Fechar


Apenas Assinantes do site podem copiar textos e imagens

Click Aqui para saber mais sobre nosso Plano de Assinatura

NÃO PERCA NADA!


RECEBA
Conteúdos sobre Planos de Aula e Atividades
:

Não se preocupe. Não fazemos Spam. Leia nossa Política de Privacidade.

Plano de Aula Bom dia Todas as Cores

Plano de Aula Bom dia Todas as Cores: Educação Infantil

O Plano de Aula Bom Dia Todas as Cores é uma ferramenta pedagógica que tem como objetivo trabalhar a diversidade e a inclusão em sala de aula. Baseado no livro homônimo da escritora Ruth Rocha, este plano de aula propõe uma série de atividades lúdicas e educativas que visam estimular o diálogo e a reflexão sobre a importância de se respeitar as diferenças entre as pessoas. Hoje veremos como elaborar e aplicar um plano de aula sobre este livro.

O livro Bom Dia, Todas as Cores conta a história de um camaleão que queria ser como todos os outros animais da floresta, mas não conseguia se decidir em qual cor se transformar.

Através dessa história, o plano de aula propõe uma série de atividades que envolvem a leitura, a interpretação e a reflexão sobre o tema da diversidade, utilizando como recurso principal a arte e a escultura.

Ao longo do plano de aula, os alunos são convidados a participar de diversas atividades, como a criação de um mural de cores, a confecção de camaleões de papel e a realização de jogos e brincadeiras que estimulam a interação e a cooperação entre os alunos.

O objetivo final é que os alunos compreendam a importância de respeitar as diferenças e valorizar a diversidade em todas as suas formas.

Confira ao final deste artigo um plano de aula pronto sobre o tema do livro Bom dia, Todas as Cores. Use e adapte livremente com sua turma!

Plano de Aula Bom dia Todas as Cores

Pontos Principais

  • O Plano de Aula Bom Dia Todas as Cores é uma atividade pedagógica que visa trabalhar a diversidade e a inclusão em sala de aula.
  • Baseado no livro homônimo da escritora Ruth Rocha, o plano de aula propõe uma série de atividades lúdicas e educativas que visam estimular o diálogo e a reflexão sobre o tema.
  • As atividades propostas envolvem a leitura, a interpretação e a reflexão sobre o tema da diversidade, utilizando como recurso principal a arte e a escultura.

O Livro e Sua História

O livro “Bom Dia, Todas as Cores” de Ruth Rocha é uma obra clássica da literatura infantil brasileira. Publicado pela primeira vez em 1978, o livro é um convite para que as crianças explorem as cores do mundo que as cercam e as emoções que elas podem representar.

O livro é uma excelente opção para ser trabalhado em sala de aula, especialmente com crianças em idade pré-escolar e no início do ensino fundamental.

Através da história as crianças podem aprender sobre a importância das cores na nossa vida e na nossa percepção do mundo.

Além disso, o livro pode ser utilizado para trabalhar temas importantes como a diversidade e a inclusão.

Para trabalhar o livro em sala de aula, é possível elaborar um plano de aula que inclua atividades como:

  • Leitura compartilhada do livro
  • Discussão em grupo sobre as cores e as emoções que elas podem representar
  • Atividades de pintura e desenho
  • Atividades de recorte e colagem para criar um mural com as cores do mundo
  • Brincadeiras que envolvam as cores, como jogos de memória e quebra-cabeças

O livro “Bom Dia, Todas as Cores” é uma obra que pode trazer muitos benefícios para o desenvolvimento das crianças, tanto em termos de aprendizado quanto de formação de valores.

Por isso, é uma excelente opção para ser trabalhada com os alunos, em conjunto com outras atividades que possam complementar o aprendizado.

Personagens e Cores

Ao trabalhar com o plano de aula “Bom Dia, Todas as Cores”, é importante explorar a relação entre personagens e cores. Isso pode ajudar a estimular a imaginação das crianças e a desenvolver sua capacidade de associação.

O Camaleão e Suas Cores

Um exemplo de personagem que pode ser explorado é o camaleão. Esses animais são conhecidos por sua habilidade de mudar de cor para se camuflar em diferentes ambientes.

Com isso, é possível trabalhar com as crianças a ideia de que as cores podem ser usadas para se adaptar ao ambiente e se proteger.

Além disso, é possível explorar a ideia de que as cores podem ser usadas para se comunicar.

Por exemplo, o camaleão pode mudar de cor para mostrar que está com medo, para atrair uma parceira ou para mostrar que é um macho dominante.

O Arco-Íris e Suas Cores

Outro exemplo de personagem que pode ser explorado é o arco-íris. Esse fenômeno natural é formado pela dispersão da luz solar pelas gotas de água na atmosfera, criando uma faixa de cores no céu.

Com isso, é possível trabalhar com as crianças a ideia de que as cores estão presentes em todo lugar, inclusive na natureza.

Além disso, é possível explorar a ideia de que as cores podem ser usadas para representar emoções e sentimentos. Por exemplo, o vermelho pode representar raiva ou paixão, enquanto o azul pode representar tristeza ou calma.

Ao explorar a relação entre personagens e cores, é importante lembrar que as crianças têm diferentes níveis de desenvolvimento e podem ter dificuldades em compreender certos conceitos.

Por isso, é importante adaptar as atividades de acordo com a idade e o nível de compreensão de cada criança.

Atividades Sugeridas

O Plano de Aula Bom Dia Todas as Cores é uma excelente opção para trabalhar as cores e a diversidade cultural com crianças de todas as idades.

Além de ser uma atividade lúdica e divertida, ela também ajuda a desenvolver a coordenação motora, a criatividade e a socialização dos alunos.

Nesta seção, serão apresentadas algumas sugestões de atividades que podem ser realizadas durante o plano de aula.

Atividades de Pintura

As atividades de pintura são fundamentais para este plano de aula.

Elas permitem que as crianças explorem as cores e as texturas, além de ajudar a desenvolver a coordenação motora fina. Algumas sugestões de atividades de pintura são:

  • Pintura com as mãos: as crianças podem usar as mãos para pintar um mural com as cores do arco-íris.
  • Pintura com pincéis: as crianças podem pintar desenhos de diferentes culturas com pincéis e tinta guache.
  • Pintura com esponjas: as crianças podem usar esponjas para criar texturas e padrões nas pinturas.

Atividades com EVA

O EVA é um material versátil e fácil de trabalhar, por isso é uma excelente opção para as atividades do Plano de Aula Bom Dia Todas as Cores.

Algumas sugestões de atividades com EVA são:

  • Confecção de máscaras: as crianças podem criar máscaras com as cores do arco-íris e com elementos de diferentes culturas.
  • Confecção de bonecos: as crianças podem criar bonecos com as cores do arco-íris e com roupas e acessórios de diferentes culturas.

Atividades de Matemática

As atividades de matemática também podem ser incluídas no Plano de Aula. Elas ajudam a desenvolver o raciocínio lógico e a compreensão dos números. Algumas sugestões de atividades de matemática são:

  • Contagem de objetos coloridos: as crianças podem contar objetos coloridos e separá-los por cor.
  • Ordenação de cores: as crianças podem ordenar as cores do arco-íris em uma sequência lógica.

Atividades de Música e Teatro

As atividades de música e teatro são uma ótima forma de explorar as diferentes culturas e as cores do arco-íris.

Elas ajudam a desenvolver a expressão corporal e a criatividade. Algumas sugestões de atividades de música e teatro são:

  • Dança das cores: as crianças podem dançar com lenços coloridos e explorar os movimentos de cada cor.
  • Peça de teatro: as crianças podem criar uma peça de teatro com personagens de diferentes culturas e cores do arco-íris.

Com essas atividades, as crianças terão a oportunidade de aprender e se divertir ao mesmo tempo.

O Plano de Aula Bom Dia Todas as Cores é uma excelente forma de trabalhar a diversidade cultural e as cores com os alunos.

Envolvimento dos Alunos

O Plano de Aula Bom Dia Todas as Cores tem como um dos principais objetivos o envolvimento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.

Através de atividades lúdicas e dinâmicas, as crianças são estimuladas a participar ativamente das aulas e a construir o conhecimento de forma colaborativa.

Para que o envolvimento dos alunos seja efetivo, é importante que o professor crie um ambiente acolhedor e seguro, onde as crianças se sintam à vontade para expressar suas ideias e opiniões.

Além disso, é fundamental que o professor esteja atento às necessidades e interesses de cada aluno, adaptando as atividades de acordo com o perfil de cada um.

Outro aspecto importante para o envolvimento dos alunos é a valorização da diversidade.

Este Plano de Aula propõe atividades que estimulam a reflexão sobre a importância de respeitar as diferenças e valorizar a diversidade cultural, étnica e de gênero.

Dessa forma, as crianças aprendem a conviver em harmonia e a respeitar o próximo, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e tolerantes.

Ensino e Aprendizado

O Plano de Aula Bom Dia, Todas as Cores é uma ferramenta de ensino para crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Ele tem como objetivo principal dialogar com as crianças sobre a importância de se respeitar a diversidade, a diferença e a inclusão.

Durante as aulas, são utilizadas diversas formas e funções para garantir que o aprendizado seja efetivo e significativo para as crianças.

São utilizadas atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, além da contação de histórias e da exploração de diferentes cores e suas relações com as emoções e sentimentos.

O professor é o mediador do processo de ensino e aprendizado, incentivando a participação ativa das crianças e garantindo que todas tenham a oportunidade de se expressar e compartilhar suas ideias e opiniões.

O objetivo é que as crianças desenvolvam habilidades sociais, emocionais e cognitivas, além de aprenderem a respeitar as diferenças e a conviver em harmonia com os outros.

Ao final das aulas, é importante que o professor faça uma avaliação do processo de ensino e aprendizado, identificando os pontos positivos e negativos e buscando sempre melhorar a qualidade das aulas e o aprendizado das crianças.

A avaliação também é uma oportunidade para as crianças expressarem o que aprenderam e como se sentiram durante as aulas.

Recursos e Materiais

Ao planejar uma aula com o livro “Bom dia, todas as cores!” de Ruth Rocha, é importante selecionar os recursos e materiais adequados para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.

Nesta seção, serão apresentados alguns recursos e materiais que podem ser utilizados em conjunto com o livro para tornar as aulas mais interativas e divertidas.

Vídeos e Jogos

Os vídeos e jogos são recursos que podem ser utilizados para complementar a leitura do livro “Bom dia, todas as cores!”.

Existem diversos vídeos disponíveis na internet que apresentam a história do livro de forma animada e lúdica, permitindo que as crianças visualizem as personagens e se envolvam ainda mais na história.

Além disso, há diversos jogos educativos que podem ser utilizados para trabalhar os temas abordados no livro, como a diversidade e a importância de respeitar as diferenças.

Por exemplo, o jogo “Diversidade em Cores” permite que as crianças aprendam sobre as diferentes cores de pele e a importância de respeitar a diversidade.

Projetos e Sequência Didática

Os projetos e sequências didáticas são recursos que podem ser utilizados para aprofundar a compreensão dos temas abordados no livro “Bom dia, todas as cores!”.

Por exemplo, é possível desenvolver um projeto sobre a diversidade cultural, no qual as crianças possam pesquisar sobre diferentes culturas e apresentar suas descobertas para a turma.

Além disso, é possível utilizar sequências didáticas para trabalhar os diferentes temas abordados no livro, como a diversidade e a importância de respeitar as diferenças.

Por exemplo, uma sequência didática pode incluir atividades que permitam que as crianças identifiquem as diferentes cores de pele e aprendam a respeitar a diversidade.

Assim, os recursos e materiais selecionados para as aulas com o livro “Bom dia, todas as cores!” devem ser escolhidos com cuidado e devem estar alinhados com os objetivos de aprendizagem da aula.

Vídeos, jogos, projetos e sequências didáticas são apenas alguns exemplos de recursos que podem ser utilizados para tornar as aulas mais interativas e divertidas.

Arte e Escultura

Este plano de aula também pode incluir atividades de arte e escultura. Através dessas atividades, as crianças são incentivadas a explorar sua criatividade e expressar suas emoções de forma visual.

A escultura é uma forma de arte que envolve a criação de formas tridimensionais a partir de materiais como argila, papel machê, madeira ou pedra.

Na sala de aula, as crianças podem aprender sobre os diferentes tipos de escultura e experimentar com diferentes materiais para criar suas próprias esculturas.

Uma atividade de escultura sugerida para este plano de aula é a criação de esculturas de papel machê.

As crianças podem misturar farinha e água para criar uma pasta, que é então aplicada a uma estrutura de arame para criar a forma da escultura. Depois que a pasta secar, as crianças podem pintar e decorar suas esculturas.

Além disso, as crianças também podem aprender sobre o verso na arte. O verso é a parte de trás de uma pintura ou desenho, que muitas vezes contém informações importantes sobre a obra de arte, como o nome do artista, a data de criação e a técnica utilizada.

As crianças podem criar suas próprias pinturas e desenhos e aprender a incluir informações importantes no verso.

A arte e a escultura são atividades importantes para o desenvolvimento criativo e emocional das crianças na educação infantil.

O plano de aula “Bom dia, todas as cores” pode oferecer uma variedade de atividades de arte e escultura para ajudar as crianças a explorar sua criatividade e expressar suas emoções de forma visual.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Geral: Promover o desenvolvimento da empatia, da expressão corporal e da criatividade dos alunos por meio da leitura do conto “Bom dia todas as cores”.
  • Específicos:
    • Desenvolver a capacidade de expressar sentimentos e emoções por meio de gestos e movimentos;
    • Estimular a valorização da diversidade e das diferentes culturas;
    • Incentivar a participação ativa e a cooperação nas atividades propostas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

O Plano de Aula COMPLETO, com CÓDIGOS da BNCC, é Visível Apenas para Assinantes.

Assine hoje E RECEBA AINDA Milhares de Atividades para Imprimir

Clique no Botão abaixo e Torne-se Assinante por Apenas R$ 49,00 por Ano!

  • Campo de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós
    • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
    • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
    • (EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • Traços, Sons, Cores e Formas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Conto “Bom dia todas as cores”

METODOLOGIA PEDAGÓGICA:

  • Roda de conversa para apresentação do conto e discussão sobre as cores e as emoções associadas a cada uma delas;
  • Atividades práticas de expressão corporal e artística, como dança, desenho e pintura;
  • Momentos de leitura compartilhada do conto, estimulando a imaginação e a criatividade dos alunos.

ATIVIDADES:

  1. Roda de conversa sobre as cores e suas associações com sentimentos e emoções;
  2. Atividade de expressão corporal, onde os alunos representarão cada cor com movimentos e gestos;
  3. Atividade de pintura, onde os alunos poderão criar suas próprias interpretações das cores do conto;
  4. Leitura compartilhada do conto “Bom dia todas as cores”, seguida de discussão sobre a história e suas mensagens.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Livro “Bom dia todas as cores”
  • Materiais de pintura
  • Espaço para atividades práticas
  • Músicas relacionadas ao tema

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

  • Observação do envolvimento e da participação dos alunos nas atividades propostas;
  • Análise da expressão corporal e artística dos alunos durante as atividades;
  • Registro individual do desenvolvimento das habilidades de empatia e cooperação.

CRONOGRAMA DE AULAS:

  • Aula 1: Roda de conversa e atividade de expressão corporal;
  • Aula 2: Atividade de pintura e leitura compartilhada do conto;
  • Aula 3: Discussão sobre as mensagens do conto e atividade de encerramento.

Perguntas Frequentes

Qual o objetivo do livro Bom dia todas as cores?

O livro “Bom dia todas as cores” tem como objetivo apresentar às crianças a importância das diferenças e da diversidade. Através da história, as crianças aprendem que cada cor tem sua beleza e que todas juntas formam um mundo mais bonito e interessante.

Qual a moral do livro Bom dia todas as cores?

A moral do livro “Bom dia todas as cores” é que a diversidade é algo positivo e que devemos respeitar as diferenças. O livro ensina que cada pessoa é única e tem sua própria beleza, assim como cada cor.

Como fazer um plano de aula sobre cores?

Para fazer um plano de aula sobre cores, é importante definir qual o objetivo da atividade e pensar em atividades que possam trabalhar as cores de forma lúdica e criativa. Algumas sugestões de atividades incluem pintura, colagem, jogo da memória, entre outras.

Qual habilidade da Bncc que trabalha cores?

A habilidade da BNCC que trabalha cores é a habilidade de “Arte”, que tem como objetivo desenvolver o repertório estético das crianças e sua capacidade de expressão por meio de diferentes linguagens artísticas, incluindo a pintura e o desenho.

Quais atividades podem ser realizadas para trabalhar as cores em sala de aula?

Algumas atividades que podem ser realizadas para trabalhar as cores em sala de aula incluem pintura, colagem, jogo da memória, classificação de objetos por cores, entre outras. É importante que as atividades sejam lúdicas e criativas para que as crianças possam aprender de forma divertida.

Como utilizar o livro Bom dia todas as cores em uma sequência didática?

O livro “Bom dia todas as cores” pode ser utilizado em uma sequência didática para trabalhar a diversidade e as diferenças com as crianças. É possível fazer atividades de interpretação de texto, discussão em grupo sobre a importância da diversidade, e atividades artísticas relacionadas às cores. O livro pode ser utilizado como ponto de partida para uma série de atividades que trabalhem o tema da diversidade e das diferenças.

5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima