
- Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
- Traços, Sons, Cores e Formas
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Reconhecimento e identificação dos números de 0 a 10.
- Desenho e escrita dos números.
- Relação entre quantidade e numeral correspondente.
METODOLOGIA PEDAGÓGICA:
Para trabalhar o tema “Desenhando e Escrevendo Números”, será utilizada uma metodologia lúdica e exploratória, que envolva atividades práticas e criativas para estimular o aprendizado dos alunos de forma significativa.
ATIVIDADES:
- Desenhando os Números:
- Distribuir folhas de papel e lápis de cor para cada aluno.
- Pedir para que os alunos desenhem os números de 0 a 10, utilizando cores diferentes e criando padrões visuais.
- Escrita dos Números:
- Apresentar cartões com os números de 0 a 10 escritos.
- Pedir para que os alunos copiem os números em seus cadernos, prestando atenção na forma de cada numeral.
- Relação Número e Quantidade:
- Propor atividades de associação entre os números e a quantidade correspondente, utilizando objetos como blocos ou fichas.
- Pedir para que os alunos desenhem a quantidade de objetos correspondente a cada número.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Folhas de papel
- Lápis de cor
- Cartões com os números de 0 a 10
- Objetos para atividades de associação número-quantidade
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando o desenvolvimento individual de cada aluno na identificação e escrita dos números, além da compreensão da relação entre número e quantidade.
CRONOGRAMA DE AULAS:
- Aula 1: Apresentação dos números e atividade de desenho.
- Aula 2: Escrita dos números e associação número-quantidade.
- Aula 3: Revisão e consolidação dos aprendizados.
Compre este Plano de Aula Pronto
Receba Imediatamente!