Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Conteúdo Patrocinado
vamos apresentar 10 planos de aula que vão encantar as crianças enquanto as auxiliam no aprendizado da leitura e escrita.

10 Planos de Aula para Alfabetização: Educação Infantil

Procurando por planos de aula envolventes para alfabetização e letramento na educação infantil? Você veio ao lugar certo! Neste artigo, vamos apresentar 10 planos de aula que vão encantar as crianças enquanto as auxiliam no aprendizado da leitura e escrita.

10 planos de aula envolventes para alfabetização e letramento na educação infantil

Conteúdo Patrocinado

Pacotes de Planos de Aula

Planos Prontos e Editáveis com Códigos da BNCC

 

Os seguintes planos de aula serão trabalhados neste artigo:

A alfabetização e o letramento são etapas fundamentais no desenvolvimento das habilidades de linguagem das crianças.

Por meio de atividades lúdicas e interativas, é possível estimular o interesse delas pelo universo das palavras e dos textos.

Com os planos de aula que vamos compartilhar aqui, os professores terão acesso a estratégias práticas e criativas para tornar o processo de aprendizado ainda mais divertido e eficiente.

Desde jogos e brincadeiras até atividades de escrita e leitura, há opções para explorar diferentes aspectos do alfabeto e da construção do significado.

atividades educacao infantil 600 webp

Educação Infantil: 400 Atividades com Códigos da BNCC

Cada atividade foi projetada para estimular o desenvolvimento integral das crianças, promovendo habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais

Conteúdo Patrocinado

Prepare-se para inspirar seus alunos e ajudá-los a se tornarem leitores e escritores cada vez mais proficientes.

Vamos começar?

vamos apresentar 10 planos de aula que vão encantar as crianças enquanto as auxiliam no aprendizado da leitura e escrita.

O que é alfabetização e letramento

Antes de mergulharmos nos planos de aula, é importante entendermos o que significa alfabetização e letramento.

A alfabetização refere-se ao processo de aprendizagem das letras e dos sons que as letras representam. É o momento em que as crianças aprendem a associar os símbolos gráficos aos sons da fala.

Por outro lado, o letramento envolve a compreensão do sistema de escrita e sua utilização para a construção de significados.

É a capacidade de ler e escrever de forma competente, compreendendo e produzindo textos diversos.

Ambos os processos são essenciais e complementares. A alfabetização proporciona as bases para o letramento, enquanto o letramento permite a aplicação prática das habilidades de leitura e escrita.

educacao infantil 600 webp

Educação Infantil: Planos de Aula Prontos

Planos de Aula Prontos, Editáveis e com Brindes de Atividades para Educação Infantil, de acordo com a BNCC.

Conteúdo Patrocinado

Métodos e abordagens para o ensino da alfabetização e letramento

Existem diferentes métodos e abordagens que podem ser adotados para o ensino da alfabetização e letramento na educação infantil.

A escolha do método mais adequado dependerá do contexto, das características dos alunos e das preferências do professor.

Alguns métodos tradicionais incluem o uso de cartilhas e atividades de repetição, onde as crianças aprendem as letras e seus sons de forma sequencial.

Outras abordagens mais modernas valorizam o uso de jogos, brincadeiras e atividades práticas para tornar o aprendizado mais significativo e prazeroso.

Uma abordagem que tem se mostrado eficaz é a utilização de estratégias multissensoriais, que envolvem diferentes sentidos (visão, audição, tato) no processo de aprendizagem.

Isso ajuda a fortalecer as conexões cerebrais e facilitar a compreensão e retenção das informações.

Independentemente do método ou abordagem escolhidos, é importante que o ensino da alfabetização e letramento seja feito de forma gradual e progressiva, respeitando o ritmo de cada aluno e proporcionando experiências significativas de aprendizagem.

relatorios bercario 600 webp

Berçário: Relatórios de Desenvolvimento

Facilite o Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil com Relatórios Especializados para o Berçário!

Conteúdo Patrocinado
image 150

Planejamento de aulas para a introdução de letras e sons

O primeiro passo para ensinar a alfabetização e letramento é introduzir as letras e seus sons de forma gradual e sistemática.

O planejamento de aulas nessa etapa é fundamental para garantir a progressão do aprendizado e a construção de uma base sólida.

Uma estratégia eficaz é começar com as letras mais frequentes e com sons mais simples, como as vogais.

Leia também:

Através de atividades lúdicas, como cantigas, jogos de memória e quebra-cabeças, as crianças podem se familiarizar com as letras e associá-las aos sons correspondentes.

Conforme os alunos vão adquirindo familiaridade com as letras e sons iniciais, é possível introduzir as consoantes e os dígrafos.

Novas atividades e jogos podem ser utilizados para reforçar a aprendizagem e promover a associação entre letras, sons e palavras.

corujinha

Kit Corujinha fonológica: Atividades Educativas

São mais de 500 atividades em WORD e PDF que trabalham todos os níveis da consciência fonológica

Conteúdo Patrocinado

O planejamento de aulas deve incluir também momentos de revisão e consolidação do aprendizado, de forma a garantir que os alunos fixem as informações de maneira duradoura e estejam prontos para avançar para os próximos estágios da alfabetização e letramento.

Atividades envolventes para identificar e formar palavras

Uma vez que as crianças tenham adquirido familiaridade com as letras e sons, é hora de começar a explorar a formação de palavras.

Existem diversas atividades envolventes que podem ser utilizadas nessa etapa, tornando o aprendizado mais divertido e significativo.

Uma atividade simples e eficaz é o jogo da memória com cartas de letras. As crianças devem encontrar pares de cartas que correspondam a uma mesma letra.

Ao virar as cartas, elas têm a oportunidade de identificar e associar os sons às letras.

Outra atividade interessante é o jogo de formar palavras com letras móveis. As crianças podem manipular as letras para criar diferentes palavras, desenvolvendo assim a consciência fonêmica e a habilidade de segmentar e juntar os sons da fala.

Além disso, é possível utilizar jogos digitais e aplicativos educativos que oferecem atividades interativas para formar palavras.

1 e1708610269306

Educação Infantil + Ensino Fundamental 1: Pacote Completo

Pacote de Planos de Aula Prontos, Editáveis e com Brindes de Atividades para Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, de acordo com a BNCC.

Conteúdo Patrocinado

Essas ferramentas tecnológicas podem ser um recurso complementar ao trabalho realizado em sala de aula, proporcionando uma experiência diferenciada e motivadora para as crianças.

Jogos para desenvolver a consciência fonológica

Jogos para desenvolver a consciência fonológica

A consciência fonológica é a habilidade de reconhecer e manipular os sons da fala. É uma competência fundamental para o desenvolvimento da leitura e escrita.

Por isso, é importante incluir atividades e jogos que estimulem essa habilidade no planejamento de aulas de alfabetização e letramento.

Leia também: Plano de Aula Consciência Fonológica: Educação Infantil

Um jogo simples e divertido é o “Bingo das sílabas”. Cada criança recebe uma cartela com sílabas escritas e deve marcar as sílabas que são chamadas pelo professor.

O objetivo é desenvolver a habilidade de identificar e segmentar as sílabas das palavras.

Outro jogo interessante é o “Que palavra é essa?”. O professor diz uma palavra e as crianças devem identificar os sons iniciais, finais e intermediários.

ensino medio 600 webp

Novo Ensino Médio: Pacote Completo de Planos de Aula

Pacote de Planos de Aula super completo, com todas as disciplinas do Novo Ensino Médio, alinhado às diretrizes da BNCC.

Conteúdo Patrocinado

Esse jogo ajuda a desenvolver a consciência fonêmica e a compreensão da estrutura sonora das palavras.

Além dos jogos, é possível utilizar músicas, rimas e trava-línguas para trabalhar a consciência fonológica.

Ao ouvir e repetir essas formas de linguagem, as crianças desenvolvem a percepção dos sons da fala e a capacidade de realizar manipulações sonoras.

Estratégias para desenvolver fluência na leitura e escrita

A fluência na leitura e escrita é o objetivo final da alfabetização e letramento. Uma vez que as crianças tenham adquirido as habilidades básicas, é importante trabalhar para que elas se tornem leitores e escritores fluentes e competentes.

Uma estratégia eficaz para desenvolver fluência na leitura é a leitura em voz alta. O professor pode escolher textos adequados ao nível de leitura dos alunos e incentivar a leitura expressiva, com entonação e ritmo adequados.

Essa prática ajuda a desenvolver a compreensão textual e a habilidade de leitura fluida.

Além disso, é importante oferecer oportunidades para que as crianças pratiquem a escrita de maneira regular.

1 e1708610269306

Educação Infantil + Ensino Fundamental 1: Pacote Completo

Pacote de Planos de Aula Prontos, Editáveis e com Brindes de Atividades para Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, de acordo com a BNCC.

Conteúdo Patrocinado

Pode-se realizar atividades de escrita criativa, como a produção de histórias, cartas e diários. Também é interessante incentivar a escrita de textos mais estruturados, como bilhetes, convites e listas de compras.

Outra estratégia é o uso de jogos e atividades de escrita cooperativa, onde as crianças trabalham em grupo para criar e produzir textos.

Essa prática promove a interação social e a troca de ideias, contribuindo para o desenvolvimento da escrita e a construção de conhecimento coletivo.

projeto sobre animais pode incluir a leitura de livros e revistas sobre o tema

Projetos temáticos para promover a alfabetização e letramento

Uma forma interessante de promover a alfabetização e letramento é através de projetos temáticos.

Esses projetos envolvem a exploração de um tema ou assunto específico, utilizando diferentes recursos e atividades para estimular a leitura e escrita.

Por exemplo, um projeto sobre animais pode incluir a leitura de livros e revistas sobre o tema, a escrita de histórias e cartas relacionadas aos animais, a realização de pesquisas e a criação de murais e maquetes.

Leia também: Plano de Aula sobre Animais: Educação Infantil

consciencia fonologica 600 webp

Consciência Fonológica: 350 Atividades para Imprimir

Desperte o Potencial dos Alunos com Atividades de Consciência Fonológica!

Conteúdo Patrocinado

Essas atividades permitem que as crianças apliquem as habilidades de leitura e escrita de forma contextualizada e significativa.

Outro exemplo de projeto temático é o estudo de um autor ou autora. As crianças podem ler livros do autor em questão, escrever resenhas e criar ilustrações inspiradas nas obras.

Além disso, é possível realizar dramatizações e debates sobre os temas abordados nos livros.

Os projetos temáticos proporcionam uma integração entre diferentes áreas do conhecimento, promovendo a interdisciplinaridade e a construção de aprendizagens mais abrangentes.

Avaliação e acompanhamento do progresso dos alunos na alfabetização e letramento

A avaliação e o acompanhamento do progresso dos alunos são importantes para verificar a eficácia das estratégias utilizadas e identificar possíveis dificuldades de aprendizagem.

É fundamental que o professor realize uma avaliação contínua e formativa, que oriente o planejamento de aulas e o redirecionamento das atividades.

Uma maneira de avaliar o progresso dos alunos é através da observação sistemática durante as atividades em sala de aula.

60 jogos pedagogicos 600 webp

60 Jogos Pedagógicos para Habilidades Cognitivas

Desperte o Gênio Interior de cada criança com estes Super Jogos Pedagógicos para Habilidades Cognitivas!

Conteúdo Patrocinado

O professor pode observar a participação, o envolvimento e o desempenho dos alunos, registrando suas observações para análise posterior.

Além disso, é possível utilizar instrumentos de avaliação mais formais, como listas de verificação e provas escritas.

Esses instrumentos podem ajudar a identificar as habilidades que os alunos já dominam e aquelas que ainda precisam ser desenvolvidas.

No entanto, é importante ressaltar que a avaliação não deve se restringir apenas a testes e provas.

O acompanhamento do progresso dos alunos deve ser feito de forma abrangente, considerando diferentes aspectos do desenvolvimento da alfabetização e letramento, como a fluência na leitura, a capacidade de compreensão e a expressão escrita.

dicas para professores da educação infantil

Considerações finais e dicas para professores da educação infantil

A alfabetização e letramento são processos complexos e desafiadores, mas também extremamente gratificantes.

Para ajudar os professores da educação infantil nessa jornada, aqui estão algumas dicas finais:

atividades bercario maternal 600 webp

Berçário e Maternal: 350 Atividades para Imprimir

Estas atividades cuidadosamente elaboradas para o berçário e maternal são a chave para criar uma base sólida para o desenvolvimento infantil.

Conteúdo Patrocinado
  1. Conheça seus alunos: Cada criança é única e tem seu próprio ritmo de aprendizagem. Conhecer as características individuais de cada aluno ajuda a adaptar as atividades e estratégias de ensino de acordo com suas necessidades.
  2. Promova um ambiente acolhedor: Um ambiente seguro e acolhedor é essencial para o desenvolvimento da alfabetização e letramento. Crie um espaço agradável, com materiais e recursos que estimulem a curiosidade e o interesse das crianças pela linguagem escrita e oral.
  3. Incentive a leitura em casa: A parceria com os pais é fundamental para o sucesso da alfabetização e letramento. Incentive-os a lerem para seus filhos, proporcionando momentos de leitura compartilhada e estimulando o contato com diferentes tipos de textos.
  4. Esteja aberto a novas abordagens: O ensino da alfabetização e letramento está em constante evolução. Esteja aberto a novas abordagens, recursos e tecnologias que possam enriquecer suas práticas pedagógicas.
  5. Valorize o progresso individual: Cada pequeno avanço é uma conquista. Valorize o progresso individual de cada aluno, celebrando suas conquistas e oferecendo apoio e orientação quando necessário.

Lembre-se, ensinar alfabetização e letramento é um desafio que requer dedicação e criatividade. Com os planos de aula e estratégias adequadas, você será capaz de inspirar seus alunos e ajudá-los a se tornarem leitores e escritores competentes e apaixonados pela linguagem escrita.

Planos de Aula para Alfabetização e Letramento

Confira a seguir 10 planos de aula para trabalhar a alfabetização e o letramento de seus alunos:

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral:
  • Promover o desenvolvimento da identidade pessoal e social das crianças, por meio da exploração e valorização do próprio nome.
  • Objetivos Específicos:
  • Reconhecer e valorizar o próprio nome como parte da identidade pessoal.
  • Estimular a criatividade e expressão das crianças por meio de atividades relacionadas ao nome.
  • Desenvolver a coordenação motora fina ao manipular materiais para escrever o nome.
  • Promover a interação e cooperação entre as crianças durante as atividades.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós
  • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Respeitar as diferenças entre as pessoas e valorizar a identidade de cada um.
  • BRINCAR: Estimular a criatividade e expressão das crianças.
  • PARTICIPAR: Incentivar a interação e cooperação entre os alunos.
  • EXPLORAR: Estimular a curiosidade e a descoberta em relação ao próprio nome.
  • EXPRESSAR: Incentivar a comunicação e expressão de ideias e sentimentos.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Exploração e valorização do próprio nome.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Roda de conversa para apresentação e discussão sobre a importância do nome.
  • Atividades lúdicas de reconhecimento e escrita do nome.
  • Atividades artísticas de decoração e personalização do nome.
  • Trabalho em grupo para criar um mural com os nomes das crianças.

ATIVIDADES:

  1. Roda de Conversa: Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre a importância do nome, incentivando as crianças a compartilharem curiosidades e histórias relacionadas aos seus nomes.
  2. Atividade de Reconhecimento: Propor uma atividade em que as crianças possam reconhecer e apontar o seu próprio nome em cartões ou fichas.
  3. Atividade de Escrita: Disponibilizar materiais (lápis, giz de cera, etc.) para que as crianças possam escrever seus nomes em folhas de papel, estimulando a coordenação motora fina.
  4. Atividade Artística: Propor uma atividade de decoração do nome, utilizando materiais como glitter, adesivos, tintas, entre outros, para personalizar e tornar o nome mais atrativo.
  5. Montagem do Mural: Organizar as crianças em grupos para montar um mural coletivo com os nomes de todos os colegas, promovendo a interação e cooperação entre elas.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Cartões ou fichas com os nomes das crianças.
  • Materiais de escrita (lápis, giz de cera, etc.).
  • Materiais artísticos para decoração.
  • Papel e cartolina para o mural.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do envolvimento e participação das crianças nas atividades.
  • Verificação do reconhecimento e escrita correta do próprio nome.
  • Avaliação da interação e cooperação durante as atividades em grupo.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  1. Roda de Conversa sobre o Nome
  2. Atividade de Reconhecimento do Nome
  3. Atividade de Escrita do Nome
  4. Atividade Artística de Decoração do Nome
  5. Montagem do Mural com os Nomes

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral:
    • Desenvolver o reconhecimento e a identificação das vogais, associando-as a objetos do cotidiano.
  • Objetivos Específicos:
    • Reconhecer as vogais do alfabeto.
    • Associar as vogais a objetos do cotidiano.
    • Desenvolver a consciência fonológica por meio do reconhecimento das vogais.
    • Estimular a criatividade e a expressão por meio da associação de vogais a objetos.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós

  • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • (EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
  • (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

Campo de Experiências: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Respeitar a cultura e as diferenças entre as pessoas.
  • BRINCAR: Ampliar o conhecimento por meio da imaginação e criatividade.
  • PARTICIPAR: Desenvolver diferentes linguagens e elaborar conhecimentos.
  • EXPLORAR: Ampliar os saberes sobre a cultura.
  • EXPRESSAR: Expressar necessidades, emoções e sentimentos por meio de diferentes linguagens.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Reconhecimento das vogais (A, E, I, O, U).
  • Associação das vogais a objetos do cotidiano.
  • Expressão oral das vogais.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A aula será desenvolvida de forma lúdica e interativa, com uso de músicas, jogos e brincadeiras para estimular o reconhecimento das vogais. Serão utilizadas atividades práticas e sensoriais para associar as vogais a objetos do cotidiano.

ATIVIDADES:

  1. Caça às Vogais: Os alunos irão procurar objetos na sala de aula que comecem com as vogais A, E, I, O, U, e apresentar para os colegas.
  2. Música das Vogais: Cantar uma música que destaque as vogais e associar cada uma delas a um gesto ou movimento.
  3. Jogo da Memória das Vogais: Elaborar um jogo da memória com cartas contendo figuras de objetos e suas respectivas vogais iniciais.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Cartas com figuras de objetos.
  • Músicas com destaque para as vogais.
  • Material para as atividades práticas (objetos do cotidiano).

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação dos alunos nas atividades, o reconhecimento das vogais e a associação correta com os objetos do cotidiano.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Apresentação das vogais e associação com objetos.
  • Aula 2: Atividades práticas de reconhecimento das vogais.
  • Aula 3: Jogos e brincadeiras para fixação das vogais.
  • Aula 4: Avaliação do reconhecimento das vogais e associação com objetos.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral: Promover o letramento por meio da contação de histórias, estimulando a imaginação, a criatividade e o desenvolvimento da linguagem oral e escrita.
  • Objetivos Específicos:
  1. Desenvolver a habilidade de ouvir e compreender histórias.
  2. Estimular a expressão oral e a capacidade de contar histórias.
  3. Incentivar a criatividade na criação de narrativas.
  4. Promover o interesse pela leitura e escrita.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • Campo de Experiências: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita.
  • (EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.
  • (EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações.
  • (EI03EF05) Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito.
  • (EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas em situações com função social significativa.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros, ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais e suas experiências emocionais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Contação de histórias
  • Expressão oral
  • Criatividade na criação de narrativas

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

Para trabalhar o tema da contação de histórias para o letramento, sugere-se uma metodologia ativa e participativa. Inicie a aula com uma roda de conversa sobre a importância das histórias e como elas podem nos ensinar coisas novas. Em seguida, apresente uma história para os alunos, incentivando a participação e a interação durante a narrativa. Após a contação, estimule os alunos a recontarem a história, seja oralmente ou por meio de desenhos.

ATIVIDADES:

  1. Contação de História: Conte uma história para os alunos, utilizando recursos como fantoches, livros ilustrados ou objetos cênicos para tornar a narrativa mais atrativa.
  2. Reconto Oral: Após a contação, estimule os alunos a recontarem a história, cada um contribuindo com partes da narrativa.
  3. Produção de Desenhos: Peça para os alunos desenharem uma cena da história que mais gostaram, incentivando a expressão artística.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Livros de histórias
  • Fantoches
  • Objetos cênicos
  • Papel e lápis de cor

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação dos alunos durante a contação de histórias, a capacidade de recontar a narrativa e a criatividade na produção de desenhos.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Contação de história e reconto oral
  • Aula 2: Produção de desenhos sobre a história
  • Aula 3: Roda de conversa sobre as histórias preferidas dos alunos e novas contações.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral:
    Desenvolver habilidades de linguagem e alfabetização, por meio da montagem de quebra-cabeças das letras do alfabeto, estimulando a criatividade, coordenação motora e o reconhecimento das letras.
  • Objetivos Específicos:
  1. Reconhecer e nomear as letras do alfabeto.
  2. Desenvolver a coordenação motora fina.
  3. Estimular a concentração e atenção.
  4. Promover a interação e colaboração entre os alunos.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós
  • (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
  • (EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
  • Campo de Experiências: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Reconhecimento e nomeação das letras do alfabeto.
  • Coordenação motora fina.
  • Concentração e atenção.
  • Interatividade e colaboração.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A aula será desenvolvida de forma lúdica e interativa, com a apresentação do quebra-cabeça das letras do alfabeto. Os alunos serão estimulados a montar o quebra-cabeça em grupo, incentivando a comunicação e colaboração entre eles.

ATIVIDADES:

  1. Montagem do quebra-cabeça das letras:
    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um quebra-cabeça das letras do alfabeto. Eles deverão montar o quebra-cabeça juntos, nomeando as letras conforme forem encaixando as peças.
  2. Jogo de adivinhação:
    Após a montagem do quebra-cabeça, os alunos poderão participar de um jogo de adivinhação, onde um aluno escolherá uma letra e os colegas terão que encontrar a peça correspondente no quebra-cabeça.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Quebra-cabeça das letras do alfabeto.
  • Espaço adequado para as atividades.
  • Material de apoio para registro, se necessário.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação dos alunos na montagem do quebra-cabeça, sua capacidade de reconhecer e nomear as letras, bem como sua interação e colaboração com os colegas.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1:
    Apresentação do quebra-cabeça das letras e formação dos grupos.
  • Aula 2:
    Montagem do quebra-cabeça em grupo e jogo de adivinhação.
  • Aula 3:
    Revisão das letras do alfabeto e atividades complementares, se necessário

PLANO DE AULA: Explorando o alfabeto com materiais sensoriais

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Despertar o interesse das crianças pelo alfabeto de forma lúdica e sensorial.
  • Estimular a coordenação motora fina e a percepção tátil.
  • Promover a interação e a socialização entre as crianças.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
  • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • CONVIVER: Respeitar as diferenças entre as pessoas.
  • BRINCAR: Explorar o alfabeto de forma criativa.
  • PARTICIPAR: Interagir com os materiais sensoriais e com os colegas.
  • EXPLORAR: Descobrir as letras de forma tátil e visual.
  • EXPRESSAR: Comunicar suas descobertas e sentimentos durante a atividade.
  • CONHECER-SE: Reconhecer as próprias preferências e interesses em relação ao alfabeto.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Exploração do alfabeto utilizando materiais sensoriais como areia colorida, massinha, letras magnéticas, entre outros.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre o alfabeto e a importância de conhecer as letras.
  • Apresentar os materiais sensoriais e explicar como serão utilizados.
  • Permitir que as crianças explorem livremente os materiais, criando letras, palavras ou simplesmente explorando as texturas.
  • Estimular a interação entre as crianças, incentivando a troca de ideias e a colaboração.

ATIVIDADES:

  1. Caça às letras: Espalhar letras pelo chão e pedir para as crianças encontrarem e organizarem em ordem alfabética.
  2. Construção de palavras: Utilizar os materiais sensoriais para formar palavras simples, como o nome dos colegas.
  3. Escrita livre: Deixar que as crianças escrevam as letras ou palavras que desejam, utilizando os materiais disponíveis.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Areia colorida
  • Massinha
  • Letras magnéticas
  • Papel e lápis de cor

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do interesse e participação das crianças durante as atividades.
  • Verificar a capacidade de reconhecer e utilizar as letras de forma criativa.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • 1ª aula: Introdução ao tema e exploração dos materiais.
  • 2ª aula: Atividades práticas com as letras e palavras.
  • 3ª aula: Consolidação das aprendizagens e avaliação final.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral:
    Desenvolver a criatividade, a expressão oral e a coordenação motora das crianças por meio de atividades lúdicas envolvendo rimas e sons.
  • Objetivos Específicos:
  1. Identificar e reproduzir rimas simples.
  2. Explorar diferentes sons por meio de instrumentos musicais e objetos do cotidiano.
  3. Estimular a expressão oral e a comunicação por meio de brincadeiras com rimas e sons.
  4. Desenvolver a coordenação motora fina ao realizar atividades artísticas relacionadas ao tema.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • O Eu, o Outro e o Nós:
  • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
  • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
  • Corpo, Gestos e Movimentos:
  • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções.
  • (EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas.
  • Traços, Sons, Cores e Formas:
  • (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta.
  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver
  • Brincar
  • Participar
  • Explorar
  • Expressar
  • Conhecer-se

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Rimas simples
  • Sons produzidos por instrumentos musicais e objetos do cotidiano

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:
A metodologia utilizada será a ludopedagogia, com foco em atividades lúdicas que estimulem a criatividade e a expressão das crianças. Serão realizadas brincadeiras, jogos e atividades artísticas que envolvam rimas e sons.

ATIVIDADES:

  1. Brincadeira das rimas: Os alunos serão divididos em grupos e terão que criar rimas simples, alternando entre si.
  2. Exploração de sons: As crianças terão a oportunidade de explorar diferentes sons utilizando instrumentos musicais e objetos do cotidiano.
  3. Atividade artística: As crianças poderão expressar suas emoções e sentimentos por meio de desenhos, pinturas e colagens relacionadas ao tema.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Instrumentos musicais (se disponíveis)
  • Objetos do cotidiano para produção de sons
  • Materiais artísticos (papel, lápis de cor, tintas, pincéis)
  • Espaço adequado para as atividades

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação e o envolvimento das crianças nas atividades propostas, bem como o desenvolvimento de suas habilidades de expressão oral, criatividade e coordenação motora.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Brincadeira das rimas
  • Aula 2: Exploração de sons
  • Aula 3: Atividade artística com rimas e sons

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Geral: Estimular a criatividade e o interesse das crianças pela escrita, por meio da associação com desenhos.
  • Específicos:
  1. Demonstrar interesse e curiosidade em relação à escrita.
  2. Experimentar diferentes formas de expressar ideias por meio de desenhos.
  3. Associar desenhos a palavras e frases simples.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • Campo de Experiências: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
  • Códigos:
  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
  • (EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.
  • (EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea) em situações com função social significativa.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Exploração da escrita por meio de desenhos.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Inicialmente, apresentar às crianças materiais como lápis de cor, giz de cera e papel para desenho.
  • Estimular as crianças a desenharem livremente, sem restrições, incentivando a criatividade.
  • Após o momento de desenho, propor que cada criança conte sobre o que desenhou, associando palavras e frases simples aos desenhos.

ATIVIDADES:

  1. Desenho Livre:
  • As crianças terão um tempo para desenhar livremente, utilizando os materiais disponíveis.
  1. Associação de Palavras:
  • Após o desenho, cada criança deverá falar sobre o que desenhou, associando palavras e frases simples aos seus desenhos.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Lápis de cor
  • Giz de cera
  • Papel para desenho

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do interesse e da participação das crianças durante as atividades.
  • Verificação da capacidade de associação de palavras aos desenhos realizados.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Apresentação dos materiais e início da atividade de desenho livre.
  • Aula 2: Continuação da atividade de desenho livre e início da associação de palavras aos desenhos.
  • Aula 3: Conclusão da atividade de associação de palavras e feedback individual com cada criança.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

Objetivo Geral:

  • Estimular o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças, por meio da descoberta de novas palavras e do estímulo à criatividade.

Objetivos Específicos:

  • Reconhecer e identificar novas palavras.
  • Ampliar o vocabulário.
  • Estimular a criatividade na construção de palavras.
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

Campo de Experiências: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita.
  • (EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.
  • (EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
  • (EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas em situações com função social significativa.
  • (EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos por meio de escrita espontânea.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Descoberta de novas palavras.
  • Ampliação do vocabulário.
  • Criatividade na construção de palavras.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A metodologia utilizada será lúdica e participativa, envolvendo atividades que estimulem a oralidade, a escrita e a criatividade das crianças. Serão propostas atividades dinâmicas e interativas, que estimulem a descoberta de novas palavras de forma divertida.

ATIVIDADES:

  1. Caça-palavras: Preparar um jogo de caça-palavras com palavras simples e conhecidas pelas crianças, para que identifiquem e marquem as palavras encontradas.
  2. Montagem de palavras: Propor que as crianças formem novas palavras a partir de sílabas soltas, estimulando a criatividade na construção de palavras.
  3. Contação de histórias: Contar histórias que contenham palavras desconhecidas pelas crianças, incentivando a curiosidade e a busca pelo significado das palavras.
  4. Produção de textos: Estimular as crianças a escrever pequenos textos utilizando as novas palavras descobertas, promovendo a prática da escrita.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Lápis de cor, papel sulfite, material para caça-palavras, livros com histórias diversificadas.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação e o desenvolvimento das crianças nas atividades propostas. Será levado em consideração o interesse, a criatividade e o avanço na identificação e construção de novas palavras.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Caça-palavras
  • Aula 2: Montagem de palavras
  • Aula 3: Contação de histórias
  • Aula 4: Produção de textos

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Objetivo Geral:
    • Desenvolver a linguagem oral e escrita das crianças, por meio da construção de palavras, incentivando a criatividade e a expressão.
  • Objetivos Específicos:
    • Identificar e reconhecer letras do alfabeto.
    • Formar palavras a partir das letras identificadas.
    • Desenvolver a coordenação motora fina ao manipular letras e formar palavras.
    • Estimular a criatividade e expressão das crianças ao construírem palavras.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • Campo de Experiências: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
    • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita.
    • (EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos por meio de escrita espontânea.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver:
    • Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • Brincar:
    • Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções.
  • Participar:
    • Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Identificação e reconhecimento das letras do alfabeto.
  • Formação de palavras a partir das letras identificadas.
  • Estimulação da criatividade e expressão por meio da construção de palavras.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • A aula será desenvolvida de forma lúdica e interativa, com o uso de jogos e atividades que estimulem a identificação e formação de palavras.

ATIVIDADES:

  1. Caça às Letras: Espalhar letras do alfabeto pelo espaço da sala e pedir para as crianças encontrarem e identificarem as letras.
  2. Montando Palavras: Disponibilizar cartões com figuras e letras para que as crianças formem palavras correspondentes às imagens.
  3. Ditado de Palavras: O professor dita palavras e as crianças devem identificar e escrever as letras correspondentes.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Cartões com letras e figuras.
  • Letras do alfabeto para manipulação.
  • Lousa e giz para atividades escritas.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será feita de forma contínua, observando a participação e o desenvolvimento das crianças nas atividades propostas.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Caça às Letras.
  • Aula 2: Montando Palavras.
  • Aula 3: Ditado de Palavras.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

Objetivo Geral:
Desenvolver a habilidade de desenhar e escrever os números de forma lúdica e criativa, estimulando o interesse das crianças pela matemática.

Objetivos Específicos:

  • Reconhecer e identificar os números de 0 a 10.
  • Desenvolver a coordenação motora fina ao desenhar e escrever os números.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística por meio da escrita e desenho dos números.
  • Fixar o conceito de quantidade correspondente a cada número.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

Campo de Experiências: Traços, Sons, Cores e Formas

  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, ampliando seus saberes sobre a cultura.
  • Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Reconhecimento e identificação dos números de 0 a 10.
  • Desenho e escrita dos números.
  • Relação entre quantidade e numeral correspondente.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:
Para trabalhar o tema “Desenhando e Escrevendo Números”, será utilizada uma metodologia lúdica e exploratória, que envolva atividades práticas e criativas para estimular o aprendizado dos alunos de forma significativa.

ATIVIDADES:

  1. Desenhando os Números:
  • Distribuir folhas de papel e lápis de cor para cada aluno.
  • Pedir para que os alunos desenhem os números de 0 a 10, utilizando cores diferentes e criando padrões visuais.
  1. Escrita dos Números:
  • Apresentar cartões com os números de 0 a 10 escritos.
  • Pedir para que os alunos copiem os números em seus cadernos, prestando atenção na forma de cada numeral.
  1. Relação Número e Quantidade:
  • Propor atividades de associação entre os números e a quantidade correspondente, utilizando objetos como blocos ou fichas.
  • Pedir para que os alunos desenhem a quantidade de objetos correspondente a cada número.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Folhas de papel
  • Lápis de cor
  • Cartões com os números de 0 a 10
  • Objetos para atividades de associação número-quantidade

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando o desenvolvimento individual de cada aluno na identificação e escrita dos números, além da compreensão da relação entre número e quantidade.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Apresentação dos números e atividade de desenho.
  • Aula 2: Escrita dos números e associação número-quantidade.
  • Aula 3: Revisão e consolidação dos aprendizados.
5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima